Muita gente que vai viajar a Paris não tem ideia por onde começar a montar um roteiro de viagem. Dessa forma, se você está planejando sua viagem pela primeira vez em Paris e não sabe como começar a criar seu roteiro, leia esse texto e se ligue nas dicas da Ingrid. Descubra aqui o que fazer em Paris em 3, 4, 5, 7 e 9 dias.

Importante: Se você precisa comprar Euros ou Dólares para uma viagem ao exterior, você tem que conhecer a Wise!
Eu viajo muito e as melhores taxas de câmbio encontro sempre na Wise. Sem falar no cartão VISA deles que pode ser solicitado gratuitamente e utilizado no exterior debitando direto da sua conta Wise internacional sem tarifas ocultas nem IOF, com praticidade e segurança.
Entre para a Wise é gratuito.

Veja as dicas da Ingrid. Ela viajou recentemente com seu noivo e a sogra e por isso tem todas as dicas fresquinhas.

Veja o perfil da Ingrid: ingridlima90. Siga ela lá no Insta e veja as viagens dela em tempo real.

Venha com a gente nesse incrível artigo e ele responderá todas as suas principais dúvidas sobre uma primeira viagem a Paris: afinal, quais são os principais passeios, vale a pena comprar o Paris Pass, onde ficar hospedo em Paris, com bom custo-benefício e muitas dicas para quem quer economizar na viagem! Afinal, Paris é uma das cidades mais caras do mundo, então vale a pena economizar por aqui.

Além desse roteiro detalhado de 9 dias, você também vai encontrar alguns roteiros que você consegue fazer em 3, 4, 5 e 7 dias em Paris, porque não! E lembre-se, se tiver alguma dúvida, deixe nos comentários, combinado?

Como chegar a Paris vindo do Brasil para fazer esse roteiro

Eu e a Ingrid estávamos em Paris na mesma época, e encontramos lá. Eu fui com meu marido e filha de 3 e depois fez 4 anos, e ela foi com a sogra e o noivo para Paris no final de abril e pegamos o auge da Primavera. Voamos de TAP, saindo do Rio com escala em Lisboa.

Compre sua passagem para Paris pelos Passagens Promo e parcele em várias vezes.

Seguro viagem para seu Roteiro em Paris de 3, 4, 5, 7, 9 dias acontecer:

Você sabia que para você entrar em Paris e na França para fazer esse lindo roteiro você precisa de um seguro viagem para viajar à Europa?

Então reserve o seguro viagem com desconto. Não esqueça de ativar o cupom de desconto na hora que clicar no link:

O seguro não é apenas obrigatório, mas também uma ótima maneira de garantir uma viagem mais tranquila. – VER PREÇOS

1° dia. 

Roteiro em Paris de 3, 4, 5, 7, 9 dias: Começaram o dia com um delicioso passeio a pé por Montparnasse e visita a Torre de Montparnasse.

Veja o relato da Ingrid:

Chegamos em Paris por volta de meio dia no aeroporto de Orly e, apesar das diversas opções de transporte público disponíveis, optamos por pegar um uber do aeroporto para o hotel, tanto por conta das malas, quanto por estarmos com a minha sogra, que já é idosa.

Nos hospedamos em Montparnasse no 14 ème (arrondissement ). No final do texto ela vai falar mais sobre o hotel escolhido.

Chegamos no hotel, deixamos as malas e já saímos em busca de algum restaurante para almoçar, enquanto não abria o check in.

A região de Montparnasse é incrível e oferece infinitas opções de restaurantes, mercados, transportes e comércio em geral. O que me surpreendeu, visto que, sendo um bairro às margens da cidade, me deu a impressão de que seria um lugar com menos opções.

Almoçamos em um restaurante muito charmoso na Av. du Maine, voltamos para o hotel, fizemos o check in, tomamos banho e resolvemos começar a fazer nosso roteiro, indo até a Torre de Montparnasse. Fomos caminhando, conhecendo a cidade e ouvindo as histórias da minha sogra, que já viveu por lá e conhece bem a cidade luz.

Chegando na Torre de Montparnasse, compramos os ingressos na hora e subimos. Cada ingresso custou por volta de 20 euros para cada um.

Do alto da torre temos uma vista panorâmica 360° de toda a cidade. É incrível. Dá para ver a Torre Eiffel, a Basílica de Sacré Cœur e toda a cidade. Dizem ser o prédio mais feio de Paris, mas é inegável que é a melhor vista da cidade que se pode ter. 

Além da vista incrível, o espaço oferece um restaurante, lanchonete, loja de souvenir, um pôr do sol maravilhoso e, dizem que a noite rola uma baladinha, mas não conferi porque o pessoal ficou com frio, cansado e fomos embora.

Leia também dicas para complementar informações sobre esse roteiro: Paris em Abril: Clima, o que vestir, o que fazer e mais

Vejas as experiências que você pode se interessar:

Compre aqui com toda praticidade, conforto e segurança: Ingresso da Torre Montparnasse

Roteiro em Paris de 3, 4, 7, 9 dias
Começamos nosso Roteiro em Paris pela torre de Montparnasse. Torre Eiffel vista do terraço superior da torre de Montparnasse

Logo mais abaixo vou colocar o hotel em que nos hospedamos nesse roteiro , não perca.

2° dia. 

Roteiro em Paris de 3, 4, 5, 7, 9 dias : Caminhada pela Champs-Élysées do Arco do Triunfo até a Praça da Concórdia; parada no Tuileries, passeio de Bateaux Mouches, caminhada pelo Sena até a Torre Eiffel e arredores.

No segundo dia do roteiro em Paris, acordamos, tomamos nosso café no hotel (o que deixamos de fazer depois) e, pela parte da manhã, fomos os 3 fazer o roteiro da sogra que era ir de metrô até o arco do triunfo e descer pela Champs-Élysées até a praça da Concórdia. 

