A minha filha, conhecida também por #iaraporaí tirou o passaporte pela primeira vez quando ela tinha 4 meses de vida, ou seja, um bebê bem novinho. Isso porque iríamos viajar no mês seguinte para a Croácia. O processo para conseguir o passaporte de bebês e crianças é semelhante ao processo feito com adultos. No entanto, os responsáveis legais devem ficar atentos a algumas exigências específicas, pois somente eles podem lidar com todas as etapas. Além disso, o prazo de validade dos passaportes dos bebês e das crianças duram menos. Acompanhe o texto para entender tudo e tirar o dos seus filhos também.

Importante: Se você precisa comprar Euros ou Dólares para uma viagem ao exterior, você tem que conhecer a Wise!
Eu viajo muito e as melhores taxas de câmbio encontro sempre na Wise. Sem falar no cartão VISA deles que pode ser solicitado gratuitamente e utilizado no exterior debitando direto da sua conta Wise internacional sem tarifas ocultas nem IOF, com praticidade e segurança.
Entre para a Wise é gratuito.

Quem viaja com crianças sabe que organizar o passeio não é nada simples, pois é preciso ter atenção com vários detalhes. Aliás, existem coisas que, se não forem levadas à sério, podem complicar a viagem por completo.

Booking.com

Por exemplo, imagine que, na hora de embarcar numa viagem internacional, você descobre que o passaporte de seu bebê ou crianças está vencido? Além de passar por um grande estresse, pois, provavelmente, sua viagem estará perdida, será bem caro perder a viagem por causa disso e trabalhoso. Afinal de contas, mesmo com um pedido emergencial, existe um prazo até que o novo passaporte seja emitido.

Por isso, durante este texto, você conhecerá todos os procedimentos e regras para tirar o passaporte de bebês e crianças. Ademais, serão esclarecidas diversas outras dúvidas atreladas ao passaporte. Sabia que a data do passaporte infantil tem um prazo inferior de adulto?

Quais países e destinos que não exigem passaporte para bebês e crianças?

Você sabia que, assim como para os adultos, nem todos os destinos exigem que bebês e crianças tenham passaporte para embarcar?

Para viagens domésticas, ou seja, dentro daqui do Brasil, a empresa aérea aceitará a certidão de nascimento original ou cópia autenticada para embarque, além da identidade, claro!

Lembre-se que se a certidão de nascimento do seu neném for autenticado, ele poderá ser conferido antes do embarque, pois esta é uma regra que pode mudar a qualquer momento.

Destinos internacionais sem passaporte? Existe?

Alguns destinos internacionais também aceitam o embarque de bebês e crianças sem passaporte (assim como de nós adultos), sendo necessário carteira de identidade com foto.

Os países que aceitam viagens sem passaporte fazem parte do Mercosul, portanto, não é necessário o uso de passaporte de criança ou adulto.

Países que não precisam de passaporte: viaje para o exterior com RG:

  1. Bolívia.
  2. Colômbia.
  3. Equador.
  4. Peru.
  5. Chile.
  6. Uruguai.
  7. Argentina.
  8. Paraguai.

Aqui no Blog tem dicas de todos esses países em detalhes para você programar sua viagem.

Passaporte de crianças – procedimentos necessários

Se você não quer ir pra nenhum desse países acima, o passaporte vai ser necessário. Veja abaixo tudo para fazer viagens com crianças e bebês. Essa viagem será necessário ficar atento aos regulamentos das companhias aéreas. Afinal, algumas empresas costumam ser mais rígidas que outras, o que pode gerar alguma surpresa desagradável. Por isso, é muito importante conhecer a companhia aérea e ver quais são suas regras.

Ademais, antes de obter as passagens e escolher o destino da viagem, é preciso conhecer a forma de embarque. Afinal de contas, nem todos os destinos exigem passaportes.

