Temos claro: se fecharmos os olhos e pensarmos em Portugal , a imagem que nos vem à cabeça é mais ou menos esta… ruas calçadas que sobem e descem colinas, arquitetura pitoresca e lindos azulejos, e o cheiro a sardinha assada no ar. Que sorte a nossa estarmos tão perto da terrinha, porque sim, Portugal tem muitas coisas para ver e fazer , mas apaixonamo-nos pela sua gastronomia 😉 Quer saber o que comer em Portugal e quais são os seus pratos típicos ? Aqui te contamos.

Importante: Se você precisa comprar Euros ou Dólares para uma viagem ao exterior, você tem que conhecer a Wise!
Eu viajo muito e as melhores taxas de câmbio encontro sempre na Wise. Sem falar no cartão VISA deles que pode ser solicitado gratuitamente e utilizado no exterior debitando direto da sua conta Wise internacional sem tarifas ocultas nem IOF, com praticidade e segurança.
Entre para a Wise é gratuito.

Que tal fazer um Free Tour (passeio a pé gratuito) pelo Porto?

Booking.com
O QUE COMER EM PORTUGAL
Um dos doces típicos de Portugal: Travesseiros de Sintra.

O QUE COMER EM PORTUGAL

1. Bacalhau com Natas

Dizem que em Portugal existem mais de 500 formas de preparar bacalhau. Mas honestamente, se eu for em um restaurante que tem no menu “bacalhau com natas” eu não preciso ver mais nada. Delicioso e lindo: este prato de bacalhau assado , coberto com batatas , cebolas e natas , affff, podia trazer aos montes de volta ao Brasil, se pudesse. Sim, tem a pequena nota negativa de dar 282.471.510 calorias a cada duas mordidas, mas ei, há muitas colinas em Portugal para subir e descer, e você precisa recarregar as baterias!

Que tal uma Aula de cozinha portuguesa no Porto?

O QUE COMER EM PORTUGAL? 10 PRATOS TÍPICOS DA GASTRONOMIA PORTUGUESA

2. Francesinha (O QUE COMER EM PORTUGAL)

Apesar de ser um prato típico do Porto , não é difícil encontrá-lo noutras partes do país. E sim, é outra boa comida super calórica pra você comer. A francesinha é uma espécie de sanduíche misto (mas MUITO misto) que é preparada com pão branco e recheada com tudo: fiambre (no Brasil significa presunto cozido), embutidos, chouriço, queijo… e sobre a qual se coloca um ovo frito. Ah, quase esqueci de um detalhe: o prato é inundado com um molho de carne com toque picante.

Um fato interessante : dizem que quem inventou foi inspirado no croque-monsieur , um prato típico francês (daí veio o nome “francesinha”).

3. Caldo verde

Não pense que tudo engorda em Portugal: o caldo verde é uma boa alternativa se você quer ter uma alimentação saudável . É essencialmente uma sopa à base de batata, couve galega, cebola, alho, azeite e chouriço. 

Cuidado com as entradas! Quando vai comer em um restaurante português, o mais provável é que ao chegar lhe sirvam automaticamente umas entradas de petiscos como manteiga, pão, azeitonas, etc… e eles não são de graça, tá? Se você comê-los, eles cobram separadamente na conta, você também pode deixá-los intocados para não ter que pagar por eles. Mas recomendo comer: o pão de Portugal é delicioso, e as azeitonas, melhores que já experimentei, mas é bom saber.

Que tal um Tour gastronômico pelo Porto

O QUE COMER EM PORTUGAL? 10 PRATOS TÍPICOS DA GASTRONOMIA PORTUGUESA

4. Bacalhau a Brás (O QUE COMER EM PORTUGAL?

Outra versão de bacalhau, também muito saborosa (embora nunca traísse o meu querido bacalhau com natas). O bacalhau a brás é cozido no forno, esfarelado e acompanhado de cebola, batata, ovo e azeitonas.

