Réveillon na Costa Rica: Qual praia escolher?

Se você é como eu, fissurada em praia, e entende que apesar do nosso Brasil ter praias paradisíacas como as do Nordeste, as de Ilha Grande e Rio de Janeiro, entre outras, adora visitar um novo país, e porque não outras praias?

Playa Hermosa, Costa Rica

A Costa Rica entrou pro meu radar quando os jornais noticiaram que a Ubermodel Gisele Bündchen tinha adquirido uma casa em uma das praias de lá. Como Assim, uma milionária que pode ter casa em qualquer lugar do mundo, escolheu um pequeno país na América Central, entre Nicarágua e o Panamá, pra chamar de lar?

Mapa da Costa Rica, retirado do site https://geology.com/world/costa-rica-satellite-image.shtml

Deve ser porque esse país sabe preservar muitíssimo bem sua fauna e flora: De todo o mundo é o lugar com maior porcentagem de território regido por leis severas de proteção ambiental e possui 5% da biodiversidade do nosso planeta. São 35 parques nacionais e oito reservas biológicas cujas superfícies somadas correspondem a 26% de seus 51 mil km² (pouco menor que o estado do Rio Grande do Norte)! E a modelo sempre é referência em causas ambientais. Uma inspiração pra gente, né?

Linda fauna na Costa Rica. Detalhe para o bebê preguiça na barriga de sua mamãe

Quer outro motivo para visitá-lo? O país é muito seguro, e bastante estável politicamente, e por isso podemos chamá-lo de “Suíça da América Central”.

Pela Costa Rica.

Além disso são só 120 quilômetros que separam o mar do Caribe do oceano Pacífico no ponto mais estreito, sendo bem possível conhecer esses dois pontos na mesma viagem. Pena que eu tinha pouco tempo (cerca de 8 dias), então infelizmente não pude ter essa experiência.

Navegando pelo Oceano Pacífico

Te asseguro que suas férias serão inesquecíveis, como as minhas foram, e você só terá a preocupação de escolher em qual das duas costas você vai estender sua canga: Na costa do pacífico, na do Caribe, ou nas duas? Eu realmente queria ter tido essa experiência.

Pois bem, o país é pura vida! E não decepcionou. Rodamos de carro por lá e te falo que além de visitarmos as belas praias, fizemos outras atividades incríveis como por exemplo, relaxamento em fontes de águas termais, passeio pelas florestas fechadas, parques nacionais, trilhas rumo ao cume de vulcões, visita a ranário, etc.

Visitando a Costa Rica Beer Factory, Cervejaria Artesanal na capital San Jose, porque nem só de Turismo Ecológico vivem as nossas férias.

Ainda tem muito mais por aqui como por exemplo rafting em rios com a cor de listerine, arvorismo, visitas a borboletário e orquidário, mergulho, surfe, e definitivamente não consegui ver tudo que eu gostaria, como por exemplo, o espetacular parque de Manuel Antônio. Podemos dividir o país em seis regiões – Planalto Central, Região do Caribe, Região Sul, Pacífico Central/ Nicoya do Sul, Guanacaste/Nicoya do Norte e por último Região Norte. E todas lotadas de atrações imperdíveis.

Visitando a cratera do Vulcão Irazu, 3432 metros de altitude, próximo à capital do país.

O país tem mais de 1,200 km só de praia, e eu poderia conhecer apenas uma, já que queria visitar a região dos vulcões, passear pela capital e fazer uma “day trip” para a Nicarágua. Além disso, eu não surfo, e gosto de praia pra relaxar, então a praia escolhida não deveria ser muito brava. Outra prioridade seria um mar claro, para mergulhar de snorkel e ver peixinhos.

Visitando a histórica Granada, na Nicarágua num city tour saindo da Playa del Coco, na Costa Rica

Pelas minhas pesquisas o lado do Pacífico tem como carro chefe o surfe, as praias mais badaladas e um pôr do sol maravilhoso. A água não é fria, mas também queria que fosse um pouco mais quente para os meus padrões.

Mapa retirado do site https://news.co.cr

Já no Caribe, o mar é bem mais quente, o verde das matas é bastante selvagem, as águas muito mais calmas (no entanto algumas praias ficam “surfáveis” de novembro a maio), há consideravelmente menos turistas e, se você conseguir acordar pra ver, o nascer do sol é maravilhoso.

Mapa retirado do site https://news.co.cr

Pois bem, depois que eu descartei com lágrimas nos olhos minha ida às praias do caribe, comecei a pesquisar qual a praia mais tranquila na costa do pacífico e perto da fronteira com a Nicarágua.

