Muita gente me pergunta quantos países eu já visitei e quando respondo que já visitei mais de 60 países as pessoas costumam refletir: mas afinal, quantos países existem no mundo? E mais: Qual é o menor país do mundo? Qual é o maior país do mundo? Existe algum povo que não tem país? Por acaso existem países que não são reconhecidos? Descubra tudo isso nesse artigo.

quantos países existem no mundo?
Quantos países existem no mundo? Qual é o menor país do mundo? Qual é o maior país do mundo? Existe algum povo que não tem país? Existem países que não são reconhecidos?
Quantos países existem no mundo? Qual é o menor país do mundo? Qual é o maior país do mundo? Existe algum povo que não tem país? Existem países que não são reconhecidos?

Quantos países existem no mundo?

Eu confesso que não sei esse número de cabeça, principalmente em razão da resposta não ser tão fácil assim. Saber quantos países existem no mundo varia de instituição pra instituição.

Como assim, né? Pois alguns órgãos de renome internacional reconhecem alguns e outros não, e dessa forma o número de países que existem no mundo varia de 193 e 206.

De acordo com a Organização das Nações Unidas, a lista de quantos países existem no mundo é de 195 países no mundo.

Este número significa que 193 países são Estados membros das Nações Unidas e 2 países que são chamados Estados observadores não membros: O Vaticano e o Estado da Palestina.

Além da ONU, instituições como o FMI (Fundo Monetário Internacional), a FIFA e o Comitê Olímpico Internacional também podem considerar territórios como países.

Nações que se sentem países mas que não são reconhecidos ou possuem um reconhecimento limitado.

  1. Kosovo
  2. Palestina
  3. Taiwan
  4. Curdistão
  5. República Turca do Chipre do Norte
  6. República da Transnístria (esse eu nunca tinha ouvido falar)
  7. República Democrática Árabe Sarauí (Saara Ocidental)
  8. Christiania;
  9. Tuva
  10. Aruba, Curaçao, Bonaire e São Martinho.

Existem algumas nações que muita gente acha que é país, e eles até se sentem país independente. Porém, pela contagem da ONU não são considerados países, como por exemplo: Taiwan, Ilhas Cook e Niue.

Ou seja, apesar de Taiwan ter governo próprio e instituições consideradas independentes, a China incorporou e acho que está tudo bem. Inclusive a China quer fazer isso com Hong Kong também, mas esse território não está aceitando essa incorporação sem reagir.

Já as Ilhas Cook e Niue são considerados como nações associadas à Nova Zelândia.

Outro exemplo é a Escócia, que foi um Estado independente desde a sua unificação em 843, até 1707, quando um Tratado de União foi aprovado pelo Parlamento escocês, e levou à formação do Reino Unido da Grã-Bretanha. Tem escocês que até hoje torce o nariz para isso.

Isso quer dizer que o número real oficial de países no planeta depende muito dos critérios e qual Organização está analisando.

Quantos continentes existem?

O mundo é dividido em países, que ficam em continentes.

Ao todo, o nosso planeta possui seis continentes.

  1. África
  2. Antártida
  3. Ásia
  4. América
  5. Europa
  6. Oceania
Quantos países existem no mundo? Qual é o menor país do mundo? Qual é o maior país do mundo? Existe algum povo que não tem país? Existem países que não são reconhecidos?

E qual é o menor país do mundo?

O menor país do mundo é o Vaticano. Esse país é Sede da Igreja Católica e está localizado em Roma, capital da Itália. O Vaticano possui somente 0,44km² de território.

Um outro país super pequeno e também localizado dentro da Itália é San Marino. Quem poderia imaginar que existem 2 países dentro da Itália!

Quais são os menores países do mundo:

  1. Vaticano
  2. Mônaco
  3. Nauru
  4. Tuvalu
  5. San Marino
  6. Liechtenstein
  7. Ilhas Marshal
  8. São Cristóvão e Nevis
  9. Maldivas
  10. Malta

Leia também: Roteiro de 15 dias pela Itália com San Marino, Europa

Qual é o maior país do mundo?

