Dando uma volta na culinária mundial, Lisboa abriga ótimos lugares e alguns dos melhores restaurantes de tradição portuguesa do mundo. Conheça 10 imperdíveis e descubra onde comer bem em Lisboa.

Importante: Se você precisa comprar Euros ou Dólares para uma viagem ao exterior, você tem que conhecer a Wise!
Eu viajo muito e as melhores taxas de câmbio encontro sempre na Wise. Sem falar no cartão VISA deles que pode ser solicitado gratuitamente e utilizado no exterior debitando direto da sua conta Wise internacional sem tarifas ocultas nem IOF, com praticidade e segurança.
Entre para a Wise é gratuito.

A capital da terrinha é uma cidade cheia de história, costumes e tradição gastronômica, com restaurantes e pratos premiados mundialmente. Histórias que passam pelas sardinhas assadas em barracas por toda Lisboa em junho e julho com as festas de todos os Santos, seguidos pelo bacalhau à Brás, o bacalhau com natas e claro, sem esquecer do mundialmente famoso Pastel de Belém, que só pode ser comprado no restaurante oficial, ao pé do Mosteiro dos Jerónimos, você sabia disso?

Essas são alguns dos pratos tradicionais de Lisboa, mas nem de longe a culinária lisboeta se limita aos tradicionais pratos. A capital de Portugal é uma das cidades mais cosmopolitas da Europa, há imigrantes de todas as partes do mundo por todo o lado e é inevitável a ótima influência que isso traz, cultural e gastronomicamente para a cidade. Inúmeros restaurantes têm surgido nos últimos 5 anos trazendo diversidade, qualidade e requinte com os mais sofisticados pratos e sabores.

Novos chefs estão reposicionando essa cidade como uma autêntica capital gastronômica com restaurantes incríveis, trazendo novos conceitos, pratos e vida à boa e tradicional Lisboa.

Separamos neste artigo restaurantes incríveis em Lisboa que enfatizam o quão cosmopolita e diversificada essa bela capital se tornou, não perca e continue lendo.

Leia também: 10 Cidades mais bonitas de Portugal

Mas antes: Não se esqueça do Seguro viagem para viajar à Lisboa

Acidentes ou doenças acontecem mesmo estando em Lisboa e Portugal.

Tentamos sempre nos cuidar ao máximo mas é bom estar preparado para as complicações que podem aparecer no caso de necessitar de um atendimento médico, seja por emergência ou um desconforto qualquer. Especialmente quando está viajando para o exterior. Ter um seguro viagem te dá a tranquilidade e facilidade de numa necessidade qualquer, ter um número de contato por telefone ou internet no seu idioma e até atendimento no local sem gastar um fortuna por isso. Lembrando que Portugal não aceita turistas desprovidos de Seguro viagem, sabia?

Veja os preços de um seguro viagem sem compromisso. Ah, e não esqueça de ativar o cupom para ter o melhor desconto. Contrate aqui o Seguro viagem

Melhores lugares e restaurantes – onde comer em Lisboa

1. Ajitama Ramen Bistro

O Ajitama, inaugurado em 2015, carrega o título de ter o melhor Ramen da cidade. Os dois amigos e sócios do restaurante, António Carvalhão e João Ferreira, duma brincadeira, criaram um restaurante moderno, com ares nipônicos, localizado na Avenida Duque de Loulé, representando a culinária asiática com forte presença em Lisboa.

Com opções de prato de entrada e cinco opções de Ramen, que são classificados pela intensidade do sabor do molho. Há também as opções do curry japonês e o gyudon, duas outras especialidades da casa.

Endereço: Av. Duque de Loulé 36, 1050-091 Lisboa, Portugal

Melhores restaurantes em Lisboa. Onde comer em Lisboa

Melhores lugares e restaurantes – onde comer em Lisboa

2. A Casa do Bacalhau

Claro que para a nossa seleção da culinária mundial nos restaurantes de Lisboa, representando o continente europeu, não poderia faltar um tradicional restaurante Português, com o bom e velho bacalhau.

Este, nem de longe é um restaurante novo, tão pouco a sua construção, que data depois do grande terremoto de 1755, com o teto ainda no formato original e faz deste ambiente um lugar incrível para provar as mais de 30 opções para se comer o bacalhau. A todos os gostos, não é mesmo?

Com uma seleta carta de vinhos, com aconselhamentos para cada escolha do menu, a casa do bacalhau é um dos mais tradicionais e renomados restaurantes de Lisboa. Em seu cardápio (que chama-se menu ou ementa em português de Portugal) há 10 opções de pratos de entrada, sendo uma das recomendações da casa o Carpaccio de Bacalhau, Rúcula, Azeitonas, Alcaparras e Azeite trufado.