Entretanto, se o local escolhido realmente exigir o passaporte, será preciso solicitar o documento com antecedência. Dessa forma, você evitará atrasos e problemas burocráticos. Em suma, quanto mais rápido você resolver a questão do passaporte, maior a chance de concluir sua viagem sem surpresas.

Para quem pretende viajar de avião, seja com filhos, netos ou quaisquer outras crianças, serão pedidos diversos documentos para os menores de idade. No entanto, se você for o responsável legal, o processo será um pouco mais simples.

Porém, se a criança for viajar com algum parente ou amigo, esse adulto terá que obter autorizações especiais. Ademais, ele terá que verificar se a companhia aérea permite a viagem de menores sem o responsável legal. Afinal, a decisão de aceitar ou não essa viagem pertence apenas a empresa aérea.

Portanto, ao organizar sua viagem, uma das primeiras coisas a fazer é verificar as regras da empresa aérea. Dessa forma, você terá mais tempo para providenciar os documentos necessários e, no dia do embarque, estar com tudo organizado.

Em quais destinos é preciso apresentar o passaporte para crianças?

Como foi explicado anteriormente, nem todos os locais exigem passaportes para que bebês e crianças possam embarcar. Por exemplo, para viagens dentro do Brasil, as companhias aéreas costumam exigir a certidão de nascimento original ou uma cópia autenticada em cartório.

Embarque sem o passaporte

Basicamente, todos os países que aceitam viagens internacionais sem passaporte pertencem ao Mercosul. Aliás, essa exclusão do passaporte vale tanto para crianças quanto para adultos. Em países assim, basta mostrar o documento de identidade com foto e seguir sua viagem.

Contudo, por mais que o passaporte não seja necessário, ainda existem algumas exigências na hora de embarcar. Por exemplo, o documento de identificação deve estar em ótimo estado. Ou seja, se ele estiver amassado, rasgado ou até mesmo dobrado, ele não será aceito. A Argentina por exemplo, não aceita identidade com mais de 10 anos de validade.

Qual é a validade do passaporte de bebê, crianças, adolescentes e adultos?

Crianças e Adolescentes até 17 anos acompanhados dos pais ou responsáveis: Passaporte brasileiro válido.

Como o Brasil faz parte do MERCOSUL, a Viagem para qualquer país da América do Sul (exceto Guianas) é aceito carteira de identidade (RG) (não vale só certidão de nascimento), além de passaporte, claro!

Veja a Validade do passaporte em diferentes idades:

– 0 a 1 ano incompleto: 1 ano de validade do passaporte

– 1 ano completo a 2 anos incompletos: 2 anos de validade

– 2 anos completos a 3 anos incompletos: 3 anos de validade

– 3 completos a 4 anos incompletos: 4 anos de validade

-4 anos completos a 18 anos incompletos: 5 anos de validade;

-18 anos completos para cima: 10 anos de validade

Busque por descontos nas passagens aéreas

Tirar o passaporte de bebê e criança tem um custo financeiro, pois existem taxas que fazem parte do processo. Aliás, se você tem mais de um filho, os gastos com o documento serão ainda maiores.

Por isso, para aliviar o seu orçamento, seria interessante reduzir os gastos com passagens. Inclusive, um bom modo de pesquisar por descontos é acessar o buscador de Passagens Promo. Nesse buscador, você pode procurar pelas melhores ofertas de passagens aéreas e encontrar o melhor preço possível.

Clique aqui e reserve suas passagens com desconto e parcelamento

Em que situação é bom tirar o passaporte do bebê?

Antes de tudo, é bom lembrar que, tirar um passaporte para bebês só vale a pena se o destino da viagem é para países de fora do Mercosul. Afinal, como foi dito anteriormente, os países do bloco sul-americano não exigem esse documento, mas sim a carteira de identidade. Ademais, viagens dentro do Brasil também não exigem o passaporte, pois o único documento exigido é a certidão de nascimento.

Por outro lado, se sua viagem realmente precisa do passaporte, é necessário ficar atento aos prazos. Afinal de contas, como esse documento não é retirado do dia para noite, é necessário se programar e solicitá-lo com antecedência.

