Confira aqui qual e quanto é o valor atualizado do salário mínimo em Portugal hoje e em 2023. Você já se perguntou quanto recebe uma brasileira ou brasileiro morando em Portugal?

 Salário Mínimo em Portugal 2023

Morar em Portugal é o sonho de muitos brasileiros desde 2021. A possibilidade de viver na Europa, em um lugar em que se tem familiaridade com a língua e com a cultura, como Portugal é um atrativo interessante para quem busca oportunidades fora do país.

Booking.com

Além disso, o processo de entrada em Portugal também é mais simples. Afinal, para visitante, não é necessário solicitar visto de entrada em Portugal, sem contar que o governo português tem alguns projetos de recepção de brasileiros, seja para trabalhar, estudar, empreender ou fixar residência no país após a aposentadoria.

Contudo, apesar das semelhanças linguísticas e culturais do Brasil e Portugal, quando se refere a economia, níveis de segurança moeda e mercado de trabalho, o contexto português é bem diferente do brasileiro, de modo que é necessário pesquisar mais sobre esses temas no país, antes de se decidir definitivamente pela imigração para Portugal.

Por isso, para quem deseja ir a Portugal em busca de oportunidades de emprego, é preciso saber algumas informações básicas, como o valor do salário mínimo em Portugal, o custo de vida e taxação de impostos para residentes, os valores médios das remunerações nas vagas que empregam brasileiros, dentre outras.

Neste post, vamos esclarecer todas essas dúvidas, e ainda dar dicas para quem deseja morar em Portugal. Então, continue lendo e fique sabendo de tudo isso! Pessoas que querer mudar de país precisam saber qual é o valor do salário em Portugal e como mudar de país com qualidade de vida e não passar apuros.

Lugares Românticos em Portugal : conheça os 6 melhores

Qual é o Salário mínimo em Portugal hoje: evolução

A primeira coisa que você precisa saber, é que o salário mínimo em Portugal vem evoluindo através dos anos.

Desde o ano de 2015, o salário português tem sido reajustado uma vez ao ano. O percentual de reajuste é variável, sendo mais alto em alguns anos e mais modesto em outros.

O ano de 2022 foi o que teve o maior percentual de aumento do salário mínimo em Portugal, dessa série desde 2015, com 6,01% de aumento.

Já 2019 foi o ano com o menor aumento da série, com apenas 3,4% de aumento. É importante ressaltar que, em anos anteriores, em Portugal, já ocorreram aumentos bem mais modestos, como nos anos de 2011, 2012 e 2013, nos quais o aumento anual do salário mínimo foi de apenas 2,1%.

Mas, fazendo um balanço geral dos aumentos do salário mínimo no decorrer dos anos, é possível dizer que nos últimos 10 anos, o salário mínimo em Portugal aumentou de maneira significativa, pois o salário mínimo de Portugal sofreu um aumento de 45,36% no período de 10 anos.

Enquanto em 2012, o valor do salário era 485 euros, em 2021 e 2022 esse valor chegou a 705 euros e atualmente está em 740 euros.  

Leia também: QUANTO CUSTA VIAJAR PARA PORTUGAL

Qual o valor atualizado do salário mínimo em Portugal em 2022?

O valor atual do salário mínimo em Portugal era de 705 euros, e agora no final de 2023 e início de 2023 está em 740 euros. Esse é o valor para o ano de 2022 e 2023. O valor deste ano representa um grande aumento pois, em 2021, o salário mínimo em Portugal estava em 665 euros.

Essa série de aumentos no salário faz parte da política econômica do governo português, que tem como meta alcançar o valor de 750 euros para o salário mínimo em Portugal de 2023.

Embora a pandemia de Covid-19 tenha atingido a economia de Portugal, assim como atingiu a do restante do mundo, o governo continua perseguindo essa meta.

Contudo, é possível que você já tenha feito essa pesquisa e encontrado um valor diferente. Isso ocorre pois, quando se pesquisa nos buscadores da web pelo valor do salário mínimo em Portugal, costuma aparecer os dados do Eurostat, que apresenta o valor de 740,83 euros.

Essa variação ocorre, pois, a média do cálculo para o salário, é feita em cima de 14 salários anuais.

Afinal, em Portugal, são feitos 14 pagamentos de salário ao ano, já que em julho, é pago um salário a mais como subsídio de verão; e em dezembro, também é pago um salário a mais como subsídio de Natal.

Mas o valor fixado para o salário mínimo mensal em Portugal no ano de 2022 e 2023 é de 705 euros.

