As agências de viagens sofreram muito com a pandemia, foram dois anos praticamente perdidos. Para recuperar o seu negócio, a melhor dica é investir em marketing para agências de viagem e para hotéis.

Importante: Se você precisa comprar Euros ou Dólares para uma viagem ao exterior, você tem que conhecer a Wise!
Eu viajo muito e as melhores taxas de câmbio encontro sempre na Wise. Sem falar no cartão VISA deles que pode ser solicitado gratuitamente e utilizado no exterior debitando direto da sua conta Wise internacional sem tarifas ocultas nem IOF, com praticidade e segurança.
Entre para a Wise é gratuito.

Marketing para agências de viagem e para hotéis : as 5 melhores dicas
Marketing para agências de viagem: as 5 melhores dicas

O marketing é uma ferramenta indispensável para qualquer negócio, através dela é possível alcançar uma gama de clientes muito maior, além de mantê-los sempre bem informados sobre viagens, promoções e muito mais.

Booking.com

Gerenciar uma empresa de viagens não é fácil, pois, além de conhecer muito bem o mercado é preciso ter força de vontade para entender e trabalhar as melhores oportunidades para atrair seu público alvo.

Quando as ações e dicas de marketing são usadas elas podem aumentar as vendas. Isso porque elas podem mostrar o diferencial que a sua empresa está oferecendo. Quem não se atualiza e busca estar à frente das novidades acaba perdendo clientes.

Confira abaixo as 5 melhores dicas de marketing para agências de viagem ou hotéis

1ª dica – Conheça bem o perfil do seu cliente

Quando você quer vender um pacote para seu cliente é preciso conhecer os seus gostos, pois não adianta vender um pacote para um lugar exótico, por exemplo, se esse não é o perfil dele. 

Ou oferecer um lugar de praia, se ele gosta de campo, dessa forma seu cliente não se sentirá atraído pela viagem.

Para isso, você pode fazer um questionário com perguntas para seu cliente, quando ele for na agência. Pergunte, por exemplo, o que está levando ele a fazer essa viagem, que tipo de lugar ele tem preferência, se tem algum destino que tem preferência e que lugares ele ainda não visitou, se prefere viajar para destinos onde é mais frio ou se prefere o calor. 

Dessa forma você vai conhecer melhor o seu cliente e vai tornar a viagem dele uma experiência maravilhosa.

Quando você oferece o destino certo com as opções desejadas pelo seu cliente, vai fazer com que você se torne um exímio conhecedor  do assunto e ganhe a confiança dele para novos destinos.

2ª dica – Use as redes sociais a favor da sua empresa

As redes sociais podem ser grandes aliadas ao marketing da sua empresa, pois você pode conhecer seus clientes, saber o que eles gostam, e o seu perfil. Você pode através das redes sociais, descobrir os destinos preferidos dos seus clientes, através de comentários feitos nas postagens.

Fazer uma fanpage vai aproximar sua empresa dos clientes, pois eles poderão conhecer melhor a empresa, além de fazer ofertas de destinos, dar dicas de pacotes, além de mostrar um pouco dos serviços de sua empresa. 

Você também poderá divulgar prêmios que a empresa recebeu, e em que lugar se destaca. Dessa forma você vai conquistando o seu cliente que vai se aproximando e obtendo indicações.

E como fazer a escolha da rede social mais adequada, entre Instagran, Facebook, Tik Tok, ou Linkedin? É importante salientar que é preciso usar todos os recursos disponíveis nas mídias sociais, interagir com o seu público e responder a todas as perguntas.

Você pode buscar uma empresa para fazer a otimização de sites para promover o crescimento das vendas de viagens e pacotes de turismo.

3ª dica – Faça um blog da sua agência de viagem ou do seu hotel

Você pode compartilhar com os clientes dicas de turismo, como o que levar na sua bagagem, melhor época do ano para fazer viagens, falar sobre câmbio, entre outras.  As dicas são de grande importância para os clientes, pois é muito importante obter informações que vão auxiliar na viagem.

Seja visual, seu blog precisa ter muitas imagens de boa qualidade e vídeos, pois eles atraem mais os clientes que ficam por mais tempo pesquisando, eles proporcionam maior engajamento. 

Portanto, quando você usa esses recursos é fundamental para a estratégia de marketing. Agências de viagens que usam imagens e vídeos são muito mais atraentes e fácil de ser acessado.

Use fotos de destinos, experiências de viagens e poste no site da empresa, no blog e nas redes sociais. Esse é um grande atrativo e proporciona maior engajamento, o que aumenta as possibilidades de aumentar as vendas.

4ª dica – Invista em e-mail marketing

Muitas pessoas acham que e-mail não é mais tão usado, mas enganam-se, pois cerca de 92% dos adultos usam o e-mail. 

Através dessa ferramenta você tem a oportunidade de se comunicar melhor com seu cliente e obter um relacionamento direto com ele. Através dos e-mails você pode enviar promoções de viagens, pacotes de turismo e muito mais, atraindo possíveis clientes.

Sendo assim, quando você investe em e-mail marketing para agência de viagem consegue uma estratégia digital relevante, aumentando as chances de compra além de estabelecer uma relação mais próxima.

Vá aos poucos construindo uma lista de e-mail, não caia na tentação de comprar uma lista, pois isso é muito ruim para os usuários, pois eles não autorizaram o contato e os classificarão, como spam. 

Marketing para agências de viagem e para hotéis

5ª dica – Crie Promoções nos seus hotéis

Quem não procura por uma promoção para viajar? As promoções sempre atraem muito mais clientes e trazem um grande incentivo. Crie parcelamentos de ofertas para vários destinos, além de poder contar com serviço vip em várias datas que sejam estratégicas, pode ser na baixa temporada ou em datas comemorativas.

As promoções chamam a atenção do público alvo que se identifica com os destinos e serviços oferecidos. Milhares de pessoas aguardam as promoções para poder viajar, quando a empresa oferece, com frequência promoções relevantes atrai cada vez mais clientes, um indica para o outro. 

Portanto, se você investir em marketing para agência de viagem vai obter excelentes resultados e atrair cada vez mais clientes para sua empresa.

6ª dica – Convide algum influencer de viagem para visitar sua agência de viagem ou seus hotéis

Não tenha receio. Se você convidar para algum influencer de viagem conhecer o seu negócio, pode ser que ele decole. Sabemos como as redes sociais estão na vida das pessoas. E te falo que elas chegaram para ficar.

Veja mais dicas que podem te interessar sobre marketing digital para agências e hotéis

  1. Marketing de causa: Veja alguns exemplos e saiba se vale a pena implantar
  2. Tipos de Marketing: conheça as principais opções do mercado
  3. Profissões do Futuro: conheça algumas carreiras
  4. O que é um Mídia Kit, afinal?
  5. Como beneficiar o seu negócio com as redes sociais
  6. Como ganhar dinheiro viajando
  7. Blog de viagens: Ainda vale a pena ter um
  8. Melhores destinos e lugares para nômades digitais: Veja 12 cidades