Falando em metrô, nesse dia pegamos a linha 6. Meus amigos, usem a linha 6 pelo menos uma vez em sua viagem. Ela passa por cima do Rio Sena, na ponte Bir-Hakeim (Sim! Aquela do filme “Inception” do DiCaprio) e a vista, é de cair o queixo e encher os olhos. 

Durante seu roteiro Não deixe de contratar gratuito: Free tour por Paris em espanhol

Roteiro em Paris de 3, 4, 7, 9 dias
Vista do metrô da linha 6!

Como se locomover em Paris durante o roteiro

Ainda falando em transportes, como ficaríamos bastante tempo na cidade, optamos por comprar o cartão Navigo Découverte, que é um cartão aceito em basicamente todos os transportes públicos de Paris e região. Você pode escolher quais zonas o seu cartão cobrirá! Como estávamos com intenção de visitar o Palácio de Versalhes e outros lugares mais distantes, pegamos o cartão que cobria as zonas de 1 a 5. 

O Navigo pode ser comprado nas estações de metrô. O cartão custa 5 euros e, como pegamos para a semana inteira, pagamos mais €22,80 para cada. O Paris Navigo deve ser usado por semanas completas, ou seja, de segunda a domingo e é necessário levar uma foto 3×4 para colar no seu cartão. Minha sogra não colou a foto e, ao pedir informação a um guarda no metrô, ganhou um belo esporro em francês. Coitada rs

Para quem vai fazer um roteiro em Paris de menos dias e ficar pouco tempo na cidade e/ou pretende utilizar pouco transporte público, sugiro recorrer a outros tipos de tickets, como o T+, por exemplo.

Roteiro em Paris de 3, 4, 7, 9 dias
Cartão do Navigo Découverte para seu roteiro em Paris ficar ótimo

Voltando ao nosso passeio durante o roteiro… descemos na estação Charles de Gaulle – Étoile e fomos ver o Arco do Triunfo. Atravessamos pela passagem subterrânea que leva, em segurança, até o arco. Pelo amor da deusa não tentem atravessar pela rua. O risco de acidente é altíssimo!

Roteiro em Paris de 3, 4, 7, 9 dias
Arco do Triunfo visto da Champs-Élysées

Depois que vimos o arco, que por si só já é uma coisa linda, fomos descendo devagar pela Champs-Élysées, aproveitando o dia que estava lindo e namorando as vitrines (mas só namorando mesmo rs).

Roteiro em Paris de 3, 4, 7, 9 dias
Arco do Triunfo visto da Champs-Élysées

Quando chegamos na praça da Concórdia, resolvemos conhecer o Jardin des Tuileries, que já adianto, se tornou nosso cantinho preferido de Paris. No parque há lagos com espreguiçadeiras para deitar e aproveitar um solzinho, restaurantes, lanchonetes, diversas esculturas lindíssimas e as árvores todas muito bem enfileiradas (a virginiana agradece rs). Além do Musée de l’Orangerie, que fica dentro do Tuileries.

Roteiro em Paris de 3, 4, 7, 9 dias
Conje” curtindo um solzinho de primavera no Tuileries. Um roteiro em Paris durante a primavera é tudo de bom.

Descansados, ficamos entre ir em direção ao Louvre ou descer pela margem do Sena até a Torre Eiffel. Escolhemos passear pelo Sena.

Fomos descendo pela margem direita do Rio Sena, conhecendo e curtindo a cidade, as pontes do Sena, a arquitetura da cidade… um passeio delicioso.

O que fazer em Paris: passeio de barco (Bateaux Mouches)

Em dado momento, passamos pela estação do Bateaux Mouches e decidimos embarcar para ver mais da cidade. Compramos os bilhetes para cada e o passeio dura cerca de 1h. Sentamos na parte superior do barco e curtimos um passeio muito gostoso em um dia lindo pela cidade.

Durante seu roteiro, contrate por aqui e se apaixone: Passeio de barco pelo Sena

Roteiro em Paris de 3, 4, 7, 9 dias
Na proa do Bateaux Mouches com a Ponte Alexandre III e a Torre Eiffel ao fundo

Após o passeio de barco, desembarcamos e seguimos nosso caminho a pé em direção a Torre Eiffel.

Reserve e Compre aqui: Ingresso do 2º andar da Torre Eiffel sem filas

Roteiro em Paris de 3, 4, 7, 9 dias
Avenue de New York
Roteiro em Paris de 3, 4, 7, 9 dias
Primeira vez vendo a torre de perto. E esse céu, gente? 

Quando finalmente chegamos na torre, demos uma volta pelos arredores para conhecer. Confesso que a primeira impressão não foi das melhores. Tudo estava MUITO cheio, com muitos ambulantes querendo empurrar seus produtos em todos os idiomas possíveis e imagináveis rs, filas em todas as barraquinhas, mas nada tirava o charme da Dama de Ferro. 

Depois de tanto andar, resolvemos parar para comer algo e acabamos caindo em um restaurante na Rue de Buenos Aires, bem ao lado da torre, mas com uma comidinha gostosa e garçons simpáticos.

Roteiro em Paris de 3, 4, 7, 9 dias
Foto de blogueira cansada na Rue de Buenos Aires

Como era o aniversário da sogra, tratamos logo de voltar ao hotel para encontrá-la e termos um jantar de aniversário.

3° dia. 

Roteiro em Paris de 3, 4, 5, 7, 9 dias: (Orsay, Sainte Chapelle, Notre Dame, Île de La Citè, Fim de tarde em um restaurante a beira do Sena)

No nosso terceiro dia, pela manhã, resolvemos visitar o imperdível Musée d’Orsay, mas antes de falar dele, vou falar sobre o Paris Museum Pass.

O Paris Museum Pass (PMP) é um cartão turístico que dá direito a entrada, sem filas (très chic!) em diversos museus e monumentos de Paris e Região. Pode ser comprado para 2, 4 ou 6 dias. Mais informações compre aqui o Paris Museum Pass.

Nós compramos para 4 dias, pois queríamos visitar o maior número de museus e monumentos possível. Ao final da viagem, com a quantidade de lugares que visitamos, o PMP foi um baita custo benefício.

