Nas nossas últimas férias demos um giro pelo sudeste asiático e fizemos uma viagem para Dubai, nos Emirados Árabes por 2 noites, através do Stoopover. O lugar é lindo e moderno. Mas você sabe onde fica Dubai? Onde Dubai está localizado? Qual sua localização? Onde Dubai fica no mapa? Aqui nesse texto você vai descobrir isso, além de outras curiosidades.

Pôr do sol próximo ao deserto de Dubai, Emirados Árabes Unidos. Pensando na seguinte curiosidade sobre Dubai: Não há rios permanentes em Dubai. Você sabia que em todos os Emirados Árabes Unidos, nenhum rio é permanente? 
Onde fica Dubai
Onde fica Dubai? No meio do deserto! Mas nem por isso deixa de ser surpreendente. Pôr do sol próximo ao deserto de Dubai, Emirados Árabes Unidos. Pensando na seguinte curiosidade sobre Dubai: Não há rios permanentes em Dubai. Você sabia que em todos os Emirados Árabes Unidos, nenhum rio é permanente?

Stopover é uma parada no meio da viagem, para que o passageiro possa passar um tempo em uma cidade de conexão, e em regra você não paga nada a mais por isso. Já na volta resolvemos voltar direto e dormimos próximo ao aeroporto, tudo pago pela companhia aérea, pois nossa conexão teria mais de 8 horas.

Então vou tentar passar pra vocês um pouco das minhas impressões sobre nossa estadia. Sobre a história, localização, como chegar, onde se hospedar, alguns restaurantes e passeios realizados.

Além disso, os viajantes possuem muitas outras dúvidas que todos querem entender antes da viagem à Dubai, como:

  • Afinal, Dubai é um país ou uma cidade-Estado?
  • É um estado?
  • Dubai é uma cidade?
  • Dubai é um emirado?
  • Onde Dubai está localizado?
  • Afinal,o que é ou significa Emirados Árabes Unidos?
  • Dubai é capital da Arábia Saudita?
  • Onde Dubai fica no mapa?

Todas as dúvidas serão respondidas ( e as perguntas principais “onde fica Dubai”, “onde está Dubai no mapa”, “Dubai fica em qual continente?”), você terá neste post. Além disso, outras dicas importantes sobre a história do local e toda a cultura emiradense (quem nasce em Dubai é emiradense, você achou que fosse Dubaiano?

A seguir, veja onde fica Dubai, dentro do Mapa do Emirados Árabes Unidos;

Onde fica Dubai no mapa mundi?  Os Emirados Árabes são um país formado por sete emirados, ao longo da costa leste da Península Árabe. Mapa retirado do site https://www.researchgate.net
Onde fica Dubai no mapa? Os Emirados Árabes são um país formado por sete emirados, ao longo da costa leste da Península Árabe. Mapa retirado do site https://www.researchgate.net

Onde fica Dubai, dentro do Mapa do Oriente Médio;

Agora veja onde fica Dubai num mapa mais amplo… dentro do Oriente Médio

Onde fica Dubai, dentro do Mapa do Emirados Árabes Unidos; Mapa retirado do site Geografia.gov
Onde fica Dubai, dentro do Mapa do Emirados Árabes Unidos; Localização dos Emirados Árabes Unidos. Mapa retirado do site Geografia.gov

Muita gente acha que Dubai é uma país, no entanto, Dubai é um emirado, já ouviu falar disso?

Você sabe o que é um Emirado? E um Emirado Árabe? E Emirados Árabes Unidos?

Emirado é uma espécie de estado liderado por um Emir. Diferente, né? O Emir está num grau superior a Sheik. Dessa forma, podemos dizer que Emir significa um príncipe.

Portanto, se alguém te perguntar onde fica Dubai, você pode dizer que Dubai faz parte dos Emirados Árabes Unidos. Dessa forma, cada emirado que faz parte dos Emirados Árabes Unidos possui um Emir no poder.

Atualmente o Emir de Dubai é o sheik Mohammed bin Rashid Al Maktoum. Além dele ser sheik, prícipe, emir, ele também exerce as funções de primeiro-ministro e vice-presidente de todos os Emirados Árabes Unidos.

Leia também: Você sabe quantos países existem no mundo?

Onde fica Dubai. Foto do Emir/Sheikh de Dubai em um prédio do Emirado.
Foto do Emir/Sheikh de Dubai chamado Mohammed bin Rashid Al Maktoum em um prédio do Emirado.

