Essa é a melhor parte de uma viagem à Índia! Eu seria capaz de fazer turismo na Índia exclusivamente para experimentar todas as comidas nesse país! Só de escrever sobre gastronomia indiana minha boca enche de água de tanto que eu acho a culinária daqui super saborosa. Veja o que comer na Índia e algumas comidas típicas.

Importante: Se você precisa comprar Euros ou Dólares para uma viagem ao exterior, você tem que conhecer a Wise!
Eu viajo muito e as melhores taxas de câmbio encontro sempre na Wise. Sem falar no cartão VISA deles que pode ser solicitado gratuitamente e utilizado no exterior debitando direto da sua conta Wise internacional sem tarifas ocultas nem IOF, com praticidade e segurança.
Entre para a Wise é gratuito.

Leia também: Índia turismo – todas as dicas para você viajar para a Índia em segurança

Booking.com
Gastronomia indiana. O que comer na Índia. Comidas típicas. Culinária

Gastronomia indiana:

Não tem como pensar na Índia sem pensar em seus aromas e sabores e…..na Pimenta!

E se você pedir sem pimenta (que eu indico), não se preocupe, porque mesmo assim virá com um pouco. Aprenda esse mantra: “No spice, no pepper, no chilli”!

As vacas são sagradas pois são consideradas montaria do Deus Shiva – um dos deuses da Santíssima Trindade hindu, junto com Brahma e Vishnu. Além disso, elas fornecem o leite, um dos principais alimentos daqui, e suas fezes quando queimadas são usadas para espantar insetos. Ou seja, sem chances de um churrasco nem nada parecido.

Gastronomia indiana. O que comer na Índia. Comidas típicas. Culinária. Vaca é que não come
Os indianos são vegetarianos por questões religiosas.

Até a carne de porco também não é muito aceita, principalmente em regiões em que a população é de maioria muçulmana, que não permite o consumo. Mas é até possível encontrar opções de pratos com frango, carneiro e peixe. E percebi que em muitos restaurantes existem dois menus: vegetariano e não-vegetariano.

enfim
enquanto
então
entretanto
eventualmente
igualmente
inegavelmente
inesperadamente
mas
outrossim
pois
porquanto
porque
portanto
posteriormente
precipuamente
primeiramente
primordialmente
principalmente
salvo
semelhantemente
similarmente
Viagem à Índia
turismo
Numa feira de artesanato e gastronomia em Deli chamada Hunar Haat.

Se você é vegetariano, ou não liga de ficar um tempinho sem comer carne (como é o nosso caso), a Índia é o lugar certo pra você. Todos os restaurantes que visitamos oferecem opções de pratos vegetarianos e alguns são exclusivamente vegetarianos. Tudo realmente é muito saboroso. Não é todo dia que a gente descobre como é couve-flor na língua local! (em hindi é Gobi)!

Gastronomia indiana. O que comer na Índia. Comidas típicas. Culinária
O tradicional Aloo Gobi. Foto retirada da Wikipedia. Leia essa receita em tudogostoso.com

Gastronomia e comidas Indiana- o que comer na Índia

As Massalas:

Uma iguaria daqui é a famosa massala, (que muitos confundem com o curry!). Massala é o nome usado para todas as misturas de ervas e especiarias como cardamomo, gengibre, canela, coentro, louro, cravo, cúrcuma, noz-moscada, cominho, erva-doce, pimentas, hortelã, entre outras. As mais famosas são o Curry e o Garam Masala. Curry significa simplesmente “molho” e é considerado um tipo de masala na Índia e um tempero em pó aqui no ocidente. O açafrão daqui é um dos melhores do mundo, e vale muito a pena comprar pra trazer pro Brasil.

Álcool em gel e lave as mãos:

Outra coisa importante é você manter sempre suas mãos limpas (o álcool em gel virou meu melhor amigo), pois os indianos têm o costume de comer com a mão direita, usando o pão (chamado chapati, muito consumido na região Norte) ou o arroz (na região Sul) como “talher”. Ah, e não coma ou estenda a mão esquerda para um indiano, pois é uma gafe horrível, e na cultura deles, a mão esquerda é usada para se limpar.

Gastronomia indiana. O que comer na Índia. Comidas típicas
Fazendo pão que em hindu é chapati
Aula de culinária numa casa de família na Índia.