Voltando ao Orsay… chegamos lá, dissemos que tínhamos o PMP e pegamos uma entrada preferencial (VIP) que nos poupou uma vida em fila. Porque se tem um negócio em Paris, esse negócio é fila. Haja fila!!! O PMP é uma maravilha nesse sentido.

O Orsay por si só é uma obra de arte. O museu está instalado em uma antiga estação de trem e mantém a estrutura da antiga estação.

O museu abriga diversos quadros, esculturas e, entre outras, obras de Van Gogh, Monet, Cézanne, Degas, Maurice Denis e Odilon Redon. Existem também exposições temporárias que ocorrem paralelas à exposição permanente. Quando fomos, a exposição temporária era de Gaudí. Muito bacana!

Compre aqui o Ingresso do Musée d’Orsay

Roteiro em Paris de 3, 4, 7, 9 dias
O famoso relógio do Orsay.

Passamos cerca de 4 horas no Orsay e, quando saímos, fomos caminhando em direção a Île de la Cité, pois queríamos ver a famosa Notre Dame, mesmo que ainda em obras. 

Sainte Chapelle

No meio do caminho paramos para almoçar e seguindo nosso caminho, vimos uma pequena aglomeração e nos demos conta de que era a fila para entrar na Sainte Chapelle. Confirmamos que fazia parte das atrações inclusas no PMP, chegamos na entrada, falamos com o moço que queríamos visitar e que tínhamos o PMP. Na mesma hora, passamos na frente de todos e entramos.

A Sainte Chapelle é uma coisa de outro mundo de tão linda! É uma capela gótica construída no século XIII por Luís IX. Os vitrais são a principal atração e, mesmo em obras, como muitas coisas em Paris, não perdeu seu charme e vale sim a visita. Uma visita rápida e deslumbrante!

Reserve aqui o Ingresso da Sainte-Chapelle sem filas

Roteiro em Paris de 3, 4, 7, 9 dias
Interior da Sainte Chapelle

Quando saímos da Sainte Chapelle seguimos em direção a Notre Dame. A primeira impressão é impactante. Fiquei imaginando o quão linda é a igreja por dentro, mas como ainda está em obras devido ao incêndio de 2019, não pudemos visitar nem a igreja nem seus jardins. Serei obrigada a voltar em Paris quando finalizarem as obras. Lembrem-se, Paris é para visitar 1, 2, 5, mil vezes!

Roteiro em Paris de 3, 4, 7, 9 dias
Notre Dame cercada por tapumes

Mas, mesmo em obras, Notre Dame recebe muitas visitas, e seus arredores são cheios de vida, com artistas diversos, turistas, etc. 

Depois visitamos a pontinha da Île de la Cité porque eu queria porque queria sentar embaixo da árvore da pontinha da ilha e ver a vida passar. Consegui sentar debaixo da árvore? Não consegui porque, como diz minha mãe, eu não sou todo mundo e, quando chegamos lá tinha um pessoal com sacos de dormir, cadeiras e até com rede na árvore. kkkrying

Roteiro em Paris de 3, 4, 7, 9 dias
A famosa árvore.

Me contentei em sentar na lateral da ilha e ficamos lá por um bom tempo. 

Roteiro em Paris de 3, 4, 7, 9 dias
Lateral da Île de La Cité

Nesse meio tempo, combinamos de encontrar a Elizabeth e família, que coincidentemente estavam lá na mesma época, e fomos procurar um barzinho na beira do Sena para aproveitar com eles o fim de tarde.

Contrate aqui: Degustação de vinhos e queijos

Roteiro em Paris de 3, 4, 7, 9 dias
Que panelinha rs. Conexão Rio de Janeiro X Paris. num Roteiro de 3, 4, 5, 7, 9 dias
Roteiro em Paris de 3, 4, 7, 9 dias
Fim de tarde.

4° dia. 

Roteiro em Paris de 3, 4, 5, 7, 9 dias: (Sacre Coeur, passeio por Montmartre, almoço na Place du Tertre, Moulin Rouge, Galeries Lafayette, parte externa da Opéra de Paris, parte externa do Louvre)

Acordamos cedo, tomamos café e partimos para Montmartre. Queríamos muito visitar a Basílica de Sacré-Cœur e flanar pelo famoso Montmartre. Saímos do metro, pedimos ajuda ao google maps, que nos jogou por um caminho não usual e, meus amigos, quantas escadas subimos para chegar até a igreja. Haja canela! rs

Que tal um Super e gratuito passeio a pé (Free Tour) por Montmartre?

Roteiro em Paris de 3, 4, 7, 9 dias

Eu e a sogra subindo os últimos lances de escadaria para, FINALMENTE, chegarmos a Basílica. Confesso que ver a Basílica surgindo aos poucos compensou o esforço.

A entrada na Basílica é gratuita. Eu amo visitar igrejas, amo a arquitetura, a história e sempre aproveito para acender uma velinha e pedir por mim e pelos meus entes queridos. Em todo cantinho que visito, sempre que vejo uma igreja, corro pra entrar. rs 

Mas a Sacre Coeur me bateu diferente. A energia daquele lugar é surreal, além da igreja ser lindíssima por si só. Me emocionei bastante lá dentro nessa primeira visita e eu nem sou católica. 

Que tal uma Visita guiada por Sacré Coeur

Roteiro em Paris de 3, 4, 7, 9 dias

Eu aproveitando para fazer minhas preces.

Roteiro em Paris de 3, 4, 7, 9 dias
Interior da Basílica. (depois dessa placa não pode mais tirar fotos.)

Depois que saímos da Basílica, fomos passear por Montmartre, que é um dos bairros mais charmoso e boêmio por demais, que fica no alto de uma colina garantindo vistas lindas de Paris. Pesquisando sobre o bairro, descobri que artistas como Salvador Dalí, Van Gogh e Monet já viveram por lá! Que chique.

Caminhamos pelo bairro visitando alguns pontos interessantes, vendo lojinhas e nos encantando pelas ruas desse bairro que é um charme só!