O que significa Emirado?

Como eu disse anteriormente, cada Emirado é tipo um estado. E cada emirado tem total autonomia para atuar no turismo, na economia, na sociedade (tem emirado mais conservador que outros, etc); e principalmente nas relações com os outros países do mundo, por exemplo.

Uma prova real é que dos 7 emirados a gente praticamente só ouve falar de Dubai e Abu Dhabi, pois esses 2 emirados são super interessados em desenvolver políticas de turismo para ampliar suas visitas internacionais.

Localizando o Emirado de Dubai

Dubai é um dos sete emirados que juntos formam o país chamado de Emirados Árabes Unidos. Dubai é o mais populoso dos 7 Emirados Árabes Unidos, (uma federação onde cada uma possui uma família árabe específica reinando, ou seja, cada uma tem seu próprio próprio rei/Sheikh, e suas próprias leis.

Assim, os Emirados Árabes Unidos são formados por:

  1. Abu Dhabi, (o mais rico e a capital);
  2. Dubai, (o mais turístico);
  3. Sharjah,
  4. Ajman,
  5. Fujairah,
  6. Ras Al Khaimah (o Emirado que proíbe o consumo de álcool) e
  7. Umm Al Quwain.

Mas onde fica Dubai no mapa mundi? Ásia, África ou Oriente Médio? E agora?

Os Emirados Árabes Unidos e, claro Dubai, estão localizado na Península Arábica, no Oriente Médio. Esse local é chamado também de continente Ásia Ocidental, o território dos Emirados Árabes Unidos faz divisa com a Arábia Saudita (ao sul e oeste), Qatar e Golfo Pérsico (ao norte), e Omã (a leste).

Dubai é conhecida mundialmente por ser extremamente desenvolvida e por seus prédios enormes no meio de um deserto super quente.

Veja no mapa Mundi a posição geográfica de onde fica Dubai: Na Ásia, África ou Europa?

Veja onde fica Dubai no Mapa Mundi: Mapa cedido pelo https://ontheworldmap.com/uae/city/dubai/dubai-on-the-world-map.jpg
Veja onde fica Dubai no Mapa Mundi: Localização dos Emirados Árabes Unidos. Mapa cedido pelo https://ontheworldmap.com/uae/city/dubai/dubai-on-the-world-map.jpg

Importante dizer que Dubai não tem presidente, e também não é capital da Arábia Saudita. Confesso que sempre me confundia antes de vir pra cá. Além disso, eu já vi muita gente achar que Dubai é a capital do país Emirados Árabes Unidos. Justamente por ser tão famoso e sempre aparecer nos noticiários com as maiores coisas do mundo.

Lembre-se que Dubai é só um dos 7 emirados que formam esse país. A verdade é que ele é o mais famoso pra gente, né?

Outra coisa interessante, mas que gera confusão, é que Dubai é o nome da capital do emirado Dubai. É tipo Rio de Janeiro Estado e Rio de Janeiro cidade. Para não causar desorganização na mente, que tal chamar de Cidade de Dubai, para distinguir de quando você se referir ao Emirado de Dubai como um todo.

Qual é a capital dos Emirados Árabes Unidos?

É Abu Dhabi, que está bem perto de Dubai. Muitos turistas costumam conhecer esses 2 emirados na mesma viagem.

Como vimos no primeiro mapa dos Emirados Árabes Unidos, desse texto, o emirado de Dubai fica bem em cima do emirado de Abu Dhabi e do ladinho do emirado de Sharjah.

Eu confesso que quase fui contaminada pelos discursos de que “Dubai é famosa, mas é fake”, “Dubai é artificial”, “ Dubai não é genuíno”, e por aí vai.

Pesquisando mais sobre o destino achei uma reflexão que resume muito bem o que penso sobre isso. Apesar de ser compreensível que Dubai seja famosa, e gere tanta polêmica, afinal, a maioria das construções enormes estão ali há menos de 50 anos, você já parou pra pensar que todas as cidades do mundo são artificiais, pois foram feitas pelas mãos humanas. Seja ontem ou na idade média.