A parte mais complicada de retirar um passaporte é agendar um atendimento presencial. Por isso, é muito importante fazer tudo com o máximo de antecedência possível, pois um imprevisto pode surgir a qualquer momento.

A validade do passaporte infantil é menor que a versão para adultos. Portanto, esse documento só deve ser retirado se a viagem realmente estiver programada. Do contrário, o documento perderá a validade e não terá valor algum.

Validade do passaporte

De acordo com a idade dos passageiros, cada passaporte possui um tempo de validade diferente. A seguir, veja o tempo de validade de cada passaporte:

  • Menores de 1 ano: 1 ano de validade;
  • 1 ano completo a 2 anos incompletos: 2 anos de validade;
  • 2 anos completos a 3 anos incompletos: 3 anos de validade;
  • 3 anos completos a 4 anos incompletos: 4 anos de validade;
  • 4 anos completos a 18 anos incompletos: 5 anos de validade;
  • 18 anos completos ou mais: 10 anos de validade.

Aprenda a tirar o passaporte de bebês e crianças

Obter um passaporte para crianças e bebês não é tão complicado assim. Contudo, é preciso reunir documentos, pagar taxas, tirar fotos e cuidar de outras coisas que podem tornar o processo mais lento.

Ademais, é preciso ter muito cuidado ao fazer tudo isso, pois, se houver qualquer erro, o pedido será rejeitado. Além disso, mesmo que o passaporte saia, se ele estiver com qualquer erro em seus dados, a criança será impedida de viajar.

Por isso, é muito importante reunir todas as informações possíveis sobre documentação e prazos. Assim, você conseguirá se organizar e evitará surpresas no dia da viagem.

1. Documentos necessários para retirada do passaporte

A seguir, veja uma lista com todos os documentos necessários para retirar o passaporte de crianças e bebês:

  • Certidão de Nascimento: pessoas com menos de 12 anos têm que apresentar o documento original;
  • Carteira de Identidade CPF dos pais: o documento deve estar em bom estado, do contrário, não será aceito. Além disso, é necessário que o documento esteja na validade;
  • Foto do bebê: crianças menores de 3 anos precisam ter uma foto recente tamanho 5×7. Essa foto deve ser colorida, sem data e com fundo branco;
  • Protocolo de agendamento impresso;
  • Comprovante de pagamento da GRU impresso;
  • Formulário para autorização de expedição de passaporte para menor. Veja aqui no site da Polícia Federal

2. Solicitação de passaporte de bebê ou criança

Para solicitar o passaporte, é preciso entrar no site da Polícia Federal. Em seguida, você irá preencher os dados do bebê e dos pais. Por fim, será gerado um protocolo e o número dele deve ser anotado, pois será pedido durante o atendimento presencial. Veja o site do Governo para começar o procedimento

3. Pagamento da taxa do passaporte de bebê

Após preencher os dados, será gerado no site da PF uma Guia de Recolhimento da União (GRU), cujo valor é R$ 257,25 (valores de janeiro de 2021). Essa Guia deverá ser paga até a data de seu vencimento. Após realizar o pagamento, guarde o comprovante, pois, no dia da entrevista, será preciso apresentá-lo.

Passaporte infantil

4. Formulário de autorização de expedição de passaporte para menor

Outro formulário que faz parte desse processo é a autorização de expedição do passaporte e autorização da viagem. Esse formulário apresenta três modelos diferentes, assim, os pais poderão escolher que tipo de passaporte será feito para a criança:

  • Poderes para genitores: com esse documento, a criança só poderá viajar acompanhada por, ao menos, um de seus pais. Nesse caso, não é preciso mostrar uma autorização de viagem quando for sair do país;
  • Poderes amplos: com esse documento, a criança pode viajar sozinha ou com um de seus pais. Aqui também não é preciso apresentar uma autorização de viagem;
  • Formulário padrão: nesse caso, sempre que uma criança sair do país, mesmo acompanhada por seus pais, será preciso apresentar uma autorização de viagem autenticada.

