Está indo pra Porto Seguro e Costa do Descobrimento? Então provavelmente alguém te recomendou a visita na super famosa Praia do Espelho, localizada em Trancoso, Bahia. Descubra aqui como chegar, quando ir, os melhores hotéis e restaurantes.

Essa região é uma das mais visitadas do Brasil, confira: 10 lugares mais visitados do Brasil 

Praia do Espelho, Trancoso, Bahia

Atualmente é uma das praias mais desejadas do Brasil (e juntamente com sua vizinha Trancoso, uma das mais caras). As hospedagens pé na areia com vegetação exuberante além de falésias coloridas e à noite são presenteadas com um clima charmoso, a luz de velas. O destino é super indicado para casais em lua de mel.

Ah, e a praia super calminha e morninha, na maré baixa é extremamente indicada para crianças e bebês.

Por quê chama praia do Espelho?

Você sabia que a Praia do Espelho é um apelido carinhoso para uma enseada que chama “Praia do Curuípe”?

O apelido Praia do Espelho surgiu em razão de 3 motivos:

  1. pelo efeito causado pelos reflexos do Sol nas piscinas naturais (na maré baixa);
  2. ainda na maré baixa, o mar tranquilo ganha reflexos prateados em época de Lua cheia;
  3. a natureza no entorno da praia reflete como num espelho

Onde fica a Praia do Espelho?

A Praia do Espelho está localizada na cidade de Porto Seguro, na divisa de 2 distritos dessa cidade: Trancoso e Caraíva, bem ao sul da Bahia. Porém, quando você reserva alguma pousada por ali o endereço sai como Praia de Curuípe, que também é o nome da Praia do Espelho. Do centrinho histórico de Trancoso até a Praia do Espelho são cerca de 26,5 km; Já da “Passarela do Álcool” (centrinho de Porto Seguro) até aqui são cerca de 50 km. Veja no mapa:

Como chegar à Praia do Espelho, Trancoso, Bahia

Eu estava hospedada em Porto Seguro e estava de carro. Se você for de carro, a melhor rota é por Arraial d’Ajuda. Pegue a estrada sentido Itaporanga: são cerca de 30 km de asfaltos e mais 10 km de estrada off road (vulgo estrada de terra). Depois, ande mais 5 km até uma rotatória, virando à esquerda e continue seguindo as placas para Praia do Espelho e Outeiro das Brisas. Ah, nesses últimos 5 km terão várias placas dizzendo Praia do Espelho, mas que na verdade, te levam a estacionamentos particulares. Sugiro você ligar pra sua pousada para pedir informações sobre a sua rota.

Aluguel de carro: Se você for alugar um carro, nós recomendamos os serviços da Rent Car. Os carros são novos e bons e sempre alugamos por ela. Encontre aqui as melhores opções para alugar um carro

Se você está vindo do Sul do estado, pegue a saída sentido Monte Pascoal, então ande por cerca de 50 km (off road) até Caraíva, e depois mais 20 km (de estrada de terra), finalmente te leva até o trevo para a Praia do Espelho.

Se você está vindo do norte do estado, pela BR-101, siga sentido Eunápolis e rode cerca de 80 km asfaltados até próximo a Trancoso, onde inicia uma uma parte da estrada de 15 km de estrada de terra batida até a rotatória.

E finalmente se você está vindo de ônibus você consegue ir, da balsa em Arraial d’Ajuda até a Praia do Espelho. São cerca de uma horinha de viagem.

Leia também: Rota Ecológica dos Milagres de Alagoas

Praia do espelho na Maré alta. Foto da influencer @najila.viajando

Quando visitar a Praia do Espelho, Trancoso, Bahia

Bem, as 7 vezes que eu fui, foram em Julho. E apesar de fazer calor e sol o ano todo, no nordeste em geral, a partir do mês de março a início de agosto existe episódios de chuvas esparsas (ou não).

Entre os meses de setembro e outubro, as temperaturas são um pouco mais amenas. Então, é melhor ir na baixa temporada, que gira entorno da primavera e outono, quando a areia fica praticamente só pra você. 

Porém, além de você se ligar na temporada de chuvas, é importante ser sagaz em relação à tábua de marés. Pois, na maré baixa, a experiência na praia e também nos banhos de mar mudam bastante, e pra melhor.

Leia também: Igrejinha na Praia dos Carneiros. Visite esse tesouro.

Quem percebeu uma poças de água no chão causadas pelas chuvas do mês de julho. A chuva não chegou a atrapalhar a viagem. Igrejinha em Trancoso de São João Batista.
Construída em 1656, a igrejinha é muito procurada para a realização de charmosos casamentos.

O que fazer na Praia do Espelho?

Importante citar que a Praia do Espelho leva a fama, mas o interessante é que muitas hospedagens, bares e alguns restaurantes estão localizados na Praia de Curuípe. Ou seja, a Praia do Espelho é muito tranquila, e está localizada logo após o riachinho.

Na verdade, como eu disse anteriormente, elas são consideradas a mesma praia.