Almoço em Montmartre

Decidimos almoçar da Place du Tertre, uma praça charmosa no coração de Montmartre, que é um reduto de artistas que fazem pinturas, caricaturas e demais artes ali mesmo na praça para todos verem, além de várias opções de restaurantes. É uma coisa linda!

Almoçamos na praça, comi um crepe (afinal, estava em Paris!), vimos as artes, as lojinhas de souvenir e fomos caminhando para a parte baixa do bairro.

Roteiro em Paris de 3, 4, 7, 9 dias
Quadros pintados na hora na Place du Tertre.
Roteiro em Paris de 3, 4, 7, 9 dias
Conje flanando por Montmartre. Podia ser uma foto minha, mas ele não tira boas fotos rs

Ah, sim! Não posso deixar de comentar para que fiquem espertos nas escadarias que dão acesso a Basílica. Há alguns golpistas, geralmente dos dois lados da escadaria que dão o famoso golpe da pulseira. Fiquem atentos e não deixem eles pegarem nos seus braços.

Depois de Montmartre, fomos andando até a frente do famoso Moulin Rouge, mas vimos só por fora mesmo. O interessante é que a rua do Moulin Rouge é uma espécie de “red light district” cheia de sex shops, casas de shows eróticos e afins. Foi uma coisa que me surpreendeu, pois não esperava encontrar uma rua assim por lá rs 

Contrate aqui: Ingressos do Moulin Rouge

Roteiro em Paris de 3, 4, 7, 9 dias
O famoso Moulin Rouge

Veja aqui nosso jantar em Montmartre. Não deixe de ativar o sininho e se inscrever no canal. É muito importante para que a gente continue a produzir conteúdo de qualidade.

Assista nosso Jantar em Montmartre

Visita ao Museu do Louvre e Galeries Lafayette Haussmann

De lá seguimos em direção ao Louvre para conhecer a parte externa e nos certificar de que nossa reserva de horário para a visita no dia seguinte estava correta. Também fomos caminhando (caminhamos demais nessa viagem!) para conhecer melhor a cidade e aproveitar que estava um clima muito agradável com dias lindos.

No caminho para o Louvre, decidimos entrar na Galeries Lafayette Haussmann. Fiquei um pouco chocada, confesso. Achei que seria uma espécie de shopping que teria uma Dior, mas que também teria uma Renner, um lugar mais democrático. Descobri, com tristeza, que a Dior é uma das lojas menos absurdas de lá. (Pro meu bolsinho, né?)

Choque a parte, a galeria é lindíssima e tem o plus do rooftop que tem uma vista linda da cidade. Para a nooooooossa alegria, o acesso a ele é gratuito! rs No rooftop também tem um restaurante, mas não conhecemos pois estava fechado.

Roteiro em Paris de 3, 4, 7, 9 dias
Cúpula da Galeria. Coisa mais linda! ò a Dior ai! ¬¬
Roteiro em Paris de 3, 4, 7, 9 dias
Vista do rooftop. Ópera de Paris e a Dama de Ferro.

Saímos da Galeria, ainda em direção ao Louvre e passamos em frente a Ópera de Paris que, meus amigos, é uma coisa espetacular. Lembra um pouco o nosso Teatro Municipal do Rio de Janeiro, mas é mais grandiosa e com mais detalhes. Numa próxima visita, quero conhece-la por dentro e, quem sabe, até assistir a um espetáculo.

Roteiro em Paris de 3, 4, 7, 9 dias
Opera de Paris

Seguimos caminhando e, finalmente, chegamos ao Louvre. Confirmamos nossa reserva e ficamos passeando pela área externa onde ficam as pirâmides. Mesmo que você não queira ou não tenha tempo de visitar o Louvre, esse passeio pela parte externa vale a pena demais.

Reserve aqui: Visita guiada ao Museu do Louvre

Roteiro em Paris de 3, 4, 7, 9 dias
Pirâmides do Louvre 

Ficamos por ali, passeando, vendo os detalhes do prédio do Louvre, tirando algumas fotos, paramos pra comer um pain au chocolat e tomar um chocolat chaud. Fomos caminhando pelo Tuileries (já disse que amamos aquele lugar?), aproveitamos para deitar nas espreguiçadeiras do lago e esperar a hora de ir para a casa de uma amiga da época da faculdade, para terminar a noite regada a vinho, queijos, baguetes e poker. 

5° dia.

Roteiro em Paris de 3, 4, 5, 7, 9 dias: (Louvre, Rue du Rivoli, Place Vendôme e Picnic no campo de marte)

Este foi o dia da nossa visita ao Louvre. O dia estava L.I.N.D.O, seria um dos mais quentes do ano até então, céu azul, zero chuva… todos questionando como diabos a gente ia se enfiar em um museu o dia todo com uma diazão daqueles… Mas já estava agendado e, vamos combinar, somos cariocas. Estamos cansados do calor e mega acostumados com dias lindos. Fomos para o Louvre felizes da vida.

Descemos na estação Palais Royal/Musée du Louvre do metrô e fomos direto pro Carrousel du Louvre, um shopping subterrâneo, onde fica a pirâmide invertida e tem uma das entradas do museu. Não somos bobos nem nada, então já fomos com a intenção de evitar a fila IMENSA que se forma na entrada principal, que é na pirâmide grande. Sério, gente, a não ser que vocês amem fila, evitem essa entrada! Tem essa entrada pelo Carrousel direto pelo metrô e também mais duas entradas uma de cada lado do pequeno arco do triunfo que fica do outro lado da rua da pirâmide principal.. é só descer as escadas.

Reserve aqui: Visita guiada ao Museu do Louvre

Roteiro em Paris de 3, 4, 7, 9 dias
Pirâmide invertida e atrás, uma das entradas para o museu. Vejam, zero filas rs
Roteiro em Paris de 3, 4, 7, 9 dias
Dentro da Pirâmide principal. Coisa mais linda!

O Louvre é um MUNDO!

