Não há nada pior do que planejar uma viagem de casal, uma escapadela romântica, apenas para passar a viagem inteira brigando com seu parceiro. Em vez de tardes de sonho na praia e jantares à luz de velas, vocês acabam discutindo por tudo: onde comer, o que fazer, quanto dinheiro gastar… Veja nesse artigo sugestões para evitar as brigas durante as viagens.

Importante: Se você precisa comprar Euros ou Dólares para uma viagem ao exterior, você tem que conhecer a Wise!
Eu viajo muito e as melhores taxas de câmbio encontro sempre na Wise. Sem falar no cartão VISA deles que pode ser solicitado gratuitamente e utilizado no exterior debitando direto da sua conta Wise internacional sem tarifas ocultas nem IOF, com praticidade e segurança.
Entre para a Wise é gratuito.

Leia também: Melhores frases de viagem para Instagram: casal, praia, sozinha

Viagem de casal: confira dicas para evitar as brigas

Não precisa ser assim.

Viajar juntos como um casal, com ou sem filhos, não precisa resultar em constantes discussões mal-humoradas. Para garantir que sua viagem corra bem quando você estiver viajando com seu parceiro, consultamos vários especialistas em viagens e relacionamentos para obter dicas sobre como conter a treta, o ressentimento e a falta de comunicação. 

Continue lendo para garantir que suas próximas férias com mozão e ente querido sejam tranquilamente livres de estresse. Contamos aqui com algumas sugestões da psicoterapeuta Dolores Bordignon.

Planejem Juntos

Antes mesmo de pensar em pegar a estrada, fique na mesma página com seu parceiro sobre a viagem. É super importante que ambos os parceiros estejam envolvidos no planejamento para que as atividades sejam coisas que ambos gostem de fazer e o orçamento atenda às expectativas de ambos.

Pode parecer óbvio, mas não planeje uma escapadela relaxante na praia se o seu parceiro for um aventureiro ávido que adora caminhar. Criem juntos um plano de viagem que inclua uma combinação diversificada de atividades com base nas preferências de cada pessoa. E não tenha medo de planejar algumas atividades solo. Vocês não nasceram grudados, lembra?

Vocês terão experiências para compartilhar quando se encontrarem mais tarde.

Dicas de apps para planejar viagens podem ajudar o casal a planejar a viagem, sem brigas:

  • Sygic Travel Maps é excelente para quem busca um criador de roteiros bem prático.
  • Tripadvisor é muito popular em todo o mundo, o app disponibiliza avaliações de viajantes sobre hotéis, restaurantes, museus, companhias aéreas e muito mais.
  • Kayak é focado em comparar preços de passagens, hotéis e alugueis de carro para você economizar.
  • TripIt é um planejador de viagens que permite checar os horários de voo, rastrear reservas, encontrar endereços e reunir demais informações importantes do itinerário, criado automaticamente pelo app e enviado ao e-mail do viajante, para que ele possa acessar o roteiro off-line.
  • Tripsy é um aplicativo brasileiro que te ajuda a organizar passeios e possibilita o compartilhamento da sua programação com amigos e familiares.

Comprometimento para evitar as brigas

Você já ouviu isso milhares de vezes: Relacionamentos exigem compromisso. E esse sábio conselho também se aplica quando você está viajando.

Se você está com seu parceiro há algum tempo, é provável que tenha uma boa compreensão dos hábitos dele. Saia à frente de uma briga em potencial, acomodando suas necessidades e vice-versa. Embora nossa tendência natural seja ser um pouco egoísta, considere colocar os desejos do seu parceiro em primeiro lugar quando fizer sentido. O bom que ele vai fazer isso também, e aí vaid ar certo.

Tenham intenções e objetivos

Ao iniciar sua viagem, tenha uma conversa aberta e direta com seu parceiro sobre seus objetivos para os próximos dias. Discuta o fato de que você não deseja discutir nas férias e explique o porquê.

