A maioria das pessoas gostaria de ter um trabalho interessante e excitante e, ao mesmo tempo, receber um grande salário por isso. Você sabia que muitos jovens vão fazer o ENEM 2022 pensando sobre isso? No entanto, há aqueles que se interessam principalmente pelo salário, e o interesse pelo trabalho aumenta proporcionalmente ao crescimento da renda. Descubra nesse post quais as profissões mais bem pagas do mundo! Você já teve essa curiosidade?

A pergunta que não quer calar: Você quer trabalhar em uma das profissões mais bem pagas do mundo ou quer trabalhar com liberdade, de qualquer lugar do mundo?

E hoje falaremos sobre as profissões mais bem pagas do mundo em 2021, 2022 e 2023, a maioria das quais, aliás, são muito interessantes e emocionantes. E antes de passarmos à discussão, gostaria de esclarecer alguns pontos para evitar confusão no entendimento da essência da questão.

Profissão exigida ≠ Profissão bem remunerada

Então, o que você precisa entender ao começar a escolher uma profissão bem remunerada? Em primeiro lugar, hoje a Internet está inundada de publicações traduzidas, onde os termos “profissão altamente remunerada” e “profissão em demanda” são sinônimos. Deve-se entender que nem sempre é assim.

Nas nossas feiras e locais de emprego, a lista dos especialistas mais procurados, onde o número de vagas excede o número de candidatos a emprego, é tradicionalmente dominada por especialidades de trabalho e pessoal médico júnior.

E se na Europa e nos EUA você pode viver com dignidade com o salário de uma enfermeira ou de um faz-tudo, em nosso país essas, é claro, profissões em demanda quase sempre dificilmente podem ser chamadas de muito bem pagas. Bem, talvez com exceção de trabalhar em clínicas privadas ou empresas de construção com investimento estrangeiro.

Portanto, se o mecanismo de pesquisa fornecer artigos sobre as profissões mais populares em 2021 a pedido das “profissões mais bem pagas”, você precisa estar preparado para que nem todos os cargos incluídos na lista sejam bem remunerados. Quando você for escolher a sua profissão é importante que você tenha isso em mente.

Leia bastante sobre as profissões mais bem pagas do mundo

No mínimo, procure entre eles os artigos que falam sobre as profissões mais populares e bem pagas. A propósito, em recursos sérios que fazem suas próprias análises, as 10 profissões mais demandadas e as 10 mais bem pagas são “separadas” de acordo com diferentes análises.

Cargo bem remunerado” ≠ “Profissão bem remunerada”:

Em segundo lugar, chamemos sua atenção para mais um ponto, agora de pesquisadores de economia e mercado de trabalho doméstico. As pesquisas em economia domésticas muitas vezes confundem os conceitos de “profissão bem remunerada” e “cargo bem remunerado”.

É claro que o salário do diretor da empresa sempre será superior ao salário de um funcionário comum da mesma empresa, independentemente do que a empresa faça. No entanto, muitas revisões começam com a “profissão” do diretor, gerente e chefe da direção regional.

Claro, para assumir uma posição de liderança, você precisa de certos conhecimentos e habilidades específicas. Como regra, são as chamadas soft skills ou soft skills como gestão do tempo, formação de equipes, competências de comunicação e outras. No entanto, eles vão além de hard skills ou habilidades profissionais, mas não no lugar delas.

Portanto, “diretor”e “gerente” não são profissões no sentido tradicional da palavra, e quando falarmos das profissões mais bem pagas em 2021, focaremos no conteúdo da profissão, e não no degrau da carreira.

Especialmente porque a situação no mercado de trabalho mudou drasticamente no último “ano COVID”, e muitos chefes se viram “remotamente”, sem um escritório para ser “líder” com um sinal correspondente. E até mesmo sem emprego. No entanto, não vamos falar de coisas tristes por muito tempo, porque qualquer crise significa não apenas problemas, mas também novas oportunidades.

