O Brasil é um país cheio de riquezas, principalmente riquezas culinárias. Cada estado, cada cantinho do nosso amado país é recheado por um tipo de culinária diferente, especiarias, sobremesas e pratos típicos que são fáceis de deixar qualquer pessoa com água na boca. Muitos doces tem gosto de infância, não é mesmo? Eu adoro doce e já tive a oportunidade de experimentar alguns dos melhores doces do mundo. Acompanhe o texto.

Importante: Se você precisa comprar Euros ou Dólares para uma viagem ao exterior, você tem que conhecer a Wise!
Eu viajo muito e as melhores taxas de câmbio encontro sempre na Wise. Sem falar no cartão VISA deles que pode ser solicitado gratuitamente e utilizado no exterior debitando direto da sua conta Wise internacional sem tarifas ocultas nem IOF, com praticidade e segurança.
Entre para a Wise é gratuito.

Compotas de doces caseiros, paçoca, pé-de-moleque, quindim, pamonha e torta de bolacha (ou de biscoito) no estilo pavê, são apenas algumas das delícias que são sempre muito apreciadas pelos turistas que passam pelo nosso país. Se você está procurando alguma coisa diferente e doce para comer, esse artigo pode te inspirar. 

Booking.com

E não é porque nós, brasileiros, temos essa culinária extremamente rica, que os outros países ao redor do mundo não tem pratos e sobremesas tão deliciosos quanto os nossos, que sem dúvidas merecem ser experimentados pelo menos uma vez na vida.

Nomes de sobremesas conhecidas de outros países

Pensando nisso, o que você acha de conhecer algumas sobremesas típicas que existem ao redor do mundo que, com certeza, irão te proporcionar uma experiência única? Pois, além de serem sobremesas com sabores inconfundíveis, chegam até mesmo a fazer carinho em nosso paladar! Você gosta e conhece de sobremesas estrangeiras? Vem ver essa lista!

Melhores doces do mundo – Top list 16

1. Cheesecake – Estados Unidos

Para quem já chegou a pesquisar sobre a origem do famoso cheesecake, por mais que alguns lugares digam que se trata de uma sobremesa grega, a verdade é que essa torta feita de biscoitos, frutas e queijo (geralmente ricota ou mascarpone), só ficou mundialmente famosa em 1970, quando se tornou a “sobremesa oficial” dos Estados Unidos, especialmente na cidade de Nova Iorque. Acho chique comer Cheesecake em Nova York! Definitivamente quando eu for a Nova York vou comprar um cheesecake de mirtilo ou outras frutas vermelhas, porque gosto muito. Como diz a minha mãe, é uma coisa de doido!

Onde comer o melhor Cheesecake dos Estados Unidos: 

Os melhores cheesecakes  dos Estados Unidos certamente estão em Nova York. Experimente o Junior’s cheesecake. Ele carrega esse título por mais de 60 anos. Endereço: 1515 Broadway 45th St. – Entre a Broadway & 8th Avenue

Leia também: Onde ficar em Nova York gastando pouco

Receita de panqueca americana fácil e fofa: viajando pelos sabores

Melhores doces do mundo: conheça 15 para você experimentar nas suas viagens pelo mundo
Você já comeu Cheesecake? Achou caro ou barato? 

Melhores doces do mundo

2. Bolo Floresta Negra (Schwarzwälder Kirschtorte) – Alemanha

O famoso bolo floresta negra, muito consumido aqui no Brasil tem gosto de infância. Na verdade é de origem alemã, e vale a pena durante a viagem provar a verdadeira receita. Isso porque aqui no Brasil o bolo que fazemos com massa de chocolate, chantilly e cerejas em calda é muito mais doce do que o bolo alemão original, que utiliza um licor de cerejas ginja no lugar das cerejas em calda.

Onde comer o famoso Bolo Floresta Negra (Schwarzwälder Kirschtorte) na Alemanha

Esse delicioso bolo Floresta Negra pode ser degustada nos vários cafés da cidade de Schmalkalden. Um local que destaco é o Jägerklause perto de Rothaus.

