Imagina um país que é um verdadeiro paraíso tropical, e que os seus cidadãos valorizam todo o verde, num perfeito equilíbrio entre o desenvolvimento e a natureza… Esse país existe! E eu vou te contar o que fazer em um ótimo roteiro de 7 ou 8 dias pela Costa Rica.
O Brasil será a Costa Rica do futuro?
Podia ser né? Mas no momento vamos nos ater a Costa Rica, um pequeno país localizado na América Central. A Costa Rica recebeu o prêmio Campeões da Terra em 2019, a maior honra ambiental das Nações Unidas, pelo seu papel na proteção da natureza e no combate às mudanças climáticas. O país conta com várias opções de turismo ecológico que oferecem tirolesa, mountain biking, caiaque e observação de pássaros.
Depois de vocês já terem lido as informações básicas sobre a Costa Rica, agora vamos te contar nosso roteiro de 7 ou 8 dias detalhado pela Costa Rica, e dizer que vimos muitos vulcões, águas termais deliciosas, praias tranquilas e selva exuberante. No centro de uma das cidades encontramos bichos preguiça, quatis e vários pássaros. Ainda teve uma escapada perfeita para a Nicarágua que eu contei aqui. Foram 8 dias e já te aviso que não deu tempo de ver tudo que a gente queria. Nunca dá!
O que você vai encontrar nesse artigo
- Seguro Viagem para a Costa Rica:
- O que fazer na Costa Rica: Roteiro de 7, 8 dias
- 1º dia – Voo do Rio de Janeiro, Brasil, até San José (Costa Rica). (Com escala em Lima, Peru).
- Dia 2 e 3 – Cidade de La Fortuna e Vulcão Arenal
- Dia 4 – Playa Coco em Guanacaste
- Dia 5 – Bate- volta da Costa Rica para a Nicarágua:
- Dia 6 – Reveillon na Costa Rica
- Dia 7 e 8 – San José (capital)
Seguro Viagem para a Costa Rica:
Atenção a essas informações: Apesar de não ser exigido seguro viagem ele é indispensável. Para você viajar pelo país de forma tranquila, vale a pena contratar. Você sabia que, apesar do Sus da Costa Rica ser ótimo, os turistas não têm direito ao atendimento gratuito do sistema de saúde do país? Dessa forma, se você precisar de qualquer atendimento, urgente ou não, terá que arcar com as despesas. Ou seja, não é esperto viajar sem. Contrate seu seguro viagem para a Costa Rica por aqui pelos menores preços e ajude o blog a se manter.
O que fazer na Costa Rica: Roteiro de 7, 8 dias
Roteiro pela Costa Rica:
1º dia – Voo do Rio de Janeiro, Brasil, até San José (Costa Rica). (Com escala em Lima, Peru).
O Voo atrasou bastante e chegamos no final da tarde. Só deu tempo de pegarmos o carro na locadora de veículos (pois iríamos sair no dia seguinte bem cedo) e comer uma pizza próximo ao hotel. Nosso roteiro ficou um pouco prejudicado nesse dia.
Onde ficar em San Jose na Costa Rica:
Ficamos hospedados no hotel Park Inn SJ by Radisson. Atendimento adequado, café da manhã excelente, bem localizado, moderno, quartos espaçosos, equipe simpática e estacionamento sem custo adicional. Uma vista bem bonita para o vulcão. Pena que estava encoberto em nossa rápida estadia.
O que fazer e Roteiro de 7 e 8 dias pela Costa Rica:
Dia 2 e 3 – Cidade de La Fortuna e Vulcão Arenal
Tomamos café da manhã, e dirigimos por cerca de 3 horas até a cidade de La Fortuna (132 km).
A velocidade máxima das estradas desse país são bem baixas, então saiba que você vai demorar mais pra chegar do que se você estivesse em alguma autoestrada. Dessa forma, recomendo você incluir o tempo nas estradas, para você conseguir cumprir bem seu roteiro pela Costa Rica.
La Fortuna está localizada aos pés do Vulcão Arenal e já no primeiro momento me causou uma ótima impressão pois vi uma mamãe preguiça com seu filhote e uma Iguana (na verdade eu acho que é, mas não tenho certeza) no centro da cidade.
Depois de fazer uma sessão de fotos com essas fofuras chegamos em nosso hostel.