Tinha um riacho no meio do caminho….Praia do espelho, Foto da influencer @najila.viajando

Contemplação das falésias e da natureza:

Por aqui existem lindas falésias. Muita gente sobe nas falésias e tira lindas fotos. Sugiro ver a segurança do local antes de se aventurar.

Namorar (kkkk):

Por ali está localizada também a famosa Praia dos Amores. Quando a maré está cheia ela some, e seu nome originou a partir disso:  os casais estavam namorando, aí quando a maré enchia eles ficavam presos e acabava sendo pegos (eita).

Visitar outras praias e curtir as piscinas naturais (na maré baixa):

O entorno tem várias praias bonitas. A Praia do Outeiro, (chamada de Setiquara) é muito bonita e recomendo a visita. Lembre-se sempre, quando estiver programando sua viagem para o nordeste do Brasil, ver a tábua de marés antes de comprar suas passagens, combinado?

Compre suas passagens de modo fácil e seguro pela Passagens Promo, clicando aqui.

Leia também sobre uma Praia tão gostosa quanto a Praia do Espelho: Praia do Patacho, Porto de Pedras e Peixe-Boi

Foto da influencer @najila.viajando Segue ela lá no instagram

Onde se hospedar na Praia do Espelho?

A região toda tem várias opções de hospedagem, que vai de hotéis charmosos e pousadas Boutiques até hostels e pousadas com excelente custo-benefício. O nordeste do Brasil, em geral, é muito democrático, principalmente em relação ao valor das hospedagens. Confira:

Hospedagens de charme e elegância

1- Casa de Iemanjá: Casa de temporada inteira­ •­ 2 quartos •­ 1 sala •­ 2 banheiros •­ 98m². É a beira-mar e fica a 1 km do centro de Trancoso: Veja as fotos e o preço da diária, clique aqui.

2- Pousada Bendito Seja: Um hotel Boutique com charme e rusticidade sem perder o clima de pé na areia. Indicado para viagens românticas, principalmente para lua de mel. Veja as fotos, detalhes e preços clicando aqui.

3- Pousada Enseada do Espelho: Com tarifas da hospedagem mais suaves que a anterior, também tem alto padrão, com bastante charme e conforto. Localizada super à beira-mar, tem fama de ter um café da manhã fabuloso. Veja as fotos e preços aqui.

4- Pousada Outeiro: Essa charmosíssima pousada está no topo de uma falésia (imagina a vista top!). A hospedagem oferece piscina, jardins, bares e restaurantes. Está localizada dentro do Condomínio Outeiro das Brisas. Veja o preço e as fotos da Pousada Outeiro aqui.

5- Maion Hotel e Boutique: Localizado na Praia do Espelho e a 400 mts da Praia dos Amores, essa hospedagem oferece charme e conforto com clima de hotel pé na areia. Veja o preço e as fotos aqui.

6- Hotel Calá & Divino: Lugar incrível e quartos com vista para o mar maravilhoso da bahia. Os serviços dessa hospedagem charmosa incluem caiaques, bicicletas, além de um excelente restaurante oferecendo gastronomia regional. Possui Wi-Fi gratuito. Veja as fotos e preços aqui.

Hospedagens com bom custo-benefício:

7- Hospedaria dedo de moça; Simpática e preço excelente, os quartos da pousada dispõem de banheiro privativo, ar-condicionado, TV de tela plana e Wi-Fi gratuito. Veja as fotos e os preços aqui.

Onde Comer na Praia do Espelho

Como as hospedagens são diferenciadas, os melhores locais para se comer são exatamente nas pousadas. São muito bem recomendados:  Bendito Seja;  Enseada do Espelho;  do Baiano e do Do Outeiro.

Leia também: Onde ficar em São Miguel dos Milagres, Alagoas, com charme

Bistrô Bendito Seja

Os que estão localizados na praia, o da Silvinha, Quiosque Pôr do Sol, Restaurante Paraíso e Quiosque Meu Peixinho.

Como economizar na Praia do Espelho

Uma boa forma de economizar, a melhor forma é vir visitar a  Praia do Espelho e se hospedar em Porto Seguro, Trancoso, Caraíva ou Arraial d`Ajuda.

Foto: Najila

Vale a Pena visitar a Praia do Espelho, em Trancoso, Bahia?

Com certeza vale! A praia é de uma beleza exuberante extrema. Na maré baixa, é possível se deslumbrar com a riquíssima vida marinha do local (traga seu snorkel).

A Praia do Espelho foi eleita diversas vezes como uma das praias mais bonitas do Brasil. A região toda é referência em preservação. Distante do agito que a região tem fama, a praia do Espelho tem um cenário idílico, que estamos acostumados quando visitamos praias pitorescas no nordeste. A areia é branca e fofa, a água é límpida e quente, corais e peixes, coqueiros, falésias e hotéis muuuuito charmosos.

Você já visitou a Praia do Espelho? Escreva nos comentários o que você achou.