Torta Floresta Negra
Torta Floresta Negra

Melhores doces do mundo

3. Mochi – Japão

O Mochi é o doce mais consumido em todo o Japão, que leva como ingrediente principal o arroz, é claro. A massa é feita com uma mistura de arroz, água, amido e corante comestível, já o recheio pode ser super variado, como de creme, morangos, especiarias ou, o mais comum, macha. Você gosta de comidas japonesas?

Leia também: Culinária japonesa: 25 pratos típicos da gastronomia do Japão – comidas tradicionais e nacionais

Doces gostosos:

4. Tiramisu – Itália

Por mais que o tiramisu seja uma das sobremesas mais conhecidas em todo o mundo, sua origem é italiana, e o consumo desse doce por lá é uma verdadeira tradição. A sobremesa leva mascarpone, biscoito, ovos, açúcar, rum, conhaque, cacau e açúcar, e é preparada em camadas. Depois de pronto, é sempre servido gelado, e se parece muito com o pavê. Eu gosto muito, minha tia chique ama tiramisu, foi com ela que conheci esse doce, e brinco que Tiramisu é doce de rico. Hahaha

Onde comer o melhor Tiramisu da Itália

No Pompi em Roma recomendo você ir lá. Endereço: Via della Croce 82 Scalinata di Spagna, 00187 Roma Itália

Tiramissu
Tiramisu. Melhores doces do mundo. Você já comeu Tiramisu? Achou caro ou barato?

Melhores doces do mundo

5. Alfajor – Argentina / Uruguai

A verdadeira origem do alfajor pode até ser árabe, mas foi na Argentina e no Uruguai que este delicioso doce fez sucesso e tornou-se mundialmente conhecido. Acredite, uma viagem até a Argentina não é 100% aproveitada se você não provar essa delícia. O doce é feito com massinhas de amido de milho, recheado com doce de leite ou chocolate e coberto por uma deliciosa calda de chocolate. 

Onde comer o melhor Alfajor da Argentina 

O Alfajor Cachafaz é o melhor, na minha opinião. Endereço: Recoleta Mall. C1128ACF, Vicente López 2002, Buenos Aires, Argentina

Doces gostosos:

6. Pastel de Nata (Belém) – Portugal

Os famosos pastéis de belém de Portugal têm uma história bem interessante. No século 19, o Mosteiro dos Jerônimos em Belém começou a fazer pequenos pasteizinhos de nata com uma massa super crocante para vender, com o intuito de manter o lugar em funcionamento. Em pouco tempo, essa iguaria começou a atrair a atenção de turistas de todos os lugares do mundo.

Leia também: Onde comer em Lisboa

Melhores doces do mundo: Pasteis de Belem
Melhores doces do mundo: Pasteis de Belem

Melhores doces do mundo- Onde comer os melhores Pastéis de Natal (Belém) – Portugal

Fábrica Pásteis de Belém. Não tem como não recomendar. Esse local é tipo uma atração em Lisboa. É esse tipo de lugar que quase todos os guias de turismo descrevem como imperdível. Os pastéis de nata são feitos desde 1837 e os proprietários dizem que ainda hoje é a mesma receita – um segredo guardado a sete chaves. Endereço: R. de Belém 84 92, 1300-085 Lisboa, Portugal

7. Crème Brûlée – França

A França é muito famosa por conter vários doces e sobremesas típicas e deliciosas, mas o Crème Brûlée sem dúvidas é o grande destaque. Trata-se de uma sobremesa composta por um creme feito de ovos, creme de leite e baunilha, coberto com uma camada deliciosa e muito crocante de caramelo, geralmente dourado com a ajuda de um maçarico. Outro doce considerado de gente rica e culta, pois esse doce se consagrou no meu filme favorito: O Fabuloso Destino de Amelie Poulain. Quem ainda não viu, vai se apaixonar.