Então minhas sugestões são: separe um dia para visitar o museu com calma, sem muitos outros compromissos. Determinem mais ou menos quais obras querem ver, alinhem as expectativas com quem vai junto, porque ficar perambulando perdido pelo museu pode ser muito cansativo e frustrante. Por último, mas não menos importante, aluguem o audio guide. Além de comentar e apontar as principais obras, ele tem um mapa interativo que nos ajuda com a locomoção dentro do museu, o que facilita demais a vida! Se não me engano o aluguel custa 6 euros.

No mais, curtam demais o museu. Ele é incrível! Muitas das principais obras de arte da história da humanidade estão naquele lugar. Ah! E não esqueçam de olhar para o teto das salas. São uma obra de arte à parte.

Roteiro em Paris de 3, 4, 7, 9 dias
Nós e Gioconda
Roteiro em Paris de 3, 4, 7, 9 dias
Roteiro em Paris de 3, 4, 7, 9 dias
Roteiro em Paris de 3, 4, 7, 9 dias
Roteiro em Paris de 3, 4, 7, 9 dias
Roteiro em Paris de 3, 4, 7, 9 dias
Pausa no rolé para descansar e recarregar os celulares. É assim que o Louvre deixa as pessoas rs
Roteiro em Paris de 3, 4, 7, 9 dias
Saída do Louvre. Finalmente o conje tirou um fotão!

Piquenique no Campo de Marte

Quando saímos do Louvre, ficamos mais uma vez pelo pátio, tiramos mais algumas fotos e fomos procurar algum lugar para almoçar enquanto esperávamos a hora do piquenique na torre que prometemos a #IaraPorAi dias antes. Promessa pra criança é dívida!

Depois do almoço fomos andando pela Rue du Rivoli, que parece uma Nossa Senhora de Copacabana na época do Natal, mas que minha sogra ama por demais. Passamos pela Place Vendôme para a sogra ver as vitrines (ô, bicha consumista!), mas grazadeus, estava tudo fechado! rs Pegamos o metrô e fomos em direção ao Campo de Marte para encontrar com o pessoal e ter nosso piquenique.

Roteiro em Paris de 3, 4, 7, 9 dias
Coisa mais linda esse lugar!

Nosso picnic foi um sucesso, com muita fartura, bom papo… o dia estava fresco, dava até para ficar sem casaco. Acho que foi o melhor dia da viagem para esse tipo de programa. Ficamos lá comendo e papeando até a hora da torre piscar, o que, nessa época, acontece lá pelas 23h.

O clima pelo Campo de Marte estava ótimo! Tava rolando até um casamento por lá! rs

Roteiro em Paris de 3, 4, 7, 9 dias
Nosso registro desse dia bacana.
Roteiro em Paris de 3, 4, 7, 9 dias
Eu e o conje tentando uma foto romantica, mas sem muito sucesso! hahaha
Roteiro em Paris de 3, 4, 7, 9 dias

Placas da prefeitura pedindo a colaboração do pessoal para acabar com os ratos jogando lixo no lixo. Vi algumas espalhadas pela cidade e aparentemente tem dado certo, pois em 9 dias em Paris, só vi um único ratinho.

Roteiro em Paris de 3, 4, 7, 9 dias
Ah, essa Dama de Ferro…

6° dia.

Roteiro em Paris de 3, 4, 5, 7, 9 dias: Nossa ideia inicial era visitar o Palácio de Versalhes, mas desistimos e resolvemos aproveitar nosso último dia de Museum Pass visitando outros lugares em Paris mesmo.

Mas lembre-se, se é a sua primeira vez em Paris o Palácio de Versalhes é uma das atrações “must go” ou seja, é  algo imperdível, combinado?

Contrate aqui a sua Visita ao Palácio de Versalhes (sem transporte)

Já aqui contrate com todo conforto uma Excursão ao Palácio de Versalhes com  audioguia em português e Transporte de ônibus de luxo com ar–condicionado.

Então acordamos e resolvemos ir ao Museu do Rodin e que ideia acertada! O museu é lindíssimo, pequeno, gostoso de visitar e os jardins são um caso à parte com seus  3 hectares repletos de belezas e esculturas lindíssimas.

Roteiro em Paris de 3, 4, 7, 9 dias
Fachada do Museu do Rodin
Roteiro em Paris de 3, 4, 7, 9 dias
        O Pensador                                               
Roteiro em Paris de 3, 4, 7, 9 dias
    O Beijo
Roteiro em Paris de 3, 4, 7, 9 dias
Jardins do museu

O que fazer em Paris: Jardim de Luxemburgo

Depois do Museu do Rodin, fomos em direção ao Jardim de Luxemburgo. Passeamos por lá, que é bem bonito e tem quadras, parquinhos, pôneis para as crianças passearem, barquinhos no lago, além do Palácio de Luxemburgo. Resolvemos almoçar por lá mesmo no La Terrasse de Madame, que é um restaurante muito agradável que fica dentro do jardim e que foi onde comi o melhor hambúrguer da viagem. Ficamos um tempo pelos jardins descansando e batendo papo. Um lugar bem agradável.

Roteiro em Paris de 3, 4, 7, 9 dias
Palácio de Luxemburgo

Saímos de lá e fomos em direção ao Panthéon na intenção de visitar, mas quando chegamos já estava fechado, então só nos conhecemos por fora mesmo.

Contrate aqui: Ingresso do Panteão de Paris sem filas

Roteiro em Paris de 3, 4, 7, 9 dias
Panthéon Paris

Depois descemos caminhando em direção ao Quartier Latin, passando pela universidade de Sorbonne, mas não antes sem parar em uma loja de jogos porque o conje é o louco do jogos e, como a viagem tem que ser bacana para todos, fizemos a vontade do menino.

Roteiro em Paris de 3, 4, 7, 9 dias
Criança feliz

O que fazer em paris: visitar a livraria Shakespeare and Company

Seguindo nossa caminhada, passamos em frente ao Museu de Cluny, um museu de arte medieval, bem interessante. Mais a frente entramos em mais uma igreja e seguimos em direção a Shakespeare and Company. A livraria fica ao lado de um café do mesmo nome. Eu estava doida para tomar um café, mas, pra variar, estava fechado e a fila para entrar na livraria estava gigante (já falei que o que mais tem em Paris é fila?) e então desistimos da visita.