Curiosidades sobre Dubai:

Onde fica Dubai. Maior pista de esqui indoor do mundo
Maior pista de esqui indoor do mundo
  1. Na Cidade de Dubai, tem o maior shopping center do mundo: Dubai Mall;
  2. Muita gente acha que o maior aeroporto do mundo é aqui em Dubai, mas ele é o terceiro do mundo (perde para os aeroportos de Pequim, China e Atlanta, Estados UNidos)
  3. Ilhas artificiais em forma de Palmeira ou de planeta Terra;
  4. Único hotel 7 estrelas do planeta (Burj Al Arab);
  5. P
  6. o maior aquário do mundo;
  7. Gastronomia internacional de TODOS os cantos, com chefs renomados. Inclusive já ouvi diversas vezes que o prato típico que a pessoa comeu em Dubai era muuuito melhor que o do próprio país.
  8. Mais de um terço do Burj Al Arab é inabitável. 39% para ser mais preciso;
  9. Os hotéis de quatro e cinco estrelas mais altos do mundo estão ambos em Dubai. Gevora é o hotel quatro estrelas mais alto do mundo com 356 metros, enquanto o JW Marriott Marquis é o hotel cinco estrelas mais alto do mundo com 355 metros. Reserve esses hotéis incríveis por aqui:

Gevora Hotel

JW Marriott Marquis Hotel Dubai

Do avião vendo o prédio mais alto do mundo
Do avião vendo o prédio mais alto do mundo
Maior aquário do mundo
Maior aquário do mundo

Onde fica Dubai e Quando ir?

Toda essas construções incríveis estão localizadas, no meio do deserto, gente!!! Imagina! Em um deserto na Península Arábica, que é banhado pelo Golfo Pérsico, veja na foto abaixo:

Do avião vendo a ilha artificial em forma de Palmeira no Golfo Pérsico
Do avião vendo a ilha artificial em forma de Palmeira no Golfo Pérsico

Tanto a alta temporada quanto a baixa tem o calor como personagem principal.

A cidade é dividida em duas estações: quente e muito quente, com o maçarico ligado. No verão, o calor na região é absurdo, as temperaturas chegam a 40 °C, e pasme, até de noite, quando o sol foi embora. Por isso, para fazer um viagem a Dubai recomendo a temporada de inverno. Posso dizer que entre junho a agosto, as altíssimas temperaturas espantam os turistas e as tarifas dos hotéis caem absurdamente, às vezes mais da metade. Talvez seja a melhor época para quem deseja experimentar um luxuoso hotel/resort sem precisar vender um rim para pagar a conta.

Mas fique sabendo que muitos passeios ao ar livres estarão suspensos como a visita ao jardim de flores que a gente visitou e alguns passeios no deserto, então confirme bem suas atividades e períodos disponíveis.

Veja a nossa visita ao Miracle Garden

Dubai Miracle Garden, um dos passeios realizados.
Dubai Miracle Garden, um dos passeios realizados.

Dubai no inverno

Aí quando a temperatura na cidade cai, o número de turistas aumenta consideravelmente. Em dezembro eu senti um pouquinho de frio ao cair da noite, principalmente no deserto, mas os dias estavam bem bonitos. E quando voltamos em janeiro pegamos até chuva o que foi bem raro mesmo sendo esse período mais úmido. Já meu marido em sua primeira vez foi em novembro e a sua segunda vez em outubro e sentiu calor de dia e de noite.

Por isso, eu digo: Para fazer Turismo em Dubai e em qualquer país do oriente médio, eu jamais recomendo o verão, e sim o inverno ou perto dessa estação.

Interessante que a gente foi no inverno e todos os lugares tinham ar condicionado. Até nos pontos de ônibus, lugar esse que não estamos acostumados a encontrar.

A verdade é que seus 3,331 milhões de habitantes estão super acostumados com o ar condicionado em todos os lugares.

E agora que você sabe onde fica Dubai, veja o que fazer em Dubai e quantos dias ficar

Que língua fala em Dubai:

Como tem muitos expatriados e estrangeiros morando em Dubai, muita gente acha que a língua oficial é o inglês. Porém, o idioma árabe também é a língua oficial de Dubai. Mas fique tranquilo, o inglês é amplamente falado no país.

Os meses de inverno são os melhores para visitar Dubai.

A melhor época para visitar Dubai são os meses de novembro a fevereiro. E espere que os preços dos hotéis na alta temporada estão a todo vapor. Dica de ouro : Se você como eu gosta de viajar em alta temporada não deixe para última hora a reserva do seu hotel. Dubai tem muitas opções de preços e hospedagem então pesquise bastante e vá feliz.