Onde comer o melhor Crème Brûlée de Paris, França

Recomendo na Eric Kayser – Petits Carreaux. Endereço: 16 rue des Petits Carreaux, 75002 Paris França

Crème Brûlée: Melhores doces do mundo
Crème Brûlée

Melhores doces do mundo

8. Pavlova – Austrália e Nova Zelândia

A Pavlova é uma sobremesa típica australiana muito refrescante e leve. Trata-se de uma crosta feita de merengue, coberta por um creme batido e algumas frutas frescas e também secas. A Pavlova foi criada em 1926, como uma homenagem à bailarina Ana Pavlova, que ficou mundialmente famosa por interpretar “A morte do cisne” com perfeição.

Onde comer a melhor Pavlova em Sidney, na Austrália:

SYDNEY Ester: A pavlova de Ester é cozida em seu forno a lenha à la marshmallows assados na fogueira. Combine isso com coalhada de maracujá, creme, nozes de macadâmia torradas com sal e sementes de maracujá desidratadas. Ester, 46-52 Meagher St, Chippendale, NSW, (02) 8068 8279

9. Pão de Canela – Suécia e Noruega

Os pãezinhos de canela suecos fazem tanto sucesso no país, que ganharam um dia somente para eles: o dia 4 de outubro é oficialmente o dia do Pão de Canela, e é comemorado por toda a Suécia. Os pãezinhos de canela são pequenos rolinhos de massa fermentada com uma deliciosa camada de açúcar, canela e especiarias entre eles. 

10. Bolo Húngaro (Torta eszterhazy) –  Hungria 

Por fim, o bolo húngaro é uma sobremesa que vale a pena ser provada pelo menos uma vez na vida. As camadas de merengue de amêndoas intercaladas com outras camadas de chocolate e finalizadas com um fondant de baunilha, formam uma sobremesa repleta de sabores, que garante uma experiência única para o paladar de quem a prova.

Torta Eszterhazy da Hungria. Melhores doces do mundo
Torta Eszterhazy da Hungria. Melhores doces do mundo

Melhores doces do mundo

11. Baklavas  – Turquia 

Baklava é um tipo de massa feita a partir de uma pasta de nozes trituradas, envolta em massa e banhada em calda ou mel. A Baklava pode ser encontrado sob diferentes nomes na gastronomia do oriente médio, em especial na Turquia. Esse doce, na Turquia é um dos menos caros do artigo.

12. Torta Tres Leches  – Chile

Bolo tradicional e delicioso feito com três tipos de leite (leite mesmo, creme de leite e o leite condensado), daí o nome. A Torta Tres Leches é coberto de merengue e é uma delícia. Interessante destacar que tem uma variação chamada de quatro leches (quando outro tipo de leite é adicionado à receita, geralmente o doce de leite).

Onde comer a melhor Torta Tres Leches em Santiago no Chile

Onde encontrar: em supermercados (o bolo inteiro), restaurantes e lojas de doces (apenas o pedaço). Os do Restaurante Como Agua para Chocolate possuem as melhores sobremesas da Torta Tres Leches.

13. Churros Espanha 

O Churros é um doce tipicamente espanhol. É feito a partir de uma massa à base de farinha de trigo e água em formato cilíndrico, frito, dando-lhe o aspecto listrado. Depois de fritar, o churros é mergulhado em açúcar (opcionalmente misturado com canela). Parece um espaguete gordinho.

Onde comer os melhores Churros de Madrid, Espanha 

Se você estiver em Madrid você precisa experimentar os da Chocolateria San Ginés. Essa  é de longe a churreria mais famosa e tradicional de Madrid. Está localizado perto da Plaza de Sol e está aberta 24 horas por dia. Há sempre uma fila para entrar, mas anda rápido. O atendimento é cordial e esperto, e depois que você faz o pedido, os churros chega rapidinho. O churros é um dos doces menos caros desse artigo.