E no extremo oposto, o maior país do mundo é a Rússia, que possui 17 milhões de km² de área.

A Rússia é tão grande que possui 11 fusos horários diferentes.

Eu fico imaginando quando existia a União Soviética, que tinha cerca de 20 países anexados, conseguia ser maior ainda.

A Rússia é o maior país do planeta. Quantos países existem no mundo? Qual é o menor país do mundo? Qual é o maior país do mundo? Existe algum povo que não tem país? Existem países que não são reconhecidos?
A Rússia é o maior país do planeta. Quantos países existem no mundo? Qual é o menor país do mundo? Qual é o maior país do mundo? Existe algum povo que não tem país? Existem países que não são reconhecidos?

Quais são maiores países do mundo em território:

  1. Rússia;
  2. Canadá
  3. China.
  4. Estados Unidos.
  5. Brasil.
  6. Australia ;
  7. Índia
  8. Argentina
  9. Cazaquistão
  10. Argélia

Qual é o país menos populoso?

O Vaticano além de ser o menor país do mundo também é o menos populoso, com aproximadamente mil habitantes, mais ou menos.

Qual é o país mais populoso do mundo?

O país com o maior número de habitantes é a China, com 1,398 bilhão de pessoas.

Quantos países existem no mundo? Qual é o menor país do mundo? Qual é o maior país do mundo? Existe algum povo que não tem país? Existem países que não são reconhecidos?

Quais são os 10 países mais populosos do mundo?

  1. China;
  2. India 1,366 bilhão de pessoas;
  3. Estados Unidos (328 milhões),
  4. Indonésia (270 milhões)
  5. Paquistão (226 milhões) e,
  6. Brasil (213 milhões);
  7. Nigeria (206 milhões de pessoas)
  8. Bangladesh (164 milhões);
  9. Rússia (146 milhões);
  10. Mexico (130 milhões).

Nações sem territórios no mundo:

Já ouviu falar em Curdistão?

Com cerca de 500.000 km², o Curdistão está localizado em partes da Armênia, Azerbaijão, Irã, Iraque, Síria e Turquia. Os curdos são vítimas de perseguições e massacres, e reivindica a criação do Curdistão, bem ao norte do Iraque, oeste da Turquia e noroeste do Irã. Interessante que em dois destes países, o nome também refere-se a unidades administrativas internas: a província do Curdistão no Irã e a Região Autônoma Curda no Iraque.

Atualmente, os curdos são cerca de 30 milhões de pessoas e eles constituem a mais numerosa nação sem Estado no mundo.

Para nós, povo brasileiro, é muito difícil visualizar essa situação já que temos um território totalmente identificado.

Agora imagina se a gente tivesse que lutar pela criação de uma nação própria e fosse reprimido fortemente pelos governos dos países vizinhos.

Pra gente é mais difícil ainda visualizar essa situação porque o Brasil (e a população brasileira) existe a apenas 500 anos.

Veja uma lista de povos sem país próprio:

  1. Curdos: são descendentes de tribos que viviam há mais de 3 mil anos nas montanhas do que são hoje Turquia, Irã e Iraque. Apesar de ocuparem por séculos a mesma região, nunca tiveram um país, mantendo-se sob domínio político e militar de outros povos.
  2. Palestinos: descendentes dos filisteus, povo que chegou ao Oriente Médio há 14 mil anos, época em que explodiram os primeiros confrontos com israelitas, que também habitavam a região. Foram submetidos ao Império Otomano e depois pelos britânicos e agora briga por território com Israel.
  3. Tibetanos: Descendentes de pastores que vivem na região noroeste do que e hoje à China há 2 200 anos, os tibetanos costumavam viver numa sociedade dominada pela classe de sacerdotes budistas. Desde o século 13, o povo sofre a dominação de outros povos.
  4. Caxemires;
  5. Bascos;
  6. Chechenos;
  7. Catalães;
  8. Tartaros da Crimeia
  9. Escoceses
  10. Ciganos

E aí, gostou de saber quantos países existem no mundo? Você considera quantos? E quantos você já visitou?

Escreva nos comentários se você já ouviu falar de outro país que tem cara de país, mas não é país.