Em um mundo que sofre constantes evoluções no mercado de trabalho, a insegurança domina os futuros trabalhadores. Isso porque saber quais profissões seguir é uma dúvida muito comum. Por isso, reunimos as melhores áreas para trabalhar no futuro. Conheça aqui algumas das profissões que vão pagar bem no futuro. Não espere 2030 chegar! 

O mundo está cada vez mais conectado com a tecnologia. Nesse sentido, as áreas relacionadas à TI prometem ser as profissões com maior empregabilidade e melhores salários. Esta é a estatística de um dos maiores sites de emprego do mundo, o Glassdoor.

Não há previsão de queda no ramo da tecnologia, muito pelo contrário. A previsão para os próximos anos é de constante avanço tanto da tecnologia quanto de suas utilidades. Isso, acrescido ao fato de que graduações em tecnologia duram entre 2 e 3 anos, tornam a área ainda mais atraente como carreira.

A questão é: em uma área tão popular, o que o mercado espera de um profissional e vice-versa?

O mercado de trabalho e as profissões do futuro

Após a pandemia de Covid-19, o mercado tornou-se mais criterioso com contratação e os funcionários, mais exigentes com as condições de trabalho. Confira as mudanças:

  • Modalidade: De acordo com a Glassdoor, 62,6% dos empregos oferecem a modalidade de trabalho híbrido. Outra fonte indica que 50% dos funcionários preferem trabalhar de casa. – Korn Ferry.
  • Critérios: O primordial para as empresas é “encontrar e contratar a pessoa certa”. Por isso aumentaram os critérios de habilidades e ética. Por outro lado, “os funcionários estão cada vez mais focados em trabalhar em companhias com os mesmos valores que os seus” – David Napeloni, vice-presidente de serviços globais ao cliente da Korn Ferry.

Agora que alinhamos as expectativas do mercado com as suas, vamos direcionar seus esforços na escolha de uma carreira em tecnologia, conheça as áreas mais promissoras:

Profissões do futuro:

Melhores áreas para trabalhar

Novamente, de acordo com a Glassdoor, dos empregos que tornaram-se híbridos, 80% são da área de tecnologia. O que indica que além de empregabilidade, a carreira em áreas da tecnologia e cibersegurança, oferecem versatilidade.

Outra vantagem atraente da área de tecnologia é a remuneração. Na área de TI, encontramos os melhores salários. A média entre o menor e o maior salário disponível na área é de R $2.000,00 até R $15.000,00.

Com o objetivo de incentivar quem tem interesse em iniciar na área, listamos as 4 áreas mais atraentes do ramo.

Desenvolvimento de software

Atualmente, os softwares desempenham um papel importante em nossas vidas cotidianas. Seja sua plataforma de mídia social favorita ou aquele novo aplicativo viciante, sempre há um desenvolvedor de software para agradecer.

Nesse sentido, é difícil subestimar a importância dos desenvolvedores de software para o mundo moderno. Isso porque praticamente tudo o que você vê em seu telefone ou computador foi criado por um desenvolvedor de software.

Além de construir os próprios programas, os desenvolvedores também são responsáveis pelas atualizações e correções que mantêm seus aplicativos favoritos funcionando sem problemas. 

Se esta é uma carreira na qual você está interessado, você vai precisar pelo menos de um diploma de bacharel em ciência da computação ou áreas afins.

UX Designer

O UX Designer (User Experience) é responsável por garantir que o design do website atende as necessidades do cliente com soluções inovadoras e atrativas.

Assim, a experiência do usuário é sempre levada em consideração para elaborar estratégias de marketing que prometem ser bem-sucedidas. 

O usuário moderno deseja ser guiado pelas opções do site. Quanto mais prático, maior será a garantia de conversões. A demanda para trabalhar na área é grande, principalmente em marketing.

Para trabalhar na área é necessário formação em ao menos, uma dessas áreas: Design de Interação, Ciências da Computação, Análise de Sistemas e cursos relacionados (para mencionar alguns)

Marketing Digital

Se você já desejou ter um negócio online, marketing digital é a carreira para isso. Vendas e divulgação online estão cada vez mais populares. O Marketing Digital é responsável por atrair o cliente ao produto final e incentivá-lo à compra.

Para alcançar o objetivo, Marketing Digital envolve a combinação de técnicas proficientes e criativas. Além disso, há várias áreas disponíveis para trabalhar, incluindo: SEO, SEM, Marketing de Conteúdo, etc. 

A principal graduação é de Marketing Digital.

Cibersegurança e uma das Profissões mais promissoras do futuro

Quanto mais digital for o mundo, maior será a necessidade de cibersegurança. Todas as informações – principalmente a de profissões mencionadas acima, tornam-se dados e ficam armazenadas em sistemas que sofrem constantes ameaças de violações.

De acordo com o Fórum econômico mundial, a área de cibersegurança tornou-se emergente principalmente após a pandemia de Covid-19, que popularizou o trabalho home office.

Há muitos setores disponíveis para trabalhar, entre os principais:

  1. Segurança de Rede
  2. Segurança da Nuvem
  3. Segurança da Aplicação
  4. Segurança de Terminais
  5. Segurança de informações e dados.

A formação necessária para atuar na área é ao menos uma graduação na área de tecnologia, que te apresentará aos sistemas operacionais.

Há um forte incentivo a recorrer a cursos práticos com certificação, porque esses cursos oferecem experiência por meio de simulações e cumprem com o requisito aceito por 82% empresas que preferem contratar profissionais certificados – Fortinet.

Esteja preparado para o futuro

A escolha de uma carreira sempre é uma decisão difícil. A tecnologia é uma área ascendente no mercado e enquanto for assim, a cibersegurança será uma área com constante demanda.

Se está pensando em especializar-se em cibersegurança por todos os benefícios que a carreira oferece, esteja apenas consciente dos altos riscos que terá de enfrentar ao exercer a profissão atualmente.

Procure especializações que te tornem mais confiante não apenas em conhecimento técnico. Lembre-se de que a confiança em suas habilidades bem treinadas é o fundamento de uma carreira de sucesso, principalmente em cibersegurança.

Veja aqui no blog mais dicas sobre o mercado de trabalho e Profissões do futuro:

  1. Conheça 10 formas de morar fora do Brasil legalmente: conheça os prós e contras de cada uma

  2. Melhores países para morar e trabalhar em 2022 e 2023
  3. Melhores destinos e lugares para nômades digitais: Veja 12 cidades
  4. Qual o salário mínimo na Irlanda? – Descubra os valores!
  5. Quais as opções disponíveis para migrar para Portugal – Tipos de Visto
  6. Trabalho na Itália para brasileiros: o país está recrutando descendentes para morar no país
  7. Quanto custa um intercâmbio? – Veja o preço em detalhes!
  8. Visto para Nômade Digital Fácil (para Trabalhadores Remotos)
  9. Quais são as profissões mais bem pagas do mundo?
  10. Para que serve o intercâmbio? Veja aqui algumas razões
  11. Como ser um tradutor juramentado em 2023?
  12. Blog de viagens: Ainda vale a pena ter um