Onde ficar em La Fortuna, Costa Rica:
Ficamos hospedados no Hostel Backpackers La Fortuna por duas noites em quartos privativos com banheiro.
Eu adorei o local. Bem bonito e bem cuidado. Podendo contratar os passeios por ali mesmo, então já facilita.
Onde comemos em la fortuna:
Logo em frente experimentamos a rica gastronomia da Costa Rica no Restaurante Lava Lounge.
E já fomos fazer para um passeio:
O que fazer em La Fortuna, Costa Rica:
Parque Nacional do Vulcão Arenal:
Arenal era um vulcão adormecido até 1968 quando fortes explosões cuspiram rios de lava e destruíram 3 vilas próximas a ele (menos La Fortuna), matando cerca de 80 pessoas e 45 mil cabeças de gado.
No momento é considerado adormecido, e até 2010 ele expelia colunas de cinzas, explosões gigantes e fluxos de rocha derretida. Mesmo assim, os pesquisadores ainda estão de olho, pois ele se mantem em formato cônico.
Então os arredores do Vulcão se transformaram em Parque Nacional em 1995 por causa de sua rica biodiversidade. Você sabia que metade das espécies de vertebrados terrestres conhecidos na Costa Rica podem ser encontrados aqui?
Por aqui fizemos uma trilha da Cachoeira (são várias opções de trilha).
Considerada leve e fácil, com cerca de 2 km de ida e volta, por aqui tem aquelas pontes suspensas super bonitas que eu sempre via em filmes de aventura. Essas pontes são excelentes para observar a floresta de uma forma mais natural.
Arenal Observatory Lodge:
Construído em 1987 como observatório particular para a Universidade da Costa Rica. Está bem próximo ao vulcão, mas numa área relativamente segura, em uma serra. Desde então estudiosos do mundo todo vêm estudar o vulcão ativo, e um sismógrafo no hotel funciona dia e noite.
O hotel é bem gostoso e oferece massagens e passeios a bons preços. (Uma dica legal é se hospedar aqui).
Aqui também visitamos o pequeno museu com exposições sobre história, vulcanologia, fauna e flora do Arenal.
Aqui vimos também um sapinho bem pequeno, típico do país. Fofo, carismático mas muito venenoso.
Banho de águas termais no Rio Chollin:
Depois seguimos para tomar banho de águas termais. Os mais famosos são Eco-Termales e o Tabacón Thermal Resort. Mas a gente foi no que era de graça mesmo, rsrs.
Confesso que fiquei preocupada da água não ser quente o suficiente, mas fiquei completamente surpresa. Água na temperatura ideal para mim (e olha que sou friorenta).
Fomos durante a noite. No início achei um pouco estranho no caminho passar por debaixo de uma ponte, mas foi divertido. Pena que nessa época não tínhamos goPro para tirar fotos sem preocupação de molhar a câmera.
O local é bem ao lado da estrada, natureza pública e surpreendente. São águas termais diretas do vulcão. Você escolhe o seu próprio local, deita e relaxa na água quente com a floresta ao redor. É uma maneira maravilhosa de passar algum tempo. Não há banheiros ou vestiários. Foi uma das melhores coisas que eu já fiz na vida.
No dia seguinte:
O que fazer em La Fortuna, Costa Rica
Tentamos fazer a trilha para o Cerro Chato:
É um vulcão extinto com a cratera cheia de água, bem ao lado do vulcão Arenal.
Começamos a subir a trilha e vimos pessoas descendo muito sujas de lama e além disso disseram que o lago no topo estava com muita neblina e visibilidade baixíssima, por isso desistimos.
No final da trilha se alcança o Cerro Chato, e termina num lindo lago vulcânico, deslumbrante. A trilha tem 8 km e são necessárias cerca de 2 a 3 horas em cada sentido.
Em falar em neblina forte, não conseguimos ver o arenal por inteiro nos dias que estávamos aqui. Ele ficou o tempo todo coberto de nuvem.
Então voltamos e fomos à
Catarata do Rio Fortuna: (La Fortuna Waterfall)
Adorei visitar, mas não recomendo para pessoas que não podem ou não gostam de subir escadas (acho que são cerca de 500 degraus).
A cascata é muito bonita. Assim como o caminho até la. Se quiser dá pra entrar na água que geralmente é muito gelada e agitada.
