Uma viagem de moto pelo Brasil ou pelo exterior é uma experiência emocionante. Estar sozinho com seus pensamentos ou em casal, com seu parceiro ou parceira agarradinho em você em uma viagem de aventura pode ser muito interessante e deve ser feito pelo menos uma vez na vida. Dito isso, se você estiver fazendo um passeio de longa distância em sua moto, aprender algumas dicas úteis de pessoas que fazem isso regularmente provavelmente melhorará seus passeios.

Importante: Se você precisa comprar Euros ou Dólares para uma viagem ao exterior, você tem que conhecer a Wise!
Eu viajo muito e as melhores taxas de câmbio encontro sempre na Wise. Sem falar no cartão VISA deles que pode ser solicitado gratuitamente e utilizado no exterior debitando direto da sua conta Wise internacional sem tarifas ocultas nem IOF, com praticidade e segurança.
Entre para a Wise é gratuito.

Leia também: LISTA DE 100 COISAS PARA FAZER E LUGARES PARA CONHECER ANTES DE MORRER

viagem de moto

É crucial estar preparado para sua primeira viagem de moto solo ou de casal. Se você traz sua própria motocicleta ou planeja alugar uma, leve em consideração todos os aspectos essenciais antes de sair na estrada. Isso pode tornar a viagem mais confortável e sem complicações.

Aqui estão dez dicas importantes que você não deve perder:

Dicas para viajar de moto

Escolha seu passeio com sabedoria

Se você está planejando uma viagem de moto sozinho ou de casal, certifique-se de que ela seja confortável. Claro, você sempre pode fazer algumas modificações para melhorar seu nível de conforto. Caso você esteja pensando em alugar uma moto, certifique-se de escolher seu passeio com sabedoria.

Faça sua pesquisa e encontre aquela moto que você pode facilmente manusear e cuidar. Motos com assento mais macio, guidão diferente, faróis e protetores são melhores quando você está fazendo uma viagem off-road.

Uma opção que sempre pode estar em jogo é alugar moto para viajar. Você não tem os custos de seguro, IPVA, a manutenção é por conta da empresa, no sinistro você aciona a locadora e eles cuidam da moto e de você.

Algumas pessoas até viajam de avião para um lugar e depois contratam uma transportadora de moto para levá-la até o destino e assim começar a aventura.

Escolher o porta malas (bauleto) certo (uma das dicas mais importantes)

Você pode encontrar uma variedade de porta-bagagens para motos disponíveis hoje. Os melhores são os alforjes, que podem ser facilmente fixados nas laterais ou no banco traseiro da moto, mas também os bauletos, que são grandes e ficam atrás, são muito úteis. Outras ótimas ideias de bolsas incluem bolsas de cauda e bolsas de tanque, que incluem ímãs para abraçar seu tanque imediatamente.

Além de escolher a mala certa, você também deve decidir sua bagagem com muito cuidado. Ao fazer uma viagem de moto, prefira sempre as malas leves. Obtenha material descartável para que você possa descartá-lo após o uso. Carregue sachês em vez de garrafas para a maioria das coisas. Evite carregar muitas mudas de roupa também.

Faça uma lista e priorize todos os itens essenciais antes de preparar as malas.

Vista-se adequadamente (uma das dicas fundamentais)

Para viagens em rodovias movimentadas – especialmente em uma moto – vestir-se adequadamente é imperativo. Tente sempre usar calças de montaria, uma camiseta confortável, botas de cano curto, um capacete integral e traga a jaqueta com a qual se sente mais confortável.

Se você está esperando um passeio em estrada de chão em duas rodas, é melhor escolher cotoveleiras e joelheiras para maior proteção. Use roupas justas, pois roupas largas podem causar desconforto para passeios de longa distância. 

