O país mais ocidental da Europa, Portugal , é famoso por sua qualidade de vida. Você sabia que o país tem fama de modesto? Ela nunca se gabou do número de boutiques da moda, de sua gastronomia incrível, de sua arquitetura linda, então veja nesse artigo alguns motivos para morar ou viajar para Portugal.

Importante: Se você precisa comprar Euros ou Dólares para uma viagem ao exterior, você tem que conhecer a Wise!
Eu viajo muito e as melhores taxas de câmbio encontro sempre na Wise. Sem falar no cartão VISA deles que pode ser solicitado gratuitamente e utilizado no exterior debitando direto da sua conta Wise internacional sem tarifas ocultas nem IOF, com praticidade e segurança.
Entre para a Wise é gratuito.

O que fascina a todos neste país verde e quente? Identificamos as razões mais populares pelas quais você deseja morar ou visitar imediatamente Portugal. Acompanhe nossos motivos para viajar e amar a terrinha.

Leia também: Lugares Românticos em Portugal : conheça os 6 melhores

Motivos para visitar ou morar em Portugal. Viajando para Portugal

1. Encontre-se à beira da terra

Todo mundo sabe que Portugal , localizado no sudoeste da Península Ibérica , está localizado logo na saída para o Oceano Atlântico. O Cabo da Roca é o ponto mais extremo do lado ocidental da Eurásia. É por isso que os locais chamam este penhasco rochoso de fim da terra.

Olhando dela para o oceano, pode-se imaginar que há todo um mundo desconhecido pela frente, e só então começa o continente americano. Neste local, mesmo à beira da falésia, pode desfrutar de um prazer inesquecível do poder dos elementos, ar, água e terra, que certamente o levarão a novos pensamentos. E este é também um dos motivos para visitar Portugal e ir com o seu ente querido “até aos confins do mundo” – é onde ele está.

Leia também: Praias da Europa que merecem ser visitadas no verão europeu!

2. Beba um café delicioso

Os portugueses adoram recordar a sua história quando os seus portos estavam cheios de caravelas que transportavam sedas, ouro, especiarias e café. Portanto, uma xícara de café tradicional é um componente obrigatório do dia de qualquer morador local. E acontece que para sentir o espírito do Brasil não é preciso viajar para fora do continente. Acho que tomar um café por aqui pode ser um bom motivo para morar em Portugal, e diminuir o sofrimento de saudades do brasil, não é mesmo?

Já segue o blog no Instagram? Não deixe de seguir para acompanhar as viagens em tempo real. Veja um roteiro de um dia em Lisboa!

3. Os Azulejos de Portugal

Nem todos sabem o que é azulejo antes de visitar Portugal. Mas esta é uma das razões pelas quais vale a pena viajar a este país. Azulejos são ladrilhos cerâmicos com os quais são executados os trabalhos de acabamento. Mas qual é o valor deles?

Anteriormente, estes azulejos eram produzidos em quantidades muito grandes, mas hoje a sua produção é limitada, e isso é feito exclusivamente por alguns artesãos. Além disso, os azulejos distinguem-se pelas suas cores tradicionais – branco e azul, bem como pelas suas propriedades práticas – mantêm a sala fresca no verão e protegem-na do frio no inverno.

Na maioria das vezes, esses azulejos podem ser vistos nas fachadas das casas, nas estações de metrô, igrejas e catedrais. No entanto, para os turistas, será mais interessante o Museu do Azulejo, que alberga os exemplares mais antigos deste azulejo com belas imagens de Lisboa. Eu adoro esse tipo de decoração. Faria tranquilamente uma viagem a Portugal apenas para conhecer os mais raros ou mais bonitos.

Leia também: O QUE COMER EM PORTUGAL? 10 PRATOS TÍPICOS DA GASTRONOMIA PORTUGUESA

Pelas ruas de Lisboa e os lindos azulejos

4. Ouça o orgulho nacional – fado

Outra razão para visitar Portugal é a forma de arte popular, o fado. Esta é uma música muito triste, mas excepcionalmente bela. É, claro, complementado por textos tristes, mas mesmo sem ter o hábito de ouvir fado, você vai chorar de emoção. E vai lembrar o quanto a nossa língua portuguesa é bela.

