Se você está querendo fazer uma super trilha para ver paisagens exuberantes veja nesse texto dicas de o que levar para uma trilha ecológica que você vai fazer e/ou dicas de presentes para um trilheiro (pessoas apaixonadas por trilha). Alguns itens são super fundamentais, e definitivamente não devem faltar na sua mochila. Além disso, veja também algumas sugestões de itens sobre “o que levar para comer em uma trilha”.

Importante: Se você precisa comprar Euros ou Dólares para uma viagem ao exterior, você tem que conhecer a Wise!
Eu viajo muito e as melhores taxas de câmbio encontro sempre na Wise. Sem falar no cartão VISA deles que pode ser solicitado gratuitamente e utilizado no exterior debitando direto da sua conta Wise internacional sem tarifas ocultas nem IOF, com praticidade e segurança.
Entre para a Wise é gratuito.

O que levar para trilha?

Seja para uma trilha curtinha, de algumas horas, como eu fiz para a Pedra da Macela, em Cunha ou para travessias longas, de vários dias, os itens que citamos abaixo são elementares.

Essa listinha é um pouco baseada na famosa lista chamada “Ten Essentials” (Dez Essenciais), termo do ramo, que foi criado nos States, justamente para isso. Ou seja, esses 10 equipamentos são os dez itens essenciais para levar numa mochila de Trekking para qualquer trilha que você possa fazer.

O que levar para trilha ecológica:

Veja as melhores dicas sobre o que levar na trilha:

1- Kit de primeiros socorros & itens de higiene

Um kit de primeiros socorros é indispensável em qualquer mochila de um trilheiro. Ele pode ajudá-lo em situações de dores, mal estar e pequenos acidentes que podem surgir no meio do percurso.

Um kit com as coisas mínimas deve conter repelente para insetos, pomada antialérgica, Band-aid, gaze, e antisséptico para machucados e medicamentos tipo doril.

Lembre-se de sempre levar também artigos de higiene, que variam de pessoa pra pessoa, ou também de intensidade e tempo de duração da caminhada.

Álcool em gel, papel higiênico e o principal, sacos de lixo para você recolher seu lixo e causar o menor impacto ambiental possível.

Compre aqui sacos de Lixo biodegradável:

2- Mochila Cargueira

Ao escolher a mochila para uma trilha, é importante ter atenção com diversos detalhes.

  1. Tamanho: se ela contém espaço suficiente para levar todos os seus pertences;
  2. Ajustes das costas e alças: algumas peças são produzidas para o corpo feminino e essa característica faz bastante diferença na hora das caminhadas com percurso longo e que é necessário carregar muitos objetos;
  3. Quantidade de bolsos disponíveis: o número de bolsos traz mais praticidade para a trilha.
  4. Uma mochila personalizada pode ajudá-lo a ter um percurso mais prático e tranquilo. Além disso, dependendo da cor pode te auxiliar a ser visto e identificado em lugares mais ermos.

3- Barraca leve

Na hora de comprar uma barraca para a trilha, lembre-se de investir em um modelo leve. Caso contrário, terá dificuldades para carregar a barraca durante a trilha.

Compre aqui sua Barraca leve para acampamento ao ar livre com saco de dormir

4- Jaqueta impermeável

A próxima dica de item é indicada, inclusive, para aqueles dias em que o tempo está bastante ensolarado. Afinal, o clima pode alterar no meio da trilha e seguir o trajeto com a roupa molhada pode deixar a aventura ainda mais desafiadora. Já em dias mais frios, esse tipo de jaqueta pode sobrepor um casaco com isolamento térmico, garantindo proteção não só contra a ventania, mas também chuvas e até neves. Na estação mais quente do ano, as jaquetas servem como um ótimo escudo contra as chuvas torrenciais.

Adquira aqui sua jaqueta impermeável

o que levar para trilha: jaquetas e roupas impermeáveis

5- Botas, tênis e meias corretas e adequadas

Alguns obstáculos surgem pelo caminho durante uma trilha, como: pedras, raízes e desníveis. Além disso, os joelhos ficam bastante sobrecarregados pelo impacto, especialmente em longos trajetos. Para ter um percurso mais tranquilo, recomendamos investir em calçados de qualidade. Muita gente opta por bota de trilha, mas tem tênis que, dependendo da trilha, também pode ser recomendado.

Outra dica interessante é colocar meias com costuras retas, respiráveis e com tecidos de secagem rápida. Peças com essas características impedem que os pés fiquem úmidos, além de evitar que o atrito seja responsável pelo surgimento de bolhas.

Veja o preço e o modelo dos melhores tênis para caminhada com um preço acessível

Veja as melhores botas para Trekking 

6- Saco de dormir e isolante térmico

É fundamental ter uma noite de sono de qualidade para continuar com a trilha no dia seguinte. Opte pelo saco de dormir recomendado para o clima do ambiente e invista em um isolante térmico, uma vez que ele traz diversos benefícios para o trilheiro. Veja alguns benefícios:

  1. Mantém o calor do corpo;
  2. Impede a passagem da umidade;
  3. Ajuda a “amaciar” o chão.

7- Itens com proteção solar

A falta de proteção à pele é um dos principais motivos pelos quais a proteção solar é fundamental para a trilha. Em entrevista ao site Minha Vida, a dermatologista Tathya Taranto explica sobre os riscos para a saúde.