Como prato principal, com mais de 20 opções de escolha, entre eles o Caril (curry) de Bacalhau, aspargos Verdes e brancos com risotto de Tinta de Choco (milho) e o Bacalhau com Natas e Camarão – com Salada Primavera, pratos divinos que devem ser provados numa das várias passagens que este restaurante merece.

Endereço:  Rua do Grilo 54, 1900-706 Lisboa,

Melhores lugares e restaurantes: onde comer em Lisboa

3. Acarajé da Carol

Representando a Bahia, o Brasil e a América do Sul, uma das maiores comunidades de imigrantes em Portugal, não poderia ficar de fora. A culinária brasileira é uma delícia e por isso não poderia ficar de fora, representada pela baiana Carol, que desde 2017 iniciou o seu negócio entregando quentinhas na região central de Lisboa, e logo encontrou no Bairro Alto, o bairro mais boêmio de Lisboa, o espaço ideal para o seu restaurante.

Os apimentados, desde que você queira, pratos baianos são sucesso entre os moradores para almoços ou jantares de final de semana, num ambiente alegre e descontraído, como o povo brasileiro. Esse restaurante também faz grande sucesso com todos os visitantes e turistas da região.

O escondidinho de carne seca, a moqueca de peixe, os acarajés e a feijoada brasileira são os pratos principais da casa.

R. da Rosa 63, 1200-248 Lisboa, Portugal

Que tal um Tour gastronômico por Lisboa

Onde comer em Lisboa-

Melhores lugares e restaurantes: onde comer em Lisboa

Onde comer em Lisboa –

4. Cantinho do Aziz

Nos arredores do Castelo de São Jorge, na Mouraria, encontra-se o restaurante Cantinho do Aziz. Tendo a chef premiada e autora de livro de receitas, Jeny Sulemange, nascida em Moçambique, foi morar na Europa já adulta. Sua formação gastronômica transita entre a Inglaterra e Portugal, fundando assim o Cantinho do Aziz. A chef coordena o restaurante a maior parte do ano, enquanto não está viajando pelo mundo como chef convidada, como no restaurante James Beard House, em Nova Iorque. Chique demais. né?

Entre as especialidades da casa estão o caril de caranguejo e o chacuti de cabrito. A decoração é toda inspirada em Moçambique, as toalhas são feitas de capulana e as mesas têm o nome de cidades do país.

Imperdível! Endereço R. de São Lourenço 5, 1100-530 Lisboa, Portugal

Onde comer em Lisboa-

5. Belcanto José Avillez

Com duas estrelas Michelin e na 42ª posição na lista dos 50 melhores restaurantes do mundo, “The World’s 50 Best Restaurants”, o restaurante Belcanto é definitivamente um dos melhores e mais renomados restaurantes de Lisboa. Celebridades reservam mesas para se deliciar com as maravilhas gastronômicas do chef José Avillez.

Um dos pratos mais clássicos do restaurante está o robalo com “escamas” de abacate, dashi de amêijoas e lingueirão, ou se sua preferência for por carne, poderá optar pelo Lombo de vaca maturado, mil-folhas de topinambur, cogumelos selvagens e molho de trufa.

Diferente dos outros restaurantes da lista, para este, o seu bolso precisa estar bem preparado. A média de uma refeição completa para 2 pessoas, com vinho, será algo aproximado dos 400 euros. Aproximadamente 2.400 reais na altura que escrevemos este artigo, em fevereiro de 2022. Uau

Endereço: R. Serpa Pinto 10A, 1200-026 Lisboa, Portugal

Onde comer em Lisboa

Melhores lugares e restaurantes- onde comer em Lisboa

6. Laurentina – O Rei do Bacalhau

Endereço: Avenida Conde de Valbom 71-A, 1050-067 Lisboa

O restaurante Laurentina tem uma cozinha regional portuguesa de base tradicional. Uma novidade surpreendente em 1976 e hoje é muito famoso, principalmente no exterior, em especial pelos turistas brasileiros que visitam Lisboa e pesquisam onde comer.

Depois de mais de quatro décadas os segredos são guardados, desde a escolha do bacalhau, o corte e demolha, à arte de bem servir os clientes. A Laurentina apresenta nas suas mesas várias qualidades de queijo acompanhadas pelo pão tradicional, as famosas bolachas de bacalhau, seguindo-se os seletos pratos de bacalhau, juntamente com alguns pratos africanos. Para terminar bem, pode escolher entre o arroz doce caseiro, o creme de leite ou as mil-folhas de cereja.

