O que não pode faltar na Ceia de Natal? Quais são os itens indispensáveis na mesa do dia 25 de dezembro? O que podemos dispensar e o que jamais deve faltar nesse dia tão importante do ano? Veja 10 ideias para incrementar a ceia de natal nesse post.

Importante: Se você precisa comprar Euros ou Dólares para uma viagem ao exterior, você tem que conhecer a Wise!
Eu viajo muito e as melhores taxas de câmbio encontro sempre na Wise. Sem falar no cartão VISA deles que pode ser solicitado gratuitamente e utilizado no exterior debitando direto da sua conta Wise internacional sem tarifas ocultas nem IOF, com praticidade e segurança.
Entre para a Wise é gratuito.

Leia também: Onde passar o Réveillon no Brasil e no mundo

O que não pode faltar na Ceia de Natal

Com a chegada de dezembro, todos começamos a contar os dias das celebrações familiares, desfrutando de um delicioso jantar na companhia de quem amamos. Os pratos ofertados durante esse jantar tem como principal ingrediente o amor, e isso é o principal motivo que essa data continua a existir.

Provavelmente que você já tenha preparado a grande ceia de Natal, porém, é possível que algo lhe tenha escapado. Seja um ingrediente para preparar um prato ou outros elementos que também podem ser importantes para uma noite inesquecível.

Portanto, se você quiser ter certeza de que tem tudo o que precisa, leve em consideração a lista que agora compartilhamos com você. Leia conosco e descubra de uma vez por todas o que não pode faltar na Ceia de Natal, vamos lá!

1. Uma mesa adequada

O que não pode faltar na Ceia de Natal? Uma mesa bem arranjada. Embora pareça um elemento óbvio, você pode não ter considerado que para uma ceia de Natal chegam mais pessoas do que aquelas que costumam comer em casa, então se sua sala de jantar for pequena, você deve conseguir uma mesa extra para que todos os seus convidados se sintam confortáveis e contem com o espaço perfeito para saborear os deliciosos pratos.

Além disso, lembre-se de dar bastante atenção à decoração natalina, que envolve a mesa de jantar, item sobre o qual falaremos no tópico a seguir.

2. Decoração natalina

Para dar um toque mais caloroso ao ambiente, você pode acompanhar sua mesa com toalhas e acessórios como guardanapos, árvores e guirlandas, que contrastam em tons festivos, estes podem coincidir com a decoração da sua casa.

Além disso, um elemento que pode adicionar são as velas para completar a sua mesa. Use-as no centro ou em locais especiais onde não atrapalhem nem corram qualquer risco, principalmente com crianças à bordo, rsrsr.

Abuse das principais cores do Natal, como o vermelho, o verde, o dourado, o prata e o o branco. Ah, mas não se prenda a elas, hoje em dia, quanto mais original ficar, mais os convidados vão gostar. Você já pensou em ousar nas cores? Por exemplo, incluir o azul junto com o branco e dourado; colocar um lilás ou rosê com o dourado e o verde; junto com o dourado e vermelho combinar com um bege e castanho, etc.

Leia também: Viajando no Zodíaco: Descubra os destinos turísticos de cada signo e as cores para o Réveillon de 2022

O que não pode faltar na Ceia de Natal
Ideias não faltam para a ceia de Natal

3. Entradinhas e petiscos

O que não pode faltar na Ceia de Natal? Entradinhas para beliscar e tomar umas bebidinhas para não ficar com muita fome até na hora da ceia do natal. Amendoins e castanhas em geral, além de alguns frios costumam ser ótimas sugestões para antes da ceia.

As pessoas não podem comer muito, porque senão não conseguem cear direito durante o jantar, que normalmente sai muito tarde. Porém, uma entradinha sempre cai bem, não é mesmo?

Encontrar uma receita simples e deliciosa não será difícil, basta procurar uma lista de receitas natalinas, e se não quiser investir muito tempo pode oferecer um prato de carnes frias, nozes ou queijos. Sua família vai amar isso.

