Como os Estados Unidos são a nação mais rica do planeta, tendo a maior quantidade de multimilionários, muita gente acha que por aqui não existe pobreza nem desigualdade social. Você já teve a curiosidade de saber quais os lugares mais pobres dos Estados Unidos? E você sabe quais os estados mais pobres dos EUA?

Veja também: Quais os países onde o real é mais valorizado

Quais são os lugares mais pobres dos Estados Unidos? Confira a seguir:

Você sabia que os Estados Unidos possuem um patamar de pobreza que afeta 10,5% de sua população de cerca de 300 milhões de pessoas.


Os Estados considerados mais pobres da terra do Tio Sam são: Mississippi, Louisiana e Novo México.

Após a pandemia muitas pessoas tiveram que enfrentar dificuldades na sua vida financeira, mas em algumas cidades essa realidade já existia mesmo antes da pandemia entrar em ação.

As cidades dos Estados Unidos sofrem severa desigualdade de renda. As classes ricas são bem mais ricas do que as classes que vivem lutando para superar a pobreza geracional e criar oportunidades de emprego decentes.

Foram analisados os dados do Census Bureau 2019 American Community Survey pela 24/7 Wall St., que apontaram exatamente quais as cidades que se encontram em pior situação. 

Foram excluídas pela análise as cidades que têm uma população abaixo de 61.000, dessa forma, ficou de fora os estados de West Virginia, Vermont, e Wyoming, além de Escobares, no Texas.

Veja a seguir quais as cidades mais pobres de cada estado, baseado na renda familiar, contabilizando até a mais pobre do país.

Cidade de Anchorage Alasca

Anchorage é tida como a cidade mais pobre de The Last Frontier, sua renda familiar média é de $82.716, a taxa da pobreza é de 10,1%. Essa é a única cidade do Alasca concluída na análise.

A cidade tem uma taxa de pobreza que corresponde a do estado, e sua renda familiar média é, na realidade, bem mais alta do que a mediana do estado.

O estado gera empregos por ser um grande produtor de petróleo, e proporciona aos moradores uma redução anual dos lucros através do Fundo Permanente do Alasca.

Um dos serviços que possuem alta demanda é a área de limpeza específicas, como limpeza de sofá, que estão sempre em alta. 

lugares mais pobres dos estados unidos
Você imaginava que alguma cidade do Alaska seria um dos lugares mais pobres dos Estados Unidos? Foto da Wikipedia

Cidade de Urban Honolulu Havaí

Também considerada uma das mais pobres, a capital do Havaí é a única onde uma pessoa pode ganhar até $67.500 por ano e ainda ser qualificada como “ganhador baixa renda” na área urbana de Honolulu, e sobre os programas de habitação do governo. Isso é bem mais do que o dobro da renda familiar média em Albany, Georgia.

Porém, diante disso, o valor médio de uma casa no estado é em torno de $754.700, por isso, você precisa de toda ajuda financeira possível para comprar. Em compensação, as taxas de hipoteca nunca estiveram tão baratas. 

A renda familiar média da cidade é de $72.943 e tem uma taxa de pobreza de 9,4%.

lugares mais pobres dos estados unidos
Imagem do Mapa de Urban Honolulu. Um dos lugares mais pobres dos Estados Unidos. Mapa retirado do site do Governo.

Cidade de Manchester New Hampshire (lugares mais pobres dos Estados Unidos)

A cidade de Manchester no Sul de New Hampshire pode se tornar um centro urbano bem próspero, mas em média de 12% dos habitantes vivem na pobreza, cinco pontos percentuais a mais do que todo o estado.

New Hampshire, nos últimos anos, obteve o maior pico de desigualdade de renda em todo o país. A cidade é particularmente dolorosa, conta com uma taxa de desemprego de 5,3% em 2019, em comparação com os 3% do estado.

Outro problema comum é a falta de moradia que persiste e com a pandemia causada pelo COVID-19 só piorou. Rapidamente foram travadas as tentativas de encontrar moradia de emergência para as pessoas que vivem em situação complicada. A renda familiar média é de $64.162 e a taxa de pobreza é de 12,3%.

Cidade de Portland Maine

lugares mais pobres dos Estados Unidos

Considerada a mais pobre, a capital econômica do estado é a única cidade do Maine concluída na análise. Mesmo alguém tendo renda típica um pouco maior do que a mediana do estado, isso não significa muita coisa. Segundo a campanha dos pobres, mais de 40% da população do estado são considerados pobres ou de baixa renda.

O valor das casas é bem alto, o preço médio de uma residência em Portugal é de  $334.200, isso significa que muitas pessoas estão buscando um lugar acessível para morar.

Cidade de Lincoln Nebraska

Em Lincoln é muito difícil manter uma via honesta, a mesma leva o nome de 16º presidente da América, Honest Abe. As pessoas ganham um salário bem abaixo do que o médio do estado, já o desemprego e os valores das residências são bem mais altos.