As mais famosas do lado Pacífico são Tamarindo (animação e gente jovem), Mal Pais e Santa Teresa (selvagens), Jacó (a praia mais próxima da capital), Parque Nacional Manuel Antonio (lugar imperdível), Dominical e Pavones (praias de surfe).

Playa del Coco, Costa Rica

Mas eu queria uma praia mais ao norte ainda. E a escolhida foi a Playa del Coco, em Guanacaste: Passamos o réveillon por ali e fizemos o city tour para a Nicarágua. Se eu tivesse que escolher faria tudo de novo. Foi uma decisão muito acertada. Pegamos pôr do sol de filme, nossa noite de réveillon teve fogos e animação com a galera local. E se a gente quisesse mais agito ainda, nessa praia havia um enorme Hard Rock Café que estava tendo evento de virada de ano.

Réveillon na Costa Rica, Playa del Coco, Província de Guanacaste

Ao lado da Playa del Coco tem uma praia perfeita chamada Playa Hermosa e realmente faz jus ao nome. A areia é escura (como a maioria por ali) pois é solo vulcânico. Mas a água é límpida, temperatura agradável e o pôr do sol foi inesquecível. Recomendo demais.

Playa Hermosa, Costa Rica
Barzinho na Playa del Coco, Costa Rica
Pôr do Sol, Playa del Coco, Costa Rica

Outra dica que não posso deixar de compartilhar é que por ali tem uma praia idílica chamada Praia Conchal. Tentamos ir mas nosso carro atolou (outra dica importante para quem quer chegar de carro nas praias mais remotas do país: alugue um 4X4), ficamos com medo e desistimos. Mas vimos muita gente seguindo adiante. Pelas fotos essa praia tem todos os ingredientes para ser o paraíso na terra: areia branquinha, conchinhas, água inteiramente cristalina, com pequenas piscinas naturais. Leve máscara de snorkel, pois é possível ver muitos peixes coloridos bem no rasinho, perto das pedras, além de ser local de desova de tartarugas. Praia que é só amor!

Playa Conchal. Imagem retirada do site http://costarica-information.com

Como chegar

Nós viemos diretamente da cidade de La Fortuna, bastante turística que fica na região norte do país. Essa distância possui cerca de 170 km e durou quase três horas. Foi meu marido que dirigiu todo o tempo, e eu, apesar de não ter sido a motorista da vez achei as estradas tranquilas. Mas não vá com a mentalidade de correr para chegar. As estradas são, a grande maioria, vias de mão dupla, sem ser duplicada. Possui muitas curvas e pela grande preservação do país, não dá pra ter grandes e movimentadas rodovias; elas precisam se manter seguras para a vida selvagem que ali habita.

Para tudo! Tem família de quati atravessando o asfalto!

De La Fortuna você também pode vir de ônibus, mas como não tem ônibus direto você precisa trocar de condução na cidade de Upala até Libéria. Aí em Libéria você consegue pegar outro ônibus até Playas del Coco.

Inclusive, a cidade de Libéria é a maior da região. Se você estiver vindo da capital além de carro e ônibus, existem vôos de avião para cá. Aí depois é só alugar um carro, pegar um táxi ou até mesmo um ônibus dependendo para onde você quiser ir.

Lagoa de Arenal, dirigindo pela Costa Rica

Outra dica que eu dou é que se você não quiser ficar exatamente na Playa del Coco, existe nessa região de Guanacaste e Nicoya do Norte um verdadeiro paraíso chamado Península Papagayo. Aqui tem resorts exclusivos, a região está cercada por enormes rochedos e mais praias com água transparente, quente e tranquila. Um lugar onde vale a pena descansar.

Onde se hospedar

Ficamos numa casa super bonita dentro de um condomínio com piscina, chamada Villa Riviera.

Villa Riviera, Coco, Costa Rica
Villa Riviera, Coco, Costa Rica

Encontre seu hotel na Playa del Coco aqui.

E aí, gente? Consegui te convencer a fazer igual a nossa Gigi? Próximas férias serão nas praias da Costa Rica!

Não se preocupe. Se você tiver um budget apertado essas férias ainda são pra você! Acampe por aqui. Playa del Coco, Costa Rica.

América Central Costa Rica Nicarágua

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Travel Around the World

Vem descobrir o Mundo connosco...

CONTO EM DETALHES

Crônicas, histórias, poesias e percepções.

Elizabeth Werneck

Um blog para falar sobre viagens e outros assuntos

WordPress.com

WordPress.com is the best place for your personal blog or business site.

%d blogueiros gostam disto: