A culinária do Equador é abundante e diversificada. Apesar de o Equador ser um país pequeno em tamanho, possui grande variedade em termos de gastronomia, já que possui quatro regiões: litoral, planalto, Amazônia e Galápagos. Neste artigo, queremos falar um pouco sobre alguns pratos tradicionais, tanto do interior como da costa equatoriana, na esperança de que quando você visitar o país não hesite em se envolver na experiência de degustar os sabores incomparáveis das comidas tradicionais do Equador. Veja onde comer em Quito e também algumas comidas típicas do Equador, além de alguns dos melhores restaurantes em Quito.
Esse post faz parte do incrível guia sobre o Equador, não deixe de conferir: Equador Turismo: Dicas de viagem para um destino incrível pouco visitado pelos brasileiros
O que você vai encontrar nesse artigo
- Onde comer em Quito, Equador: Comidas e Bebidas típicas
- O que comer em Quito, Equador:
- Locro de Papas” ou “Locro quiteño”:
- Empanadas (comidas típicas do Equador
- Comemos também chips de banana;
- Milhos torrados com um tempero muito gostoso e
- Ceviche.
- Plato fuerte típico: Cuy
- No país tem vários pratos que levam frango, peixes, mandioca, ovos e ervilhas.
- “Chicharrón”
- Canelazo
- Cafés, chocolates, mate de coca
- Onde comer em Quito:
- Restaurante Urko
- Onde comer em Quito:
- Restaurante Osaka
- Camino del Sol Cervecería (onde comer em Quito)
- Massay Bistro: Onde comer em Quito
- Restaurante excelente Casa Los Geranios (Onde comer em Quito)
- Veja outros post no blog sobre gastronomia e/ou Equador:
- Você também pode gostar:
- Conclusão: Vale a pena experimentar a gastronomia equatoriana?
Onde comer em Quito, Equador: Comidas e Bebidas típicas
Essa é a melhor parte! Eu adoro viajar pra comer e experimentar toda a gastronomia disponível do país.
Acredito que experimentar as comidas típicas é uma deliciosa forma de entrar em contato com a cultura do país visitado. A gastronomia é um fenômeno social e cultural que, a partir das receitas passadas de geração para geração, conta a história e a herança daquela região, além de retratar a mistura de povos.
Em especial a comida equatoriana está repleta de hereditariedade dos povos indígenas e tem como base diferentes batatas, milhos, e carnes.
O que comer em Quito, Equador:
Locro de Papas” ou “Locro quiteño”:
A primeira iguaria experimentada foi o “Locro de Papas” ou “Locro quiteño”, uma tradicional sopa que mistura queijo, batata chola e abacate. Eu achei bem gostosa e adequado, pois em Quito estava fazendo frio, propício para tomar sopa.
Empanadas (comidas típicas do Equador
Onde comer em Quito
Para acompanhar pedimos também Empanadas, pois também é prato típico. O que percebemos é que as empanadas daqui possuem as massas variadas, como por exemplo de banana da terra, de milho, etc. Então comemos as empanadas de verde, de morocho e de viento.
Comemos também chips de banana;
Milhos torrados com um tempero muito gostoso e
CHOCHOS, CHIFLES, Y TOSTATOS
Chochos (feijões andinos fritos), chifles (bananas fritas) e tostados (milho torrado) renovaram o entusiasmo que eu tinha pela pipoca salgada. Estas são opções de comida em Quito super viciantes e disponíveis em quase todos os lugares.
Ceviche.
Leia também: O que comer na Argentina: Principais comidas e bebidas do país
Plato fuerte típico: Cuy
Um “plato fuerte” (prato principal) que é super típico mas não comi aqui, e sim no Peru, foi o porquinho da Índia que eles chamam de Cuy. Esse roedor é um importante alimento da gastronomia andina, e não cabe a nós julgarmos já que aqui no Brasil tratamos o animal como bicho de estimação.
No país tem vários pratos que levam frango, peixes, mandioca, ovos e ervilhas.
“Chicharrón”
Existe também um petisco de banana verde com recheio de “chicharrón”, ou seja, o nosso torresmo.
Canelazo
Já uma das bebidas tradicionais equatorianas é o canelazo, feita com suco de frutas, canela, rapadura e aguardente. É servida quente, bem docinha. Uma delícia!
Cafés, chocolates, mate de coca
Todas essas bebidas são muito famosas no Equador.
Onde comer em Quito:
Restaurante Urko
Aqui visitamos um dos melhores restaurantes que eu já fui na vida e ele merece destaque.
Ele chama Urko e escolhemos o menu degustação, que é voltado para as estações do ano e “consiste em uma viagem por todo o Equador”. Escolhemos as porções pequenas, foram servidos 12 ou 14 pratos, até perdi a conta, e ficamos totalmente satisfeitos (sem empanturrar).
A comida é inovadora mas mistura o tradicional do país. Os ingredientes são muito originais, frescos, orgânicos, de produtores locais e bem preparados, além dos pratos terem uma ótima apresentação, parecendo uma obra de arte (sem exagero).
