Eu sempre viajei (e viajo) muito. E simplesmente nunca cogitei embarcar para qualquer lugar do mundo sem um seguro viagem, ainda mais nessa nova era do Novo Coronavírus.

seguro viagem Coronavírus. É bom se precaver e se planejar

A verdade é que eu contrato o seguro viagem para simplesmente não usar, porém, é sabido que acidentes podem acontecer. Além de acidentes, questões de saúde são imprevisíveis. Dessa forma, veja nesse post algumas informações sobre seguro viagem, pra você não achar que contratar seguro viagem é jogar dinheiro fora.

Viajar é realizar sonhos! E se você investe tanto nesse incrível momento como comprar passagens, reservar seu hotel ou pacote turístico, é de suma importância você se organizar e separar um valor para investir no seguro viagem.

Leia também: Quais são os países que NÃO precisam de visto para entrar?

Veja porque o Seguro Viagem é importante:

Eu bato tanto na tecla para a aquisição de seguro viagem porque caso você não tenha, a probabilidade de passar um perrengue é real/oficial.

Vou te contar uma história verídica: Quando estávamos visitando castelos na República Tcheca, minha mãe foi acometida de uma forte dor de barriga que simplesmente não passava. E comia banana pra prender, tomava probióticos pra restabelecer a flora intestinal e nada: então acionamos o seguro viagem! Foi a melhor coisa: o médico foi lá no hotel e nós descrevemos os sintomas pra ele. Dessa forma, ele prescreveu um medicamento e compramos, sendo tudo muito ágil! Minha mãe ficou ótima rapidamente, e conseguimos seguir viagem, dando tudo certo. Que conforto ter ligado pro médico e ele ter ido lá no hotel, isso realmente fez muita diferença.

dica de ouro: como você vai ver a seguir, muitos seguros viagens até cobrem o medicamento que você usar, é só guardar os recibos pra pedir reembolso.

A viagem maravilhosa foi essa aqui veja: Castelos medievais da Europa Central: Visite Alemanha, Áustria, Eslovênia, Eslováquia, Hungria e República Tcheca

Visitando Castelos na Europa Central devidamente coberta por seguro viagem

Seguro viagem na era do Novo Coronavírus:

Nesse novo mundo que surgiu em função da pandemia do novo coronavírus, o seguro viagem ganhou mais força ainda. Ou seja, problemas mais graves podem ocorrer.

Por exemplo, de acordo com o comunicado divulgado pela Assist Card, esta seguradora irá garantir 100% das assistências médicas para casos e sintomas relacionados ao COVID-19.

Seguro viagem Coronavírus: afinal, o que as seguradoras cobrem?

Muitas pessoas me perguntam sobre isso, a achando que seguro viagem não cobre nada relacionado a surtos de epidemia nem pandemia. E de fato, essa seria a regra. No entanto, algumas seguradoras tem sim essa modalidade de cobertura.

O coronavírus já se tornou uma questão mundial, ou seja, a disney ficou fechada por um bom tempo (isso nunca tinha acontecido), a olimpíada do Japão foi modificada a ponto de não ter turistas estrangeiros , ou seja: a situação do mundo é muito grave. Busque informações sérias e confiáveis sobre esse assunto.

Não podemos esquecer que pesquisas sobre esse novo vírus continuam aparecendo dia após dia, então, não se esqueça que informações sobre esse assunto muda com uma rapidez absurda, já que atualizações sobre a doença têm surgido diariamente, em várias partes do mundo. O planeta todo está estudando muito para conter a pandemia (e não deixar surgir outras).

Remarcação do seguro viagem porque minha viagem foi adiada:

Devido à declaração da OMS e de alguns países referente aos embarques em seus aeroportos, eles disseram que o segurado tem garantia de cancelamento com crédito, adiamento ou remarcação das datas da cobertura do seguro. Ou seja, se você precisar mudar a data da viagem em razão da pandemia, o seguro viagem acompanha: será considerado o mesmo número de dias e produtos contratados, caso você solicite a remarcação antes do início da vigência da apólice atual. (Se atente a essa regra tá?).