Mantenha-se hidratado

Fatores como ‘hidratação’ geralmente ficam em segundo plano ao considerar todos os aspectos importantes de uma viagem de moto sozinho ou de casal. Você precisa fazer uma hidratação adequada enquanto estiver em movimento. A hidratação é essencial e se parar para beber água te incomoda, considere investir em uma bolsa de hidratação. 

Manter-se hidratado é muito importante para estar a toda, na sua motoca potente.

Faça pausas

Você pode precisar de mais descanso durante uma viagem de moto do que costuma fazer. Ficar sentado em uma moto por longas horas sem descanso pode causar feridas na sela. Saiba quando seu corpo e sua moto estão pedindo para você parar para uma pausa.

Evite exagerar com isso, pois isso só prolongará sua viagem e, eventualmente, a tornará frustrante. Use o intervalo para descansar e também para verificar se precisa reabastecer seu tanque e se sua moto está em boas condições. 

Viagem de moto

Tenha sempre um mapa e um GPS

Este é o momento perfeito para adotar a tecnologia e confiar no GPS se você não for bom em lembrar de estradas ou conhecer bem o local. Se você quiser algo mais elaborado ainda, considere investir em um capacete com Bluetooth para que ele possa fornecer direções GPS. Aí você vai arrasar!

Caso você esteja viajando para áreas remotas sem rede, carregar a cópia impressa dos mapas pode ser muito útil. Ele pode, pelo menos, dar-lhe uma noção justa da área em que você está. Além disso, perguntar aos moradores locais é melhor do que se perder.

Leia também: Vale a pena viajar para países onde o Real vale mais que a moeda local? Descubra 21 deles

viagem de moto dicas para viajar de moto pela primeira vez
Já ouviu falar nessa rota que Che Guevara fez? Assista Diários de Motocicleta.

Viagem de moto

Esteja preparado para o clima inesperado

Ao contrário de uma viagem de carro, você precisa ter mais cuidado com as condições climáticas ao fazer uma viagem de moto. Pode começar a esfriar inesperadamente ou a temperatura pode ser mais alta que o normal – certifique-se de estar preparado para lidar com isso.

É obrigatório levar capas de chuva e equipamentos de montaria que forneçam cobertura adequada para sua bagagem.

Viagem de moto

Use protetores auriculares

Às vezes o som na estrada do vento batendo na orelha e ouvido pode ficar extremamente alto na estrada. Então, uma vez que você pegar a estrada principal, coloque seus tampões para evitar pressão extrema em seus ouvidos. 

Para viagem de moto

Coma fora do horário comercial

É melhor optar por horas de folga para comer, especialmente na estrada. As pessoas costumam parar nos horários regulares de almoço e jantar em restaurantes no caminho, o que significa lidar com longas horas de espera e aglomeração. Se você reajustar suas horas de alimentação para horários como 11 da manhã para o almoço ou 5 da tarde para o jantar – você pode evitar todo esse aborrecimento.

Coma bem, mas mantenha o estômago leve quando estiver andando de moto.

Para viajar de moto,

Mantenha-se motivado

A parte mais emocionante de uma viagem de moto é quando você começa a apreciá-la ao máximo. É quando a experiência se tornará absolutamente bela. Sentir-se cansado e frustrado pode atrapalhar todo o plano. Portanto, mantenha o espírito elevado, não importa as circunstâncias. 

Conclusão: Dicas de viagem e viajar de moto

Para garantir que sua primeira viagem de moto seja a melhor, leve sua moto a um mecânico para uma revisão especializada. Sua moto pode precisar de alguns ajustes antes de sair em sua viagem. 

Mantenha todas as peças de reposição essenciais para evitar tempos difíceis na estrada. Geralmente, você precisará de um tubo sobressalente, cabos de freio, velas de ignição, cabos de acelerador, etc.

Você já viajou de moto? Qual foi a viagem mais distante que você já fez? Foi sozinho ou de casal? Escreva nos comentários a sua rota.

viajar e viagem de moto
Sabia que na Ásia muitas pessoas usam as motos para passear e conhecer as atrações?