É bem provável que você já tenha pensado em estudar no exterior em algum momento da sua vida. A boa notícia é que tem como fazer pós-graduação em Portugal e contar com algumas vantagens por ser brasileiro.
O sistema de ensino português tem boa qualidade, pelo menos é isso que apontam os dados do PNUD (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento). Enquanto Portugal ocupa o 41º lugar, o Brasil amarga a 79ª posição do ranking.
O brasileiro que resolve estudar e morar em Portugal conta com muitas vantagens. Em suma, ele adquire experiência internacional para o seu currículo, tem a chance de desenvolver um projeto na Europa e pode participar de grandes congressos no continente. Sem falar que é a tão esperada chance de construir uma carreira internacional.
Antes de apresentar os caminhos para fazer pós-graduação em Portugal, vale a pena conhecer o funcionamento da educação universitária no país. Acompanhe!
Pós-graduação em Portugal
O que você vai encontrar nesse artigo
Entendendo o ensino superior em Portugal
No que diz respeito ao ensino superior no país, Portugal tem 85 instituições privadas e 35 públicas. Por lá, os cursos superiores se dividem em três ciclos:
- Graduação/Licenciatura: os cursos duram de três a quatro anos;
- Mestrado integrado: engloba cursos mais demorados, que duram de 5 a 6 anos.
- Doutoramento: consiste no aperfeiçoamento profissional, que tem duração média de três anos.
Assim como acontece no Brasil, a pós-graduação em Portugal é a continuação dos estudos universitários. Com base nos ciclos apresentados acima, os estudantes brasileiros podem escolher entre os programas de Mestrado e de Doutoramento.
Em Portugal, a pós-graduação não sai de graça, como muitas vezes acontece no Brasil. Por lá, até mesmo as universidades públicas cobram anuidades, cujo valor varia de acordo com o curso escolhido.
Melhores instituições para fazer Pós-graduação em Portugal
Existem ao menos 7 universidades portuguesas entre as melhores do mundo, portanto, são boas escolhas para quem deseja fazer pós-graduação em Portugal. São elas:
- Instituto Superior Técnico;
- Universidade de Aveiro;
- Universidade de Coimbra;
- Universidade Nova Lisboa;
- Universidade do Porto;
- Universidade de Lisboa;
- Universidade do Minho;
- Universidade de Évora;
- Universidade da Beira Interior;
- Instituto Politécnico do Porto;
- Instituto Politécnico de Leiria
Dicas de como fazer Pós-graduação em Portugal
1 – Escolha o curso que mais combina com você
Em primeiro lugar, defina o curso de pós-graduação e a instituição de ensino que mais combina com o seu perfil. Além disso, verifique a credibilidade da formação, as taxas anuais e o processo seletivo.
Leia também: Visto para Nômade Digital Fácil (para Trabalhadores Remotos)
2 – Verifique os requisitos e documentos
Os documentos necessários para fazer a candidatura variam de acordo com a universidade. Em geral, elas solicitam currículo, cópia do diploma da graduação, passaporte e histórico escolar.
Outro documento muito solicitado é a carta de intenção. O candidato precisa produzir uma redação explicando suas motivações para entrar no programa de pós-graduação, bem como as suas expectativas e objetivos.
Para facilitar a escrita do documento, vale a pena contar com um modelo de carta de intenção. Assim, você consegue de fato convencer o destinatário com o seu texto.
Você também pode gostar: O QUE COMER EM PORTUGAL? 10 PRATOS TÍPICOS DA GASTRONOMIA PORTUGUESA
3 – Prepare-se para o processo seletivo
As instituições de ensino organizam o processo seletivo em etapas. Tudo começa com o preenchimento de um formulário online e o envio dos documentos. O próximo passo é a análise do currículo, que considera fatores como experiência profissional, formação e atividades extracurriculares.
Em alguns casos, a seleção também é composta por entrevista e prova de conhecimento específico para admissão. Além disso, o candidato também tem o seu projeto de pesquisa analisado.
Veja aqui: 12 Motivos para morar ou viajar para Portugal
4 – Aguarde a resposta
Após participar de todas as etapas, é necessário aguardar o resultado com a aceitação ou não da candidatura. O tempo varia de uma instituição para a outra.
Veja esse artigo, ele pode te interessar: Salário Mínimo em Portugal 2023: veja o valor atualizado
5 – Faça a matrícula e obtenha o visto
Após a admissão em uma instituição de ensino portuguesa, já tem como solicitar o visto de estudante junto ao consulado português ou embaixada. O processo exige a apresentação da carta de aceite ou comprovante de matrícula.
Como uma pós-graduação em Portugal dura mais de 12 meses, a modalidade recomendada é o visto de residência para estudo. Após a solicitação, o documento leva 60 dias para ficar pronto e tem um custo de R$661,97.
Leia mais: 43 pontos turísticos de Portugal para incluir no roteiro
6 – Cuide de todos os detalhes necessários para a viagem
Por último, é fundamental cuidar de cada detalhe da viagem antes mesmo de embarcar. Isso inclui separar o dinheiro para os gastos com alimentação e transporte, definir uma moradia para alugar e providenciar a verba necessária para pagar as taxas administrativas e primeiras anuidades. Veja quanto custa viajar para Portugal.
O valor da anuidade, também chamada de propina, costuma ser mais alto quando o aluno não é um cidadão europeu.
De maneira geral, as instituições de ensino portuguesas cobram de 2.000 a 7.000 euros por ano. Algumas universidades oferecem bolsas de estudo e programas de financiamento para alunos internacionais. Então, se faltar dinheiro durante sua permanência em Portugal, vale a pena conhecer as oportunidades.
A forma de pagamento para não europeus não é tão facilitada. Em geral, as instituições de ensino exigem o pagamento de 30% do valor total da propina no ato da matrícula.
Estudantes de pós-graduação, que desejam ocupar uma vaga de emprego em Portugal, podem trabalhar, mas é necessário respeitar as regras. De acordo com a lei, só é permitido cumprir uma jornada de trabalho parcial de 20 horas semanais. Além disso, também é preciso solicitar uma autorização junto ao Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF).
Já durante as férias acadêmicas, o pós-graduando tem liberdade para trabalhar por tempo integral, pois o emprego não vai interferir nos estudos.
Leia também: Onde ficar na Ilha da Madeira: Dicas de hotéis e regiões
Pós-graduação em Portugal
Conclusão: Facilidades estudantes brasileiros em Portugal
Em 2022, a Lei de Estrangeiros em Portugal, Lei nº 23/2007, passou por algumas mudanças que tornam a entrada no país mais fácil.
Com isso, o tempo de análise do pedido de visto foi reduzido e estudantes de países da CPLP (Comunidade de Países de Língua Portuguesa) foram beneficiados.
Sendo assim, não é mais necessário apresentar comprovantes de meios de subsistência, seguro viagem ou passagem aérea de retorno.
Agora que você já sabe como fazer pós-graduação em Portugal, prepare os documentos necessários e faça o seu planejamento financeiro para aproveitar ao máximo esta experiência, que fará toda a diferença na sua carreira. ]
Leia mais artigos sobre POrtugal:
Lisboa com crianças: o que fazer e onde ficar – roteiro de 3 dias;
Roteiro no Algarve em três (3) dias: As melhores trilhas em Portugal
Pastel de Nata ou Pastelzinho de Belém | Receita típica portuguesa
Melhores doces do mundo: conheça 15 para você experimentar nas suas viagens
Morar no Porto: um guia completo para morar nessa bela cidade portuguesa