Você sabia que a comunidade judaica brasileira é a segunda maior da América Latina, depois da Argentina, com 120.000 judeus entre os 204 milhões de brasileiros, ou 0,06% da população?

Importante: Se você precisa comprar Euros ou Dólares para uma viagem ao exterior, você tem que conhecer a Wise!
Eu viajo muito e as melhores taxas de câmbio encontro sempre na Wise. Sem falar no cartão VISA deles que pode ser solicitado gratuitamente e utilizado no exterior debitando direto da sua conta Wise internacional sem tarifas ocultas nem IOF, com praticidade e segurança.
Entre para a Wise é gratuito.

Perseguição pelo Estado Português e fuga para a América do Sul:

Quando o Estado português perseguia a população judaica de Portugal, muitos partiram para outros países.

Já que os judeus foram forçados a fugir de Portugal, muitos optaram para viver na América do Sul, onde acabaram se tornando membros influentes e bem-sucedidos da sociedade.

No Brasil, a contribuição judaica neste período não se restringiu somente à elementos ligados diretamente com suas tradições e fé.

Atualmente, muitas pessoas no Brasil procuram mais sobre cidadania portuguesa sefardita justamente por serem descendentes e também por se sentirem honrados por esta história.

Neste artigo, apresentaremos alguns fatos interessantes sobre de judeus sefarditas no Brasil, confira!

Conceito de Sefarditas: é o termo utilizado para referir aos descendentes de judeus originários apenas de Portugal e Espanha.
Dessa forma, essa palavra tem origem na língua hebraica para se referir à Península Ibérica.

Antes da chegada ao Brasil

Antes da perseguição, os judeus de Portugal eram extremamente trabalhadores e excelentes cidadãos. Estas características, inclusive, persistem até os dias de hoje.

Você sabia que atualmente muitos empresários portugueses bem sucedidos são judeus?

Além disso, os portugueses são considerados um povo bastante culto, e, segundo a história, sempre tiveram durante os séculos muitos cidadãos judeus fazendo parte da sociedade lusitana.

Liberdade de culto

No Brasil, os judeus foram forçados a se converter ao Novo Cristianismo (catolicismo) para que pudessem praticar sua religião. Como uma colônia, o Brasil estava sujeito às mesmas regras que Portugal.

Quando os holandeses conquistaram o território que hoje corresponde ao Estado de Pernambuco, além de muitos dos que ali desembarcaram serem também judeus, passou-se a seguir a regra que valia em terras holandesas.

Motivo que levou vários sefarditas que fugiam de Portugal, a escolherem este local do Brasil como destino neste período.

Protagonismo

Uma grande porcentagem dos empresários de sucesso do mundo são judeus. Isto é verdade mesmo em países não judaicos, como no Brasil.

Mesmo nos países árabes de hoje, há muitos empreendedores judeus.

Judeus sefarditas no Brasil: Primeira Sinagoga das Américas

Foi exatamente durante o período da presença holandesa no nordeste do Brasil que foi construída a primeira sinagoga das Américas. Localizada na rua Bom Jesus no município de Recife, a sinagoga é datada em 1636. Inclusive é uma ótima dica de turismo sobre o que fazer em Recife.

Sinagoga Kahal Zur Israel em Recife. Primeira Sinagoga das Américas.

Em Recife, também encontramos o primeiro cemitério judaico das américas.

Judeus sefarditas no Brasil: Evolução religiosa

A população judaica no Brasil cresceu naturalmente. 

Eventualmente, a liberdade religiosa tornou-se mais disponível no Brasil, o que levou a novas ondas migratórias de judeus, não apenas em Recife mas também em diversas outras capitais como Rio de Janeiro, Belém e também em São Paulo.

Nos dias de hoje, a comunidade judaica brasileira é muito diversificada. Ela inclui muitos grupos e pensamentos diferentes, assim como diferentes linhagens.

Conclusão

Como vimos neste artigo, é incontestável que absorvemos hábitos, costumes e tradições dos judeus. Essas são as curiosidades sobre os judeus sefarditas que separamos para você.

Elas fornecem informações importantes para qualquer pessoa interessada neste grupo étnico, que muitas vezes foi marcado pela força e resistência em meio a tantas adversidades.

Agora me conta nos comentários, você conhece algum judeu no Brasil?

Você sabia que eu desenho viagens incríveis para a Terra Santa? O país é incrível e muito seguro!

Roteiro de Viagem Personalizado: contrate uma Travel Designer;

O blog tem diversos posts sobre a Terra Santa, veja aqui e não deixe de ler:

1- Viagem à Terra Santa: o que você precisa saber antes de ir;

2- Viagem a Jerusalém: Religiosidade e história ao mesmo tempo;

3- Viagem a Israel- Jericó e Belém, Cisjordânia, Palestina. Bate e volta de Jerusalém.

4- 15 mercados públicos para conhecer antes de morrer;

5- Visitando a Fortaleza de Massada em Israel;

6- Quais são os países que não precisam de visto para entrar?