Dias lindos no inverno em Dubai!
Dias lindos no inverno em Dubai!

Quanto mais eu pesquisava sobre isso, mais dúvida eu ficava. Depois de muito pesquisar cheguei a conclusão em qualquer lugar que você se hospedar está tudo bem, pois todas contam com bons restaurantes, lugares para compras e algumas das atrações. E lembre-se que todas essas regiões valem a visita mesmo não estando hospedados por ali. Saiba que se você ficar perto de alguma atração, ficará longe de outra, porque tudo em Dubai dá uma sensação de imensidão. Então acho que o segredo é ficar próximo das estações de metrô, pois aí você consegue se deslocar com independência. Além disso existe a possibilidade de táxi e uber que não são caros, ou até mesmo alugar um carro.

 Dubai
Mapa do metrô de Dubai retirado do site do metrô de Dubai.

Site detalhando informações sobre o metrô de Dubai.

Um pouquinho de curiosidades sobre Dubai (no final tem muito mais):

  1. Os Beduínos são um grupo étnico de relevância nos Emirados Árabes Unidos. Eles são um povo com sua própria cultura, seminômades que vivem no deserto. Os Beduínos preservam sua cultura em todas as expressões, como história, culinária, música, folclore, e mais.
  2. A temperatura mais quente já registrada em Dubai foi em julho de 2002. Durante um verão particularmente quente em julho de 2002, a temperatura em Dubai foi registrada em 52,1 graus Celsius.
  3. A área terrestre de Dubai aumentou. Inicialmente, Dubai cobria uma área de 3.900 quilômetros quadrados, mas devido à recuperação de terras e à construção de ilhas artificiais, o emirado aumentou para um tamanho de 4.114 quilômetros quadrados.
  4. Robôs jóqueis são usados em corridas de camelo; uma das atividades esportivas mais tradicionais dos Emirados Árabes Unidos é a corrida de camelo, que existe há centenas de anos. Desde o início dos anos 2000, os jóqueis robôs substituíram os jóqueis humanos.
  5. Dubai já foi lar de 24% dos guindastes do mundo. No auge do boom imobiliário em 2006, 30.000 dos 125.000 guindastes de construção do mundo estavam em Dubai.
  6. A frota de carros da Polícia de Dubai inclui alguns carros de patrulha exóticos e incomuns. A frota ostenta o carro de polícia mais rápido do mundo – um Bugatti Veyron a 404 km / h, bem como um Mercedes AMG GT 63 S, Lamborghini Aventador com velocidade modificada, Aston Martin One-77, um Bentley Continental GT, um Ferrari FF e um Mercedes -Benz Brabus G-Wagon.

Um pouco da História de Dubai:

As pessoas torcem o nariz porque acham que Dubai surgiu do nada “ontem”, e não é bem assim.

Apesar de os Emirados Árabes Unidos terem sido criados em 1971, durante nossa estadia lá constatamos que a construção do Forte Al Fahidi (que abriga o Museu de Dubai), foi erguida em 1787, sendo, portanto, a mais antiga da região. Além disso, a mais antiga menção de Dubai é de 1095, num livro de geografia.

Em 1580 um mercador de pérolas veneziano chamado Gaspero Balbi mencionou Dubai em negócios referentes à sua indústria. Mas registros documentais da cidade só vieram mesmo em 1799, como um pequeno vilarejo.

Simples colônia

Antes da “Era do Petróleo” Dubai era um humilde local que habitava tribos beduínas (grupo étnico nômade que habita o Norte da África desde a pré-história, vivendo hoje principalmente nas regiões montanhosas e em desertos) e pescadores que faziam negócios às margens do Creek (o canal da cidade que liga um bairro a outro).

Em 1892 Dubai passou a ser um protetorado do Reino Unido contra qualquer ataque vindo do Império Otomano, e sua localização geográfica continuou a atrair comerciantes de todos os cantos. Ao reduzir sua carga fiscal sobre o comércio atraiu mais ainda negócios para sua terra.

Dubai era conhecida por suas exportações de pérolas até os anos 1930. No entanto, a indústria de pérolas de Dubai foi danificada pelos acontecimentos da Primeira Guerra Mundial e, depois pela Grande Depressão na década de 1920. A cidade assistiu a uma migração em massa de pessoas para outras partes do Golfo Pérsico.

