Para muitas pessoas, planejar uma viagem internacional é uma atividade divertida. Porém, para outras, nem tanto…

Agora, você gostando ou não de fazer isso, saiba que existem seis itens essenciais que você não pode deixar de considerar ao planejar uma viagem internacional.

Leia também: Como viajar mais Barato parceiros e descontos

Como Planejar Uma Viagem Internacional

Quer saber quais são eles? É só conferir as informações logo abaixo!

6 itens essenciais que você precisa considerar:

Como planejar uma viagem internacional:

1. Planejamento financeiro

Uma viagem internacional, geralmente, possui um custo considerável – principalmente se o destino que você for, utiliza moedas como euro, dólar ou libra.

Por isso, o primeiro item que você deve se atentar ao planejar a sua viagem internacional é, justamente, o planejamento financeiro.

E para isso, é fundamental que você pesquise bastante e anote todos os valores em algum lugar para ter um melhor controle. Pode ser em uma planilha, em um aplicativo de celular ou até mesmo em um papel. O importante é anotar.

Assim, quando você estiver finalizando as suas pesquisas, você já terá um panorama bem mais claro de quanto dinheiro precisará desembolsar.

E lembre-se de anotar tudo: preço das passagens, da hospedagem, dos passeios, das atrações, etc., os gastos-médios com alimentação, compras e transporte, e assim por diante.

Quanto mais detalhadas forem as suas anotações, melhor.

Leia também: Quanto custa ir pras Maldivas?

2. Documentos

Uma viagem para o exterior tem um certo nível de burocracia, e muito disso está ligado a parte da documentação.

Isso porque, para poder entrar em outro país (exceto em destinos aqui da América do Sul), você precisa apresentar um passaporte válido e, talvez, um visto e/ou um certificado de vacinação também.

Então, o segundo item que você precisa se atentar ao planejar uma viagem internacional são os documentos.

Descubra quais são os necessários para a sua viagem e dê entrada na emissão deles o quanto antes. Não deixe para resolver isso de última hora.

Documentos para viajar: leve sempre com você uma cópia digitalizada durante a viagem!

Como planejar uma viagem internacional:

3. Reservas

Para fazer uma viagem ao exterior de forma bem-sucedida, não basta comprar as passagens, montar a bagagem, pegar um avião e partir rumo ao destino.

Além dessas etapas, é necessário fazer reservas durante o seu planejamento, principalmente em relação à hospedagem, aos passeios e ingressos.

Portanto, o terceiro item que você deve se atentar ao planejar uma viagem internacional, é fazer reservas de tudo o que for possível – inclusive, se você achar necessário, de restaurantes que queira degustar também.

E não só isso, pois se você pretende ir com seu carro até o aeroporto, ainda há outra reserva para você fazer, a do estacionamento. Afinal, você não vai deixar o seu veículo na rua, certo? 

Portanto, se você vai embarcar em São Paulo, por exemplo, não deixe de procurar, algumas semanas antes de viajar, um estacionamento coberto aeroporto Guarulhos para deixar o seu veículo.

Como planejar uma viagem internacional:

4. Seguro viagem

Planejar uma viagem internacional é algo trabalhoso, e exige uma boa pesquisa, além de um tempo considerável para conseguir organizar e fazer tudo.

No entanto, mesmo que você faça o melhor planejamento possível, não dá para prever problemas e imprevistos. E, caso eles aconteçam, você precisa estar preparado.

Sendo assim, antes de sair do país, é importante que você faça pesquisas e contrate um bom seguro viagem.

Dessa forma, se você precisar, por exemplo, de um auxílio médico no exterior, o seguro poderá cobri-lo e você não terá que gastar além do que havia planejado.

Os gastos com atendimento médico, como citamos acima, costumam ser bem elevados em outros países e se você não tiver um seguro, eles podem acabar com a sua viagem ou lhe gerar um grande prejuízo – e isso você não quer, certo?

Contrate aqui o melhor Seguro Viagem e viaje mais tranquilo: Seguro viagem Internaciona.

Leia também: Seguro viagem Coronavirus: contrate na hora de viajar

Como planejar uma viagem internacional:

5. Roteiro

Para tornar a sua viagem internacional muito mais organizada, divertida e proveitosa, é de suma importância que durante o seu planejamento você monte um roteiro.

Assim, quando chegar ao destino, você saberá em quais lugares ir, quando ir e como ir.

Não chegue ao destino sem ter isso organizado, pois provavelmente você ficará perdido com tanta coisa e tanta informação, e o pior, poderá não conseguir aproveitar o destino como gostaria.

Portanto, não saia do Brasil sem fazer um roteiro, ok?

Leia também: O QUE FAZER NA COSTA RICA: UM ROTEIRO DE 8 DIAS

Como Planejar Uma Viagem Internacional

Como planejar uma viagem internacional:

6. Pesquise bastante

Por fim, o sexto e último item para você considerar ao planejar uma viagem internacional são as pesquisas.

Afinal, é importante que você saiba o máximo que puder sobre o local que estará indo.

E isso é válido não só para montar o roteiro, mas também para você não passar perrengues ou problemas depois.

Isso porque, cada país tem certos hábitos, leis, regras e costumes, e se você não chegar preparado para isso, poderá se complicar.

Já pensou se você comete uma gafe daquelas no exterior? Às vezes, algumas coisas que são comuns e normais aqui, podem não ser lá fora.

Portanto, sempre que tiver um tempo disponível, aproveite para fazer pesquisas sobre o destino, sobre coisas óbvias, como passeios, pontos turísticos e lugares para comer, e sobre coisas não tão óbvias, como a história do local e curiosidades.

Assim, a sua viagem internacional será muito mais rica, divertida, interessante e, principalmente, proveitosa!

Leia também: Viajar sozinha