Passamos o feriado de carnaval em Quito, capital do equador. E no sábado contratamos um passeio e fomos conhecer o famoso e colorido mercado de Otavalo, e vamos contar tudo! Acompanhe o post.
Esse post faz parte dos artigos referentes a nossa incrível viagem ao Equador. Descubra o que fazer no Equador: como chegar, documentos necessários e um roteiro de 4 dias pelo país
O que você vai encontrar nesse artigo
Localizando o Mercado de Otavalo, no Equador
San Luis de Otavalo, ou simplesmente Otavalo está localizada entre os vulcões Imbabura, Cotacachi e Mojanda, e fica a cerca de 100 km de Quito, capital do Equador.
Além de ter uma altitude de 2532 metros é uma pequena cidade equatoriana que preserva muito a cultura indígena. Sua população se caracteriza por artesãos que fabricam roupas repletas de cores, bordados e detalhes.
A cidade, antes conhecida pela agricultura devido ao excelente solo vulcânico, possui um mercado diário, que aos sábados fica especialmente maior e mundialmente turístico. É uma das maiores e mais antigas feiras indígenas da América do Sul, sendo a principal atração da cidade.
O que fazer no Mercado de Otavalo
Eu particularmente adoro feira, artesanatos e turismo desse tipo. Além disso, o passeio mais que valeu a pena porque conhecemos outros lugares além da feira, e foi um dia que aproveitamos muito. Nessa viagem pude constatar que os equatorianos são muitíssimos atenciosos.
Além da cativante arte indígena, existem ali muitas barracas de roupas, frutas e comidas típicas.
Acho que muitos desses produtos você consegue encontrar em Quito, mas aqui acredito que seja mais barato, e você consegue pechinchar melhor. E além das compras, esse passeio é para quem aprecia a cultura local, observando a população em seu cotidiano.
Além da feira a cidade possui outras atrações como por exemplo visitar uma lagoa dentro de um vulcão ativo (Lagoa Cuicocha) e ver o imponente vulcão Cotacachi. 🌋
Como chegar ao Mercado de Otavalo, Equador
Nós fomos pela agência. Compramos pelo site daqui do Brasil, e eles marcaram de encontrar com a gente na Praça Central, bem próximo do nosso hotel (no site tem outros pontos de encontro, vai depender de onde seu hotel se localiza). Aí entramos no transporte com todo conforto possível (ganhamos até lanchinho) e conhecemos outros lugares no interior do país.
Contrate aqui: Excursão aos mercados de Otavalo e Cotacachi
Se você quiser vir ao Mercado de Otavalo, Equador de modo independente:
você precisa pegar um ônibus para o Terminal Norte de Quito, e lá chegando, é necessário pegar um ônibus gratuito que chega até o Terminal de Carcelen. Por ali vende passagem para Otavalo. Importante perguntar se o ônibus vai até o terminal de Otavalo, pois alguns vão só até a entrada da cidade.
Depois de cerca de duas horas e meia você chegará lá. Muito fácil e barato. O ônibus de linha de Quito até Otavalo custa US$ 2,20, com várias paradas em diversos pontos. Chegando lá em Otavalo, desça na rodoviária, que inclusive será o mesmo local onde você pegará o ônibus de volta para Quito. Dali basta perguntar pela feira ou pela Plaza de Ponchos. A distância entre o local que o ônibus para e a feira é no máximo de 700 metros. Se você não tiver o google map baixado no celular é só perguntar por ali que com certeza alguém indica a direção. Se for no sábado então, nem precisa perguntar, é só “seguir a massa”, já que a grande maioria de turistas estarão indo para lá.
De carro dá 1 hora e 30 minutos. : Se você vier de Quito pegará a Rodovia Panamericana (E35), que corta todo o continente americano. É bom andar de carro porque você consegue fazer paradas estratégicas como por exemplo, na cidade de Cayambe e no Mirador del lago de San Pablo.
Onde comer em Otavalo, no Equador
Eu acho comida de rua uma arte. São boas e baratas (claro que depende do lugar, né?). Mas como eu estava com neném novo preferi um restaurante. Claro que existem restaurantes com higiene precária, mas ainda acho que a probabilidade é menor.
Antes de chegar a Otavalo paramos num outro lugar que era hotel e restaurante, chamado Hosteria Miralago. Que lugar lindo.
O restaurante tinha uma vista espetacular do lago San Pablo, que fica numa área tectônica. A gente conseguiu ver Imbabura, a montanha mítica dos nativos da região. E dali dá pra ver também os vulcões Cotacachi e Mojanda. Lá vende também lindos artesanatos coloridos.
E aqui provamos os famosos biscoito de Cayambe típicos de otavalo e região do Equador. Quando estiver aqui compre para trazer. É uma delícia.
Já em Otavalo almoçamos no Restaurante Inty-Huasi, e a comida estava gostosa e o preço era bom. Quem recomendou foi o nosso guia. Tinha poucos turistas e muitos equatorianos, e pedimos o prato do dia. Recomendo o restaurante.
Para o café da tarde (ou seria chá da tarde?) fomos num lugar super aconchegante chamado IncaZen Tea House.
Adorei conhecer essa casa de Chá. Alguns produtos são “gluten free”. O ambiente é descolado e foi uma excelente pausa no nosso agitado passeio. Ah, e é bem próxima à Plaza de Los Ponchos (onde rola a feira).
Se eu voltar pra Otavalo certamente farei outras refeições aqui.
Gosta de Feiras e Mercados? Veja a lista de 15 mercados públicos em cidades turísticas pelo mundo
Onde ficar
Nós não dormimos aqui, e voltamos no final do dia para Quito, mas se você achar muito corrido, é bom ficar por aqui para sentir os ares da cidade. Ache um hotel no booking em Otavalo.
E aí, gente? Gostou de conhecer um pouquinho a cidade de Otavalo e região? O lugar é realmente especial
NÃO SE ESQUEÇA DE CONTRATAR O SEGURO VIAGEM!
Faça uma cotação sem compromisso neste link que já inclui o cupom ELIZABETHWERNECK que garante o desconto de 5% na compra do seu seguro viagem!
Acompanhe minhas viagens em tempo real pelo Instagram >>@elizabethwerneck
[…] 2- Mercado de Otavalo, Equador: visitando uma das maiores feiras indígenas do mundo partindo de Quito […]
[…] Mercado de Otavalo, Equador: visitando uma das maiores feiras indígenas do mundo partindo de Quito; […]