A atenção aos detalhes dos pratos juntamente com uma explicação detalhada de cada um é exatamente o que procuramos em uma experiência gastronômica. Combinações extremamente originais.
Alguns pratos que foram servidos são :
Sashimi de robalo, caldo de osso e cogumelo, Potato Tzintzo, ceviche de graviola, salame de llama (divertido dizer 3 vezes rápido), costela de boi e assim por diante, tudo era único e tudo muito, muito bom. Nós realmente amamos a comida, a experiência e recomendamos.
Detalhe para a hortinha linda no terraço, de onde vem todos os temperos, ao lado do bar.
Além disso, atendimento perfeito em um ambiente descontraído, você pode se sentir absolutamente confortável aqui de jeans e tênis.
E como nem só de comida típica se vive em viagem, procuramos um restaurante japonês (uma das nossas gastronomias favoritas) para conhecer.
Onde comer em Quito:
Restaurante Osaka
Fomos ao Osaka, pedimos o menu degustação, e achamos bem fusion food. Uma mistura de Peruano com Japonês que deu muito certo. Esse restaurante possui filiais em várias cidades do mundo, inclusive em São Paulo, Brasil.
Camino del Sol Cervecería (onde comer em Quito)
Localizada em Mariscal, o bairro mais “Trend” de Quito, esse bar vende chopp artesanal próprio, e os nomes das cervejas são lindos. Simplesmente tive vontade de fazer coleção dos rótulos, de tão lindos e criativos.
Possui preços razoáveis. A pizza eu achei bem gostosa e o atendimento foi cordial, bem no cantinho da Plaza Foch. Considere se hospedar por aqui.
Cerveza Llama Roja
Cóndor Stout
Lagarto Lager
IPA Iguana
Cervezas Libres
Cerveza Ws
Aqui degustamos a régua de degustação de chopp e comemos pizza.
Massay Bistro: Onde comer em Quito
Este restaurante em Quito está localizado numa hospedagem bem no centro histórico, pertinho do nosso incrível hotel, que era o La Casona de la Ronda Hotel Boutique & Luxury Apartments. Como estava no dia de irmos embora, não quisemos ir muito longe.
O nome é de bistrô, mas o forte aqui, por ser num hospedagem de gente jovem também serve petiscos. É praticamente um pub que comercializa cerveja artesanal, comidas típicas latina, tem um bar completo e possui uma cozinha internacional. Pode ser considerado também de comida espanhola, fusão (fusion food), culinária Sul Americana, e claro, gastronomia equatoriana.
Endereço: Callejón Venezuela con Calle La Ronda, Quito 170130 Equador
Veja o hotel Boutique onde fica esse delicioso bistrô: Masaya Quito
Restaurante excelente Casa Los Geranios (Onde comer em Quito)
Veja outros post no blog sobre gastronomia e/ou Equador:
- Mercado de Otavalo, Equador: visitando uma das maiores feiras indígenas do mundo partindo de Quito;
- Roteiro de Viagem Personalizado: contrate uma Travel Designer;
- 15 mercados públicos para conhecer antes de morrer;
Você também pode gostar:
- Blog Mundo Viajante: Comidas típicas da Bahia: Dicas gastronômicas
- Blog Descobrir Viajando Melhores dicas de viagem –
- Voyajando Blog – Guia de Compras em SP: 5 dicas para aproveitar melhor a 25 de Março
- De Lugar Nenhum – Dicas de viagem em Portugal – Cidades que você precisa conhecer!
- Classe Turista – Arraial do Cabo: dicas para quem quer conhecer o caribe brasileiro
- Viaja que Passa – Onde se hospedar em Palermo, na Sicília: melhores áreas e dicas de hotéis
Conclusão: Vale a pena experimentar a gastronomia equatoriana?
Sem dúvida vale. Ela é deliciosa e certamente vai fazer você amar sua visita ao país. Existem várias comidas típicas do Equador e alguma delas você vai se encantar.
Você comeu alguma coisa no Equador que você gostou e não está nessa lista? escreva nos comentários
Menina, quantas comidas deliciosas, fiquei morrendo de vontade de provar o chochos, chifles e tostados. Em um futuro breve pretendo conhecer o Equador, então já vou salvar o seu post 😀
Gastronomia faz parte da viagem, né? Também é turismo! Quando eu for para Quito, vou super experimentar o Locro de Papas, parece muito gostoso. E, claro, o ceviche que eu já amo demais! Pois, já vi que vou passar bem por lá! Hahahaha
Que fome! Também acho que experimentar comidas típicas faz parte da viagem. Mas, pra mim, o mais importante foi o “glossário”… não me animo muito a comer algo que não faço ideia do que seja rsrsr
Adorei as suas dicas sobre onde comer em Quito. Confesso que fiquei bem curiosa com a gastronomia do Equador.
Quanta delíiicia! Adoro sopas e babei no Locro de Papas. Vou procurar a receita pra ontem!