Comidas e gastronomia Indiana

Tandoor:

Pra você ter uma ideia, quando fomos ao restaurante Bukhara, considerado um dos melhores de Delhi, nem veio talheres à mesa (mas você pode pedir). Lá, comemos os famosos espetos de frango, queijo, cordeiro, vegetais, misturados com molho de iogurte e outros temperos. São colocados no meio de um forno de barro tradicional chamado Tandoor, além dos pães (naan ou chapati) que são assados nas paredes internas.

o que comer   na india. gastronomia indiana. comidas típicas. Tandoor,
Gostamos muito do ambiente, comida maravilhosa, opções vegetarianas e não vegetarianas e bom atendimento. O dal (feito à base de cereais, geralmente lentilha) e o paneer (o queijo mais popular da Índia) estavam deliciosos. E sempre muito apimentado.

Comidas indianas que amamos!

Samosas:

Comemos também as Samosas, os deliciosos “pastéis” recheados com feijão, queijo, grão de bico, batata, ervas ou vegetais,

Thali:

O Thali é uma “bandeja” com pequenas porções de pratos: são sabores bem diferentes, como doce, salgado, azedo, amargo, adstringente e é claro, picante, acompanhados do pão chapati e arroz.

Gastronomia indiana. O que comer na Índia
Thali delicioso no Ramraja restaurant & café em Orchha. Orchha Palace Road Under The Monkey Biscuit Tree, Orchha 472246 India.
Thali delicioso no Ramraja restaurant & café em Orchha. Orchha Palace Road Under The Monkey Biscuit Tree, Orchha 472246 India.

Comidas e gastronomia Indiana

Frango Tikka Masala:

Experimentamos também o Frango Tikka Masala, que é um franguinho com molho de iogurte e especiarias indianas.

As sobremesas como o Arroz-doce, e o Gulab Jamun

As sobremesas também são bem gostosas. Eu particularmente acho o arroz doce uma das comidas típicas afetivas, pois faz parte da minha infância.

Então, comemos nosso já conhecido Arroz-doce, e o Gulab Jamun, que são bolinhos de leite mergulhados em água de rosas.

Jalebi:

Pelas ruas de Old Déli experimentamos também o Jalebi, feito através da fritura de uma massa de farinha de trigo em formato de pretzel ou círculos, que são em seguida embebidos em xarope de açúcar. Esse doce descobri antes de ir, no maravilhoso filme chamado Lion – Uma Jornada para Casa/2016, co-produzido pela Austrália, Reino Unido e os Estados Unidos e estrelado por Dev Patel e Nicole Kidman no elenco. O filme recebeu seis indicações ao Oscar 2017, incluindo Melhor Filme, Melhor Ator Coadjuvante para Patel e Melhor Atriz Coadjuvante para Kidman. Recomendo muito.

Gastronomia indiana. O que comer na Índia. Comidas típicas
O Jalebi faz parte da culinária indiana. Pelas ruas de Old Deli. O melhor Jalebi da região.

Comidas e gastronomia Indiana

Lassi:

E por fim o delicioso Lassi uma bebida láctea que todos os hindus bebem para se refrescar. Por ser derivada do leite, é também uma bebida sagrada. Ela é uma espécie de iogurte mais leve, batido com essência de rosas e cardamomo que dá um gosto incrível à bebida, e o mais pedido é o de manga.

Gastronomia indiana. O que comer na Índia. Comidas típicas
O Lassi é um das comidas típicas mais famosas e saborosas da gastronomia indiana. O melhor Lassi é no Blue Lassi. CK 12/1 Kunj Gali, Kachaudi Gali, Near Rajbandhu, Govindpura, Varanasi, Uttar Pradesh 221001, Índia.

Conclusão: Vale a pena pesquisar sobre culinária e comidas típicas e gastronomia indiana?

Sem dúvidas vale. Existem tantos temperos que tenho certeza que você vai se encantar por um. A culinária indiana é muito boa mesmo. Conheço muita gente que vem aqui só para comer. A minha vida mudou depois que eu descobri o allo gobi, alimento que tem muita vitamina K .

Você gosta de comida indiana? Comeu alguma coisa diferente que não está nesse post?

Escreva nos comentários.