Mercado de trabalho: novas tendências e mudanças

Para ver as novas tendências e mudanças no mercado de trabalho, hoje nem é necessário ser um analista profissional. Basta ligar a TV e ouvir atentamente as notícias por vários dias.

Você ficará surpreso, mas suas impressões de 80% coincidirão com a opinião de especialistas do mercado. Os 20% restantes podem ser atribuídos à subjetividade da percepção e à situação em rápida mudança. E a situação está mudando muito rapidamente.

Seus avós ainda se lembram daqueles tempos em que as pessoas que trabalhavam em casa eram chamadas de “homeworkers” e associavam a si mesmas a incapacidade de se “encaixar” na realidade circundante para que pudessem viver do salário recebido no trabalho principal. Ou eram especialistas únicos, cuja mão de obra custava muito mais do que o Estado, que era o empregador exclusivo em todo Brasil nos anos 60-70 do século passado, podia oferecer.

Eram, em regra, mestres cortadores e costureiras, tradutores de línguas estrangeiras e tutores, datilógrafos, digitando rapidamente qualquer texto em uma máquina de escrever e, talvez, seja tudo. Naquela época, as tecnologias de TI ainda eram desconhecidas devido ao fato de que não havia computadores e Internet, e computadores industriais estavam longe de estar em todos os institutos de pesquisa.

No entanto, por que precisamos de exemplos há meio século, quando em 2019 era mais prestigioso trabalhar no escritório de uma grande empresa do que fazer o mesmo trabalho sentado com os mesmos pedaços de papel em casa ou sendo um verdadeiro nômade digital? Web designers e programadores que ganhavam até um bom salário, sentados em uma cadeira em casa com um laptop no colo, eram vistos como um público frívolo.

Leia também: Melhores países para morar e trabalhar em 2022 e 2023

De volta ao Home Oficce

Hoje, todos conseguiram se familiarizar com as especificidades do trabalho em casa, desde contadores, advogados, gerentes e outros funcionários de escritório, até professores do ensino médio, professores universitários e até instrutores de ginástica e líderes de coral de Creche Infantil.

Longe de todos, essa experiência parecia positiva, e pessoas ativas e sociáveis, acostumadas a estar “no meio das coisas”, o trabalho remoto as levava completamente a um estresse profundo.

Quanto à análise do mercado de trabalho, é muito interessante aqui. Tendo em vista que as previsões dadas pelos analistas de recursos ainda estão se concretizando, vamos tomá-las como base.

Profissões mais bem pagas do mundo

As principais tendências do mercado de trabalho-2021:

Medicina

Se você vai fazer o vestibular essas informações são para você. No campo da medicina, o crescimento salarial continuará, tanto no setor público quanto no setor privado. O Estado simplesmente não tem outra escolha, porque senão não será possível garantir as principais funções do Estado – prevenir, curar e ensinar. Nas clínicas privadas, a demanda por serviços é crescente devido ao fato de o Estado ainda não conseguir “fechar” todas as necessidades de exames, diagnósticos, tratamento e restabelecimento da saúde dos pacientes. De acordo com as estimativas do SuperJob, em 2020, os salários médios de mercado dos médicos aumentaram de 15 a 18% e, até o final de 2021, os salários dos trabalhadores médicos podem crescer mais 12 a 15% em comparação com o que era antes.

Profissões mais bem pagas do mundo

Trabalho Remoto

O trabalho remoto se tornará permanente, não temporário. Muitas empresas que nunca planejaram mudar para um modo de trabalho remoto conseguiram apreciar os benefícios do trabalho remoto no último ano de “coronavírus”. No mínimo, na forma de economia no aluguel e manutenção de escritórios, pagamento de contas de serviços públicos, compra de artigos de papelaria, peças sobressalentes para equipamentos de escritório, água potável para refrigeradores e muito mais, sem o que, ao que parece, uma empresa é perfeitamente capaz de sobrevivendo e até se desenvolvendo com o menor afrouxamento das restrições. Além disso, havia um motivo para se livrar do lastro e dos funcionários da empresa, que são de pouca utilidade no processo produtivo, além de economizar em salários e benefícios sociais.

