O que você vai encontrar nesse artigo

A caminhada até o Pulpit Rock, (em inglês), Preikestolen (em norueguês) e também chamada como Pedra do Púlpito, em português e fica a 604 metros acima de um dos fiordes mais bonitos e importantes da Noruega, chamado fiorde Lyse  (Lysefjorden em norueguês). Essa trilha é uma das mais famosas caminhadas nas montanhas do país. A cada ano o interesse em visitar o Pulpit Rock aumenta e todos os anos, mais de 300.000 caminhantes passam por esta formação rochosa muito especial. Aqui nesse texto vou te contar tudo para você fazer essa trilha com crianças e adolescente.

A caminhada até o Pulpit Rock, (em inglês), Preikestolen (em norueguês) e também chamada como Pedra do Púlpito, em português
Trilha Preikestolen com crianças na Noruega

Onde está localizada a Pulpit Rock/ Preikestolen (em norueguês) ou Pedra do Púlpito (em português)?

Pulpit Rock ou Preikestolen é um despenhadeiro a cerca de 586 km de Oslo; 246 km de Bergen e 40 km de Stavanger. Possui cerca de 600 metros de altura, e está localizado em frente ao fiorde Lyse  (Lysefjorden em norueguês).  É uma das atrações mais famosas da Noruega e seu topo é um lindo mirante totalmente natural, de onde se tem uma vista magnífica de todo o fiorde chamado Lysefjorden.

A caminhada até o Pulpit Rock, (em inglês), Preikestolen (em norueguês) e também chamada como Pedra do Púlpito, em português

O que é a Pulpit Rock, (em inglês), Preikestolen (em norueguês) e também chamada como Pedra do Púlpito (em português)?

Preikestolen é um despenhadeiro (conhecido como falésia) de cerca de 600 metros e como eu disse anteriormente, fica bem de frente para um dos fiordes mais bonitos chamado Lysefjord. Minha criança viajante, que fez a trilha com a gente, vendo do barco essa pedra, disse que o topo dessa rocha tem muito o formato do Bob Esponja, ou seja, ela achou bem plano.

Um mapa bem no início da trilha

Como chegar até a Preikestolen:

Nós pegamos um voo de Oslo até Stavanger na noite anterior.

E pela manhã pegamos um ônibus até a rodoviária, e na rodoviária pegamos um outro ônibus até a base do parque.

E na volta mesma coisa.

A viagem começa em Preikestolen Fjellstue, onde você pode chegar de carro ou de barco. Há também um serviço de ônibus de Stavanger, e viemos com esse serviço.

Se você dirigir de Stavanger, você pode pegar a balsa de Stavanger para Tau e depois dirigir para Preikestolen Fjellstue via Jørpeland ao longo da Rv. 13.

Se você vem de Sandnes, você pode usar a rota de balsa entre Lauvvik e Oanes e dirigir de lá até Preikestolen Fjellstue.

A caminhada até o Pulpit Rock, (em inglês), Preikestolen (em norueguês) e também chamada como Pedra do Púlpito, em português
Meninas na base da montanha. Prontas para subir os 4 km.

Preikestolen: Trilha linda pelas montanhas na Noruega

A caminhada de Preikestolen Fjellstue tem cerca de oito quilômetros de extensão. Reserve pelo menos quatro horas para este passeio de médio porte (ida e volta). Há visitas guiadas diariamente de abril até o final de outubro (sujeito ao clima).

Como eu disse anteriormente, a pedra do púlpito também pode ser vista de um barco turístico no fiorde. É possível combinar a caminhada com um cruzeiro pelo fiorde. Nós fizemos a caminhada em um dia e no dia seguinte o passeio de barco.

Se você quiser experimentar o Pulpit Rock sem muitas pessoas, você precisa acordar bem cedo. Comece a caminhada à noite e experimente um pouco de magia quando o sol nascer.

Onde se hospedar para visitar a Preikestolen, em Stavanger

Preferimos nos hospedar na linda e pitoresca cidade de Stavanger. Lá existe inúmeros hotéis de vários preços. Stavanger tem cerca de 120.000 habitantes e é a 4º maior cidade da Noruega.

A cidade de Stavanger é uma tranquila cidade na costa do país e um importante porto de pesca. Porém, em 1969, foi descoberto o ouro negro chamado petróleo, e tudo mudou, como Dubai.

O Petróleo mudou o destino dessa cidade: muito dinheiro mas a paisagem continuou linda, só que agora, uma cidade que rola muita fortuna.