Se você (que contratou o Seguro Viagem) ainda não possuir novas datas da viagem definidas, pode escolher cancelar com os créditos da apólice atual, garantindo a condição acima. #nãocanceleremarque

Dessa forma, você deve entrar em contato com o Seguros Promo informando todas as informações referentes as novas datas para que a sua apólice seja atualizada/reemitida.

Dica de ouro: recomendo que você solicite o cancelamento com crédito ou adiamento da viagem. Pois assim, todas as condições da compra serão preservadas. É legal você saber que em caso de remarcação pelo comparador Seguros Promo (link aquui) haverá congelamento do dólar, caso você contrate alguma dessas 2 seguradoras: Assist Card e a Travel Ace. Ou seja, você não terá nenhuma alteraçao de preço em função da cotação do dólar ou euro.

Isso quer dizer que o contrário também ocorrerá: a variação cambial ocorrerá em novas aquisições de Seguro Viagem, veja abaixo:

  • Seguradora Assist Card – essa seguradora oferece crédito, válido por 12 meses corridos, para a mesma quantidade de dias, desde que a apólice adquirida não tenha iniciado a vigência. A remarcação é sem custo, no mesmo plano, destino e dias consecutivos de viagem;
  • Travel Ace –  já essa seguradora oferece créditos, válido por 30 meses corridos, para a mesma quantidade de dias, desde que a apólice não tenha iniciado a vigência. E a remarcação também será sem custo nenhum, no mesmo plano, mesmo destino e mesmo número de dias consecutivos em viagem;

Seguradoras que terão variações no câmbio:

  • As empresas Affinity, Intermac, GTA, Coris, Assist Med e ITA – oferecem créditos do valor total pago. Quando for realizar nova emissão da apólice, basta apenas dizer as suas novas datas de embarque e desembarque no Brasil. Então você apenas pagará a diferença do câmbio do dólar, caso tenha.

Cancelamentos e reembolsos do Seguro Viagem:

Tanto os cancelamentos quanto os reembolsos precisam ser pedidos antes do início da vigência, e processados em até 12 meses após o final do decreto de pandemia, de acordo com a Lei 14.046, de 24/08/2020.

Importante saber que a empresa GTA não está realizando cancelamento com reembolso dos voucher que já foram faturados. Nessa situação, ela está gerando um crédito com o valor que está vinculado ao CPF do passageiro.

Atenção aos passageiros já em viagem e para os que permanecem com o objetivo de viajar nos próximos dias, seguem as garantias e esclarecimentos das seguradoras em relação ao Novo Coronavirus:

Empresa ITA

Se o exame de COVID-19 der positivo e você precisar de atendimento, os segurados pela ITA (link), receberão todos os cuidados médicos de acordo com protocolos internacionais e regras de saúde locais.

Importante:  em caso de diagnóstico positivo pra COVID-19, TODAS as demais coberturas (exceto despesas médicas) perdem a validade.

APRIL

A seguradora APRIL (link de afiliado) fornece dois tipos de seguro viagem do tipo internacional com despesas médicas decorrentes da Covid19, são eles: 

  • April 30 Basic +Covid19 
  • April 60 Basic +Covid19

Ambos possuem uma super cobertura no valor de USD 10.000 para todos os atendimentos médicos em casos de diagnósticos positivado para a Covid19 em viagens internacionais de, no máximo, 90 dias de permanência. 

Seguro viagem para viagens nacionais: todo e qualquer plano da April, emitido para uma viagem de até, no máximo, 30 dias para passageiros de até 70 anos terá cobertura através de Assistência em caso de diagnóstico positivo para o COVID-19. E cada um desses produtos possuem uma cobertura no valor de R$ 5.000, para os atendimentos médicos em casos de diagnósticos positivos para o COVID19. 

