O marketing de causa é a prática de usar sua empresa ou plataforma para tornar o mundo um lugar melhor. É uma forma de marketing que pode ser feita em nível local, nacional ou global. Essencialmente, uma empresa que se envolve em marketing de causa está doando caridosamente quando os clientes fazem uma compra, construindo sua história de marca para apoiar doações beneficentes contínuas, ou ambos.

Importante: Se você precisa comprar Euros ou Dólares para uma viagem ao exterior, você tem que conhecer a Wise!
Eu viajo muito e as melhores taxas de câmbio encontro sempre na Wise. Sem falar no cartão VISA deles que pode ser solicitado gratuitamente e utilizado no exterior debitando direto da sua conta Wise internacional sem tarifas ocultas nem IOF, com praticidade e segurança.
Entre para a Wise é gratuito.

Todos nós conhecemos o marketing de causas por meio de nossas marcas favoritas – provavelmente durante a maior parte de nossas vidas. Na maioria das vezes, o marketing de causa se manifesta como o apoio financeiro de uma fundação sem fins lucrativos ou organização de caridade que se concentra em defender uma causa específica. Não é incomum ver grandes corporações e marcas conhecidas contribuindo com parte de seus lucros para causas específicas ou organizações sem fins lucrativos , às vezes regularmente e às vezes durante temporadas temporárias.

Booking.com

O marketing de causa alimenta o nível de responsabilidade social corporativa de uma empresa e ajuda a construir credibilidade com os consumidores que querem saber se as empresas que apoiam estão fazendo o bem no mundo. De acordo com um estudo de 2020 realizado pela Zeno , os consumidores são mais propensos a comprar e defender uma empresa que acredita que apoia uma boa causa – em até quatro a seis vezes! O marketing de causa também cultiva maior confiança na marca. Os compradores que confiam em sua marca também estarão mais propensos a recomendá-la para pessoas que conhecem.

Quer saber se o marketing de causa funcionaria para o seu negócio? Leia mais.

Quais empresas devem desenvolver uma estratégia de marketing de causa?

Se você deseja impactar o mundo para melhor através do seu negócio, o marketing de causa pode funcionar para você. O marketing de causa é um caminho forte para qualquer empresa que queira se destacar além do produto ou serviço que vende. Além disso, existem várias maneiras de criar uma estratégia de marketing de causa para o seu negócio.

Qualquer negócio pode alavancar o marketing de causa para fazer a diferença. Se você tem uma empresa de serviços, pode doar uma parte de seus lucros para uma instituição de caridade ou causa de sua escolha. Digamos que você possui uma empresa que vende bens tangíveis. Nesse caso, você pode optar por adotar uma estratégia de um para um. Um por um significa que você doa um item para cada item que vende. Alternativamente, você pode considerar doar uma parte de suas vendas de produtos.

Além de doar dinheiro e tempo, também é eficaz ajudar a conscientizar sobre questões específicas. Esteja você focado no meio ambiente, justiça social, saúde e bem-estar, educação ou outro trabalho importante, ajudar seus seguidores e clientes a se tornarem mais conscientes dos problemas do mundo ao seu redor também pode ajudá-los a agir.

Existem muitas causas diferentes para defender. Qualquer empresa pode optar por se envolver em alguma forma de marketing de causa. Pode ser algo que se alinha diretamente com a sua oferta. Ou pode ser uma causa ou fundo que sua equipe de liderança considere importante e queira apoiar. Por meio do marketing de causa, é possível mobilizar sua base de clientes. Trabalhar em conjunto pode ajudá-lo a fazer uma diferença real na vida de outras pessoas, além do seu produto ou serviço.

Exemplos de marketing de causa eficaz

Várias empresas proeminentes retribuem por meio de produtos, fundos e campanhas de conscientização. Vamos dar uma olhada em alguns exemplos eficazes de marketing de causa.

Sapatos TOMS®

A TOMS Shoes é uma empresa que desbravou uma trilha de marketing de causa com um modelo de doação um-para-um. Quando a empresa começou, seu objetivo era doar um par de sapatos para uma pessoa necessitada para cada par vendido. Atualmente, a TOMS mudou seu foco. A iniciativa atual da empresa envolve a doação de um terço de seus lucros para organizações de base.

A campanha ⅓ of Profits For Grassroots Good está focada em buscar a equidade entre todas as pessoas. A TOMS dá ênfase especial às organizações que defendem a diversidade e a inclusão, saúde mental, controle de armas e outras importantes causas de base.

Pomba

Dove, uma empresa de cuidados com o corpo e cabelo há muito estabelecida, também se estabeleceu como pioneira no marketing de causas modernas. Algumas das campanhas mais importantes da Dove incluem a Dove Campaign for Real Beauty, o Dove Self-Esteem Project, o CROWN Act, #BeautyBias e My Beauty My Say. A empresa doou dinheiro para causas específicas, além de trabalhar para aumentar a conscientização sobre as causas que apoia.

JetBlue

A companhia aérea JetBlue criou a JetBlue for Good , uma campanha focada em cuidar dos outros. A empresa doa para suas cidades parceiras em todo o mundo, foca em educação e juventude e estabelece iniciativas ambientais nas comunidades que apoia. Os passageiros da JetBlue têm a oportunidade de doar seus pontos para instituições de caridade, e a empresa financia várias causas e organizações.

Considerações Especiais para Marketing de Causa

Como qualquer iniciativa de marketing, o marketing de causa tem prós e contras que você precisa considerar cuidadosamente antes de mergulhar. Idealmente, uma campanha de marketing de causa deve:

  • Alinhar com os valores fundamentais da sua marca
  • Reaja com seu público-alvo
  • Seja sincero e autêntico (a falta de autenticidade atrairá atenção negativa)
  • Não deve ser adotado para satisfazer uma tendência (ou seja, “sair na onda” – seu público notará)
  • Aumente a conscientização sobre sua causa e POR QUE você a apoia, principalmente se este for um novo empreendimento com o qual seu público não está familiarizado
  • Apoie-se nas decisões de marketing de causas que, em última análise, são as melhores para o SEU negócio

O marketing de causas às vezes pode se tornar volátil com o público. Isso é particularmente verdadeiro se a causa que você está apoiando for controversa. Certifique-se de que está confortável com sua decisão e com a possível resposta do seu público antes de seguir em frente. Algumas causas são mais propensas a desencadear o discurso do que outras. Seja honesto consigo mesmo e com sua equipe sobre se a causa pode causar agitação – você deve estar preparado para enfrentá-la.

O marketing de causa é melhor para você?

Desde que seja autêntico e cuidadosamente executado, o esse tipo de marketing pode funcionar para qualquer negócio. Lembre-se de manter os valores da sua marca em mente à medida que avança e sempre mantenha a experiência do cliente em primeiro lugar. Com pensamento e planejamento cuidadosos, o marketing de causa pode ser um ótimo complemento para sua estratégia geral de marketing – e pode ajudá-lo a fazer uma diferença positiva no mundo.

Qual é uma das campanhas de caridade mais impactantes que você já viu? Compartilhe conosco na seção de comentários.