Não deixe de experimentar no restaurante Laurentina: O Bacalhau à Brás é feito com bacalhau, cebola, batata frita e ovos mexidos. Geralmente é guarnecido com azeitonas e salsa fresca. É um dos pratos portugueses mais famosos.

7. Time Out Market Lisboa

Time Out Market em Lisboa é uma praça de alimentação localizado no Mercado da Ribeira no Cais do Sodré em Lisboa, Portugal. E é um dos lugares que você não pod perder de jeito nenhum.

O conceito desse local é reunir sob o mesmo teto os melhores chefs da cidade, restaurantes e projetos gastronômicos portugueses, com base nas recomendações de críticos e colaboradores da revista Time Out.

Os preços são bem razoáveis e você faz uma ótima refeição. Posso dizer que o Time Out Lisboa é um dos melhores lugares para comer em Lisboa com excelente custo benefício.

8. Claras em Castelo

Almoçamos no restaurante Clas em Castelo quando saímos do castelo de São Jorge, pois é bem perto. O endereço é Rua Bartolomeu de Gusmão, 31, Lisboa 1100-078 Portugal.

O local é bem pequeno e está localizado no centro histórico de Lisboa, bem no sopé do Castelo de São Jorge. É conveniente fazer uma reserva. Nós não fizemos e deu tudo certo, porém, para jantar deve ter ser muito mais concorrido, pois ele é muito bom.

Desde o início da refeição a comida estava maravilhosa e serviço é muito atencioso. Aqui conheci o vinho verde e adorei.

Se você gosta de uma boa mesa num ambiente super agradável, recomendo o restaurante Claras do Castelo.

Veja a carta de vinho do Restaurante Claras em Castelo
Veja o cardápio do restaurante Claras em Castelo.


9. Solar dos Presuntos:

Sofisticação e qualidade marcam a experiência no restaurante Solar dos Presuntos. Aqui viemos com nosso amigo português e foi indicação dele. Ele disse que é um restaurante imperdível, parada obrigatória na capital portuguesa. Aqui comemos arroz de lavagantes e cabrito assado no forno, além de bolinhos de bacalhau de entrada.

Além disso, o garçom corta suculentas fatias de presunto Joselito à nossa frente (19€).

De entrada pedimos também o Queijo de Azeitão, envelhecido durante vinte (20) dias e feito em Setúbal. O queijo é super cremoso

A casa existe há mais de 40 (quarenta) anos e tem inúmeras fotos com as pessoas famosas da sociedade portuguesa (reconehci um monte de personalidades brasilerias também rsrs).

O local tem um lugar ao ar livre lindo para os dias de calor.

Rua das Portas de Stº Antão, 150, 1150-269 Lisboa.

Onde comer em Lisboa com elegância: Solar dos Presuntos
Onde comer em Lisboa com elegância: Solar dos Presuntos

10. Restaurante do Oceanário de Lisboa

Estávamos visitando o Oceanário de Lisboa e quando acabou nossa visitação já era hora do almoço, então ficamos por aqui mesmo e almoçamos.

O restaurante diz que usa produtos orgânicos de produtores locais. O restaurante do Oceanário de Lisboa reforça a preocupação com a sustentabilidade e o futuro do planeta.

No menu tem pratos com muitas opções saudáveis, veganas e sem glúten.

Nesse dia comemos sanduíches e as opções eram de falafel (11€) ou cogumelos (9€), além de hambúrgueres de carne de boi. Além disso existe também uma versão vegetariana com hambúrguer de feijão.

Conclusão: depois de tanta comida e opções, o tradicional café Português

Portugal é um país geograficamente pequeno, mas é extremamente rico em diversos aspectos e o culinário certamente é um deles. Há cafés e pastelarias, o que seria as nossas padarias no Brasil, por todo lado. Toda refeição que você fizer em qualquer restaurante o café certamente será ofertado ao final, isso é uma tradição.

Mesmo os jovens do país lusitano fazem cursos de pastelaria e se profissionalizam até hoje na arte do café e dos tradicionais tipos de pão em Portugal.

Não deixe de conhecer estes e tantos outros restaurantes em Lisboa. Uma cidade maravilhosa que acolhe a todos que nela se aconchegam. Você tem dicas de onde comer em Lisboa que ficou de fora dessa listinha? Não deixe de escrever nos comentários daqui do blog, combinado?