O que fazer em paris: Subir no Arco do Triunfo

Seguimos caminhando em direção ao metrô, passamos mais uma vez por Notre Dame (porquê não?) e fomos em direção ao Arco do Triunfo. Nesse dia subimos para apreciar o pôr do sol e, olha, eu recomendo demais. O alto do arco tem uma das vistas, seguramente, mais lindas de Paris.

Chegamos no arco e entramos na fila, dessa vez o PMP não nos livrou da danada. Depois de passar por uma revista de segurança, começamos a subir pelas escadas. São cerca de 300 degraus e 50 metros de altura.

Que tal adquirir o Ingresso do Arco do Triunfo sem filas

Roteiro em Paris de 3, 4, 7, 9 dias
Sol quase se pondo
Roteiro em Paris de 3, 4, 7, 9 dias
Nao acabava nunca rs
Roteiro em Paris de 3, 4, 7, 9 dias
Casal feliz em Paris!

Ficamos lá apreciando a vista, batendo papo e esperando o por do sol. Quando o sol se pôs, o pobre do conje já estava morrendo de frio, então resolvemos descer. No piso inferior, passamos numa lojinha de souvenir e compramos algumas coisinhas, então descemos… mais uma vez encarando os milhões de degraus rs.

Esse foi o nosso último passeio usando o Museum Pass, pois ele expirava naquele dia. Achamos que valeu muito a pena adquirir o passe.

Adquira aqui o Paris Pass: Esse super cartão permite o acesso gratuito a mais de 75 atrações de Paris, incluindo o Palácio de Versalhes, o ônibus turístico, o Museu do Louvre, subida à Torre Eiffel, um cruzeiro pelo Sena e muito mais. É muito Imprescindível! Veja mais informações e não deixe de contratar

Leia mais dicas sobre subir o Arco do Triunfo com crianças. Não deixe de seguir o blog no Instagram e acompanhar nossas incríveis viagens pelo mundo.

7° dia. Aluguel de Bicicleta por Paris

Roteiro em Paris de 3, 4, 5, 7, 9 dias: Aluguel de Bicicleta por Paris

Era um sábado e combinamos com um amigo do Thiago, que mora em Bruxelas, de ir nos visitar em Paris. Como era a primeira vez dele lá e, como nós já tínhamos rodado bastante, acabamos por repetir alguns lugares com ele.

Nos encontramos na praça da Concórdia e fomos tomar café no Tuileries (amo!)

Roteiro em Paris de 3, 4, 7, 9 dias

Tive que dividir meu café da manhã com esse danadinho que voava até a minha mão para pegar pedacinhos de pão e, quando eu parava de dar, ele ficava me olhando e piando como quem diz “Bora, kirida. Me dá mais!” kkkkkkkkkk

Roteiro em Paris de 3, 4, 7, 9 dias
Louvre visto do Tuileries

O dia estava lindo demais! Caminhamos do Tuileries até as piramides do Louvre, depois descemos pro sena e caminhamos pela margem dele até Notre Dame (Não! Não cansamos rs)

Roteiro em Paris de 3, 4, 7, 9 dias
Paris em um sabado de sol
Roteiro em Paris de 3, 4, 7, 9 dias

Antes da Notre Dame passamos de novo na Shakespeare and Company porque eu não tinha desistido de tomar o meu café lá! E, finalmente, conseguimos. Sentamos lá, fizemos um pequeno lanche.

Roteiro em Paris de 3, 4, 7, 9 dias
Felizínea eu e meu cafezinho na pose fake de blogueirinha pq o café mesmo fica do lado da livraria rs

Por fim, passamos por Notre Dame e pegamos o metrô em direção a Montmartre onde almoçamos e, dessa vez, subimos pela rua certa, sem encarar a escadaria infinita. rs

Fomos mais uma vez na Sacre Coeur para o amigo do conje conhecer e seguimos flanando pelo bairro. Almoçamos por lá em um restaurante muito ruim, o que foi bem triste. Poderíamos almoçar em um restaurante ótimo na Place du Tertre? Sim! Mas os dois lindos, num final de semana ensolarado de primaveram EM PARIS, acharam que a praça estava muito cheia… Vai entender, né? rs

Roteiro em Paris de 3, 4, 7, 9 dias
Pelo menos o dia estava lindo rs

Saímos de Montmartre e fomos encontrar aquela minha amiga da faculdade na parte da tarde, pois combinamos um role de bike com ela e o marido por Paris.

Todos reunidos, alugamos nossas Velib, que são tipo as bikes do Itaú que temos em algumas cidades do Brasil, e partimos pra nossa aventura pelas ruas de Paris. 

Não deixe de contratar: Tour por Paris de bicicleta

Roteiro em Paris de 3, 4, 7, 9 dias

Esse foi mais ou menos o nosso trajeto (O gps estava louco. Relevem!) no meio das ruas de Paris, competindo com os carros, subindo a Champs-Élysées, passando em frente ao Trocadéro e dando de cara com a belíssima torre Eiffel. O Clément, companheiro da minha amiga, que foi nosso guia no role de bike é um parisiense nato e muito arrojado nas suas pedaladas. Eu amei, mas a galera ficou com um pouco de medo! hahhahah. Muitas pessoas recomendam um tour de bicicleta, pois dessa forma pode ser mais seguro.

Todos vivos, sãos e salvos, terminamos nosso passeio de bike em frente a École Militaire onde nos despedimos da Dani e do Clément.

Vou deixar algumas fotos desse rolê

Roteiro em Paris de 3, 4, 7, 9 dias
Roteiro em Paris de 3, 4, 7, 9 dias
Roteiro em Paris de 3, 4, 7, 9 dias
Roteiro em Paris de 3, 4, 7, 9 dias

Seguimos, então, eu, Thiago e Thyago (pense numa loucura ficar chamando “Thiago” e os dois responderem kkkkk).