4. Ceia

O elemento mais esperado da noite! A família se reúne à mesa para fazer uma oração, fazer votos de bom ano e agradecer pelo ano que passou e finalmente saborear o que foi preparado com tanto amor. Leve sempre em consideração que nesta noite o mais importante é compartilhar.

5. Molhos

O que não pode faltar na Ceia de Natal? Uma das ideias mais populares na ceia de natal é a utilização de molhos e patês. Os molhos com certeza não podem ficar de fora. Geralmente, o prato principal do jantar é servido com alguns acompanhamentos, como purê de batata ou saladas, e para dar um toque especial, não se esqueça de colocar na mesa um molho que os complemente.

É também uma forma de agradar ao paladar de todos os seus convidados, pois haverá quem prefira um toque de picante ou agridoce na sua comida.

Ideias para o jantar

6. Pães

Um convidado especial na ceia de Natal é o pão, pequenos pedaços de baguete ou outros pães artesanais podem acompanhar o seu jantar, se quiser que fique macio na hora de sentar à mesa, coloque no forno por alguns minutos.

Neste dia, muitas pessoas trazem pão de casa para desfrutar em família, então tente comprá-lo cedo para não ficar sem este elemento importante. Os pães acompanham o natal há séculos e não podem ficar de fora da sua comemoração.

7. Doces e sobremesas em geral

No Natal, mais do que um jantar, o que se partilha é uma festa, e toda celebração merece ser encerrada com algo diferenciado, então você não pode deixar de oferecer uma sobremesa deliciosa.

Pode ser um bolo, tortas, um sorvete ou um doce afetivo da família são opções muito variadas e deliciosas. Se você tiver muitos convidados, poderá escolher mais deles, como por exemplo, um bolo com sorvete.

Na minha família um dos doces afetivos do meu sogro é um doce chamado Manezinho, conhece? Já o que está em alta atualmente é o Banoffe de banana com chocolate.

8- Bebidas para todas as idades (momento do brinde, tim, tim):

Na noite de Natal nos reunimos para comemorar e agradecer principalmente pela nossa vida. Então um momento muito especial é o momento do tim tim (brinde).

Aqui no Brasil, por ser um país tropical podemos fazer o brinde com cerveja. Um vinho e espumante também caem bem, e em outros países eles brindam com a cidra que acompanha muito bem esta ocasião. Mas saiba que não importa o que você vai beber, importa é o barulhinho da taça fazendo tim tim e lembre-se de mentalizar coisas boas. Não se esqueça de levar em consideração as crianças e adolescentes, com uma bebida sem álcool, como sucos, refrigerantes e chás gelados.

(Ideias para Ceia de Natal)

9. O Presente (ou lembrancinha)

Esta noite a família se reúne para agradecer e celebrar junto, em família, então um momento muito especial é o momento da troca de presentes.

Conheça o gosto da pessoa para não errar. Por exemplo, na minha família tem gente que vai gostar muito de ganhar um bom vinho, ou algo de maquiagem ou creme hidratante. Leve em consideração as crianças, e um agrado nesse momento, contando a história que o Papai Noel vai chegar com o presente também é mágico.

Papai noel

10- Música (ideias para a Ceia de Natal)

Música é uma coisa que não pode faltar, né? mas é super polêmico, pois cada um gosta de músicas e ritmos diferentes e por isso por gerar certo atrito. Então você precisa entrar em acordo com os participantes, onde cada hora alguém comanda as músicas e o respeito e a tolerância devem prevalecer.

Por exemplo, se depender de mim não pode faltar Mutantes e secos e Molhados; já meu marido vai querer Eric Clapton e Pink Floyd e minha crianças viajante não abre mão da trilha sonora de filmes da Disney como Luca, Moana e a Vida é uma festa.

Agora que você tem essas ideias, estará pronto para aproveitar este momento em família. Lembre-se de que não há nada mais importante do que compartilhar e viver juntos em um ambiente saudável e amoroso e o melhor lugar para conseguir isso é no calor de sua casa. O que achou das nossas dicas sobre o que não pode faltar na Ceia de Natal? Faltou algo, me conte nos comentários! Até a próxima!