A Bahia possui destinos maravilhosos que encanta turistas do Brasil e do mundo não é verdade? É difícil esquecer a praia do apaga fogo em Arraial D’ajuda, Mata de São João, Salvador e Camaçari, mas hoje nós vamos falar sobre outra cidade que possui lugares incríveis: Conheça o que fazer e os Pontos Turísticos em Ilhéus, na Bahia. A amiga Tayane Lopes contou tudo, não perca!

O que fazer e os Pontos Turísticos em Ilhéus, na Bahia
Veja os melhores pontos turísticos em Ilhéus

Sobre Ilheus

Situada às margens dos rios Cachoeira e Almada, a cidade de Ilheus é conhecida por possuir uma arquitetura colonial e por suas praias paradisíacas, de águas tranquilas e de temperatura extremamente agradável que atraem muitos turistas o ano todo, sendo um ótima opção para levar as crianças.

O que fazer e os Pontos Turísticos em Ilhéus, na Bahia

Os melhores pontos turísticos de ilheus de acordo com nossas categorias são:

1- Bar Versúvio;

2-Fábrica de chocolate;

3- Fazenda Yrere;

4- Lagoa encantada;

5- Bataclan;

6- Casa de cultura Jorge Amado;

7- Catedral São Sebastião;

8- Mercado de Artesanato;

9- Teatro municipal;

10- Mirante da piedade;

11- Praia dos Milionários;

12- Praia do Cristo;

13- Praia Back Door;

14- Praia de Batuba;

15- Praia Cai n’água;

16- Praia dos Milagres;

17- Praia do Jairi;

18- Praia de Canabrava;

19- Praia de Acuípe;

20- Praia do Cururupe.

O que fazer e os Pontos Turísticos em Ilhéus, na Bahia:

Irei separá-los em duas categorias:

  1. Pontos turísticos urbanos;
  2. Pontos turísticos litorâneos.

Assim você fica por dentro dos melhores passeios de acordo com suas respectivas características e tem maior liberdade para montar seu roteiro de viagem conforme sua necessidade e disponibilidade de tempo, como por exemplo na hipótese de levar as crianças, em caso de chuva ou se sua viajem durar poucos dias.

Pontos turísticos urbanos

  1. Bar Versúvio
Bar Versúvio | Créditos: Ana Ferreira

O bar Vesúvio é um ícone da cidade de Ilhéus – Bahia, ficou muito famoso após ser palco de cenas da novela Grabriela cravo e canela, um romance do escritor Jorge Amado.

O Bar Versúvio funciona de segunda à sábado de 10:00h às 23:00h, permanecendo fechado aos domingos, o telefone para contato é o (73) 98861-2128, o empreendimento não possui website ou blog, porém você pode acompanhar as programações, fotos e cardápios em seu perfil do Instagram.

Não acaba por aí, quer conhecer ainda mais o Bar do Versúvio? Veja o video abaixo:

  1. Fábrica de chocolate
Chocolate Caseiro Ilheus |

A Chocolates caseiros Ilheus é mais um pedacinho da história da cidade, sendo a primeira fábrica criada, famosa por produzir chocolates deliciosos e feitos em um processo totalmente artesanal.

A Chocolates caseiros Ilheus funciona de segunda a sexta feira de 09:00h às 16:00h, permanecendo fechada aos sábados e domingos, fique à vontade para visitar o website do empreendimento ou para entrar em contato através do telefone (73) 3634-2606.

Veja abaixo um vídeo sobre o estabelecimento:

3- Fazenda Yrere

Fazenda Yrere
Fazenda Yrere

Para se aprofundar sobre a cultura da cidade de Ilheus – Bahia, nada melhor que visitar a Fazenda Yrere, nela você aprende mais sobre todo o processo desde a plantação do cacau até a fabricação do chocolate.

A Fazenda Yrere funciona de segunda à sábado, de 09:00h às 11:00h, permancendo fechada para visitantes aos domingos, você pode entrar em contato com o empreendimento através do número (73) 99151-0871, e pode aínda visitar a página no Facebook e o blog da fazenda.

Mate um pouco mais de sua curiosidade assistindo ao vídeo abaixo:

  1. Lagoa encantada
Lagoa Encantada | Créditos: Michel Melo
Lagoa Encantada | Créditos: Michel Melo

Que tal um passeio de barco maravilhoso pela Lagoa Encantada? Ela possui piscinas naturais rasas onde até mesmo as crianças podem brincar (lógico que supervisionadas pelos pais) além de cachoeiras e uma tonalidade que varia entre o verde clarinho e cristalina da água que encanta os turistas.