Como o Thyago, o amigo, ainda não tinha visto a dama de ferro de perto, resolvemos então fazer mais um picnic no Campo de Marte (por mim, tinha feito todos os dias rs). Deixamos nossa bikes na estação e seguimos para o mercado comprar nossos quitutes. Vocês não fazem ideia do que dá para comprar com 10 euros. Eu ficava chocada. Alegre por gastar pouco e triste de pensar que, por aqui, a mesma compra daria 200 reais ou mais kkkrying

Ficamos pelo Campo de Marte, mais uma vez, até a torre piscar e então voltamos para a região do hotel procurar algum lugar para jantar.

Não deixe de contratar: Tour por Paris de bicicleta

Roteiro em Paris de 3, 4, 7, 9 dias
Roteiro em Paris de 3, 4, 7, 9 dias

8° dia.

Roteiro em Paris de 3, 4, 5, 7, 9 dias: Jardin des Plantes

Era um domingo e, pela manhã, fomos ao Jardin des Plantes aproveitar que ainda tava florido e bonito por conta da primavera. Uma gracinha de parque, com diversos tipos de flores e plantas e lá também fica o zoológico de Paris, mas não visitamos.

Roteiro em Paris de 3, 4, 7, 9 dias
Roteiro em Paris de 3, 4, 7, 9 dias
Roteiro em Paris de 3, 4, 7, 9 dias
a quinta série vive! hahahahah
Roteiro em Paris de 3, 4, 7, 9 dias
A quinta série vive demais hahahahah

Minha sogra queria visitar a Bastilha, então ela e o conje foram de metrô, enquanto Thyago e eu pegamos mais uma vez a Velib e fomos pedalando.

Roteiro em Paris de 3, 4, 7, 9 dias
Obelisco da Praça da Bastilha

Visitamos uma feirinha ali perto da praça, compramos umas coisinhas e seguimos a pé em direção ao Marais, que é um bairro muito charmoso. Visitamos alguns pontos de interesse no bairro e almoçamos por lá.

Roteiro em Paris de 3, 4, 7, 9 dias
Place des Vosges

Depois seguimos… adivinhem? Para o Tuileries rs Mais uma vez eu e Thyago de bike. Resolvemos ir pelo Sena e não foi uma boa ideia, pois num domingo de sol, ninguém conseguia andar por ali, muito menos de bicicleta. Mas a pé é um passeio bacana. As margens do rio ficam lotadas, com muitas atrações artísticas, muita vida, bares, dentre outros atrativos.

Roteiro em Paris de 3, 4, 7, 9 dias
não é muito fácil pedalar num domingo de sol pelo Sena rs

Ficamos no parque curtindo uma sombra e descansando enquanto esperávamos a hora do trem do Thyago partir para Bruxelas.

Deixamos o THyago na estação e tentamos entrar no Angelina em frente ao Tuileries sem sucesso pq a fila estava gigantesca.

Roteiro em Paris de 3, 4, 7, 9 dias
A fila pra entrar no Angelina. Deus me free. Ficou pra próxima rs. Angelina é uma das mais procuradas e famosas casas de chá de Paris  localizada sob as arcadas da rue de Rivoli.

Fomos caminhando, mais uma vez, pelas margens do Sena e seguimos para o bairro do hotel jantar, pois no dia seguinte, iríamos visitar a casa de Monet.

Roteiro em Paris de 3, 4, 7, 9 dias
Curtindo uma brisa no Sena. 

9° dia: Monet em Giverny

Roteiro em Paris de 3, 4, 5, 7, 9 dias

No nosso último dia na França, resolvemos visitar a casa de Monet em Giverny. A Elizabeth já falou sobre e explicou tudo direitinho, então só darei minhas impressões.

Primeira e, talvez, mais importante… se puderem comprem passagem de primeira classe no trem. A classe econômica é O CAOS! Não tem lugar marcado, as pessoas colocam as malas nas poltronas ocupando tudo e você que lute indo em pé, apertado entre malas, separado de quem está com você, junto com cachorro, gato, periquito, papagaio (não estou exagerando)… Me senti num trem da Central. rs Fora que o espaço entre as poltronas é bem apertado e você fica numa situação um tanto constrangedora que é ir de frente e com as pernas entrelaçadas com um estranho durante a viagem. E olha que somos baixinhos kkkkkk

Segundo… de Vernon, temos que ir para Giverny, que é onde fica a casa de Monet. Em frente à estação tem um ônibus que leva para Giverny que custa 5 euros cada perna, além de um trenzinho que leva para dar um rolê por Vernon. Como estávamos em 3, sendo uma idosa, resolvemos ir de uber, que deu coisa de 13 euros cada perna. Saiu até mais em conta, além de não ter que ficar esperando horário de ônibus, etc.

Ah! Também tem a opção de ir de Vernon a Giverny de bicicleta. Eu fiquei LOUCA para ir de bike, mas sozinha faltou um pouco de coragem. Em frente a estação de Vernon tem locadoras de bicicletas. Se não me engano, o aluguel custa 10 euros o dia inteiro. Assisti alguns vídeos e o caminho é lindo, Quem sabe numa próxima.

Fomos para lá numa segunda feira. Não sei se por ser segunda, ou pelo horário (pq lá eles são chatos com horário. Carioca tá acostumado a chegar às 17h num restaurante, pedir almoço e ter. Lá não tem isso rs), em Vernon estava tudo fechado. Rodamos meia cidade e só conseguimos comer num fast food com uma decoração mega brega inspirada nos EUA. Numa cidade histórica da França, comer hambúrguer num restaurante com temática estadunidense com direito a boneco de jogador de baseball gigante foi triste, mas ok, enchemos a barriguinha. 

Erramos feio, erramos rude em ir para Vernon procurar comida ao invés de ficar em Giverny mesmo que é o centro turístico e os restaurantes devem ser mais flexíveis com horário (famoso “eu avisei”).