Vá com calçados adequados para caminhar. Dessa vez não nadamos, mas recomendo a visita.
Depois tomamos um Frozen de iogurte na lanchonete da cachoeira.
Conhecemos mais a cidade de La Fortuna
Depois voltamos e fomos dar uma voltinha no centrinho. A cidade é bem simples, e o grande destaque é o entorno dela.
Onde jantar em La Fortuna, Costa Rica
E à noite fomos comer pizza na Anch’io e bebemos cerveja artesanal do país. Finalmente achei um restaurante super romântico na Costa Rica. Comida italiana de primeira, com excelente atmosfera.
Café da manhã na Costa Rica se come Galo Pinto:
Uma coisa interessante na Costa Rica é que eles comem arroz com feijão no café da manhã, um o prato tradicional chamado Gallo Pinto. Meu marido adorava.
Onde comer em La Fortuna:
Um local que conhecemos e que eu recomendo é a Soda Viquez, em La Fortuna. Soda na Costa Rica significa restaurante.
Roteiro pela Costa Rica em 7 ou 8 dias:
Dia 4 – Playa Coco em Guanacaste
Saímos de La Fortuna rumo à região de Praia no noroeste do país, no oceano pacífico.
Encontramos lindos quatis que se despediram da gente pela estrada.
E que estrada bonita, com muito verde e a bela Lagoa de Arenal.
O que fazer na Costa Rica: roteiro de 7, 8 dias:
Playa del Coco, em Guanacaste.
Então chegamos a nossa praia escolhida. É uma praia bem ao norte do país, porque eu queria fazer o passeio até a Nicarágua, e ficando aqui seria mais fácil. A escolhida foi a Playa del Coco, em Guanacaste.
A Playa del Coco é famosa por ser local de pesca esportiva. Tem uma pracinha gostosa à beira mar. O mar é muito calminho e não dá pra surfar por aqui (foi um dos motivos que escolhi essa praia).
É boa pra fazer caiaque, pois são perfeitos para conhecer as baías rochosas ao norte e ao sul da praia. A areia é escura devido as formações vulcânicas, acho isso tão intrigante!
Contei muito mais detalhes sobre as melhores praias da Costa Rica. Não deixe de ler.
Ache seu hotel na Playa del Coco aqui.
Então por aqui curtimos o pôr do sol, nadamos e aproveitamos nosso momento na praia!
Ficamos numa casa super bonita dentro de um condomínio com piscina, chamada Villa Riviera.
Playa Conchal: uma das mais bonitas (e difíceis de chegar da Costa Rica)
Tentamos visitar a Playa Conchal, mas durante a ida nosso carro ameaçou ficar atolado e então ficamos receosos e voltamos, mas dizem que a praia é linda, um verdadeiro tesouro escondido. Então já anota a dica de reservar um carro com tração nas 4 rodas quando você vier pra cá, caso você queira visitar essa praia.
Acabamos voltando para Playa del coco e foi ótimo também. Esse dia pegamos pôr do sol de filme no oceano pacífico.
Dia 5 – Bate- volta da Costa Rica para a Nicarágua:
Um bate e volta da Costa Rica até a Nicarágua e te falo que foi um dos dias mais legais da viagem. Valeu muito a pena.
Saímos com a agência de turismo Plus Papagayo antes do sol nascer e pegamos a estrada interamericana, que segue até o Alasca.
A Nicarágua é o maior país da América Central, tem cerca de 20 vulcões, sendo 7 deles ativos.
Leia também: Nicarágua turismo- Bate e volta da Costa Rica!
Dia 6 – Reveillon na Costa Rica
Hoje era o dia do reveillon e passamos o dia todo por aqui.
Durante o dia contratamos um barco para nos levar até a praia ao lado, chamada Playa Hermosa.
Playa Hermosa:
Muito bonita! O mar é calmo e a água tem uma temperatura bem agradável! A areia é ótima, não é escura e um pouco mais macia que a Coco.
Depois fomos ao mercado, compramos espumante para a virada do ano e outras coisinhas para comer.
Noite de réveillon na Costa Rica
A noite saímos pra jantar e esperar o ano novo com o pessoal local.
Uma dica que eu te dou quando você for passar o réveillon fora do Brasil: É muito raro os jantares serem próximos da virada. O pessoal encerra as atividades do restaurante muito antes da virada, porque eles querem comemorar também.