Leia também: Quais as opções disponíveis para migrar para Portugal – Tipos de Visto

Se você quer morar fora do Brasil não deixe de ler: Quais são Melhores destinos e lugares para nômades digitais: Veja 12 cidades

Qual é o Salário Mínimo de Portugal:

Em 2022, o salário mínimo nacional em Portugal manteve-se fixado em 822,5 euros por mês, ou seja, 9.870 euros por ano, tendo em conta 12 prestações por ano.

Assim, o salário mínimo de Portugal subiu para 46,7 euros mensais face ao ano anterior, 6,02%. Esse aumento é maior que o IPC de 2021 que foi de 2,7%, então os trabalhadores ganharam poder de compra no último ano.

O Salário Mínimo Nacional (NMW) de um país é o valor mínimo (menor salário) por hora, por dia ou por mês que os empregadores podem legalmente pagar aos trabalhadores.

Igrejas mais bonitas em Lisboa: Conheça 6 que tem visitação gratuita

Quem recebe o salário mínimo em Portugal?

Em geral, o salário mínimo é pago para as pessoas que trabalham com limpeza e serviços gerais, atendentes de lojas, funcionários de resorts, hotéis, recepção, entre outros.

Nessas funções, o salário do funcionário costuma estar baseado no salário mínimo. Por isso, quem pretende trabalhar em Portugal, precisa entender bem como ele funciona no país.

O salário médio no país é cerca do dobro do salário mínimo, girando em torno de 1300 euros.

Considerando os dados de 2020, o valor médio do salário Português foi de 1314 euros. No fim do ano de 2021, esse valor aumentou para 1361 euros (aumento de 3,4%). Esses dados foram levantados pelo Instituto Nacional de Estatísticas – INE.

Leia também: Morar no Porto: um guia completo para morar nessa bela cidade portuguesa

Leia também: Onde comer em Lisboa: Confira 10 restaurantes imperdíveis 

Qual é a diferença entre salário bruto e salário líquido em Portugal

Mas é importante lembrar que, em Portugal, também existe a diferença entre salário bruto e salário líquido. Isso quer dizer que quem recebe o salário mínimo em Portugal, terá alguns descontos diretos no valor, o que resultará em seu salário líquido.

Para as pessoas que são isentas do IRS, o desconto feito em seu salário é apenas um, o desconto de segurança social.

Em números, pode-se dizer, então, que quem recebe o salário bruto de 705 euros, valor de 2022, receberá de fato o valor líquido de 627,45 euros.

Para as pessoas que recebem a média salarial do país, em torno de 1300 euros, incidem maiores descontos em seu salário bruto.

O valor da segurança social descontado nesse salário, é maior do que o de quem recebe somente o salário mínimo, chegando ao valor de 143 euros de desconto.

Além disso, incide o desconto do IRS, que corresponde a, aproximadamente, 15% do salário. Ou seja, 197 euros de desconto. Desse modo, para uma pessoa que receba o salário bruto de 1300 euros, o valor líquido é de 960 euros.

Quem ganha mais, consequentemente, terá um valor maior descontado do salário como IRS. Desse modo, para um salário de 10 mil euros são descontados quase 40% do salário bruto.  

Leia também: Visto para Nômade Digital Fácil (para Trabalhadores Remotos)

Como funciona a isenção do IRS?

IRS é a sigla para Imposto sobre Rendimento das Pessoas Singulares. Esse imposto é regulado com índice conforme o valor do salário mínimo. Por isso, todo ano, ele é reajustado para que possa se adequar ao valor do salário.

O valor limite para ser isento de IRS em Portugal, foi de 9.940 anuais no ano de 2022. Antes disso, o teto era de 9.315 euros anuais. Dessa forma, os trabalhadores que estiverem dentro desse teto de rendimentos anuais, ficam isentos do pagamento desse imposto.

Em 2021, o teto para isenção do importo era de 665,36 mensais, e o salário mínimo bruto era de 665 euros.

Considerando os dados de 2022, lembrando que o trabalhador em Portugal recebe 14 salários por ano (contando o subsídio de verão, o subsídio de Natal e os 12 salários regulares), é necessário que o valor do salário seja, no máximo, 710 euros líquidos.

Dessa forma, os trabalhadores que recebem um salário mínimo estão todos isentos do pagamento de IRS.