Em 1966, foi descoberto petróleo por aqui, e essa descoberta trouxe trabalhadores estrangeiros, sobretudo indianos e paquistaneses. Como resultado, a população da cidade entre 1968 e 1975 cresceu mais de 300%, segundo algumas estimativas.

dubai
enfim
enquanto
então
entretanto
eventualmente
igualmente
inegavelmente
inesperadamente
mas
outrossim
pois
porquanto
porque
portanto
posteriormente
precipuamente
primeiramente
primordialmente
principalmente
salvo
semelhantemente
similarmente
Comece seu passeio por Dubai pelo Centro Antigo. Apesar de simples, conta um pouco da história dessa região, e de como o comércio foi importante até a descoberta do petróleo. Considero uma parada obrigatória para quem vier pra cá.

E a Dubai moderna?

Acho a atual família que está no governo bastante visionária.

O Emir/sheik de Dubai, muito bem assessorado e sabendo que as reservas de petróleo do país além de finitas (como qualquer reserva) eram poucas (equivale a apenas 5 por cento do PIB do país) resolveu rapidamente modernizar a cidade de uma maneira nunca antes vista. Investiu pesado o dinheiro em algo mais durável: o Turismo.

Ou seja, ele tinha que apresentar uma novidade para prender a atenção das pessoas.

dubai
enfim
enquanto
então
entretanto
eventualmente
igualmente
inegavelmente
inesperadamente
mas
outrossim
pois
porquanto
porque
portanto
posteriormente
precipuamente
primeiramente
primordialmente
principalmente
salvo
semelhantemente
similarmente
Skyline de Dubai, foto retirada do site Wikipedia. Autor : Tim.Reckmann

Esse Emirado empreendeu uma companhia aérea excelente (Emirates) com um aeroporto internacional enorme e moderno, que te leva pra qualquer parte do mundo, passando necessariamente por aqui (meu marido já veio aqui três vezes, sempre indo para outro lugar de férias).

Construiu também arranha-céus e chamou mais investimentos pra cá, inclusive o maior prédio do mundo fica em Dubai, chamado de Burj Khalifa. E por aqui essa megalomania não pára: já está em andamento outro maior prédio do mundo.

Antes que algum país passe o Burj Khalifa, eles já se adiantaram e já estão fazendo isso, além de coisas únicas no mundo, como vimos acima.

Assim, interessante dizer que hoje em dia a economia de Dubai não tem o petróleo como a receita mais importante e sim o turismo, a aviação e os serviços referentes às finanças.

Veja as melhores e mais aleatórias curiosidades sobre Dubai:

  1. Dubai precisava de visto para brasileiros. Porém não precisa mais. Leia aqui quais são os países que não precisam de visto para entrar a turismo;
  2. Até 1968 havia apenas 13 carros registrados em Dubai. Parece difícil de acreditar quando você vê seis faixas de carros em cada direção pela linda Avenida Sheikh Zayed Road né? Porém, há pouco mais de cinquenta anos, apenas 13 carros estavam registrados no emirado. Hoje, existem quase 3 milhões de carros registrados nos Emirados Árabes Unidos.
  3. O índice de violência em Dubai é praticamente nulo. A lei no Emirado é pesada, a questão da religião também pega em relação a isso. Dessa forma, Dubai é um dos lugares mais seguros do mundo, principalmente para sua viagem a lazer e turismo;
  4. O metrô de Dubai, quando foi inaugurado em 2009, era a maior rede ferroviária automatizada do mundo. Com 74,6 quilômetros de extensão, o metrô de Dubai é um jeito popular e muito econômico de ver a maioria dos pontos turísticos da cidade. Na década que se seguiu desde a sua inauguração, foi rebaixado para o terceiro lugar, mas atualmente está sendo estendido para chegar até o local da Expo 2022.
  5. A população de Dubai é formada por 85% de pessoas expatriadas. Boa parte dos estrangeiro é formada por paquistaneses e indianos;
  6. O Palm Jumeirah pode ser visto do espaço: A maior ilha artificial do mundo, Palm Jumeirah é o lar de luxuosas vilas, áreas privadas de areia branca e hotéis com muito glamour. Curiosamente, foram necessários 10,5 milhões de caminhões de areia para criá-la.
  7. Não existe imposto sobre a renda em Dubai. Isso quer dizer que aqui tem mais probabilidade de você ficar mais rico.

