O Mídia Kit se trata de um documento feito por uma agência, uma influencer, pequenas empresas ou afins. Esses documentos são feitos na intenção de fazer com que empresas maiores te notem e queiram fazer de você uma vitrine virtual.

Aposto que você já viu grandes influencers fazendo publicidade de algum produto ou serviço na internet. Para elas conseguirem chegar nesse patamar precisaram apresentar um midia kit com bons resultados e que demonstrem um ótimo potencial para aquela marca.

Se você acha que apenas pessoas com muitos seguidores conseguem boas parcerias, está muito enganado. Atualmente as marcas buscam por influenciadores que possam se conectar com a empresa, que tenham uma história parecida com a da marca e que seus seguidores sejam possíveis compradores.

De nada adianta ter um mídia kit bom, números excelentes, mas buscar por empresas que não tem nada a ver com você! Já imaginou a Juliette falando sobre produtos para cabelos cacheados ou o Gil do Vigor fazendo uma publi sobre moda feminina?

Uma publi recente que foi duramente criticada foi a do Vittor Fernando, tiktoker famoso e muito reconhecido na internet por seus vídeos de humor do cotidiano. Ele fez uma publi de dia das mães para a marca Pampers, chamando todas as grávidas e soou estranho, já que seu público não é de mães.

Saiba montar fazer um mídia kit de acordo com seu nicho

Como montar um Mídia Kit perfeito?

Para começar, seu mídia kit precisa ser atrativo, é importante cativar a empresa que você está tentando parceria. Hoje em dia existem diversos programas e sites que ajudam a criar seu próprio mídia kit sem que você precise investir com um profissional. Você consegue montar um mídia kit lindo e profissional no Canva, por exemplo!

Lá você consegue encontrar modelos lindos! Mas se ainda assim ficar com dúvida, minha dica de expert: dê uma olhada no Google imagens e pesquise modelos diferentes e bonitos de mídia kit e se inspire! NÃO COPIE! O ideal é que você crie um do zero com sua própria identidade, que tenha a sua cara! Aprenda que é muito importante que ele tenha a sua cara, os seus parceiros em potencial também ficam de olho nisso e não vão gostar nada de ver um mídia kit que parece que foi copiado da internet…

Alguns exemplos de mídia Kit

Existem algumas dúvidas que seu futuro parceiro vai ter e é sempre bom você incluir essas informações já no seu mídia kit. Por conta disso, montei um check list pra você:

  • Seu nome completo
  • Sua cidade
  • Idade
  • Seu @ nas redes sociais
  • Um pouco sobre você
  • Quantidade de seguidores, engajamento, interações, etc… em cada rede social
  • Dados dos seus seguidores (faixa etária, principais localizações, gênero, períodos mais ativos)
  • Formatos de anúncio que você faz
  • Campanhas que tenha participado antes (se houver)
  • Cases de sucesso (uma campanha que teve resultado excelente)
  • Tabela de preço
  • Meios de contato

Dito tudo isso, vou pontuar alguns dos principais itens dessa lista para você dar uma atenção especial no seu checklist.

Formatos de anúncio no mídia kit

Primeiramente é essencial pensar nos formatos de anúncio que pretende fazer. Seja criativo e mostre os tipos de conteúdo que você é capaz de criar nas suas plataformas. Se você só trabalha com instagram, mostre que consegue criar campanhas eficazes no feed, stories e também no IGTV e Reels. Se usa Tiktok, explore diversos formatos de conteúdo por lá também até encontrar um que seja perfeito para seu público e para você também. Atualmente no Youtube é possível, além dos vídeos longos, criar Shorts, que nada mais são do que vídeos curtos tal qual os vídeos do Tiktok e Reels. Ou seja, existem inúmeras maneiras de se criar conteúdo digital atualmente e é uma questão de identificação para descobrir a melhor forma para você.

