Está indo pra Porto Seguro e Costa do Descobrimento? Então provavelmente alguém te recomendou a visita na super famosa Praia do Espelho, localizada em Trancoso, Bahia. Descubra aqui como chegar, quando ir, restaurantes e onde ficar em uma das melhores praias da Bahia.

Essa região é uma das mais visitadas do Brasil, confira: 10 lugares mais visitados do Brasil 

Praia do Espelho, Trancoso, Bahia. Veja onde ficar
Praia do Espelho, Trancoso, Bahia

Atualmente é uma das praias mais desejadas do Brasil (e juntamente com sua vizinha Trancoso, uma das mais caras). As hospedagens pé na areia com vegetação exuberante além de falésias coloridas e à noite são presenteadas com um clima charmoso, a luz de velas. O destino é super indicado para casais em lua de mel.

Ah, e a praia super calminha e morninha, na maré baixa é extremamente indicada para crianças e bebês.

Por quê chama praia do Espelho?

Você sabia que a Praia do Espelho é um apelido carinhoso para uma enseada que chama “Praia do Curuípe”?

O apelido Praia do Espelho surgiu em razão de 3 motivos:

  1. pelo efeito causado pelos reflexos do Sol nas piscinas naturais (na maré baixa);
  2. ainda na maré baixa, o mar tranquilo ganha reflexos prateados em época de Lua cheia;
  3. a natureza no entorno da praia reflete como num espelho

Onde fica a Praia do Espelho?

A Praia do Espelho está localizada na cidade de Porto Seguro, na divisa de 2 distritos dessa cidade: Trancoso e Caraíva, bem ao sul da Bahia. Porém, quando você reserva alguma pousada por ali o endereço sai como Praia de Curuípe, que também é o nome da Praia do Espelho.

Do centrinho histórico de Trancoso até a Praia do Espelho são cerca de 26,5 km; Já da “Passarela do Álcool” (centrinho de Porto Seguro) até aqui são cerca de 50 km.

Veja no mapa:

Praia do Espelho, Trancoso, Bahia. Veja onde ficar

Como chegar à Praia do Espelho, Trancoso, Bahia

Eu estava hospedada em Porto Seguro e estava de carro. Se você for de carro, a melhor rota é por Arraial d’Ajuda. Pegue a estrada sentido Itaporanga: são cerca de 30 km de asfaltos e mais 10 km de estrada off road (vulgo estrada de terra). Depois, ande mais 5 km até uma rotatória, virando à esquerda e continue seguindo as placas para Praia do Espelho e Outeiro das Brisas. Ah, nesses últimos 5 km terão várias placas dizzendo Praia do Espelho, mas que na verdade, te levam a estacionamentos particulares. Sugiro você ligar pra sua pousada para pedir informações sobre a sua rota.

Aluguel de carro: Se você for alugar um carro, nós recomendamos os serviços da Rent Car. Os carros são novos e bons e sempre alugamos por ela. Encontre aqui as melhores opções para alugar um carro

Se você está vindo do Sul do estado, pegue a saída sentido Monte Pascoal, então ande por cerca de 50 km (off road) até Caraíva, e depois mais 20 km (de estrada de terra), finalmente te leva até o trevo para a Praia do Espelho.

Se você está vindo do norte do estado, pela BR-101, siga sentido Eunápolis e rode cerca de 80 km asfaltados até próximo a Trancoso, onde inicia uma uma parte da estrada de 15 km de estrada de terra batida até a rotatória.

E finalmente se você está vindo de ônibus você consegue ir, da balsa em Arraial d’Ajuda até a Praia do Espelho. São cerca de uma horinha de viagem.

Leia também: Rota Ecológica dos Milagres de Alagoas

Praia do Espelho, Trancoso, Bahia
onde ficar na Praia do Espelho
Praia do espelho na Maré alta. Foto da influencer @najila.viajando

Dica: Além da Praia do Espelho, sugiro que dê uma lida no artigo sobre todas as praias em Trancoso, escritos pelo Blog Leve na Viagem. As informações são muito úteis e estão muito bem explicadas. Super recomendo para você que quer planejar suas férias nesse paraíso de um modo bem completo.

Quando visitar a Praia do Espelho, Trancoso, Bahia

Bem, as 7 vezes que eu fui, foram em Julho. E apesar de fazer calor e sol o ano todo, no nordeste em geral, a partir do mês de março a início de agosto existe episódios de chuvas esparsas (ou não).

Entre os meses de setembro e outubro, as temperaturas são um pouco mais amenas. Então, é melhor ir na baixa temporada, que gira entorno da primavera e outono, quando a areia fica praticamente só pra você. 

Porém, além de você se ligar na temporada de chuvas, é importante ser sagaz em relação à tábua de marés. Pois, na maré baixa, a experiência na praia e também nos banhos de mar mudam bastante, e pra melhor.

Leia também: Igrejinha na Praia dos Carneiros. Visite esse tesouro.

Praia do Espelho, Trancoso, Bahia
onde ficar na Praia do Espelho
Quem percebeu uma poças de água no chão causadas pelas chuvas do mês de julho. A chuva não chegou a atrapalhar a viagem. Igrejinha em Trancoso de São João Batista.
Construída em 1656, a igrejinha é muito procurada para a realização de charmosos casamentos.

O que fazer na Praia do Espelho, Trancoso, Bahia?

Importante citar que a Praia do Espelho leva a fama, mas o interessante é que muitas hospedagens, bares e alguns restaurantes estão localizados na Praia de Curuípe. Ou seja, a Praia do Espelho é muito tranquila, e está localizada logo após o riachinho.