Mais curiosidades sobre Dubai:

  1. Existem 2,3 homens para cada mulher em Dubai: De acordo com os últimos dados divulgados em 2019, a proporção é essa.
  2. Dubai, em escrita árabe, mas com o nosso alfabeto pode ser escrito como Dubayy;
  3. Os Emirados Árabes Unidos têm um Ministro da Felicidade: Os Emirados Árabes Unidos têm um ministro dedicado da Felicidade, que é responsável por (sem surpresa) promover a felicidade entre os residentes em Dubai e nos outros seis emirados que compõem os Emirados Árabes Unidos. Sua Excelência Ohood bint Khalfan Al Roumi ocupa o cargo desde 2016.
  4. Dubai recebeu mais de 130 recordes mundiais do Guinness: Isso inclui três para o Dubai Miracle Garden e nada menos que 11 para o Burj Khalifa, o edifício mais alto do mundo. Os feitos mais estranhos e maravilhosos incluem o carro de polícia mais rápido em serviço, a maioria das pessoas pulando de paraquedas de um balão simultaneamente e a transmissão de rádio subaquática ao vivo mais longa.
  5. O combustível é apenas um pouco mais caro do que a água. Em novembro de 2021, o preço de um litro de combustível em Dubai era de AED 2,59. Uma garrafa de 1,5 litro de água (lembre-se que você não pode beber água da torneira em Dubai) custa aproximadamente AED 1,65 – AED 2.
  6. Uma folha de ouro de 24 quilates cobre aproximadamente 1.790 metros quadrados do interior do hotel 7 estrelas Burj Al Arab: Considerado o primeiro hotel sete estrelas do mundo, o Burj Al Arab em forma de vela está localizado em sua própria ilha particular, acessada por meio de uma ponte particular. Entre suas características mais impressionantes está essa folha de ouro que cobre cerca de 1.790 metros quadrados do teto e paredes.
  7. Dubai possui sua própria bandeira; E não confunda com a bandeira dos Emirados Árabes Unidos. Abaixo mostro a bandeira de Dubai, você vai se surpreender!
O que você achou da bandeira do Emirado Dubai?

Viagem para Dubai: Onde se hospedar em Dubai?

São três grandes e principais regiões de hospedagem em Dubai:

1. Região às margens do Golfo pérsico (Dubai Marina, Jumeirah e Palm Jumeirah);

A praia de Dubai, banhada pelo Golfo Pérsico, é bem bonita e é super agradável ficar por ali.

Nós escolhemos a região de Dubai Marina e foi ótimo. Chegamos meia noite, tinha mercado aberto e foi agradável a caminhada pelos arredores.

Essas regiões apesar de serem à beira mar é super longe uma da outra.

Nosso hotel escolhido dessa vez foi o Rove Dubai Marina e recomendo bastante. Decoração moderna, quartos confortáveis, gostoso café da manhã e mesmo sendo um pouco longe do metrô e do burburinho (uma praia conhecida como “The Beach”, e a JBR Walk), tinha transfer de graça para tudo isso.

Dubai
Iara atenta ao tráfego de barquinhos que ela via da janela do nosso quarto em Dubai Marina, bairro ótimo para se hospedar
Dubai
Neném curtindo o Rove Dubai Marina hotel
Dubai
Café da manhã no hotel em Dubai
Dubai
Sala de recreação no hotel. Essa foto foi tirada às 2 da manhã. Todos com o fuso horário maluco. Iara, seu pai e seus amiguinhos egípcios

A praia principal de Dubai é a Jumeirah Beach, que ocupa boa parte da orla de Dubai. Aqui está localizado o maravilhoso hotel chamado Burj Al Arab um dos mais luxuosos hotéis do mundo. Além dele, há outros hotéis com praias particulares e luxuosos também, apesar de serem mais baratos.

Dubai
Burj Al Arab, hotel 7 estrelas visto do metrô. Rs

Marca registrada de Dubai, a ilha em forma de Palmeira (Palm Jumeirah) é repleta de hospedagens disponíveis como apartamentos e hotéis. Acho essa região bem isolada, mas tem um monorail que está conectado ao metrô. Lá também tem um resort muito famoso chamado Atlantis The Palm, maravilhoso, praticamente uma Dubai em miniatura porque lá tem souks, aquário, praias e até um parque aquático.

