Eu adoro viajar. E uma das coisas que valorizo muito durante a viagem é ver a arquitetura do local. E isso está incluído ruas, restaurantes e hotéis em que me hospedo. Acredito que a só de ver a arquitetura da cidade ela nos revela muito da história, do modo de viver e nos traz alegria (se for bonita ou interessante). Descubra nesse texto o que é arquitetura caiçara e alguns destinos turísticos que você pode encontrá-la.

Importante: Se você precisa comprar Euros ou Dólares para uma viagem ao exterior, você tem que conhecer a Wise!
Eu viajo muito e as melhores taxas de câmbio encontro sempre na Wise. Sem falar no cartão VISA deles que pode ser solicitado gratuitamente e utilizado no exterior debitando direto da sua conta Wise internacional sem tarifas ocultas nem IOF, com praticidade e segurança.
Entre para a Wise é gratuito.

Arquitetura e decoração caiçara

Além disso, nos últimos tempos, principalmente durante a pandemia, observou-se que as pessoas estão ficando mais em casa, então sentiram mais necessidade de decorar a casa com mais afinco, além de valorizar mais imóveis que oferecem bem-estar e conforto.

Isso se deu por conta do tempo que as pessoas estão passando em seus lares, período bem maior nesses últimos dois anos.

Com as exigências mais elevadas, uma forma de proporcionar esse conforto, manter um espaço personalizado e aconchegante, foi através da arquitetura caiçara.

Esse tipo de arquitetura vem ganhando destaque no mercado, principalmente pelo conceito onde ela trás para dentro dos imóveis uma atmosfera do litoral.

Gostaria de encontrar um imóvel com este tipo de arquitetura e não sabe onde procurar? Uma boa imobiliária pode te ajudar.

Se você quer saber um pouco mais sobre esse tipo de decoração e arquitetura, vamos explicar o que é, e apontar algumas características que torna ela bastante interessante.

Confira!

O que é arquitetura caiçara?

Caiçara que é um termo originário do tupi. Caá-içara, significa aqueles tipos de estaca que são colocadas ao redor de aldeias indígenas.

O termo também é utilizado para se referir a habitantes que ocupam o litoral de regiões do sudeste e do sul do Brasil, como por exemplo Paraty, Ubatuba, Caraguatatuba, etc..

Além desses significados, ele denomina um tipo de arquitetura única, geralmente utilizada nas regiões litorâneas do país.

Esse tipo de arquitetura, como mencionamos acima, propõem uma dinâmica voltada ao conforto dos ambientes do imóvel, tornando o espaço, aconchegante.

Sendo assim, é possível afirmar que na arquitetura caiçara, todo o processo decisório surge a partir de um elemento central, que é a relação direta com a natureza.

Dessa maneira, toda a organização do espaço, assim como a estrutura e os materiais utilizados, é pensada de uma forma que o resultado final esteja de acordo com o espaço onde ele está inserido.

Suas Características

As primeiras habitações com uma arquitetura caiçara eram construídas com paredes de trançado de madeira e barro, ou taipa. 

A taipa era mais utilizada por conta do seu poder de isolamento térmico, além também pelo fato da sua durabilidade ser maior.

Outros materiais como palhas e troncos de madeira eram utilizados para a construção dessas que eram os primeiros imóveis com arquitetura caiçara.

Com a evolução das habitações e outras influências inseridas nessa arquitetura, atualmente ela tem como principal objetivo, proporcionar praticidade e conforto, próximo ao mar.

Essa atmosfera da proximidade com a natureza, também reflete na decoração, com a utilização de móveis mais rústicos, e peças únicas de artesanato.

É importante ressaltar também que esse tipo de imóvel tem ambientes mais amplos, o que ajuda a manter uma iluminação mais adequada, assim como um espaço mais ventilado.

A integração do imóvel com a natureza pode ser observada a partir das áreas externas, geralmente voltadas para a mata ou para o mar.

Dessa forma, é possível afirmar que a arquitetura caiçara tem como principal característica o conforto, a simplicidade e a sustentabilidade.

Incluindo no seu imóvel a decoração e arquitetura Caiçara

É possível você incluir elementos desse tipo de arquitetura mesmo que em imóveis, sejam eles casas ou até mesmo apartamentos, que estão situados em grandes cidades.

Dessa maneira, poderá ser feita a inclusão de elementos da arquitetura caiçara nesses imóveis, como por exemplo o uso de móveis rústicos entre outros objetos de decoração.

Sendo assim, vamos ver quais elementos você poderá adotar no seu lar, para que o mesmo tenha uma atmosfera da arquitetura caiçara.

Cores

Em relação as cores, elas são livres, mas, é recomendado escolher tons mais leves, deixando os ambientes coloridos, para dar vida a decoração caiçara.

Por exemplo você pode combinar móveis de várias cores diferentes, assim como o estilo dos mesmos, claro que mantendo sempre a harmonia entre a combinação de cores, assim como dos objetos.

Utilize tons amarelos, azuis, verde, laranja, sempre optando por cores mais claras, para dar leveza ao ambiente.

Móveis

Nesse tipo de decoração, o ideal é você optar por móveis de estilo rústico, e se os mesmos forem de madeira, melhor ainda.

Para deixar o ambiente mais espaçoso, você também poderá optar por uma decoração no estilo minimalista, utilizando poucos móveis que possam criar um ambiente confortável e aconchegante, mantendo a personalidade do lugar.

Integração dos ambientes na Arquitetura e decoração caiçara

Integrar os ambientes também é uma maneira de deixar o espaço mais arejado, confortável e prático.

Além disso, esse tipo de integração dá o ambiente um estilo voltado a arquitetura caiçara. Vale a pena investir na integração.

Decoração

Os objetos decorativos são muito importantes para você trazer a atmosfera caiçara para dentro do seu lar.

Sendo assim, procure investir em peças rústicas, de artesanato, como por exemplo, algumas pedras naturais, cristais, estátuas e plantas.

A arquitetura caiçara busca na simplicidade uma maneira de proporcionar conforto e praticidade para os moradores do imóvel.

A procura por alternativas que preserve o meio ambiente, favorecendo os espaços de forma que esses têm uma maior ventilação natural, assim como iluminação, são os objetivos dessa arquitetura.

Conclusão sobre a Arquitetura e decoração caiçara:

Quem gosta de um maior contato com a natureza, sendo em um refúgio no meio de um grande centro, ou em uma casa na beira do mar, com certeza tem como uma ótima alternativa, a arquitetura caiçara.

Leia artigos sobre a região caiçara:

  1. Lugares para comer em Caraguatatuba? Saiba agora onde comer!
  2. O que fazer em Paraty, a Veneza Brasileira
  3. Onde ficar em Ubatuba, o que fazer e as melhores praias
  4. Praias de São Paulo: Conheça 8 e se refresque
  5. 14 lugares românticos para viajar de casal em São Paulo, SP: veja algumas hospedagens românticas
  6. O que fazer em Holambra em 1 dia
  7. O que é mini wedding e como planejar um
  8. Lugares para tomar café da manhã em São Paulo, SP: conheça 11 opções
  9. As praias mais próximas de Minas Gerais: as 13 melhores para você conhecer
  10. O que fazer em Ilha Grande com chuva- RJ: veja aqui como chegar, pousadas e onde comer.