Aqui quase não encontramos local para comer. Quando eu passo o réveillon no Brasil me arrumo toda lá pelas 22 horas e vou procurar algum lugar pra jantar e sempre encontrei sem problemas. Fora do Brasil não! 22 horas eles já encerraram as atividades dos restaurantes pra curtir com o pessoal na rua. #ficaadica.
Leia também: Onde passar o Réveillon no Brasil e no mundo
Por aqui tinha festa no Hard Rock Cafe, e se eu não fosse viajar no dia seguinte, certamente eu entraria, parecia bem animado.
Então ficamos na praia, vimos os fogos, e foi muito especial. Os fogos são bem mais simples que os do Brasil, e acho que só eu estava de branco. Hahaha.
Mas quando você passa o reveillon no exterior você não quer uma festa igual do Brasil, pois nossa festa é incomparável. Você quer aproveitar o momento para viajar e conhecer novas culturas e meu reveillon foi muito perfeito. Não mudaria nada nele.
Leia sobre as melhores praias na Costa Rica
Roteiro pela Costa Rica:
Dia 7 e 8 – San José (capital)
Nossa estadia na praia acabou. Pegamos o carro e seguimos rumo a capital do país.
Onde se hospedar em San José na Costa Rica: hotel romântico:
Hotel Aranjuez
Chegamos e fomos direto para o nosso novo hotel Aranjuez. Que hotel maravilhoso! É simplesmente o estilo de hotel que eu gosto de me hospedar. Com certeza fez parte da experiência, como se fosse um ponto turístico. Além do hotel ser bastante central, é aconchegante e cheio de detalhes, com bela iluminação e pátio. São cinco casas de madeira dos anos 30 considerada patrimônio arquitetônico.
São vários cantos: terraços, jardins e quartos, todos decorados com muito bom gosto típico da Costa Rica.
Em todos os lugares existem obras de arte alegres e agradáveis.
Os quartos são básicos, mas ótimos, muito limpo. Achei bem silencioso. A equipe é muito simpática e prestativa. Chamo a atenção para o maravilhoso café da manhã, muitas opções e todas deliciosas. Super recomendado.
O que fazer em San José, Costa Rica:
Passear pelo centrinho;
Fomos rodar na cidade. Fomos às praças, parques, vimos as construções, achei a cidade bem cuidada e me senti muito segura.
Onde comer em San José da Costa Rica: restaurante romântico
Restaurante asiático delicioso chamado Tin Jo.
Almoçamos num restaurante asiático delicioso chamado Tin Jo. As reservas são recomendadas, mas demos sorte, porque não reservei e conseguimos ir.
O que fazer em San José na Costa Rica:
Vulcão Irazú
Tínhamos pouco tempo na capital e por aqui existem 2 vulcões para se visitar. O Irazu e o Poás. Preferimos visitar o Irazu por ser no passado o maior e mais cruel vulcão da Costa Rica (3.432 m).
Irazú é um nome indígena e significa ponta do Trovão.
E por aqui apreciamos sua bela e desolada paisagem bem cedinho. Em dias muito claros dá pra contemplar as águas do oceano Pacífico e do caribe no horizonte.
Na descida do vulcão paramos no Bar e Restaurante Linda Vista, que é todo decorado de papelzinho. Achei muito curioso.
O que fazer em San José na Costa Rica:
Cartago – antiga capital da Costa Rica
A 19 km do vulcão Irazú está Cartago. Fundada em 1563 pelo conquistador espanhol Juan Vásquez de Coronado, foi o primeiro assentamento espanhol permanente na Costa Rica. Foi capital do país até 1823, quando a capital foi transferida para San José.
Em 1723, uma erupção vulcânica do Irazú destruiu Cartago. A cidade foi severamente danificada por grandes terremotos em 1822, 1841 e 1910. Em 1963, outra erupção vulcânica danificou seriamente a cidade e cobriu San José e quase toda a produção agrícola da cidade com cinzas.
O que fazer em Cartago, Costa Rica:
E aqui visitamos a
Basílica de Nuestra Señora de Los Ángeles
Santuário mais venerado da Costa Rica, essa igreja possui arquitetura bizantina, com bonitos vitrais, com interior pintado à mão e capelas decoradas com altares de madeira trabalhada.