5. Cataplana

É um prato típico da região do Algarve, no sul de Portugal, com origem do período Árabe. É um dos nossos pratos típicos de Portugal preferidos. A verdade é que existem mil tipos de cataplanas, mas todas são preparadas da mesma forma: os ingredientes (normalmente marisco, frutos do mar, peixe , mas também pode ser carne ou legumes) são colocados numa frigideira funda (chamada cataplana , daqui o nome) e cozida em fogo muito lento . É um dos pratos mais saborosos para experimentar em Portugal sem dúvida.

6. Bolinho de Bacalhau (O QUE COMER EM PORTUGAL)

É uma das entradas e petiscos mais populares em Portugal. Também aqui o ingrediente base é o bacalhau (já avisámos que está por todo o lado) que é esfarelado e misturado com farinha e ervas aromáticas, para formar bolinhas que são fritas e é gostoso de morrer. Os bolinhos são realmente deliciosos. Interessante que aqui no Brasil nós chamamos de bolinho de Bacalhau, mas em Portugal chamase pastel de bacalhau. Da última vez em Portugal provei o Pastel de Bacalhau recheado com queijo Serra da Estrela e amei. 

Leia também: Onde comer em Lisboa

O QUE COMER EM PORTUGAL? 10 PRATOS TÍPICOS DA GASTRONOMIA PORTUGUESA

7. Sardinhas na brasa 

Muito típicas de Lisboa e do Algarve , as sardinhas assadas não têm muito mistério… são um prato super simples mas muito, muito saboroso. E econômico!

8. Bifanas

Outro lanche rápido , que você encontrará facilmente em bares e que fica melhor se o acompanhar com uma cerveja bem gelada. Ok, mas o que é bifana? É um sanduíche recheado com carne de porco marinada em vinho, alho e louro. São viciantes e o melhor é que são baratos: custam entre 1 e 3€! Uma das melhores bifanas de Portugal come-se no Porto, no bar Conga.

Que tal um Tour gastronômico por Lisboa

Comidas típicas de Portugal
Comidas típicas de Portugal

9. Pastéis de nata

São tortinhas de massa folhada recheadas com um creme que é preparado com gema de ovo, açúcar e leite bem macio. Encontram-se por todo o lado (ficamos quase viciados nos vendidos pelo Lidl que tínhamos perto ao hotel, por apenas 0,20!), mas os mais famosos são, sem dúvida, os Pastéis de Belém , que são eles que preparam numa pastelaria suuuuper famosa em Lisboa.

Que tal um Tour gastronômico por Lisboa

10. Vinhos do Porto

Para terminar, não podemos deixar de lhe recomendar a bebida mais típica de Portugal : um bom copo de Porto, um vinho tinto e licor doce, famoso em todo o mundo. Se quiser completar a experiência, uma boa ideia é juntar-se a uma excursão a uma adega do Porto para o provar e aprender mais sobre o processo de produção.

Que tal uma Visita guiada pelo Porto + Adegas

Vai pra Portugal? Veja todos os conteúdos de Portugal aqui do blog

  1. 10 Cidades mais bonitas de Portugal
  2. Morar no Porto: um guia completo para morar nessa bela cidade portuguesa
  3. Igrejas mais bonitas em Lisboa: Conheça 6 que tem visitação gratuita
  4. Quais as opções disponíveis para migrar para Portugal – Tipos de Visto
  5. QUANTO CUSTA VIAJAR PARA PORTUGAL
  6. Lugares Românticos em Portugal : conheça os 6 melhores
  7. Melhores destinos e lugares para nômades digitais: Veja 12 cidades
  8. Onde comer em Lisboa: Confira 6 restaurantes imperdíveis 
  9. Quais são os países que não precisam de visto para entrar?
  10. O que é City Tour a pé gratuito? Descubra o Free Walking Tour e economize nas viagens
  11. Lugares e espaços instagrámaveis pelo mundo durante as viagens
  12. Roteiro pela Europa em 20 dias: dicas de turismo na Itália, Vaticano, Áustria, Liechtenstein, Bélgica, Luxemburgo, Suíça, França, Espanha e Portugal

Conclusão:

Você ficou com fome? Claro que sim ! Você conhece outros pratos típicos para comer em Portugal?  Certamente nos esquecemos de alguns, mas são tantos e tão deliciosos! Escreva nos comentários do Blog sobre sua comida favorita de Portugal.