Atlantis The Palm: um dos hotéis mais luxuosos do mundo

Aqui existem hotéis realmente muito luxuosos. Não consegui visitar essa região, mas dá próxima vez vou querer passear por ali.

Dubai
Atlantis The Palm, foto retirada do site Wikipedia

2. Viagem para Dubai: Downtown Dubai (perto do Burj Khalifa e arredores);

Essa região também é excelente e possui metrô. E por aqui viemos jantar e assistir ao show de águas e luzes na Dubai Fountain aos pés do Burj Khalifa (o prédio mais alto do mundo), próximo ao Dubai Mall e a Ópera de Dubai.

Dubai
Região de Downtown, Dubai. Souk Al-Bahar, mas de souk isso aqui só tem o nome. É um shopping center maravilhoso todo climatizado.

Meu marido em sua primeira vez na cidade ficou hospedado no Hotel Novotel World Trade Centre Dubai – Al Sa’ada Street, Trade Centre, perto da estação de metrô Trade Centre. Esse hotel está entre essa região e o centrinho histórico. E ele recomenda bastante esse hotel pela proximidade do metro.

Já na segunda vez apesar de super longe um do outro (4 km de distância), ele também ficou entre essa região e o centrinho histórico no Holiday Inn Express Dubai – Jumeirah.

3. Viagem para Dubai: Centro histórico/ Dubai Creek (Deira e Bur Dubai);

Eu adoro partes históricas e até em Dubai minha preferência prevaleceu. Os dois bairros principais dessa região são o Bur Dubai e o Deira. Disseram que será por aqui a nova maior torre do mundo: The Tower at Dubai Creek Harbour. Apesar do local ainda não ter aquele clima acho o local com bastante personalidade. Viemos almoçar aqui num restaurante muitíssimo bem recomendado o Arabian Tea House, no bairro histórico Al Fahid e depois passeamos pelos souks e andamos de barquinho pelo canal da cidade. O restaurante está indicado no livro “1000 lugares para se conhecer antes de morrer “.

Dubai
Dica de restaurante Imperdível. Arabian Tea House no centro histórico de Dubai
Fiquei encantada com essa região
Dubai
bairro histórico Al Fahid, Dubai

Já no final da viagem, ficamos hospedados próximos ao aeroporto no Grand Excelsior Hotel Deira por conta da Companhia aérea Emirates, pois nossa conexão tinha mais de 8 horas, o que nos dava direito ao serviço Dubai Connect da Emirates.

Pesquise e reserve aqui sua estadia em Dubai

Viagem para Dubai: Como Chegar?

A melhor maneira de chegar a Dubai saindo do Brasil é por via aérea, em voo direto a partir de São Paulo ou do Rio de Janeiro para o Aeroporto Internacional de Dubai. A companhia aérea Emirates, oferece voos diretos saindo do Aeroporto Internacional de Guarulhos (GRU) e do Aeroporto Internacional do Galeão (GIG). Detalhe que se você sair de Sampa você voa no avião maravilhoso de dois andares (A380 da Airbus).

Onde pegar o voo em Dubai: No lindo Aeroporto Internacional de Dubai.
Onde pegar o voo em Dubai: No lindo Aeroporto Internacional de Dubai.

Visita a Abu Dhabi:

Outra opção para quem deseja visitar Dubai são os voos para Abu Dhabi. Infelizmente, a Etihad – única companhia aérea que oferecia voos diretos para o emirado vizinho a Dubai – encerrou as operações do Brasil. Porém, é possível chegar a Abu Dhabi com conexões na Europa. De Dubai até Abu Dhabi são cerca de 100 km uma da outra. Jogue as suas datas na sua ferramenta de busca de passagens aéreas preferida e veja qual passagem está mais barata em comparação ao vôo direto para Dubai.

Dá até pra ir para Dubai pelos Estados Unidos (com visto americano obrigatório). São tantas possibilidade de rotas, que a escolha vai depender principalmente do seu bolso, do seu tempo disponível e também da vontade de conhecer mais lugares na viagem.

Onde passear em Dubai
Onde passear em Dubai

Vale lembrar que brasileiros que desejam visitar os Emirados Árabes Unidos não precisam mais do visto. Bom né? Um gasto a menos.