Importante saber que essas coberturas de Covid19 descritas acima é referente a parte médica. Ou seja, não se aplica a cancelamento de viagem, nesses casos.

Affinity

Igualmente importante, a seguradora Affinity também possui planos com cobertura para Covid19. Importante ressaltar que essa cobertura referida é um Upgrade ou seja, é separada das despesas médicas hospitalares (DMH). Os Upgrades disponibilizados são:

  • 1-Silver 5 = Despesas médicas para covid de USD 5.000
  • 2-Silver 10= Despesas médicas para covid de USD 10.000
  • 3-Silver 30= Despesas médicas para covid de USD 30.000

E estão vinculados às seguintes coberturas:

  • 1-Affinity 15 COVID-19 SILVER5
  • 2Affinity 15 COVID-19 SILVER10
  • 3-Affinity 15 COVID-19 SILVER30
  • 4-Affinity 60 LATAM COVID-19 SILVER10
  • 5-Affinity 60 USA & CANADA COVID-19 SILVER10

Alguns seguros viagens, além de possuir cobertura médica, também possuem indenização em caso de hospitalização (internação) em decorrência da doença por Covid19 e também traslado de corpo devido à morte por covid.

Veja os Upgrades Platinum 30:

Despesas médicas e hospitalares por covid de USD 30.000

Traslado de corpo devido à morte por COVID19 de USD 30.000

Indenização em caso de internação USD 150/dia (carência de 2 dias/ máximo 15 dias)

E estão vinculados às seguintes coberturas:

  • 1Affinity 15 COVID-19 Platinum30
  • 2-Affinity 60 COVID-19 Platinum30
  • 3-Affinity 15 +64 COVID-19 Platinum30

Lembrando que as coberturas de Covid19 são referentes somente à parte médica. Não se estendendo a cancelamentos de viagem, por exemplo.

Travel Ace– cobertura de seguro viagem- infecções por coronavírus:

Pela empresa Travel Ace (link aqui) os planos de seguro viagem disponíveis para cobertura de infecções por coronavírus são:

  • TA VALUE COVID-19 (exceto EUA) 
  • TA VALUE COVID-19 USA.

Esse tem um diferencial que pode ser encontrado em ambos produtos, que são as coberturas para indenização por hospitalização por diagnóstico de COVID-19, para casos de internação por no mínimo 48h, e translado de corpo devido a morte por COVID-19.

O valor coberto para despesas médicas e hospitalares por COVID-19 é de USD 30.000.

Assist Card-coberturas para despesas médicas decorrentes do Covid19,

Assist Card, possui e disponibiliza os seguintes produtos internacionais:

  • 1-AC 35 Mundo Covid-19
  • 2- AC 60 Mundo Covid-19
  • 3- AC 150 Mundo Covid-19
  • 4-AC 250 Mundo Covid-19

Cada um desses seguros contém uma cobertura no valor de USD 30.000 para os atendimentos médicos em casos de diagnósticos positivos para o COVID19. 

Seguro viagem nacional: Veja os planos da Assist Card: 

  • AC 15 Brasil +Covid19 – O AC 15 possui uma cobertura de R$ 15.000 para despesas médicas hospitalares em caso de Covid19.
  • AC 30 Brasil +Covid19 e AC 50 Brasil +Covid19- Esses 2 possuem  cobertura no valor de R$ 30.000 para os atendimentos médicos em casos de diagnósticos positivos para o COVID19. 

Lembrando que as coberturas de Covid19 são referentes somente à parte médica. Não se estendendo a cancelamentos de viagem, por exemplo.

Assist Seguro Viagem

Já para viagens nacionais, a seguradora possui o GTA BRASIL 18 COVID-19.

O GTA BRASIL 18 COVID-19 possui coberturas para despesas médicas e hospitalares por COVID-19 de R$ 10.000 e indenização por hospitalização por diagnóstico de COVID-19 de R$ 150.