Veja algumas dicas de Giverny no Instagram do Blog

Roteiro em Paris de 3, 4, 5, 7, 9 dias Como ir de Paris até a Casa do Monet, em Giverny:

Últimos momentos em Paris

Na volta a Paris, fizemos algumas compras e demos uma última volta para nos despedir da cidade. Fomos ao Trocadero, mas estava muito cheio, além das obras para as olimpíadas.

Roteiro em Paris de 3, 4, 7, 9 dias
Expectativa
Roteiro em Paris de 3, 4, 7, 9 dias
Realidade rs (quem quiser pegar vazio, vá CEDO!)
Roteiro em Paris de 3, 4, 7, 9 dias
Também demos uma passada na rua das blogueiras, a Rue de l’Université, que é bem bonita, mas a Rue de Buenos Aires dá no mesmo e é mais vazia (Fica a dica!)

Voltamos para Montmartre, onde nos hospedamos e, assim, nos despedimos da cidade luz. Encantados e com a certeza de que um dia voltaremos.

Onde se hospedar em Paris durante um Roteiro em Paris de 3, 4, 5, 7, 9 dias

Muita gente quer dicas de onde ficar em Paris ao viajar e fazer o Roteiro. O Hotel precisa ter bom custo benefício e estar super bem localizado. Nos hospedamos no Hotel Montparnasse Alesia, em Montparnasse no 14ème. É um hotel 3 estrelas, pequeno e super agradável. Pegamos um quarto triplo organizado com uma cama de casal e uma de solteiro. O quarto era bem grande e acomodou super bem nós 3.

O hotel dispõe de várias comodidades, como elevador e wifi, local para café da manhã (que pagamos a parte), além de ficar entre duas estações de metrô, a Alesia e a Plaisance. Coincidentemente, uma amiga tinha se hospedado nesse mesmo hotel poucas semanas antes, falou super bem dele e realmente gostamos bastante. Um ótimo custo benefício.

Veja algumas fotos, preços e avaliações: Reserve o Hotel Montparnasse Alesia

Reserve aqui o Hotel Montparnasse Alesia
Hotel Montparnasse Alesia

Conclusão: Valeu a pena ter viajado para Paris e fazer um roteiro de 9 dias?

Ficamos encantados por fazer esse roteiro em Paris!
Confesso que fui com as expectativas lá embaixo por N motivos, principalmente por ter visto tanta gente falar mal da cidade, mas a nossa experiência foi ótima tanto com a cidade em si, quanto com as pessoas. Sorte? Não sei! rs 

Li bastante sobre a cidade antes de ir, me inteirei sobre os golpes que rolam (e realmente pode rolar!), onde tomar mais cuidado, como falar com os locais… por exemplo, eu não falo francês, mas sempre me esforçava em abordar as pessoas em francês dizendo que não falava o idioma e se a pessoa podia falar em inglês. Se liga na frase:

Je ne parle pas français, parlez-vous anglais ?

Deu certo em praticamente 100% das vezes. Ser cordial não custa nada e facilita a nossa vida. Posso dizer que fiz meu dever de casa e fui preparada para a viagem. Deu super certo e tivemos zero intercorrências.

Achei a cidade limpa (só senti o famoso “futum” no Louvre), organizada, com transporte público eficiente, segura, claro que com mazelas presentes em qualquer grande cidade do mundo (e eu, como carioca, não ia dar mole), mas no geral, uma cidade ENCANTADORA! É uma cidade para todos os gostos e idades. Não conheço quem tenha ficado entediado por lá!

Ficamos 9 dias em Paris e confesso que achei um pouco demais. No final já “tava legal” de Paris rs, mas para uma primeira vez e para o nosso de estilo de viagem que é mais lento com o objetivo de aproveitar ao máximo o lugar sem correria, conhecendo mais do dia a dia, visitando bastante atrações, repetindo os lugares que gostamos, etc, foi bem proveitoso. 

Escrevendo o texto e lembrando da viagem, penso que não faria nada diferente. Talvez visitar mais os arredores? Não sei… O que sei é que saÍ de Paris MUITO feliz e com a sensação de que fiz e vi tudo o que queria, sem aquela sensação de “que pena, faltou isso ou aquilo!”.

Logo eu, super prática e zero romântica, caí no clichê de me apaixonar por Paris e escrever esse texto me encheu de saudades dessa cidade linda!

Se você chegou até aqui, muito obrigada pela companhia e paciência com a autora prolixa. Até a próxima! 

Leia mais artigos de Paris e França aqui no Blog além do Roteiro em Paris de 3, 4, 5, 7, 9 dias

  1. HOTÉIS PERTO DA DISNEY PARIS – dentro e ao redor da Disneyland Paris
  2. Melhores doces do mundo: conheça 15 para você experimentar nas suas viagens
  3. 6 melhores hotéis com Rooftop (terraço) em Paris, França
  4. Bordeaux (Bordéus), França: O que fazer e onde ficar na capital do vinho!
  5. Paris em Abril: Clima, o que vestir, o que fazer e mais
  6. Lua de Mel e as 19 cidades mais românticas da Europa
  7. Paris em outubro: o que vestir, clima e o que fazer
  8. Quais são os países que não precisam de visto para entrar?
  9. Dicas de Paris por uma brasileira que mora e trabalha em Paris há 15 anos: bate papo de viagem
  10. 10 cidades francesas medievais e turísticas
  11. Bairros charmosos: Onde se hospedar nas cidades mais famosas do mundo
  12. O que é Stopover? Ganhe um destino a mais na viagem
  13. Perrengues de viagem! Veja 10
  14. Roteiro pela Europa em 20 dias: dicas de turismo na Itália, Vaticano, Áustria, Liechtenstein, Bélgica, Luxemburgo, Suíça, França, Espanha e Portugal

Se esse texto sobre roteiro em Paris te ajudou com alguma dica legal, reserve seus passeios pelos links de afiliado do blog. Você não paga absolutamente nada a mais e ajuda o blog a se manter e trazer mais dicas relevantes e atuais.