Eu recomendo que você, ao chegar em Ilheus procure saber sobre as condições de acesso ao local, pois trata-se de estrada de chão batido e o sinal do GPS falha durante o percurso, que dura em média 13km do perímetro urbano até a lagoa, não encontrei o horário de funcionamento ou telefone, talvez não haja disponibilidade por se tratar de zona rural mais afastada.

Contudo fique à vontade para visitar o blog do estabelecimento, mas já aviso de antemão que ele é bem simples viu, sem muitas informações.

Bom, eu particularmente acho que é uma experiência que vale a distância, veja só este vídeo espetacular feito por um drone pelo Alan Conrado da Lagoa Encantada e tire suas próprias conclusões:

Bataclan;

Antigamente, um cabaré, hoje, um dos pontos turísticos de Ilhéus-Bahia, mais badalados, estou falando do Bataclan, que hoje se tornou um restaurante e bar, o local passou por reformas, porém nada foi modificado e toda a história pode ser percebida ao entrar no estabelecimento.

O bataclan funciona de segunda à sexta de 10:00h às 23:00h, permanecendo fechado aos domingos, você pode entrar em contato com o estabelecimento através do telefone (73) 98861-0059, ou ainda acessar o website do Bataclan.

Para conhecer um pouco mais sobre o Bataclan, veja o video abaixo:

Casa de cultura Jorge Amado;

Créditos | Thame
Créditos | Thame

O museu Casa de cultura Jorge Amado é uma ótima opção de passeio cultural, onde você poderá conhecer mais sobre a vida e obras do escritor, vale lembrar que ele viveu no local e lá você verá inclusive objetos pessoais do artista.

A Casa de cultura Jorge Amado funciona de segunda à sexta de 09:00h às 18:00h com parada para o almoço de 12:00h às 14:00h, e sábado de 09:00h às 13:00h.

Fique à vontade para acessar a página oficial do estabelecimento no Facebook ou ligar para o número (54) 2621-5755.

Quer conhecer um pouco mais o local? Veja o viedo abaixo:

Catedral São Sebastião;

A Catedral São Sebastião é hoje um dos principais pontos turísticos de Ilhéus-Bahia e um dos mais bonitos cartões postais da cidade. A igreja foi inaugurada em 1967 e sua construção demorou 36 anos para ficar totalmente concluída.

Não encontrei o horário exato de funcionamento da Catedral São Sebastião, mas fique à vontade para acessar a página oficial do Facebook, o Blog do estabelecimento ou ligar no número (73) 3231-0402.

Veja com um pouco mais de detalhes a Catedral São Sebastião com o auxílio de um drone no vídeo do canal Harpia imagens aéreas abaixo:

Mercado de Artesanato;

Mais um ponto turístico de Ilheus que você não pode deixar de visitar, o Mercado de Artesanato, um lugar bem aconchegante onde você pode conhecer mais sobre a cultura da cidade, além de levar algumas lembrancinhas para os amigos e familiares é claro.

Os produtos vendidos no Mercado de Artezanato são feitos em sua maioria por artesãos da região e fique tranquilo(a) caso bata aquela fome enquanto estiver no Mercado, isso porque o local também conta com lanchonetes e restaurantes.

O Mercado de Artesanato de Ilheus-BA funciona de segunda à sábado de 08:30h às 18:00h e no domingo de 09:00h às 13:00h, fique à vontade pra visitar a página oficial do Facebook ou ligar no número (73) 99108-9984.

Mate um pouco mais da sua curiosidade sobre o estabelecimento com o vídeo abaixo:

9-Teatro municipal;

Créditos: Prefeitura Municipal de Ilheus-BA

O Teatro Municipal de Ilhéus é mais uma opção de passeio cultural para você incluir em seu roteiro de viagem, o estabelecimento foi inaugurado em 1932, antigamente tinha o nome de Cine Teatro Ilhéus.

No Teatro Municipal você pode assistir à grandes espetáculos teatrais nas noites de Ilheus que enaltecem a cultura da cidade.

Não encontrei o horário de funcionamento do estabelecimento, porém, você pode visitar o website do Teatro para mais informações ou ainda, ligar no número (73) 3633-7042.

Quer ter a sencação de estar dentro do Teatro Municipal de Ilheus, então veja só o vídeo abaixo:

Mirante da piedade.

Que tal uma bela vista do mar que banha a encosta da cidade pra marcar de vez a sua viagem em? Gostou da idéia? Então você não pode deixar de visitar o Mirante da Piedade.