Parece bastante simples, mas definir uma intenção no início da viagem pode fazer maravilhas. Apenas fale sobre seu objetivo de não brigar e isso realmente pode ajudar a mantê-lo em mente quando você sentir-se prestes a começar a discussão. Crie uma palavra de código que o lembre de seu compromisso de não brigar. Quando as coisas começarem a ficar complicadas, simplesmente mencione a palavra-código e lembre seu parceiro de que você está no mesmo time.

Lembre-se: as férias não são a solução para todos os problemas

Se você tem um histórico de brigas com seu parceiro, não assuma que uma escapadela romântica magicamente tornará tudo melhor, diz Dolores Bordignon, terapeuta de casais que atende casais em Porto Alegre e online a mais de 30 anos.

Ela incentiva os casais a trabalhar seus problemas antes de viajar. “Se houver alguns assuntos que são pontos de estresse no relacionamento, passar férias em Gramado ou na Serra Gaúcha, em Rio Grande do Sul, não os fará ir embora.

Se você sair de férias esperando que seus problemas desapareçam milagrosamente, sentirá uma enorme sensação de decepção quando a viagem ficar aquém de suas expectativas, o que pode piorar ainda mais as coisas.

O seu marido (ou a sua esposa) não leem mentes

Embora seja tentador fazer comentários passivos-agressivos ou irritar-se silenciosamente com seu parceiro por não se oferecer para colocar protetor solar nas costas, respire fundo. Seu parceiro não pode ler sua mente, nem deve tentar adivinhar o que você precisa. Em vez disso, diga a eles exatamente como você se sente e o que você precisa deles o mais rápido possível.

“Não tenha medo de fazer pedidos”, diz a Terapeuta Dolores. “Quanto mais você se comunicar, mais claro você ficará sobre o que esperar do seu parceiro e de você mesmo.” E não tenha medo de ser específico – se você quiser que seu parceiro vasculhe os sites de turismo em busca de um lugar para almoçar, dê a ele alguns parâmetros de comida e um prazo.

Foque no que você é melhor

Você provavelmente já percebeu isso em casa: uma pessoa corta a grama, enquanto a outra prefere aspirar. Essa mesma especialização de função pode ser super útil durante uma viagem.

Referir-se aos pontos fortes um do outro geralmente funciona bem para os relacionamentos.

Por exemplo, os dois planejam as viagens com antecedência, mas um cuida da navegação quando estão na estrada, enquanto a outra pessoa se encarrega de definir onde vão parar para comer.

Não coloque seu parceiro no comando de algo que ele odeia fazer durante a viagem e vice-versa. Você acabará frustrado porque a tarefa está demorando mais do que gostaria e pode sentir a necessidade de agir mais como um gerente do que como um parceiro.

DICA BÔNUS: tenha sempre um lanche à mão para evitar as brigas durante a viagem de casal

A luta é muito real quando você ou seu parceiro começa a ficar com fome (também conhecido como fome e raiva).

Embora isso possa parecer um fenômeno inventado, na verdade existem razões biológicas pelas quais ficamos irritados quando estamos famintos. Se você não comeu recentemente, seu açúcar no sangue começa a cair e, como seu cérebro é totalmente dependente da glicose para funcionar corretamente, as coisas podem começar a decair rapidamente. Além disso, seu corpo libera vários hormônios, incluindo adrenalina e cortisol, dois hormônios do estresse que podem fazer você se sentir nervoso e ansioso.

Viagem de casal: confira dicas para evitar as brigas
A fome te faz ficar nervoso? Conheço gente que com sono fica irado. No meu caso, com fome sou outra pessoa.

Conclusão sobre as dicas para evitar as brigas durante a viagem de casal

Felizmente, há uma maneira super simples de parar a briga e a discussão em suas viagens: sempre tenha lanches à mão. Ao manter uma caixa de biscoitos ou um saco de batatas fritas à mão, você pode evitar liberar o seu pior eu para o seu parceiro.

Lembrando que essas dicas podem valer para amigos muito próximos, independente de relacionamento amoroso. Você já viajou e acabou discutindo com seu parceiro durante as viagens? Escreva nos comentários