A abordagem da gestão de pessoas continuará a mudar, e não se trata apenas da demissão de funcionários, que, como se viu, podem ser facilmente dispensados, porque eram chamados apenas uma vez por semana quando estavam “remotamente”. Trata-se também de como construir comunicações com aqueles que permanecem trabalhando remotamente, como estabelecer uma troca rápida de informações e definição adequada de tarefas sem a oportunidade de se reunir e conversar com todos ao mesmo tempo “ao vivo”.

Profissões mais bem pagas do mundo

TI (Tecnologia da Informação)

As profissões de TI e logística seguiram o caminho de uma reestruturação de processos mais flexível e livre, mas em vendas, construção e produção, houve um aumento significativo no controle sobre o pessoal.

No setor de TI, a competição entre empregadores por especialistas de nível médio e sênior se intensificará. A saída forçada maciça de negócios e educação online aumentou a necessidade de novos desenvolvimentos de TI, desde aplicativos móveis para negócios até cursos educacionais online. Dado o aumento do “ruído de informação”, os requisitos para a qualidade do desenvolvimento de produtos online também estão crescendo.

Certifique-se de que a plataforma ou aplicativo seja rápido, conveniente, intuitivo e ao alcance de especialistas de pelo menos um nível médio. De acordo com o SuperJob, em 2020, os salários médios de mercado dos trabalhadores de TI aumentaram de 10 a 11% e continuam a crescer, até mesmo superando a inflação. Os desenvolvedores de aplicativos móveis mais requisitados (e pagos!) e consultores de automação de processos de negócios. Eu particularmente acho essa uma das profissões mais bem pagas do mundo. E o bom que você consegue trabalhar de qualquer lugar do Planeta.

Profissões mais bem pagas do mundo

Segurança da informação

A demanda por especialistas em segurança da informação crescerá, porque o teletrabalho agrava o problema do vazamento de dados. Uma concorrência relativamente baixa foi registrada no site do SuperJob durante 2020: 2,5 candidatos por vaga. Supõe-se que durante 2021 a demanda aumentará mais 12-15% em relação à existente.

O desenvolvimento do comércio eletrônico e do comércio online continuará devido ao fato de ainda estar longe da abolição completa das restrições do coronavírus e outro bloqueio pode “cobrir” a qualquer momento. Nessas condições, quase todos que vendem pelo menos alguma coisa adquirem plataformas eletrônicas de negociação. Ao mesmo tempo, um crescimento de renda mais estável será, como antes, nas vendas de medicamentos e produtos essenciais, e menor no comércio de bens de luxo.

Profissões mais bem pagas do mundo

Setor da construção

A competição por especialistas de perfil de trabalho no campo da construção, produção, habitação e serviços comunitários aumentará. Se parte das necessidades anteriores foram “cobertas” por trabalhadores migrantes, depois que as fronteiras forem fechadas e muitas restrições à sua travessia forem introduzidas, será necessário procurar trabalhadores no mercado de trabalho doméstico. É interessante que o retorno de alguns dos trabalhadores que antes haviam partido por melhores “ganhos” na Europa não compensa o número dos forçados a retornar do Brasil. E o fechamento de canteiros de obras no início da primeira onda da pandemia levou ao fato de muitos titulares de profissões de trabalho universais (mecânicos, operadores de guindastes etc.) encontrarem um emprego na produção e não quererem mais mudar de emprego.