Leia também: O QUE COMER EM PORTUGAL? 10 PRATOS TÍPICOS DA GASTRONOMIA PORTUGUESA

Salário Mínimo em Portugal 2023

Qual é o Custo de vida X salário mínimo em Portugal

Outro ponto importante para quem busca emprego em Portugal, é saber qual a relação entre os salários pagos e o custo de vida no país. Afinal, não adianta o salário ser alto, se o custo de vida do lugar for mais alto ainda.

Nesse sentido, apesar de oferecer um valor de salário mínimo intermediário, se comprado a outros países que estão na zona do euro, o custo de vida em Portugal é relativamente baixo, o que permite viver bem no país com os salários pagos.

Leia também: 12 Motivos para morar ou viajar para Portugal

Moradia em Portugal

O que costuma ser mais dispendioso no país é a moradia. Então, é importante ficar atento a isso, pois um dos maiores gastos para viver em Portugal será o aluguel que, na contramão dos outros custos, não é muito barato.

Por isso, é importante ter atenção para escolher um imóvel para alugar. Os custos variam de acordo com a cidade, o bairro e as características do imóvel, tais como tamanho e se tem mobília.

Em geral, o aluguel de apartamentos em Lisboa, é mais caro do que em Porto, por exemplo. Se você quiser alugar um imóvel no centro, também pode pagar mais por isso. Assim como um apartamento de três quartos, é mais caro do que um apartamento de um quarto só.

O valor médio do aluguel de um apartamento com um quarto, em bairros centrais em cidades de Portugal, é de 715 euros, o que quer dizer que, muitas vezes só o aluguel já é o valor de um salário mínimo.

No interior do país, é possível encontrar imóveis com aluguel mais barato. Se optar por morar mais distante do centro, também pode encontrar moradias mais baratas, mas precisará contabilizar os valores com deslocamento caso seu trabalho seja distante da moradia.   

Outros gastos:

Quanto aos outros gastos, eles são bem mais baixos. Contudo, é necessário incluí-los na conta, já que a moradia vai comprometer boa parte dos seus ganhos.

A média de gastos com supermercado é de 280 euros. Contas de água, energia, gás e lixo ficam em torno de 100 euros. Um seguro saúde para duas pessoas, fica em torno de 70 euros.

Contas de Internet, TV e celular custam em média 40 euros. Além disso, é possível pagar um almoço com sobremesa para duas pessoas com 35 euros.

Aprenda a fazer essa receita: Pastel de Nata ou Pastelzinho de Belém | Receita típica portuguesa

Melhores doces do mundo: conheça 15 para você experimentar nas suas viagens

Salário Mínimo em Portugal 2023

Qual o salário médio de um brasileiro em Portugal hoje e em 2023?

Essa é uma pergunta sobre quanto recebe um brasileiro morando em Portugal é muito subjetiva e complexa, pois depende de muitas coisas como: qualificação profissional do brasileiro e brasileira, e da vaga que ocupa.

Mas, a princípio, profissionais com formação específica em uma área, ganham mais do que as pessoas sem qualificação. A área de TI é conhecida no país por oferecer boas remunerações.

Por isso, é importante saber que tipo de função a pessoa vai exercer, para saber a remuneração.

Um ponto muito importante é a situação do indivíduo no país, pois quem está em Portugal de maneira ilegal, certamente só terá acesso a empregos informais, com remuneração mais baixa, e sem acesso a direitos trabalhistas.

Já quem está em situação regular, as chances de conseguir um bom emprego e trabalhar em sua área de formação são maiores.

Leia também: Lisboa com crianças: o que fazer e onde ficar – roteiro de 3 dias

Salário Mínimo em Portugal 2023

Conclusão: Como fazer para morar em Portugal?

Se você já decidiu que quer morar em Portugal, o próximo passo é planejar essa mudança. Para isso, você vai precisar pesquisar muito e planejar esta mudança.

Busque o máximo de informações antes de fazer as malas para evitar experiências desagradáveis e contratempos.

Depois de tudo bem planejado, com certeza, você conseguirá fazer uma mudança tranquila e alcançar os seus objetivos.

Leia também: Roteiro no Algarve em três (3) dias: As melhores trilhas em Portugal

Praias da Europa que merecem ser visitadas no verão europeu!

Leia também: Você sabe quantos países existem no mundo?

Quanto custa um intercâmbio? – Veja o preço em detalhes!

Quanto custa morar no Rio de Janeiro: Veja o custo de vida da capital fluminense

Quanto custa viajar para Maldivas: Preço em 2022 e 2023

O que fazer em Dubai e quantos dias ficar?