O Mirante da Piedade é sem dúvidas um dos melhores pontos turísticos de Ilheus- Bahia, foi recentemente reformado e pintado e possui uma excelente arquitetura, além de te proporcionar uma esperiência incrível com vistas maravilhosas.

O local funciona 24 horas e você pode acessar o website caso queira mais informações.

O vídeo abaixo te dá um gostinho do que estou te falando:

Pontos turísticos litorâneos:

Praia dos Milionários;

A praia dos milionários é considerada um das melhores praias de Ilheus, senão a melhor. O nome praia dos milionários se deve às inúmeras construções caríssimas em sua orla.

A praia dos milionários é ótima para caminhada e levar as crianças.

Veja no video abaixo do canal Ghirello imagens aéreas, o quão linda é a praia dos milionários vista de cima com o auxílio de um drone:

  1. Praia do Cristo;

A praia do Cristo é uma ótima praia pra você não só relaxar a beira do mar, mas também dar um passeio de caiaque ou stand up paddle e tirar fotos junto à estátua do Cristo Redentor, no local você tem uma linda vista, tando das montanhas próximas, quanto do mar.

Pensa que acabou? Ainda não! Veja o vídeo abaixo essa vista maravilhosa da praia do Cristo de cima do canal Leandro LSP SHOW:

3- Praia Back Door;

Você gosta de águas um pouco mais agitadas? Então vai amar a praia back door, ela possui ondas que atraem vários surfistas dentro e fora da região, além de possuir uma linda paisagem composta em sua maioria por coqueiros.

Na maré baixa, a praia forma lindas piscinas naturais excelentes para um banho calmo e relaxante. Veja o vídeo abaixo da praia back door e encante-se:

  1. Praia de Batuba;

Outra maravilha é a praia de Batuba, considerada um dos mais lindos pontos turísticos de Ilheus-BA, possui ondas que ultrapassam os dois metros de altura, sendo assim, não é uma boa opção para as criancinhas.

A praia de Batuba possui excelentes cabanas e é uma das praias queridinhas dos turistas que visitam a cidade.

Veja no vídeo abaixo do canal do Francisco França por que a praia de Batuba chama tanto a atenção:

5- Praia Cai n’água;

A praia Cai n’água atende à todos os gostos em se tratando de banho, isso porque parte de suas águas são calmas e parte mais agitada, porque? Não sei, mas sei que você pode levar as crianças tranquila porque elas vão poder brincar na água.

  1. Praia dos Milagres;

A praia dos milagres é linda é possui pontos mais desertos, ótimos pra quem deseja tirar fotos mais específicas ou simplesmente tem um pouco mais de sossego em um ponto mais reservado em frente ao mar, além disso é ótima para levar as crianças por possuir águas bem calmas.

  1. Praia do Jairi;

A praia do Jairi também é uma ótima pedida pra que deseja o contato com o mar com um pouco de paz e sossego junto com as crianças, é uma praia linda e com boas cabanas, embora menos frequentada.

Como eu disse, a praia do Jairi é um pouco menos frequentada que as demais praias de Ilheus, mas veja o video abaixo é me diga se não é uma delícia de praia:

Praia de Canabrava, Bahia;

A praia Canabrava é conhecida por possuir dos grandes resorts, o Cana Brava All Inclusive Resort e o Tororomba, além possuir águas calmas e muita, mas muita sombra natural produzida por sua fileira de coqueiros.

Veja só este video abaixo do Eriwelton Siqueira Rocha e me diga se dá ou não dá vontade de visitar a praia Canabrava:

  1. Praia de Acuípe;
O que fazer em Ilheus, Bahia: : Praia do Acuípe

A praia do Acuípe recebe o nome do rio que desemboca no mar em sua orla e que é atração para os turistas que frequentam a região, possui águas calmas e claras, excelentes para tirar fotos lindas.

Sinta um pouco do que eu estou te dizendo no vídeo abaixo do Ricardo Fernandes:

  1. Praia do Cururupe.
O que fazer em Ilheus, Bahia: Praia do Cururupe

A praia do Cururupe é um cartão postal, um dos melhores pontos turísticos de Ilheus- Bahia, incrivelmente limpa, com várias barracas e uma paisagem maravilhosa, parada obrigatória para que viaja até a cidade.

Veja o video abaixo do canal DSA Fotografia e tire suas próprias conclusões:

Perguntas recorrentes dos leitores:

O que tem para fazer em Ilhéus?

