Pastel de nata ou Pastelzinho de Belém é a marca registrada de Portugal. Há muito tempo que planejo fazer esses doces (que também podem ser chamados de pastel ou bolo), demorou mais do que eu imaginei, mas consegui fazer. Veja nessa receita como fazer pastel de nata (chamados de pastelzinho de Belém). A receita familiar é portuguesa e original.

Importante: Se você precisa comprar Euros ou Dólares para uma viagem ao exterior, você tem que conhecer a Wise!
Eu viajo muito e as melhores taxas de câmbio encontro sempre na Wise. Sem falar no cartão VISA deles que pode ser solicitado gratuitamente e utilizado no exterior debitando direto da sua conta Wise internacional sem tarifas ocultas nem IOF, com praticidade e segurança.
Entre para a Wise é gratuito.

Não se assuste com o número de etapas da receita. O creme fica pronto em apenas 20 minutos. E a receita toda – durou um pouco mais de uma hora, se você não levar em conta o tempo de resfriamento do creme.

Booking.com

Leia também: O QUE COMER EM PORTUGAL? 10 PRATOS TÍPICOS DA GASTRONOMIA PORTUGUESA

Leia essa receita que você vai aprender a fazer um pastel de nata original. Receita familiar, chamado também de pastelzinho de Belém
Leia essa receita que você vai aprender a fazer um pastel de nata original. Receita familiar, chamado também de pastelzinho de Belém

COMPOSIÇÃO / INGREDIENTES do o Pastel de Nata ou pastelzinho de Belém

porções: 12 porções

MASSA:

massa folhada (sem fermento em placas) 500 gr;

RECHEIO/ENCHIMENTO:

Leite 300 ml

Açúcar 180 gr

Água 130 ml

gemas de ovo: 4(quatro)

Farinha 35 gr

pau de canela 1 gr

raspas de limão a gosto

Já segue nosso canal no Youtube? Não perca nenhum vídeo e não deixe de se inscrever

COZINHAR PASSO A PASSO o Pastel de Nata ou pastelzinho de Belém

PASSO 1:

Para a parte interna do pastelzinho de Belém, que vamos chamar de enchimento: Para preparar creme para pastéis, precisamos de: leite; gemas; casca de limão; farinha; pau de canela. Para calda de açúcar: água e açúcar.

PASSO 2:

Despeje 200 ml de leite em uma panela. Adicione as raspas de limão e o pau de canela.

ETAPA 3:

Coloque o leite no fogo e deixe ferver.

ETAPA 4:

Enquanto o leite aquece, dilua a farinha peneirada no leite restante.

ETAPA 5:

Misture bem para se livrar dos caroços.

ETAPA 6:

Quando o leite ferver, despeje a mistura de farinha com o leite em um fio fino e mexa constantemente. Mexendo constantemente, leve o creme a engrossar. Retire o creme do fogo.

Após tirar ele do fogo, é melhor cobrir o creme com filme plástico.

ETAPA 7:

Em outra panela misture a água e o açúcar. Leve a panela ao fogo médio e deixe ferver e cozinhe por 3 minutos.

ETAPA 8:

Mexendo constantemente, despeje a calda de açúcar quente no creme em um fluxo fino.

ETAPA 9:

Homogeneizar. Passe o creme por uma peneira, cortando assim as raspas de limão e a canela. Obtemos um creme suave homogêneo.

ETAPA 10:

Cubra o creme com película aderente em contato e deixe esfriar.

ETAPA 11:

Massa. Enquanto o creme esfria, prepare a massa. Você pode fazer sua própria massa folhada. Eu preferi comprar.

ETAPA 12:

Abra cada pedaço de massa levemente em uma tábua enfarinhada. Coloque as placas enroladas umas sobre as outras. Eles não precisam ser uniformemente lisas. Durante a torção do rolo, a irregularidade não será visível.

ETAPA 13:

Enrole a massa em um rolo apertado.

ETAPA 14:

Corte o rolo em pedaços iguais. Fiz 10, mas, tive que fazer 12, já que a quantidade de creme é projetada para exatamente 12 bolos. Como resultado, sobrou creme em excesso, que simplesmente despejei em moldes de silicone e assei junto com os bolos (chamados por nós de Pastel de Nata ou pastelzinho de Belém).

Lugares Românticos em Portugal : conheça os 6 melhores

ETAPA 15:

Coloque cada rolo com o lado cortado para cima em uma assadeira untada.

ETAPA 16:

Coloque cada rolo com o lado cortado para cima em uma forma untada, forme cestas e faça as laterais altas.

ETAPA 17 do Pastel de Nata ou pastelzinho de Belém:

Adicione as gemas ao creme resfriado.

Leia também: Melhores doces do mundo: conheça 15 para você experimentar nas suas viagens

ETAPA 18 para fazer Pastel de Nata ou pastelzinho de Belém:

Misture tudo muito bem com uma batedeira. A consistência do creme deve ser semilíquida, fluida. Por conveniência, você pode derramar o creme em um recipiente com bico para que o creme possa ser convenientemente derramado na base da massa.

ETAPA 19 do Pastel de Nata ou pastelzinho de Belém:

Encha os espaços em branco da massa com creme, um pouco abaixo das bordas da massa. Como o creme cresce um pouco durante o cozimento, ele pode sair das formas. Asse bolos em forno pré-aquecido a 240 ° C por cerca de 20-25 minutos. Asse nos últimos 5-7 minutos no modo “top + bottom” para que o creme fique bem dourado por cima.

ETAPA 20 do Pastel de Nata ou pastelzinho de Belém

Aqui temos bolos tão lindos e deliciosos. A superfície não deve ser fortemente queimada em toda a superfície. Mas pequenas áreas mais avermelhadas são bem-vindas. Desfrute de sua refeição!

História do pastel de nata ou pastelzinho de Belém:

Os pastéis de nata foram inventados por monges católicos no Mosteiro dos Jerónimos, na comunidade de Santa Maria de Belém, em Lisboa, antes do século XVIII. Portanto, outro nome comum para esses doces e bolos é pastel de Belém. Naquela época, os mosteiros usavam clara de ovo para engomar roupas, em particular, as vestes das freiras. As gemas restantes foram usadas para fazer bolos e doces. Aí as Receitas de doces e confeitaria espalham-se por todo o país.

Após o desaparecimento das ordens religiosas e em antecipação ao encerramento de muitos mosteiros após a Revolução Portuguesa de 1820, os monges começaram a vender pastel de nata numa fábrica de açúcar próxima para obterem pelo menos algum rendimento. Em 1834, o mosteiro dos Jerónimos foi encerrado e os donos da fábrica de açúcar compraram a receita do bolo. Em 1837 abriram a fábrica do Pastel de Belém, que até hoje produz os famosos pastéis.

Vale a pena fazer a receita do pastel de nata ou pastelzinho de Belém?

Com certeza sim. Essa receita super tradicional, com sabor delicioso traz Portugal para perto da gente. Você tentou fazer essa receita? Conta pra gente se deu certo?

Gosta de culinária portuguesa? Veja essa outra receita portuguesa que dá água na boca: Receita de Risoles de Camarão