Na verdade, como eu disse anteriormente, elas são consideradas a mesma praia.

Praia do Espelho, Trancoso, Bahia
onde ficar na Praia do Espelho
Tinha um riacho no meio do caminho….Praia do espelho, Foto da influencer @najila.viajando

Contemplação das falésias e da natureza:

Por aqui existem lindas falésias. Muita gente sobe nas falésias e tira lindas fotos. Sugiro ver a segurança do local antes de se aventurar.

Namorar (kkkk):

Por ali está localizada também a famosa Praia dos Amores. Quando a maré está cheia ela some, e seu nome originou a partir disso:  os casais estavam namorando, aí quando a maré enchia eles ficavam presos e acabava sendo pegos (eita).

Visitar outras praias e curtir as piscinas naturais (na maré baixa):

O entorno tem várias praias bonitas. A Praia do Outeiro, (chamada de Setiquara) é muito bonita e recomendo a visita. Lembre-se sempre, quando estiver programando sua viagem para o nordeste do Brasil, ver a tábua de marés antes de comprar suas passagens, combinado?

Compre suas passagens de modo fácil e seguro pela Passagens Promo, clicando aqui.

Leia também sobre uma Praia tão gostosa quanto a Praia do Espelho: Praia do Patacho, Porto de Pedras e Peixe-Boi

Praia do Espelho, Trancoso, Bahia
Foto da influencer @najila.viajando Segue ela lá no instagram

Onde se hospedar na Praia do Espelho?

A região toda tem várias opções de hospedagem, que vai de hotéis charmosos e pousadas Boutiques até hostels e pousadas com excelente custo-benefício. O nordeste do Brasil, em geral, é muito democrático, principalmente em relação ao valor das hospedagens. Confira:

Hospedagens românticas: onde ficar na Praia do Espelho

1- Casa de Iemanjá: Casa de temporada inteira­ •­ 2 quartos •­ 1 sala •­ 2 banheiros •­ 98m². É a beira-mar e fica a 1 km do centro de Trancoso: Veja as fotos e o preço da diária, clique aqui.

2- Pousada Bendito Seja: Um hotel Boutique com charme e rusticidade sem perder o clima de pé na areia. Indicado para viagens românticas, principalmente para lua de mel. Veja as fotos, detalhes e preços clicando aqui. (onde ficar na Praia do Espelho)

3- Pousada Enseada do Espelho: Com tarifas da hospedagem mais suaves que a anterior, também tem alto padrão, com bastante charme e conforto. Localizada super à beira-mar, tem fama de ter um café da manhã fabuloso. Veja as fotos e preços aqui. (onde ficar na Praia do Espelho)

4- Pousada Outeiro: (onde ficar na Praia do Espelho)

Essa charmosíssima pousada está no topo de uma falésia (imagina a vista top!). A hospedagem oferece piscina, jardins, bares e restaurantes. Está localizada dentro do Condomínio Outeiro das Brisas. Veja o preço e as fotos da Pousada Outeiro aqui. (onde ficar na Praia do Espelho)

5- Maion Hotel e Boutique: Se você tem dúvidas onde ficar, esse hotel Boutique está localizado na Praia do Espelho e a 400 mts da Praia dos Amores, essa hospedagem oferece charme e conforto com clima de hotel pé na areia. Veja o preço e as fotos aqui.

6- Hotel Calá & Divino: Lugar incrível e quartos com vista para o mar maravilhoso da bahia. Os serviços dessa hospedagem charmosa incluem caiaques, bicicletas, além de um excelente restaurante oferecendo gastronomia regional. Possui Wi-Fi gratuito. Veja as fotos e preços aqui.

Hospedagens com bom custo-benefício: onde ficar na Praia do Espelho

7- Hospedaria dedo de moça; Simpática e preço excelente, os quartos da pousada dispõem de banheiro privativo, ar-condicionado, TV de tela plana e Wi-Fi gratuito. Veja as fotos e os preços aqui.

Onde Comer na Praia do Espelho, Trancoso, bahia

Como as hospedagens são diferenciadas, os melhores locais para se comer são exatamente nas pousadas. São muito bem recomendados:  Bendito Seja;  Enseada do Espelho;  do Baiano e do Do Outeiro.

Leia também: Onde ficar em São Miguel dos Milagres, Alagoas, com charme

hospedagem romântica Bistrô Bendito Seja
onde ficar na Praia do Espelho
Bistrô Bendito Seja

Os que estão localizados na praia, o da Silvinha, Quiosque Pôr do Sol, Restaurante Paraíso e Quiosque Meu Peixinho.

Como economizar na Praia do Espelho

Uma boa forma de economizar, a melhor forma é vir visitar a  Praia do Espelho e se hospedar em Porto Seguro, Trancoso, Caraíva ou Arraial d`Ajuda.

onde ficar na Praia do espelho
Foto: Najila

Vale a Pena visitar a Praia do Espelho, em Trancoso, Bahia?

Com certeza vale! A praia é de uma beleza exuberante extrema. Na maré baixa, é possível se deslumbrar com a riquíssima vida marinha do local (traga seu snorkel).

A Praia do Espelho foi eleita diversas vezes como uma das praias mais bonitas do Brasil. A região toda é referência em preservação. Distante do agito que a região tem fama, a praia do Espelho tem um cenário idílico, que estamos acostumados quando visitamos praias pitorescas no nordeste. A areia é branca e fofa, a água é límpida e quente, corais e peixes, coqueiros, falésias e hotéis muuuuito charmosos.

Leia também: O que fazer no Pelourinho

Você já visitou a Praia do Espelho? Escreva nos comentários o que você achou.