5. Agendamento do passaporte de Bebê ou crianças

Dos procedimentos online, a última etapa é o agendamento, que só pode ser feito após a GRU estar paga. Basta pesquisar o local e escolher algum dos dias e horários disponíveis.

Vale lembrar que, como o documento não é enviado pelos Correios, o local selecionado para tirar o passaporte é o mesmo onde será preciso buscá-lo. Portanto, tome cuidado na hora de escolher um local, pois se estiver muito longe de sua casa, ficará mais difícil buscar o passaporte. Veja o site

6. Comparecimento ao posto da Polícia Federal

Após juntar os documentos, o comprovante da GRU, o número do protocolo e o formulário de autorização de expedição do passaporte, será preciso comparecer ao posto da PF no dia e horário marcado.

É importante ressaltar que, o bebê tem que estar no local juntamente com seus pais. Se um dos pais não puder ir, será preciso levar uma autorização autenticada para emitir o passaporte.

7. Entrega do passaporte de bebê

Ao longo do atendimento presencial, será gerado um novo protocolo com a data da entrega. Nessa altura do processo, o documento costuma ser entregue de forma rápida.

De acordo com o site da PF, a criança e seus pais devem estar presentes durante a retirada do documento. Contudo, existem postos de atendimento que não exigem isso. Nesse caso, seria importante verificar com antecedência as regras do posto que você escolheu.

Passaporte de bebê:

Como tirar uma boa foto 5×7 de um bebê

Agora que você aprendeu o passo a passo para tirar o passaporte de crianças, precisa aprender a tirar uma foto 5×7 de um bebê. Afinal de contas, sem essa foto, não será possível emitir o passaporte da criança. Nos próximos parágrafos, serão mostradas algumas dicas sobre como conseguir a foto ideal. Assim, sua criança não correrá o risco de ter o passaporte barrado.

Como o passaporte é um documento oficial, a foto dele deve obedecer a alguns critérios. Por exemplo, crianças com menos de 3 anos não devem tirar a foto na hora, como fazem os adultos. A razão para isso é que, provavelmente, essa foto não será a ideal. Com isso, talvez haja um problema na hora de emitir o documento.

Portanto, se a criança da foto possui 3 anos incompletos, é necessário procurar um local que faça a foto. Se preferir, você pode improvisar uma foto em sua casa e ver se fica boa. Se isso der certo, será um gasto a menos em seu orçamento.

A foto da criança deve ser recente, estar no tamanho 5×7, ser colorida, não pode ter data e o fundo deve ser branco. Ademais, não pode haver enfeites no cabelo ou qualquer coisa cobrindo o rosto. Obviamente, a criança deve estar com lábios cerrados, ou seja, nada de caretas, sorrisos ou cara de choro.

No dia do agendamento, leve mais de uma foto. Assim, você terá mais opções caso a primeira foto não seja aprovada. Dessa forma, você evitará que o passaporte seja barrado devido a uma fotografia.

Como tirar uma boa foto 5×7 de um bebê. Acho que os bebês e as crianças são as únicas pessoas que podem tirar foto do passaporte sorrindo.

Seguro viagem para viajar com crianças e bebês:

SEGURO VIAGEM→ Viaje com segurança com a SegurosPromo

Conclusão: Vale a pena tirar o passaporte de bebê e de crianças?

Após resolver todas as questões burocráticas que envolvem o passaporte e a compra das passagens, você pode aproveitar sua viagem. Por mais trabalhoso que seja, fazer as coisas da forma certa, sem pular etapas de forma irresponsável, é sempre o melhor caminho.

Isso vale não só para os documentos de seus filhos, mas para a vida. Portanto, ainda que, aparentemente, você não ganhe nada com isso, sempre faça o certo. Assim, serão evitados problemas causados por tarefas mal feitas, incluindo a invalidação de seus passaportes no aeroporto.