“A transpiração excessiva faz com que os cuidados tenham que ser redobrados. A pele fica exposta a queimaduras, manchas, câncer de pele e envelhecimento precoce. Nessas ocasiões, inclusive, o ideal é usar, além do protetor solar, medidas de barreira, como chapéus, camisas com proteção uv, de manga longa e óculos de sol”, analisa.

Compre aqui o melhor protetor solar biodegradável

O que levar para trilha ecológica

8- Lanterna e outros itens de segurança

Se a trilha for no período noturno, a lanterna de mão, headlamp e até lampiões são indispensáveis. No entanto, antes de sair de casa, verifique as baterias e pilhas. Na ausência delas, você poderá ter problemas no meio do percurso. O lado positivo é que o mercado contém vários tipos de lanternas portáteis com dínamo: recarregáveis pelo próprio movimento ou com entradas UBS: conexão feita com um carregador portátil/solar.

Veja aqui lanternas para sua caminhada na natureza

O que levar em trilha ecológica

9- Facas ou “canivete do MacGyver”

“Canivete do MacGyver” (que era usado pelo famoso personagem da série de Televisão dos anos 80) virou um ícone de praticidade.

Todo mundo queria ter um canivete do MacGyver, na trilha então, era a salvação.

Algum equipamento quebrou? Precisa cortar algum esparadrapo ou atadura? Precisa fazer algum comida ou preparar algum alimento? Com um canivete assim, tudo será possível.

Compre aqui o seu canivete para trilha

Veja um modelo de canivete suíço

O que levar para trilha ecológica

10- Itens para não se perder como GPS, mapas e bússolas

Se você como eu não tem muita noção de direção, ter um GPS à mão é sempre ótimo.

E mesmo Cristóvão Colombo que era um grande navegador e expert em mapas e bússolas, já foi surpreendido em seu caminho e descobriu a América em vez de chegar à Índia, todos nós estamos suscetíveis a nos perder pelas trilhas.

As trilhas podem ser as melhores em relação à sinalização, que mesmo assim, esses itens de navegação são muito úteis e não devem ser desprezados na hora de organizar uma trilha.

Eles são importantes porque vai que ocorre alguma situação inesperada de emergência que te force a desviar da sua rota, ou porque simplesmente você se confundiu e acabou se perdendo.

Uma opção que eu tenho no meu celular é: no meu Google maps eu sempre compartilho meu local com o meu pai e meu marido em tempo real.

Se eu me perder na trilha é provável que esteja com um deles, mas aí o outro vai ao nosso encontro, nos resgatar. O GPS funciona mesmo offline, desde que o mapa esteja baixado. E para a localização funcionar no Google Maps é importante que tenha sinal de Internet.

É legal também baixar um app de GPS para trilhas no celular que funcione offline (sem Internet).

Ah, e sempre tenha em mente que as baterias dos celulares acabam rápido, então não deixe de levar um carregador portátil e/ou bateria extra.

o que levar para trilha: Bússolas

O que levar para comer em trilha ecológica

11- Lanchinhos e água

Se você é como eu e acha a hora do lanche a mais divertida em todos os momentos, não se esqueça de levar uma merenda para comer durante a caminhada. Muitas pessoas se perguntam, afinal, o que levar para comer em trilha?

O ideal é levar itens que não estragam facilmente e também simples de comer. Exemplos de lanchinhos para levar para comer em trilha: frutas lavadas e frutas secas, castanhas, barrinhas de nuts ou de cereal, biscoitos e água! Muito líquido!

Mais ideias sobre o que levar para beber e comer em trilha ecológica:

  1. Barras de proteína;
  2. sanduíches e lanches naturais;
  3. bolachas (ou biscoitos de polvilhos ou integrais);
  4. isotônicos como por exemplo gatorade; etc.

Se você vai fazer uma trilha para fazer piquenique inclua também:

  1. sucos e chás gelados;
  2. ovos cozidos e enlatados como sardinha, atum e salsicha (use seu canivete do Magaiver para abrir);
  3. Cangas ou toalhas quadriculadas;
  4. Isopor ou cooler pequeno

Lembre-se de comer bem no dia da trilha, tomando um café da manhã super reforçado. E veja esse post sobre piqueniques para se inspirar mais:

17 dicas de lugares para piquenique no Rio de Janeiro RJ

Os trilheiros mais experientes recomendam também, além de levar água, levar consigo pastilhas para limpar a água. Ou seja, pastilhas purificadoras de água faz as águas dos córregos, rios, lagoas, etc, ficar potável e ser possível beber sem maiores problemas.

Clique aqui e compre suas pastilhas de purificar água

Observação: Não está nessa lista, mas lembre-se sempre de levar documentos de identificação e carteirinha do plano de saúde, combinado?

Veja dicas de algumas trilhas aqui no blog:

1- O que fazer em Ilha Grande com chuva- RJ: veja aqui trilhas, como chegar, pousadas e onde comer

2- Subindo a Pedra da Macela;

3- Praias de São Paulo: Conheça 7 e se refresque;

4- Turismo de Aventura no Brasil: Conheça 6 lugares incríveis

Ficou faltando algum item essencial para fazer trilhas? Escreva nos comentários e ajude outros viajantes. Após descobrir itens que todo amante de trilhas deve ter, siga-nos nas redes sociais e conheça outras dicas interessantes para a sua próxima aventura.:

Instagram do blog Elizabeth Werneck;

Facebook do blog Elizabeth Werneck

Youtube do Blog Elizabeth Werneck