Há muitas coisas para se fazer em Ilheus, desde passeios urbanos à locais já consagrados como o Bar Versúvio ou à fazenda Yrere, até pesseios litorâneos em praias lindíssimas, o ideal é você pesquisar os melhores destinos dividos nestas duas categorias e em seguida selecionar para um roteiro os que mais gostar de acordo com sua disponibilidade.

O que fazer à noite em Ilhéus BA?

O melhor a se fazer à noite em Ilhéus é sem dúvidas passear por pontos bem frequentados na cidade ou assentar-se em alguns dos muitos barzinhos pra comer aquela comida típica de boteco, um lugar bom para passeio é a Avenida Soares Lopes, para comer aquele petisco porém, temos o Mar Aberto Music Bar, Bar do Marujo e muitos outros.

O que fazer em Ilhéus em 2 dias?

Não há como negar, dois dias não são suficientes o bastante para conhecer TODOS os inúmeros pontos turísticos da cidade de Ilheus-BA. Mas uma boa dica é conhecer a cidade no primeiro dia e uma ou duas praias no segundo, além de elaborar um roteiro com o auxílio do Google Maps, que vai te mostrar o tempo de deslocamento entre cada local.

Qual a melhor época para viajar para Ilhéus?

A cidade de Ilheus – BA possui um clima tropical, possuindo uma temperatura que varia entre 26 a 35 graus celsius, sendo assim, você pode visitar a cidade o ano todo, caso esteja querendo gastar menos, a melhor época para viajar para Ilheus é entre os meses de maio e julho, onde os preços com hospedagem diminuem.

Quantos dias para conhecer Ilhéus?

A cidade de Ilheus – BA possui muitos pontos turísticos, não sendo possível conhecer a todos com qualidade e sem ter que se preocupar com o tempo em se tratando de uma viagem padrão de 7 dias, o recomendável é categorizar todos os atrativos e selecionar os melhores em um roteiro de acordo com sua disponibilidade de tempo.

Tem Uber em Ilhéus?

A cidade de Ilheus – BA, assim como a maioria das cidades turísticas do Brasil, possui boa disponibilidade de motoristas de aplicativos como UBER e 99, sendo uma boa opção para se locomover rápido, gastando pouco, já que as tarifas são bem menores que as praticadas por taxistas e agências de turismo.

O que fazer em Ilhéus com criança?

Há muitos passeios ricos em cultura, história e informação ótimos para um passeio com as crianças em Ilheus – BA, tudo que a garotada gosta, os mais recomendados são a Fábrica de chocolate caseiro, a Casa de cultura Jorge Amado, a Lagoa encantada, as Fazendas de cacau e para um banho calmo e tranquilo, a praia dos milionários.

Qual a melhor praia para ficar em Ilhéus?

A melhor praia da cidade de Ilheus – BA é a praia dos milionários, devido a tranquilidade das águas para banho e inclusive para as crianças. Além disso, é também uma praia ótima para fazer uma caminhada.

O que fazer em Ilhéus com chuva?

A chuva não é um impecilho para os seus passeios na cidade de Ilheus – BA, pois a cidade possui muitos locais fechados e/ou cobertos muito frequentado por turistas, sendo os principais, o Bataclan, o Teatro Municipal, o Mercado de artesanato de Ilheus, a Fábrica de chocolate caseiro e o Bar do Versúvio.

Como é Ilhéus, Bahia em maio?

Nos meses de maio e junho há muita incidência de chuva na cidade de Ilheus – BA, ocorrendo assim uma migração de turistas das lindas praias para ambientes mais reservados como o Bar do Versúvio, no restante do ano o clima predominante é quente e com muito sol.

Tem passeio de buggy em Ilhéus Bahia?

Infelizmente, até o término da edição deste artigo, não há nenhuma empresa que preste em Ilhéus o serviço de passeio de buggy, caso você encontre alguma empresa por lá, não deixe de me avisar para que atualize aqui.

Conclusão: Vale a pena conhecer os Pontos Turísticos de Ilhéus, Bahia?

Sim, com certeza! Como você pode ver, a cidade de Ilhéus-BA possui pontos turísticos de tirar o fôlego e que certamente vão marcar sua viagem e te fornecer uma experiência incrível.

Deixei algum ponto turístico de fora dessa lista? Escreva nos comentários e ajude outros viajantes.

Não perca os seguintes conteúdo:

  1. 10 melhores cidades brasileiras para viajar com crianças;
  2. Lugares para passar o final de ano no Brasil barato: Conheça 6 destinos
  3. Turismo de Aventura no Brasil: Conheça lugares incríveis;
  4. Praia do Espelho, Trancoso, Bahia

Espero ter te ajudado no seu roteiro de viagem…