Existem duas versões que explicam a razão do aparecimento do fado:

  • personificam o clamor das mulheres que ficaram sem maridos, filhos e irmãos que foram para o mar ou para a guerra;
  • refletem o grito da alma dos emigrantes portugueses e dos escravos africanos que anseiam pela pátria.

Você pode ouvir fado em restaurantes e bares, e em alguns cafés aconchegantes você pode até tentar cantá-los você mesmo.

Leia também: Melhores doces do mundo: conheça 15 para você experimentar nas suas viagens

5. Pelo preço do país

Você sabia que Portugal é considerado um dos lugares mais baratos da Europa? Muita gente que quer imigrar para algum país e sair do Brasil sempre fica em dúvida entre Portugal ou Estados Unidos.

Se você comparar com os Estados Unidos, é muita diferença. O custo de vida em Portugal é cerca de 60% menor do que o dos Estados Unidos. O aluguel em Portugal para morar ou passar uma temporada chega a ser metade do valor dos Estados Unidos.

Leia também: Quais as opções disponíveis para migrar para Portugal – Tipos de Visto

6. Apaixone-se pela culinária nacional

Ama frutos do mar? Então, você definitivamente precisa visitar Portugal, porque vai se tornar um verdadeiro paraíso culinário para você. Devido ao acesso ao oceano, os chefs locais podem cozinhar a maioria dos pratos da vida marinha. Em segundo lugar em termos de prevalência estão os pratos da sua carne. O orgulho nacional é bacalhau, feijoada e frango com cerejas. Impossível não mencionar os doces que são produzidos neste país na enésima quantidade. Eles são polvilhados com canela, flocos de coco, decorados com amêndoas – simplesmente deliciosos!

Leia também: O QUE COMER EM PORTUGAL? 10 PRATOS TÍPICOS DA GASTRONOMIA PORTUGUESA

Motivos para morar ou viajar para Portugal

7. Faça um passeio no bonde número 28

Por que essa rota é famosa? Percorre a parte mais antiga de Lisboa. Portanto, no caminho, você definitivamente verá muitos pontos turísticos, catedrais e o mirante será a parada final. A partir daí pode começar a caminhar pela zona antiga da cidade – Alfama. Se você visitar outras cidades em Portugal, verá que os trilhos do bonde podem ser colocados em caminhos tão estreitos que o ônibus turístico definitivamente não passará por lá. Assim, você conhecerá lugares únicos em um simples bonde.

Lembrando que o nome bonde em Portugal, não é bonde e sim elétricos.

Assista esse vídeo e descubra essa curiosidade e mais lugares incríveis de Lisboa! Não deixe de se inscrever no nosso canal, se você gosta do nosso conteúdo.

Motivos para morar ou viajar para Portugal

8. Experimente um novo esporte

A localização próxima à água determina o amplo desenvolvimento dos esportes aquáticos. Surf, mergulho, esqui aquático, windsurf. Você definitivamente não quer morar ou visitar Portugal apenas para aproveitar o sol.

Leia também: Visto para Nômade Digital Fácil (para Trabalhadores Remotos)

Motivos para morar ou viajar para Portugal

9. Prove as muitas variedades de vinho português

Quem gosta de beber vinho vai gostar de morar ou visitar Portugal. Você sabia que a plantação de uvas e toda a produção de vinho datam de antes da fundação do país? Se você quer viajar pra cá só pra isso, saiba que entre setembro e outubro Portugal vive a época da colheita das uvas.

Portugal é um dos países que mais possui diversidades geográficas de terroirs ( terroirs são solos que definem o paladar e também aroma do vinho).

O vinho do Porto também é uma iguaria portuguesa. Aqui, esta bebida alcoólica é feita com uma tecnologia especial, pelo que a bebida tem um alto teor alcoólico. Por esse motivo, pode ser armazenado por um longo tempo – o vinho com idade superior a 20 anos é chamado aqui de Tawny , tem uma cor marrom-amarelada. Os vinhos jovens são chamados de Ruby e têm um custo menor.