Foi construída em 1635 e possui uma relíquia religiosa: La negrita (a Virgem Negra), pequena representação da Virgem Maria, provavelmente indígena, encontrada em 2 de agosto de 1635.
Onde comer em San José da Costa Rica:
restaurante Luna Roja
Depois voltamos pra San José e almoçamos no restaurante Luna Roja e comemos comida típica Costarricense.
Depois do almoço seguimos para o
O que fazer em San José da Costa Rica:
Museu do Ouro Precolombiano:
O Museu está localizado em um edifício subterrâneo debaixo da Plaza da cultura e tem uma coleção extraordinária de objetos de ouro, que refletem a visão de mundo, estrutura social e ourivesaria dos povos pré-colombianos que ocupavam o atual território da Costa Rica. A exposição mostra o uso e a função das peças, a tecnologia, bem como a relação com a natureza e o cotidiano desses grupos humanos.
O museu possui uma coleção arqueológica de mais de 3.500 artefatos pré-colombianos que incluem objetos de cerâmica, peças de ouro, objetos de pedra, jades e vidros.
A coleção de ouro data de 300-400 A.C. até 1550 D.C. Os objetos pré-colombianos como vasos de várias formas, objetos, estátuas e utensílios em cerâmica e pedra, eram utilizados na vida cotidiana e cerimonial dos povos.
Na história da Costa Rica, o ouro era considerado um símbolo de autoridade e aqui há também uma réplica de uma sepultura pré-colombiana contendo objetos de ouro que foram desenterrados em uma plantação de banana no sudeste da Costa Rica na década de 1950.
Depois do museu fomos ao
Mercado Central de San José:
Um grande complexo de barracas, sendo o melhor e mais barato local da cidade para comprar de tudo: cortes de carne, artesanato e souvenirs. E aqui também vale a lei de todos os mercados: Negocie para conseguir bons preços.
Costa Rica Beer Factory:
À noite fechamos a nossa estadia na Costa Rica com chave de ouro: fomos visitar uma cervejaria artesanal chamada Costa Rica Beer Factory.
O bar fica num bairro mais moderninho de San José. Tem inúmeras opções de cerveja e um bom cardápio de comidas. O lugar tem uma decoração super descontraída e criativa, um jardim com mesas e cadeiras super agradável.
Despedimos da Costa Rica e vimos do avião o Vulcão Turrialba expelindo cinzas. Achei tão incrível, é muito diferente da minha realidade aqui no Brasil.
O vulcão Turrialba está a 3.340 m de altitude e é o segundo vulcão mais alto da Costa Rica, superado apenas pelo Vulcão Irazú que tem 3.432 m. de altitude.
E aí, pessoal? Animados para conhecer a bela Costa Rica?
Muito bom.
[…] Previous post: Descubra a Costa Rica: Viagem, turismo e roteiro de 8 diasNext post: Costa Rica: Informações antes de ir Postado julho 18, 2020 por Elizabeth Werneck […]
[…] Sempre tem muita coisa para fazer. Nós ficamos apenas 8 dias, mas o ideal seria uma semana a mais. Nesse texto aqui contei todo o nosso roteiro e te falo que ficou faltando pelo menos os seguintes lugares: A Floresta Tropical de Monteverde, o […]
[…] Ah, a Nicarágua, um dos países exóticos que mais gostei de conhecer. Vim pra cá quando fiz um incrível roteiro pela Costa Rica. […]
Bom dia.
Tudo bem?
Tenho uma viagem programada para o País Costa Rica, América Central.
O motivo do meu contato é sanar minha dúvida sobre a PID (Permissão Internacional para Dirigir). É obrigatório ou posso dirigir com a CNH brasileira?
O canal indica locadoras de veículos que atende o País para que eu possa agendar a locação antes de ir?
No mais agradeço pela atenção.
Quando fui, aluguei carro e só apresentei minha CNH mesmo. Na minha experiência, PID só é mesmo necessário se for num país onde o alfabeto é diferente do nosso.
Para alugar veiculos, costumo indicar serviços como o rentCars que mostram várias opções de locadores no local pra comprar os preços e alugar
https://www.rentcars.com/?requestorid=3853&utm_source=elizabethwerneck.com&utm_medium=afiliado-banner
Obrigado pelas informações. Elizabeth