Veja 5 dicas dos melhores hotéis em Stavanger para você fazer a trilha do Preikestolen:

  1. Comfort Hotel Square
  2. Modern apartments Stavanger, Sola airport, Kjerag, Preikestolen
  3. Radisson Blu Atlantic Hotel, Stavanger
  4. St Svithun Hotel
  5. Thon Hotel Maritim: Há também muitas opções de acomodação em Stavanger, de onde você pode fazer um passeio de barco no Lysefjord.

Onde se hospedar para visitar a Preikestolen – nossa escolha: Frogner House Apartments-

Optamos pelo Frogner House Apartments- O hotel possui um atendimento totalmente selfie service. Você faz o check-in de forma independente, e isso é muito bom, durante uma pandemia. Quanto menos contato com as pessoas, melhor, não é mesmo? Tudo é bem autómatico.

Os quartos são muito espaçosos e limpos e a muito cama confortável. O hotel fica a cerca de 1,5 km do centrinho (cerca de 20 minutos andando). Achamos um bom custo benefício.

Stavanger definitivamente é lindinha demais e merece ser vista a pé.

Quanto tempo leva a trilha do Preikestolen

A caminhada até o Pulpit Rock tem um total de oito quilômetros de extensão e leva cerca de quatro horas para chegar ao topo e descer novamente. O percurso inclui subidas de cerca de 500 metros, e em alguns pontos o caminho é bem íngreme. A viagem tem um nível de dificuldade médio, e é uma vantagem se você tiver alguma experiência de caminhada em terrenos irregulares antes de começar.

Como estávamos com crianças pequenas, e eu não tinha muita experiência em andar na neve nossa caminhada durou cerca de 6 horas.

A caminhada até o Pulpit Rock, (em inglês), Preikestolen (em norueguês) e também chamada como Pedra do Púlpito, em português
Trilha com crianças na Pulpit Rock/ (em inglês), Preikestolen (em norueguês) / Pedra do Púlpito

A caminhada até o Pulpit Rock, (em inglês), Preikestolen (em norueguês) e também chamada como Pedra do Púlpito, em português
Trilha Preikestolen com crianças na Noruega

Temporada: Melhor época para subir a Pulpit Rock/ (em inglês), Preikestolen (em norueguês) / Pedra do Púlpito

A temporada de caminhadas é geralmente de maio a outubro. O púlpito pode ser visitado durante todo o ano, mas no inverno é necessário equipamento especial por causa da neve, da chuva e do clima – e um guia profissional é recomendado. Você pode alugar lanternas, grampos e um guia na área. Se decidir ir sem guia, é importante seguir os conselhos que lhe são dados pelos funcionários do parque.

Fomos no final de abril e ainda tinha muita neve no chão, mas não foi preciso nenhum equipamento especial.

A caminhada até o Pulpit Rock, (em inglês), Preikestolen (em norueguês) e também chamada como Pedra do Púlpito, em português

Visitas guiadas

Se não tiver experiência ou não tiver a certeza de que consegue fazer este percurso sozinho, aconselhamo-lo a fazer uma visita guiada. Um bom guia pode garantir que essa experiência seja realmente inesquecível, sem correr riscos, sendo uma ótima experiência.

Sendo bem sincera, a gente só conseguiu fazer na neve porque estávamos acompanhados de um norueguês com vasta experiência de trilha e neve. Se ele não estivesse com a gente, certamente não conseguiríamos fazer a trilha nesse período do ano, onde ainda tem bastante neve no chão. Tirando essa parte da neve, aí sim, seria mais tranquilo.

A caminhada até o Pulpit Rock, (em inglês), Preikestolen (em norueguês) e também chamada como Pedra do Púlpito, em português
Nosso super agradecimento ao Jan e a sua família, que nos proporcionou esse incrível passeio pelas montanhas norueguesas. Trilha Preikestolen com crianças na Noruega

Segurança ao longo do caminho

Todos os anos, socorristas noruegueses voluntários saem para ajudar as pessoas necessitadas nas montanhas. Portanto, há uma série de coisas que você deve estar ciente e se preparar para se você não for um alpinista experiente.

O clima nas montanhas

Embora a previsão do tempo prometa sol e tempo seco, esteja ciente de que o tempo pode mudar muito rapidamente. Portanto, sempre verifique a previsão do tempo antes de fazer uma caminhada na montanha. Não saia se as mensagens continuarem com vento, chuva forte ou neblina. Veja a previsão do tempo na Noruega no site Tempo.com

O equipamento de caminhada certo

Vou sugerir algumas dicas que podem ajudar a sua trilha ser mais fácil. Leve uma mochila de 30 litros para ter espaço para tudo o que precisa nas montanhas norueguesas. Mapas e bússolas, um kit de primeiros socorros, um celular totalmente carregado e uma lanterna frontal são apenas algumas das coisas que aconselhamos a levar na mochila.