Churros
Churros é top!

Melhores doces do mundo

14.   Chocolate Belga- Bélgica

O chocolate belga é o top dos doces mundiais, o produto mais famoso da cozinha belga e é frequentemente comparado ao suíço em termos de qualidade e sabor. Recomendo o da marca Godiva. Qualquer prato que leva chocolate se transforma em super sofisticado com chocolate belga. Eu gosto muito.

Acho que não conheço ninguém que não goste de brigadeiro. E quando junta brigadeiro e chocolate belga na mesma frase, é delicioso. O chocolate belga é um dos chocolates mais caros do mundo.

Melhores doces do mundo

15. Brigadeiro – Brasil   

Não tem muito o que dizer. Brigadeiro é unanimidade nas festinhas de criança. Esse é meu doce preferido e eu gosto muito. Essa iguaria é deliciosa e você encontra os mais gostosos em qualquer esquina desse país. Essa sobremesa é uma das mais baratas do texto.

Melhores doces do mundo

16. Apfelstrudel – Áustria

Este é um dos doces europeus com gosto de infância, mais famosos do Brasil e você não pode deixar de provar quando viajar para a Áustria. Sua receita original vem de Viena, Áustria, mas como a Áustria costumava ter uma grande influência da Baviera, região da Alemanha, também é muito popular na Alemanha.

Em português o nome do doce significa torta de maçã. É um folhado de maçã muito fino servido com creme ou chantilly com sorvete de baunilha. A receita do recheio é basicamente pedaços de maçã, um pouco de açúcar, canela e você também pode usar passas, é uma delícia! Essa sobremesa é uma das menos caras do texto.

Onde comer Apfelstrudel em Viena, Áustria   

Para comer o melhor Apfelstrudel recomendo comer no Cafe Central. Endereço: Herrengasse 14 Corner Herrengasse / Stauchgasse, Viena 1010 Áustria

Leia também: Onde comer em Viena, Áustria

Apfelstrudel, torta de maçã
Apfelstrudel, torta de maçã

Leia também aqui no blog posts sobre comidas gostosas:

  1. Comidas indígenas que fazem muito sucesso no Brasil

  2. Onde comer em Campos do Jordão: melhores restaurantes

  3. Comidas com a Letra A

  4. Onde comer em Quito: veja também algumas comidas típicas do Equador

  5. Comidas com a letra i

  6. Comida Angolana – Os melhores pratos típicos de Angola

  7. Comidas com a letra C

  8. O que comer na Argentina: Principais comidas e bebidas do país

  9. Comidas com a letra T

  10. Culinária japonesa: 25 pratos típicos da gastronomia do Japão – comidas tradicionais e nacionais

  11. Comidas com a letra N

  12. O que comer no Peru? Principais comidas e bebidas do país

  13. Gastronomia indiana! Amo! Veja o que comer na Índia

  14. Receita de pão de queijo mineiro fácil: viajando pelos sabores

  15. Melhores lugares românticos para comer em São Paulo: 51 dicas

  16. Mercado mais antigo de Londres: Borough Market aguarda sua visita

  17. Onde comer em Gramado: dicas dos melhores restaurantes

  18. Onde comer em Búzios, Rio de Janeiro: veja também os melhores drinks

  19. Viajar com bebês: alimentação e roteiro

Melhores doces do mundo

Conclusão: Vale a pena experimentar os melhores doces e sobremesas do mundo?

Com certeza sim. Eu sou uma formiga, amo doces então já sabe que quando viajo separo um momento para experimentar os sabores e sentir os cheiros dessas deliciosas sobremesas estrangeiras. Definitivamente eu viajo para comer.

Você já comeu alguma sobremesa que você disse que com certeza é um dos melhores doces do mundo? Algum dos doces não eram conhecidos? E afinal qual é o doce mais doce do mundo? Será que é o doce de Batata doce?

Vocês gostaram do texto? Escreva nos comentários.