Leia também: Onde comer em Lisboa: Confira 10 restaurantes imperdíveis 

Motivos para morar ou viajar para Portugal

10. Tome banhos de sol às margens do Rio Tejo e do Oceano Atlântico

Visitando Portugal, além da falésia rochosa, encontra-se a costa oceânica, que se estende por 1800 km. A maioria das praias está equipada com tudo o que é necessário para os banhistas, mas também há lugares desertos. Nas praias selvagens, você vai se surpreender com a beleza da natureza intocada e as paisagens. E a água cristalina não deixará ninguém indiferente.

Leia também: Morar no Porto: um guia completo para morar nessa bela cidade portuguesa

Motivos para morar ou viajar para Portugal

11. Assista a uma tourada em Portugal

Certamente, você sabe que a tourada é um espetáculo tradicional espanhol, a tourada é um evento que também tem tradição em Portugal, algumas regiões no sul da França e em países da América Latina, principalmente em México, Colômbia, Guatemala, Peru e Venezuela.

No entanto, em Portugal, um país aparentemente vizinho, as regras de condução das batalhas foram revistas.

Em primeiro lugar, a tourada chama-se Torada e, apesar da relativa crueldade, fascina tanto pela sua beleza que muitoa gente acredita que vale a pena visitar Portugal só por ela. Eu particularmente detesto violenência contra animais e seria incapaz de assistir tamanha ignorância, que é ferir bichos em prol do divertimento. Mas importante destacar que existe essa modalidade no país.

Além disso, ela é mais respeitada pelo fato de que é estritamente proibido matar um touro em público. Após a conclusão do evento tradicional, ele é simplesmente devolvido ao rebanho.

Se no caso de uma briga o touro for ferido, ele será curado e deixado para procriar. O próprio “cavaleiro”, o caballero, também está seguro contra ferimentos mortais. Ele coloca capas de couro especiais em chifres de touro. Na arena, ele é ajudado por fourcades, que conduzem o touro ao curral. A visão é interessante e incomum.

Leia também: Igrejas mais bonitas em Lisboa: Conheça 6 que tem visitação gratuita

Motivos para morar ou viajar para Portugal

12. Portugal é um dos melhores lugares para morar e trabalhar do mundo

Portugal tem uma das melhores qualidades de vida do mundo para morar e visitar. Primeiramente por causa do idioma, que pra gente, já ajuda bastante.

Leia também: Melhores países para morar e trabalhar em 2022 e 2023

Vale a pena visitar ou morar em Portugal?

Definitivamente sim.

Portugal é um dos melhores países para visitar, trabalhar e morar no exterior, especialmente pelo fácil acesso às atrações e lazer e também pela possibilidades de atividades e acesso a qualidade de vida.

Você concorda ou discorda com algum tema desse artigo sobre viajar ou morar em Portugal? Esqueci de algum? Escreva nos comentários.

Leia também: Conheça 10 formas de morar fora do Brasil legalmente: conheça os prós e contras de cada uma

Veja mais artigos que podem te interessar sobre morar mora ou viajar:

  1. QUANTO CUSTA VIAJAR PARA PORTUGAL
  2. Melhores destinos e lugares para nômades digitais: Veja 12 cidades
  3. Quais são os países que não precisam de visto para entrar?
  4. Qual o salário mínimo na Irlanda? – Descubra os valores!
  5. LISTA DE 100 COISAS PARA FAZER E LUGARES PARA CONHECER ANTES DE MORRER
  6. Voo cancelado ou atrasado: saiba seus direitos
  7. Trabalho na Itália para brasileiros: o país está recrutando descendentes para morar no país
  8. Quais são os exércitos mais fortes do mundo? Confira os de 2022
  9. Judeus sefarditas no Brasil: curiosidades e significado

Leia também: Pontos Turísticos em Portugal que vão te surpreender