Profissões mais bem pagas do mundo

Setor de Turismo, Transporte e logística

A reorientação para o mercado interno nas áreas dos transportes, logística e turismo vai continuar. O encerramento das fronteiras e as restrições à sua passagem ainda são de longa data, pelo que as empresas têm de desenvolver rotas internas e, consequentemente, selecionar pessoal para os requisitos alterados. O desenvolvimento dos serviços de entrega deu vida à procura de estafetas e despachantes, e o conhecimento de línguas estrangeiras tornou-se mais relevante para o setor do turismo. Ao mesmo tempo, o SuperJob prevê uma recuperação bastante rápida do turismo internacional e do transporte internacional se as restrições forem completamente extinguidas. O mesmo vale para os negócios de hotelaria e restaurantes e a indústria do entretenimento, sem esquecer do setor de mudanças e transportadoras de carros.

Profissões mais bem pagas do mundo

Educação

O campo da educação a distância se desenvolverá ainda mais, embora não tão rápido quanto em 2020. Por quase dois anos acadêmicos na modalidade de ensino remoto e misto, a maioria das instituições de ensino conseguiu ajustar e equilibrar o processo educacional, de modo que não haverá necessidade de um grande número de inovações. É claro que os requisitos para o nível de conhecimento de informática dos professores aumentaram durante esse período e agora é improvável que sejam reduzidos.

O campo da educação on-line adicional para crianças e adultos na forma de vários cursos on-line e escolas on-line, tendo experimentado um aumento em 2020, tentará manter sua taxa de crescimento. Mas, de acordo com os especialistas do SuperJob, será difícil devido à falta de reservas para um crescimento ainda mais sério. Os recursos financeiros limitados da população, aliados ao cansaço do trabalho remoto, dificultam encontrar novos e reter clientes antigos. E algumas áreas de educação complementar, como música e canto, têm sérias limitações técnicas para o desenvolvimento. No mínimo, a impossibilidade de sincronização de áudio online dificulta a prática de exercícios vocais com acompanhamento ao vivo. Portanto, será mais difícil para artistas e músicos que perderam seus empregos entrarem no ensino on-line se ainda não o fizeram.

Entrevistas remotas:

A porcentagem de entrevistas remotas continuará aumentando, mesmo com a diminuição das restrições ao coronavírus. Simplesmente porque é conveniente para empregadores e candidatos a emprego. E em condições de trabalho remoto, quando não há necessidade de apresentar um novo funcionário à equipe e mostrar a ele o local de trabalho, uma entrevista pessoal ao vivo se torna simplesmente supérflua.

Recordemos que estas são as principais tendências do mercado de trabalho descobertas pelos analistas do SuperJob [SuperJob, 2020]. Em geral, esta revisão pode ser considerada bastante completa e exaustiva, então agora vamos para as principais perguntas: quais são as profissões mais bem pagas do mundo hoje?

As profissões mais bem pagas do mundo em 2021

Vamos começar com as tendências globais, já que a educação no exterior e a oportunidade de trabalhar no exterior ainda são uma demanda entre os jovens. Nesse sentido, vamos tirar informações de um recurso especializado no tema educação, pois contém uma análise de dados de muitas fontes diferentes, e o principal objetivo estratégico é orientar os candidatos de hoje em suas perspectivas futuras, em 2022 e 2023.

As 10 profissões mais bem pagas do mundo 2021, 2022 e 2023:

Cirurgião – até $ 180.000 por ano.

Anestesiologista – até $ 162.000 por ano.

Gerente de topo – até $ 135.000 por ano.

Piloto – até $ 134.000 por ano.

Dentista – até $ 132.000 por ano.

Analista de Mercado – até $ 111.000 por ano.

Advogado – até $ 110.000 por ano.

Especialista em TI – até $ 105.000 por ano.

Gerente de publicidade – até $ 100.000 por ano.

Criador e engenheiro genético – até $ 97.000 por ano.

Observe que o salário é em dólares por ano. Esta é uma prática mundial geralmente aceita, e você pode descobrir a renda mensal dividindo o valor em que está interessado por 12.

Concordou com essa lista? Se você achar outras profissões que são mais bem pagas do mundo escreva nos comentários.