Intermac

 Essa empresa trabalha com Upgrades. São eles :

  • 1-TOP 5= Despesas médicas para covid de USD 5.000
  • 2- TOP 10= Despesas médicas para covid de USD 10.000
  • 3- TOP 15= Despesas médicas para covid de USD 15.000
  • 4- TOP 30= Despesas médicas para covid de USD 30.000

E estão vinculados aos seguintes planos:

  • 1-Intermac EUROPROMO 40 (Exceto EUA) COVID-19 TOP5
  • 2Intermac EUROPROMO 40 (Exceto EUA) COVID-19 TOP10
  • 3Intermac 60 Prata COVID-19 TOP10
  • 4- Intermac 15 COVID-19 TOP5
  • 5- Intermac 15 COVID-19 TOP10

Os seguros com Upgrade, possuem cobertura médica, indenização em caso de hospitalização (internação) em decorrência do covid19 e traslado de corpo devido à morte pela doença. 

Os produtos devem precisam ter o Upgrade TOTAL que cobre:

TOTAL 30 

Despesas médicas e hospitalares por covid de USD 30.000

Traslado de corpo devido à morte por COVID19 de USD 30.000

-Indenização em caso de internação USD 150.

-Lembrando que as coberturas de Covid19 são referentes somente à parte médica. Não se estendendo a cancelamentos de viagem, por exemplo.

Resumindo: seguro viagem e cobertura para o coronavírus

Os seguros viagens que possuem cobertura para o Coronavírus podem ser encontrados no blog elizabethwerneck.com e possuem “COVID-19” no nome. Ao selecioná-los, você confere todas as coberturas disponíveis e verificar os valores cobertos.

Além do Coronavírus: Pra quê o seguro viagem serve?

Como eu expliquei anteriormente, o seguro viagem resolveu lindamente o problema de dor de barriga da minha mãe, mas além disso, existem outras inúmeras finalidades.

Cobertura médica:

A cobertura médica oferecida pelas seguradoras cobre despesas médicas e hospitalares em caso de mal súbito, doenças e principalmente acidentes.

Leia também: Croácia, Montenegro, Bósnia e Alemanha: roteiro de 15 dias pelos Bálcãs

A influencer Thais do instagram @thaistomaz em Hvar, uma das ilhas mais badaladas da Croácia, antes de sofrer uma queda. Teve escoriações na perna e precisou de atendimento médico. Ainda bem que estava coberta pelo seguro viagem, pois não teve absolutamente nenhum gasto extra em função de seu acidente.

Despesas farmacêuticas também costumam fazer parte da maioria dos planos oferecidos.

Cancelamento de viagem

Se o único motivo do cancelamento for o a pandemia do Novo Coronavirus, as seguradoras não garantem nenhum tipo de reembolso.

O reembolso para os casos de cancelamento de viagem é possível em função das seguintes ocorrências:

  • Falecimento ou doença grave do segurado ou de familiares próximos;
  • Desastres naturais que ocorram no local de origem ou no destino do segurado;
  • Declaração de autoridade sanitária competente, determinando que o segurado permaneça no país de origem;
  • Recebimento de notificação judicial para que o segurado compareça perante a Justiça.

Caso de remarcações de viagens

Os serviços do Seguros Promo se aplicarão para os casos de alteração da data da viagem.

Ou seja, se você gostaria de saber como poderá solicitar o atendimento via WhatsApp ou entender todos os detalhes sobre como a empresa está atuando, acesse este link. (Botar o meu).

Quais as principais vantagens do seguro viagem além do Seguro viagem Coronavírus?

Independente do momento atual, as vantagens importantes do seguro viagem são fundamentais para te auxiliar em alguns imprevistos que podem ocorrer durante a sua viagem, como:

  • Seguro de bagagens extraviadas (eu conheço tanta gente que usou esse serviço);
  • Assistência jurídica (aposto que esse serviço você não sabia!);
  • Assistência odontológica e farmacêutica;
  • Traslado de corpo;
  • Despesas médicas e hospitalares;
  • Cancelamento de viagem;
  • Interrupção de viagem;
  • Seguro de invalidez permanente por acidente;
  • Seguro de morte acidental.