Um dos sinais de fraqueza na economia é a falta de empreendedorismo, segundo um relatório de 2019 divulgado pela Universidade de Nebraska.

A grande maioria das famílias ainda não recuperou o nível de renda que possuía antes da Grande Recessão de 2007 a 2009.

A renda familiar média em Lincoln é de $59.228 e a taxa de pobreza é de 11,8%.

Cidade de Nampa Idaho

Uma das maiores cidades de Idaho, Nampa tem uma taxa de desemprego relativamente baixa, mas, a grande maioria dos colaboradores ainda ganham menos do que a média do estado.

Nampa foi identificada em 2017 como sendo uma das mais pobres e desfavorecidas do Vale do Tesouro, a pesquisa foi realizada pela Invest Health. Uma média de 42% dos moradores sobrevivem abaixo da linha da pobreza, e 16% vivem em extrema pobreza.

Esse problema não se limita apenas a Nampa. Os 5% considerados mais ricos das famílias em Idaho possuem uma renda média de 10 vezes mais do que os 20% considerados mais pobres, comenta o Center on Budget and Policy Priorities.

A renda familiar média é de $57.352 e a taxa de pobreza é de 7,8%.

Cidade do Provo Utah

A cidade foi chamada de “a mais feliz dos EUA” pelo USA Today, a mesma possui moradores bem amigáveis e simpáticos, possui lindas trilhas para fazer caminhadas, mas, é considerada uma das mais pobres de Utah.

A cidade de Provo tem uma taxa de pobreza de 25%, e drasticamente mais alta do que o resto do estado, além do custo de moradia que é extremamente caro, se comparado às médias estaduais e nacionais.

A renda familiar média de Provo é de $53.864 e possui uma taxa de pobreza de 24,7%.

A cidade de St Cloud Minnesota

A cidade de St Cloud possui uma taxa de pobreza que dobra a do estado, e possuir um emprego não significa que tenha estabilidade financeira.

A maioria dos considerados pobres da cidade trabalham em tempo integral ou parcial. Um dos empregos que mais está disponível na região é de Montador de Movel Planejado.

Mas, felizmente os valores das residências da cidade são bem baixos, o que corresponde à baixa renda das famílias.

A renda familiar média da cidade é de $53.829 e a taxa de pobreza é de 18,2%.

Escobares, no Texas

A pequena cidade fica no Estado do Texas, e, infelizmente tem mais da metade de seus cidadãos vivendo abaixo da linha de pobreza. Essas informações foram tiradas do Censo dos Estados Unidos da América.

Escobares é considerada a cidade mais pobre dos Estados Unidos.

Interessante que essa cidade fica bem no Estado do Texas, às margens do Rio Grande. Ou seja, esse local é a fronteira natural que divide o México dos Estados Unidos.

Importante destacar que Escobar praticamente não aparece nos rankings das cidades ou lugares mais pobres dos EUA.

Isso ocorre visto que a cidade possui cerca de 2.500 habitantes. Dessa forma, na maior parte do tempo é considerada diminuta demais para entrar nas estatísticas.

Porém, se levarmos em consideração todos os lugares e cidades nos Estados Unidos, com pelo menos mil habitantes, a cidade de Escobares, infelizmente é a pior em qualidade de vida e economia:

62,4% de todos os seus cidadãos vivem abaixo da linha de pobreza, de acordo com o Censo dos EUA.

Um dos serviços nessa região que possui boa demanda é a limpeza em casas. Esse serviço aqui, como, por exemplo, uma desentupidora em SP são bastante valorizados.

Quais os Estados mais pobres dos EUA (Estados Unidos) em 2020 em relação ao desemprego :

De acordo com o Departamento de Agricultura dos EUA, 10,5% das famílias americanas passaram fome em 2020. Esses estados americanos têm as maiores porcentagens de famílias americanas que passaram fome e consequente isso, têm os maiores percentuais de pobreza do país: Oklahoma, Alabama, Kentucky, Texas, Arkansas e

1- Mississippi é o estado mais pobre do país. É a renda familiar mais baixa dos Estados Unidos. Curioso também é que esse estado americano possui o maior número de obesos, e também a menor taxa de expectativa de vida;

2- West Virginia; é a segunda pior em renda familiar do país;

3- Louisiana,

4- Oklahoma, (um dos estados mais pobres dos EUA);

5- Alabama,

6- Kentucky,

7- New Mexico,

8- Texas,

9- Arkansas, (um dos estados mais pobres dos EUA)

10- Tennessee (um dos estados mais pobres dos EUA)

Conclusão sobre os lugares mais pobres dos Estados Unidos:

O país mais rico do mundo possui abismos sociais, pobreza e miséria.

Vocês conhece algum dos lugares mais pobres dos Estados Unidos? O que achou de lá? Escreva nos comentários.