Como Dubai está às margens do Golfo pérsico se você estiver fazer um cruzeiro pelo Oriente Médio ou fazendo um tour pelos Emirados Árabes você também pode chegar assim.
Achamos muito seguro viajar para os Emirados Árabes Unidos e definitivamente não nos sentimos inseguros em nenhum momento. Mas, cuidado nunca é demais, então vale a pena ir com um bom Seguro Viagem.

É um alívio estar segurado caso surja alguma emergência durante a viagem.

Viagem para Dubai: Seguro viagem para visitar os Emirados Árabes Unidos

Imprevistos podem acontecer em qualquer lugar e em qualquer momento, e ninguém quer passar aperto fora do país, não é mesmo? Então não tenha dúvidas sobre a necessidade do seguro viagem.
O blog só recomenda produtos que a gente usa. Acesse aqui as melhores cotações dos seguros com desconto.

Onde passear em Dubai: Curtindo um passeio no Deserto num Land Rover da década de 1950. Acidentes acontecem, então é bom estarmos segurados
Onde passear em Dubai: Curtindo um passeio no Deserto num Land Rover da década de 1950. Acidentes acontecem, então é bom estarmos segurados

Viagem para Dubai: Que moeda levar para Dubai?

Nós levamos dólares, mas o euro também é muito bem aceitos.
Como dessa vez ficamos 2 noites trocamos apenas 150 USD pela moeda local (Dirham), no aeroporto, assim que chegamos.
Vale a pena trocar o resto (caso você precise de mais dinheiro) nas casas de câmbio dos shoppings ou nas ruas de Dubai, pois tem taxas melhores.

Onde trocar moeda em Dubai: Fazendo o câmbio no aeroporto logo que chegamos
Onde trocar moeda em Dubai: Fazendo o câmbio no aeroporto logo que chegamos

Viagem para Dubai: Comidas típicas

Além da deliciosa gastronomia árabe, Dubai também oferece a culinária Emirati, que leva peixes, carnes e arroz.

O que comer em Dubai: A Xacxuca (ou Shakshuka, em árabe: شكشوكة‎) é um prato da culinária do Oriente Médio.
O que comer em Dubai: A Xacxuca (ou Shakshuka, em árabe: شكشوكة‎) é um prato da culinária do Oriente Médio.

Por aqui existe o tradicional café árabe (bem suave parecendo um chá, acrescido de cardamomo e outras especiarias), além das deliciosas tâmaras.

Onde comer em Dubai
Onde comer em Dubai

Mas se você não gosta muito da culinária árabe, a cidade tem todos os tipos de culinária com muita qualidade, agradando os mais variados paladares. O visitante tem muitas opções de alimentos e preços tanto nas praças de alimentação dos shoppings, nos hotéis, nos mercados e na rua.

Viagem para Dubai: Bebidas alcoólicas nos Emirados Árabes Unidos

Fique atento, pois em Dubai, as bebidas alcoólicas são permitidas apenas em restaurantes, bares, boates e hotéis que tenham licença, sejam nos seus restaurantes, piscinas ou praias particulares. Menores de 21 anos não podem consumir bebidas alcoólicas e os maiores devem apresentar documento. Sem contar que são bem mais caras.

Leia também:

O que fazer em Dubai e quantos dias ficar?

Depois de saber todas essas informações, principalmente sobre onde fica Dubai, ver as imagens desse vídeo, tenho certeza que você desejará conhecer Dubai, uma cidade que não para de crescer e impressiona por muitas razões.

Leia também: O que fazer e onde ficar no Cairo;

Onde ficar em Doha, no Catar

NÃO SE ESQUEÇA DE CONTRATAR O SEGURO VIAGEM!

Faça uma cotação sem compromisso neste link que já inclui o cupom ELIZABETHWERNECK que garante o desconto de 5% na compra do seu seguro viagem!

Acompanhe minhas viagens em tempo real pelo Instagram >>@elizabethwerneck

Se você gosta das dicas do blog, ajude na sua manutenção, reservando seus hotéis e pousadas pelos links daqui. Isso não aumenta em nada o valor da sua reserva e gera um pequeno percentual revertido para o blog 😉

🛏 Pesquisando por hotel? Dê uma olhadinha no Booking.com! Você não paga nada a mais pela reserva, pode alterar e cancelar quando quiser, e ainda consegue os melhores preços.