Tabela de preço

Outra coisa muito importante para se prestar atenção é na sua tabela de preço. Muitas pessoas montam kits com diferentes formatos de anúncio para conseguir fechar um pacote maior com as empresas e fazer uma boa campanha. Mas para isso é preciso apresentar boas taxas de engajamento associadas a uma negociação eficiente. Os pacotes de serviços podem ser: quantidade X de stories falando do produto + post no feed + vídeo no tiktok. Ou então vídeo no Youtube + X posts no feed. Ou mesmo X posts no Twitter + Reels + Tiktok… Vai da sua negociação com seu parceiro e o objetivo da campanha.

É importante saber que cada uma dessas redes sociais vai ter um público diferente, portanto é legal mensurar e apresentar uma proposta para aquela empresa com a sua ideia de campanha correta. Não adianta montar um pacote de dezenas de posts para uma empresa só porque o valor será mais alto sem usar de estratégia. Tanto eles como você querem que o resultado seja bom, pois assim ambos conseguem mais trabalhos e mais parcerias.

Uma coisa a se pensar é que essa tabela de preço pode ser enviada depois, quando você já estiver em contato com a empresa. Pois em alguns casos a empresa pode estar disposta a pagar mais do que o valor da sua tabela e não tem como você saber. Essa tabela é ideal para parcerias que não tem muita noção de quanto cobrar e não te conhecem muito bem, portanto elas não sabem seu valor.

Mostre seu diferencial no mídia kit

Mais importante do que mostrar quantos seguidores você tem, mostre a diferença que você faz na vida deles. Claro que é muito importante mostrar seu engajamento com seus seguidores, suas curtidas, comentários, salvamentos, compartilhamentos… cada um tem uma importância diferente.

Mas posso dar uma dica? Quando seus seguidores respondem seus stories com “comprei X produto por sua causa!”, “nossa, não sabia disso, valeu pela dica!”, “obrigada por compartilhar!”, “conta mais sobre isso!” ou coisas semelhantes, isso mostra que essas pessoas se sentem próximas a você e são influenciadas pelo seu dia a dia. Portanto a chance delas comprarem na loja que você frequenta e consumir os mesmos produtos que você é bem grande. Eu mesma, por exemplo, tenho alguns influencers que sigo e acompanho que me sinto próxima o suficiente para me considerar amiga deles, mesmo sabendo que não sou. E alguns não tem nem 10k de seguidores! Mas mesmo assim me influenciam e fecham parcerias!

Tenha um nicho

Ainda me referindo a diferencial, ter um nicho, ainda que você fale sobre tudo é importante! Se você é uma pessoa que tem pet e ama seus bichinhos peludos, porque não focar em lifestyle atrelado em como cuidar do seu pet? Dicas de brinquedos, atividades, passeios, hotéis para cachorro, etc.

Ou se você está noiva, também pode unir o lifestyle com dicas de lua de mel, como escolher o melhor lugar para casar, fornecedores de buffet, lembrancinhas criativas, dia a dia na rotina do recém casado e muito mais.

Ainda existe o subnicho de lifestyle vegano, onde você compartilha a sua realidade sendo vegana, dificuldades em encontrar roupas, alimentos, cosméticos. Como fazer a transição de forma saudável. Como fazer pequenas trocas no seu dia a dia para tornar sua rotina mais pet friendly.

O nicho do meu blog, por exemplo, é de viagens e afins, portanto meus posts são relacionados às minhas últimas viagens e outras coisas relacionadas! Ou seja, mesmo quando falo sobre filmes, como o post do filme da Disney Luca, sempre insiro viagens e cultura.

Existem infinitos subnichos! Quando você encontrar o seu será muito mais fácil de encontrar parceiros perfeitos para a sua marca pessoal e também para a própria empresa, pois será o match perfeito!

Agora que você já sabe como fazer um mídia kit incrível para parcerias, é a hora de começar o seu mídia kit, distribuir para suas empresas favoritas e fechar muitas parcerias! Ah, não desista se você receber “nãos”. Isso é comum e pode acontecer com qualquer um. O sucesso só chega para quem persevera!