Leia também: O que levar para trilha? 10+1 coisas que todo trilheiro deve ter ou saber

Roupas quentes, práticas e se for em época que tenha neve impermeável.

Boas botas de caminhada são recomendadas como calçado. Partes do caminho para o Pulpit Rock passam por terrenos irregulares, onde você precisará de um bom apoio para os pés e tornozelos. Há fortes rajadas de vento ocasionais, então use roupas resistentes ao vento e à prova d’água. Sua mochila deve sempre incluir um conjunto extra de roupas, incluindo boné ou chapéu, luvas e cachecol.

Como eu estava fazendo uma viagem grande pela Europa pesaria muito minha mala se eu levasse essas botas exclusivas para a trilha, então fui com um tênis casual e deu tudo certo com ele (apesar de ter caído 3 vezes na neve, correu tudo bem). Em período frio, porém sem neve, recomendo ir de calça de moletom feminina, pois tudo fica mais confortável de moletom, não é mesmo?

A caminhada até o Pulpit Rock, (em inglês), Preikestolen (em norueguês) e também chamada como Pedra do Púlpito, em português
Isso a globo não mostra. Hahahaha

Seguro viagem para visitar a Noruega e Preikestolen/ Pulpit Rock e Pedra do Púlpito

Você sabia que a o seguro viagem para Noruega é obrigatório?

 Se você está indo para lá, é melhor já contratar o seu. Mesmo que você não vá fazer trilha, nem esportes na neve ainda vale a pena fazer o seguro viagem para a Noruega.

Isso por causa do Tratado de Schengen, já ouviu falar? É um acordo combinado entre 26 países europeus que define a livre circulação de visitantes. Dessa forma, você pode viajar pela Europa cruzando fronteiras sem precisar passar por nenhuma imigração. Bom né?

Porém, saiba que este excelente tratado define a obrigatoriedade de contratar um seguro viagem, que deve valer para toda a Europa, inclusive para a Noruega, já que ela faz parte deste Tratado.

Contrate aqui o seguro viagem com o melhor preço e não esqueça de ativar o cupom para o melhor desconto.  Viaje com segurança Sguro Viagem

Comida e bebida para toda a viagem

Certifique-se sempre de ter comida e bebida suficientes com você quando for caminhar. É importante que você tenha alimentos suficientes para ‘recarregar’ algumas vezes ao longo do caminho, para não correr o risco de ficar sem energia. Não tem nada pra comprar durante a trilha, apenas na base da montanha, na parte de baixo. Lá na base do parque tomamos apenas um café e já estávamos com comida, que compramos no dia anterior, e parávamos e fazíamos os lanchinhos pela estrada.

A caminhada até o Pulpit Rock, (em inglês), Preikestolen (em norueguês) e também chamada como Pedra do Púlpito, em português
Várias paradas estratégicas durante nossa trilha

Banheiros

Não há banheiros ao longo da rota, então não deixe de fazer xixi antes da partida. Se a vontade de urinar aparecer ao longo do caminho, certifique-se de fazê-lo no lado do vale da trilha, longe de córregos e riachos. Leve seus resíduos com você, combinado?

Mais detalhes sobre a nossa experiência com crianças na Preikestolen/ Pulpit Rock/ (em inglês), / Pedra do Púlpito

Acordamos às 7 da manhã, tomamos café em nosso apartamento e pegamos um ônibus para a rodoviária de Stavanger, e isso durou cerca de 5 minutos (é muto pertinho).

Aí lá pegamos o ônibus para o Parque às 9 horas e chegamos às 10h da manhã.

Demos um tempo, usamos o banheiro e começou nossa caminhada. A turma era: 4 adultos, 1 criança de 3 anos, 1 criança de 8 anos e um adolescente de 13 anos. Levamos toda água e nossa comida em mochilas e bolsas. Nada muito pesado, mas é de extrema importância levar comida.

Muita gente vem com todas as coisas para fazer a trilha e deixa em um hotel próximo, para que não carreguem esse peso desnecessário. E de lá, já partem para outro destino da Noruega.

Então começamos nossa trilha por volta das 10h15. No início achamos a trilha bem tranquila e totalmente sinalizada e demarcada. Muitas partes da da trilha tinha apenas uma enorme escada. A trilha é composta de caminhos de madeira, escadas de pedra, super bem feitas e com bastante proteção, tipo uma cerca.

Curiosidade sobre o caminho/trilha na Preikestolen/ Pulpit Rock/ (em inglês) / Pedra do Púlpito

Uma coisa que eu amei saber foi que de acordo nossa amiga que mora na Noruega há mais de 10 anos essa trilha foi aberta com a ajuda de Sherpas do Nepal. Foram os Noruegueses e os Nepaleses que fizeram as demarcações e as trilhas. Aí explica as lindas bandeirinhas de orações que tinham pelo caminho.

A paisagem estava linda de chorar. Uma neve derretendo, com céu azul, (céu de brigadeiro), e a paisagem se modificando. Do inverno rigoroso para a primavera sorridente. Por todos os lados da trilha víamos a vida florescendo.

Você sabia que a Preikestolen/ Pulpit Rock/ (em inglês), / Pedra do Púlpito (em portugês) é uma das trilhas mais famosas de toda Noruega?

Durante o caminho inteiro vimos famílias inteiras levando bebês no canguru, crianças de todas as idades, idosos e até pessoas que faziam a trilha com seu pet fofinho. Vi gente que estava subindo faltando 2 horas pra fechar o parque. Ou seja, eu realmente acredito que eles já fizeram isso, e vão conseguir descer antes.

Como eu disse anteriormente, subimos a trilha nos últimos dias de abril, e acredito que quanto mais a primavera e verão avança, mais gente vai chegar na trilha. Acredito que no verão deva ser muito cheia de turistas. Quando subimos estava mais ou menos cheia. Não estava vazia de tudo, mas também não chegou a ter uma grande aglomeração que eu vi em fotos na internet, como é no verão.

A caminhada até o Pulpit Rock, (em inglês), Preikestolen (em norueguês) e também chamada como Pedra do Púlpito, em português 

Trilha com crianças
Detalhes para as bandeias de oração nepalesas na Noruega! Trilha Preikestolen com crianças na Noruega

Tempo que gastamos para subir a Preikestolen/ Pulpit Rock/ (em inglês), / Pedra do Púlpito

Ao todo são cerca de 4km de caminhada e trilha e a média de tempo para fazer cada trecho é de 2 horas. Nós fizemos a trilha em 3 horas (a ida) pois paramos muito para comer e descansar, fizemos muitas fotos e vídeos e contemplação, pois o clima super proporcionava essa admiração. E a volta durou pouco menos de 2 horas, pois demos uma acelerada, não paramos para nada, pois queríamos pegar o ônibus das 16:00 horas. Essa trilha é daquelas que o ditado se faz presente: Mais importante do que a chegada é a caminhada, e não há caminho sem metamorfose.

Além disso, eu tinha zero experiência em andar na neve sem nenhum equipamento.

A caminhada até o Pulpit Rock, (em inglês), Preikestolen (em norueguês) e também chamada como Pedra do Púlpito, em português 
Trilha com crianças
Uma foto vale mais que mil palavras. #iaraporaí ia catando várias coisas que achava na natureza. A trilha foi sobre isso! Trilha Preikestolen com crianças na Noruega

A caminhada até o Pulpit Rock, (em inglês), Preikestolen (em norueguês) e também chamada como Pedra do Púlpito, em português 
Trilha com crianças
Lago completamente congelado. Coisa linda! Trilha Preikestolen com crianças na Noruega

Chegando no cume da Preikestolen/ Pulpit Rock/ (em inglês)/ Pedra do Púlpito

Ao chegar lá em cima, uma vista de tirar o fôlego! O tempo estava ótimo. Se melhorasse estragava, de tudo tão tão perfeito.

A alegria e entusiasmo foram imensos. Se eu tivesse um espumante abriria lá pra celebrar a beleza e a nossa superação. Só não comemoramos mais porque ainda tinha uma longa caminhada para fazer de volta, rs.

Minha amiga Wendy disse que demos muita sorte em relação ao clima. O tempo estava muito aberto, dia lindo mesmo.

Lá de cima vimos os lindos fiordes da Noruega! Em especial o fiorde em frente a Preikestolen/ Pulpit Rock/ Pedra do Púlpito é a o fiorde Lyse  (Lysefjorden em norueguês).

Então ficamos no cume por cerca de 1 hora lanchando e comtemplando a vista maravilhosa. Além disso, tiramos muitas fotos sem dar bobeira. A foto bem na pontinha da pedra, pra pegar o lindo fiorde lá em baixo é a mais tirada!

Uma dica legal que dou, mas não fizemos é subir mais ainda: Dá pra subir mais umas pedras e montanhas e assim ver a vista e a pedra lá de cima. Vimos muita gente subindo, mas como eu não tinha entendido, não fiz essa parte. Não deixe de fazer, combinado. A vista consegue ser mais linda ainda.

A caminhada até o Pulpit Rock, (em inglês), Preikestolen (em norueguês) e também chamada como Pedra do Púlpito, em português 
Trilha com crianças
A caminhada até o Pulpit Rock, (em inglês), Preikestolen (em norueguês) e também chamada como Pedra do Púlpito, em português 
Trilha com crianças
Trilha Preikestolen com crianças e adolescente na Noruega
Trilha com crianças
Trilha Preikestolen com crianças na Noruega
paisagem linda na noruega
Conclusão sobre a Preikestolen/ Pulpit Rock/ (em inglês)/ Pedra do Púlpito com crianças:

A descida da Preikestolen/ Pulpit Rock/ (em inglês)/ Pedra do Púlpito com crianças

Já eram 14h quando resolvemos descer a trilha e vou te contar que a descida foi correria! Como levamos 3 horas pra subir, teríamos que descer em menos de 2 horas para pegar o ônibus das 16:00 horas.

Aí começou uma dúvida importante: o ônibus ue a gente quer pegar é o das 16:00. Se atrasar, depois é apenas o ônibus das 18:00. E a gente não queria esperar.

Aproveitamos bastante e saímos de lá às 14:15 para pegar o ônibus das 16:00.

Na pior das hipóteses a gente ficaria 2 horas esperando o ônibus das 18:00, mas não queríamos.

Aí foi esquibunda na neve (caí na neve umas 3 vezes), descemos bem acelerado, pulando pedras e no final uma parte do nosso grupo super acelerou mais e tentou ir na frente, pra pedir o motorista do ônibus pra esperar a gente um pouquinho. E sim, conseguimos!

Voltamos em pouco menos de 2 horas e o motorista esperou a gente um pouquinho e deu tudo certo. Entramos direto no ônibus e em um hora chegamos novamente em Stavanger.

Dica importante da Preikestolen/ Pulpit Rock/ (em inglês)/ Pedra do Púlpito com crianças

  1. Fomos em temporada de pouca neve. A trilha costuma ser muito mais fácil.
  2. Os ônibus na Noruega, Escandinávia e Europa em geral costumam ser bem pontuais, dessa forma, não conte com isso, deles esperarem pra gente chegar. O que aocnteceu foi uma sorte, então não espere que eles vão te esperar, combinado?

Veja as melhores experiências na Preikestolen/ Pulpit Rock/ (em inglês)/ Pedra do Púlpito com crianças:

  1. Passeio de barco por Lysefjord para cruzeiros
  2. Passeio de helicóptero sobre o Preikestolen

Você gosta de aventura? Em Florli suba a escadaria de 4.444 degraus na montanha. Você vai subir a maior escadaria de madeira do mundo? Veja essa experiência: Subida de 4444 degraus em Florli

Vai para Oslo ou visitar outras cidades da Escandinávia? Não deixe de ler:

1- OSLO:  COMO CHEGAR, O QUE FAZER, ONDE FICAR;

2- O que é City Tour a pé gratuito? Descubra o Free Walking Tour e economize nas viagens

3- O que fazer em Copenhague em 2 dias – Roteiro completo

4- Babymoon: um guia para viajar grávida;

5- Melhores países para morar e trabalhar em 2022 e 2023;

6- Roteiro de Viagem Personalizado: contrate uma Travel Designer

7- O que fazer e onde ficar em Estocolmo, Suécia: Dicas de turismo na cidade do prêmio Nobel.

Conclusão sobre a Preikestolen/ Pulpit Rock/ (em inglês)/ Pedra do Púlpito com crianças:

  1. Amamos a trilha/ caminhada até o alto da Preikestolen. Foi um Highlight de nossa viagem a Noruega. Certamente essa trilha deixou nossa experiência muito mais completa.
  2. Sobre subir com crianças a trilha pode ser feita com crianças de todas as idades. Se você chegar mais cedo, pode ser que tenha menos pessoas subindo a trilha;
  3. e verifique as condições climáticas quando você estiver se organizando para subi-la.
  4. Não indico subir com neve, caso você não tenha equipamentos para isso ou se estiver sem guia;
  5. Sem neve, acredito que não precise de guia para subir a trilha;
  6. leve seus alimentos e protetor solar e recolha seu lixo
  7. Enjoy e curta ao máximo, pois é um passeio maravilhoso.