Mantenha-se informado sobre o Novo coronavírus

Não deixe de conferir o site da OMS (Organização Mundial da Saúde) e o site do Ministério da Saúde.

O setor também disponibiliza um painel interativo, no qual são oferecidos dados do SUS para o acompanhamento do quadro no Brasil.

Cotação de seguro viagem

Como já dissemos, contratar um seguro viagem é muito importante para viajar tranquilo e garantir o seu bem-estar e de sua família diante de várias ocorrências.

Para você encontrar o seu SEGURO VIAGEM na medida certa, você precisa comparar os vários tipos de planos de seguros viagem que existem. Aquele que atenda melhor aos seus objetivos com a viagem, aliado aos melhores preços. Contrate aqui.

Nessas horas, ter um comparador confiável é essencial para auxiliar nessa busca. Por isso, não deixe de conferir as melhores ofertas aqui no blog. Nós só recomendamos o que usamos. Veja aqui os melhores seguros viagem com segurança.

Caso você tenha qualquer dúvida relacionada aos tipos de coberturas, sobre as apólices ou até mesmo em casos mais específicos sobre o coronavírus, os atendentes estarão à disposição para resolvê-las da melhor forma possível.

Seguro viagem para curtir altas aventuras

Seguro viagem em caso de cancelamento de viagem

Lembre-se que o seguro de viagem vai muito além da assistência médica e pode te deixar bem satisfeito no caso de cancelamento da viagem ou até mesmo se houver retorno ao Brasil em relação a emergência.

Parece até meio cringe falar isso, mas o fato é que todo turista precisa estar preparado para o que pode acontecer na viagem, entre eles, os problemas de saúde, que vão dos mais lights como dor de barriga até os mais tensos.

Se aqui no Brasil nós podemos passar mal com um camarão na praia mal acondicionado, a maionese velha ou até mesmo uma “street food” de origem duvidosa, imagine em países que nunca visitamos! Um tombo, apendicite, caganeira (que no final desse texto vou colocar os nomes que cada país se refere a ele, ahahahaha), febre, resfriados, e até uma pandemia (quem imaginou que viveria isso) são apenas a ponta do iceberg do que pode acontecer com qualquer um em qualquer lugar. Imagina um viajante durante a sua viagem dos sonhos!

Além da perda das malas e bagagens, problemas jurídicos e outros “B.O.”

E falo por experiência própria: não importa o nível de experiência do viajante. A casa cai! ( ou em francês, caso vocês estejam em Parrí ou em alguma das cidades francesas mais lindas, (la maison est tombée).

Enfim, com vocês: como chamamos carinhosamente a diarreia em algumas partes do mundo:


A vingança de Montezuma” ou “Asteca duas etapas” na América Central; “Barriga de múmia, Maldição do Faraó,  ou Cairo duas etapas,  no Egito;  “barriga de Bombaim, barriga de Délhi ou “Delhi Belly” na Índia.

Igualmente engraçado é “Um caso de sh– ou Hershey Squirts ou The McSh”, na América do Norte, Down Under Butt Chunder na Austrália, Karachi se agacha no Paquistão (essa é muito boa, ahahahah), “a Vingança de Suryavarman” no Camboja.

Cabulite no Afeganistão, inesperadamente barriga de férias no Reino Unido, barriga de Bali em Bali ou barriga de Taghazout em Taghazout ou Kathmandu quickstep no Nepal.

Febre do castor no Canadá, Tailândia, é onda tailandesa . As forças de paz dos países de língua árabe o chamam de yalla yalla (árabe para “rápido, rápido”).

Fonte: Yahooo respostas.

E você? Já teve alguma dor de barriga forte em alguma viagem? Escreva nos comentários