Se você possui um purificador de água em casa e não abre mão de sempre beber água limpa em qualquer lugar, é importante ter uma garrafa filtradora para viagem e vou te explicar melhor.

Importante: Se você precisa comprar Euros ou Dólares para uma viagem ao exterior, você tem que conhecer a Wise!
Eu viajo muito e as melhores taxas de câmbio encontro sempre na Wise. Sem falar no cartão VISA deles que pode ser solicitado gratuitamente e utilizado no exterior debitando direto da sua conta Wise internacional sem tarifas ocultas nem IOF, com praticidade e segurança.
Entre para a Wise é gratuito.

Dessa forma, você poderá fazer trilhas e outros tipos de passeios sem se preocupar com a qualidade da água consumida.

Leia também: O que levar para trilha? 10+1 coisas que todo trilheiro deve ter ou saber

Geralmente, as melhores garrafas filtradoras costumam utilizar um filtro de carvão ativado. Dessa forma, elas conseguem trabalhar da mesma forma que os filtros de água que usamos em casa. Para isso, basta encher a garrafa e consumir água limpa e sem gosto de substâncias estranhas.

Inclusive, garrafas desse tipo representam um grande avanço tecnológico, pois não alteram o gosto da água. Isso é exatamente o oposto de muitos purificadores à base de cloro.

Garrafa filtradora para viagem

Uma boa garrafa filtradora pode ser utilizada sem preocupação com a água da torneira, pois essa água já vem tratada das distribuidoras. Contudo, para águas de rios e outros locais mais “selvagens”, o indicado é ferver ou usar pastilhas purificadoras para filtrar a água. Somente depois disso, é que se pode utilizar a filtragem da garrafa.

Nesse caso, a filtração da garrafa eliminará o ranço de cloro que sobrou após a filtragem da pastilha. Entretanto, existem pessoas que preferem confiar apenas na garrafa filtradora e deixar outras filtragens de lado. Do ponto de vista clínico, isso não é nada recomendado.

Obviamente, as pessoas que usam apenas a garrafa como filtro não costumam beber água do Rio Tietê. Contudo, mesmo que o rio tenha águas limpas, filtrá-las apenas com uma garrafa pode não ser a melhor opção, por mais eficiente que seja o seu filtro.

Manutenção da garrafa

Geralmente, as garrafas filtradoras para viagem costumam vir com instruções sobre sua manutenção. Com isso, se torna mais fácil lidar com esses objetos. Na primeira lavagem da garrafa, é muito importante lavar o seu filtro, pois isso aumentará a vida útil dele. 

Depois da lavagem, o filtro poderá ser usado, em média, para até 180 litros de água. Isso equivale a 300 utilizações com a garrafa cheia. Vale lembrar que, o número de utilizações pode variar um pouco dependendo da marca da garrafa filtradora e da qualidade de seu filtro.

Após completar os 300 usos, é possível comprar novos filtros de forma avulsa e fazer a substituição. Aliás, o processo de troca não terá mais que 20 segundos. Normalmente, esses filtros são vendidos em pacotes com duas ou seis unidades. No Brasil, o pacote com duas unidades é mais fácil de encontrar e, em média, o valor é R $80.

Outra opção para compra é visitar sites gringos como o da Amazon. Nessa plataforma, mesmo com as taxas de entrega e a conversão do dólar, essas garrafas costumam ser bem mais baratas. Inclusive, é possível comprar várias delas de uma vez, algo interessante para quem pretende viajar para longe.

Garrafas filtradoras na Amazon

A seguir, conheça algumas garrafas filtradoras que podem ser encontradas na Amazon:

GRAYL GeoPress

Uma das boas garrafas filtradoras que podem ser encontradas na Amazon é a GRAYL GeoPress. Ideal para caminhadas ao ar livre, essa garrafa também pode ser usada em trilhas, pesca, longas viagens e outros tipos de aventuras.

Além disso, ela remove diversos tipos de patógenos, como bactérias, vírus e protozoários. Por fim, ela consegue filtrar a água com alta eficiência e livrá-la de vários tipos de partículas. Dessa forma, a água fica livre de pesticidas, herbicidas, metais pesados e gostos estranhos.

Com capacidade para 710 ml, esse tipo de garrafa não exige bombas, mangueiras, canudos ou baterias de filtragem. Basta pegar a água da torneira e jogá-la dentro da GRAYL GeoPress. A partir daí, o processo de filtragem será iniciado.

GRAYL Ultrapress

Outra boa garrafa filtradora vendida na Amazon é a GRAYL Ultrapress. Ideal para grandes trilhas ao ar livre, essa garrafa também pode ser usada em longas viagens, mochilões, caça, pesca e outros tipos de aventuras.

Assim como a versão GeoPress, a GRAYL Ultrapress também remove vários tipos de patógenos. Isso melhora muito a qualidade da água. Ademais, essa garrafa filtradora limpa a água com alta eficiência e retira diversos tipos de partículas. 

Assim, pesticidas, herbicidas, metais pesados e várias outras coisas são paradas pelo filtro da garrafa. Com isso, a água fica livre de vírus, bactérias e protozoários e evita problemas como hepatite A, salmonelose, disenteria, entre outros.

Com capacidade para 500 ml, a GRAYL Ultrapress não exige bombas, mangueiras, canudos ou baterias de filtragem. Basta pegar a água da torneira e jogá-la dentro da garrafa, depois disso, o processo de filtragem será feito em apenas 10 segundos. 

Garrafa de água Brita com filtro

Também encontrada na Amazon, a garrafa de água Brita com filtro tem capacidade para 36 onças (1,06 litro). Ademais, o filtro Brita limpa a água de diversos resíduos e melhora muito a sua qualidade. Além disso, ele reduz a quantidade de cloro que vem na água da torneira.

Ao filtrar a água, a garrafa de água Brita reduz o odor e tira o gosto estranho da água. Com isso, várias partículas ruins são retiradas e a saúde do consumidor pode ser preservada. Para manter a sua qualidade, o filtro da garrafa de água Brita deve ser substituído a cada dois meses.

Conclusão: Vale a pena levar uma garrafa filtradora para viagem?

Depende. Se você vai viajar para lugares ou países que existe insegurança em relação a água, vale muito a pena sim. Essa garrafa pode salvar sua viagem.

Porém, se você vai viajar para lugares que a água é tratada, como por exemplo, viagem pra Europa e Estados Unidos onde até a água da torneira é tratada e dá pra beber, aí só vale comprar se você for pra algum lugar muito específico.

Mas de qualquer forma vale a pena testar. Depois conta pra gente se testou e deu certo, e escreva nos comentários.