A paixão por viajar é compartilhada por muitos brasileiros, escolhendo destinos incríveis para seu lazer ou até mesmo para trabalho. Mas você sabe como organizar a mala de viagem?

Importante: Se você precisa comprar Euros ou Dólares para uma viagem ao exterior, você tem que conhecer a Wise!
Eu viajo muito e as melhores taxas de câmbio encontro sempre na Wise. Sem falar no cartão VISA deles que pode ser solicitado gratuitamente e utilizado no exterior debitando direto da sua conta Wise internacional sem tarifas ocultas nem IOF, com praticidade e segurança.
Entre para a Wise é gratuito.

Há algumas maneiras efetivas de dispor os itens na bagagem, assim como as escolhas que devem ser feitas para suprir suas necessidades e desejos durante o trajeto e dias longe de casa. Veja 10 dicas de como organizar a mala de viagem e prepare-se para o seu próximo destino de férias.

Booking.com

Leia também: O que levar na mala de viagem para a praia

Como organizar mala de viagem

Como melhorar a organização da mala de viagem?

Para organizar uma mala de maneira efetiva e rápida, é ideal planejar-se com um checklist em mãos e recorrer aos itens básicos e essenciais, assim como antever acidentes e programar-se com espaços extras em suas bagagens. Confira algumas dicas!

Como organizar mala de viagem

1. Faça uma lista

A principal dica para começar a organizar a mala é planejar tudo o que deseja levar antes mesmo de abrir os armários e gavetas. É essencial que o checklist esteja em mãos para assegurar que está levando tudo o que precisará em seu período longe de casa.

Procurar listas prontas na internet, observar a lista de sua viagem anterior e seguir todas as nossas dicas poderá ser um ótimo guia para arrumar suas malas.

Como organizar mala de viagem:

2. Pesquise a temperatura

É essencial considerar qual o clima e estação estará fazendo no destino desejado para organizar a mala e estipular quais peças levar, recorrendo à roupas de frio ou calor de acordo com as necessidades de cada local.

Em outros países a estação do ano pode ser diferente em comparação ao Brasil, com climas completamente opostos, assim vale dar uma olhada quais as temperaturas médias na época do ano de sua programação.

3. Recorra às peças básicas

Algumas peças de roupas são denominadas coringas e devem ser carregadas em qualquer mala de viagem, normalmente com cores mais sóbrias e que podem ser facilmente combinadas com 2 ou 3 outras variações que carregar em sua mala.

Os jeans também são ótimas peças básicas e que proporcionam essa versatilidade, dispensando carregar muito peso e conseguindo realizar mesclas para mantê-lo(a) sempre chique e elegante durante passeios, viagens à trabalho, dentre outros.

Como organizar mala de viagem

4. Separe antes de arrumar a mala

Uma maneira mais visual de não esquecer nenhum item essencial é realizar a separação de tudo que irá levar sem ainda escolher seu local na mala, assim é possível obter uma visão mais ampla e se há algo que é desnecessário, retirando de sua bagagem.

Como organizar mala de viagem

5. Estipule uma ordem que ocupe menos espaço

Há algumas técnicas e formas de arrumar a mala que podem poupar espaço e contribuir para deixar algumas lacunas vazias e até mesmo incluir mais produtos, caso necessário.

O ideal é começar pelos sapatos, colocando aqueles que são calçados com meias com estas dentro para já liberar um pequeno espaço, seguido pelas calças e roupas que são mais pesadas, como casacos em caso de destinos frios e, por cima, as peças mais leves e que possuem tecidos que podem amassar facilmente.

O formato no qual as roupas devem ser dispostas é normalmente enrolando-as, exceto por alguns casacos mais pesados, pois assim há a liberação de espaço e também torna-se mais visual para observar todos os itens dispostos.

Como organizar mala de viagem

6. Leve apenas itens de higiene necessários

Os produtos de higiene são essenciais para organizar a mala para uso durante a viagem e até mesmo em meio ao trajeto de acordo com o tempo necessário até chegar ao destino.

Há algumas possibilidades que podem auxiliar os viajantes a economizar espaço com estes itens, assim como adquiri-los em alguns kits comercializados em miniaturas, ou seja, com produtos como shampoo, condicionador, sabonete, pasta de dentes e escova em tamanhos reduzidos.

Além de ser mais prático, de acordo com a viagem é proibido carregar embalagens líquidas demasiadamente grandes.

Ao carregar alguns produtos de cuidados pessoais, como escova alisadora, chapinha e secador, também prefira versões compactas que podem ser dobráveis ou comunique-se com o hotel ou local de sua hospedagem para verificar se os mesmos já disponibilizam estes equipamentos no quarto.

7. Usufrua da bagagem de mão

A bagagem de mão é permitida em viagens de avião, além da mala que é despachada na maioria das passagens compradas e deve ser bem utilizada para evitar acidentes e oferecer um espaço adicional para carregar seus itens.

O ideal é que a bagagem de mão conte com os itens básicos de higiene e algumas trocas de roupas que devem ser levadas consigo, além de alguns produtos que podem ser necessários durante o seu trajeto.

Esta organização fará com que, em caso de extravios da bagagem despachada, que não é difícil de acontecer principalmente em voos com escala, o viajante tenha tudo o que é necessário até que o caso solucione-se nas companhias.

8. Deixe espaço para as compras

O principal objetivo de poupar espaço é, também, deixar mais confortável o carregamento da mala, mas principalmente deixar espaço hábil para as compras.

Principalmente em viagens de entretenimento e lazer, muitas pessoas vão com o intuito de comprarem roupas, eletrônicos, acessórios, dentre outros de acordo com o destino e todo o peso disto e seu espaço devem ser considerados no momento de organizar a mala.

9. Pese a mala

Principalmente para quem irá viajar de avião, é essencial atentar-se aos tamanhos e dimensões que a mala deverá apresentar para que nenhum adicional seja cobrado ou, pior, para que a bagagem seja impedida de despachar.

Vá até uma farmácia ou, caso tenha balança em casa, pese a mala para verificar se a mesma atende aos requisitos necessários.

10. Viaje com a roupa mais pesada

Para liberar espaço na mala e, caso seja confortável para o(a) passageiro(a), é possível escolher a roupa mais pesada, como casacos e sapatos que normalmente apresentam mais densidade e volume na mala, para que seja a roupa do corpo durante o trajeto.

Leia mais dicas sobre preparação de viagem:

1. Presentes para quem gosta de viajar: 71 ideias úteis, criativas e incríveis!

2. Dicas para escolher suas roupas de viagem: tudo o que você deve levar!

3. 10 dicas importantes para sua primeira viagem de moto

4. Carrinhos de bebê para viagem que cabem como bagagem de mão em avião

5. Dicas de viagem com filhos pequenos: bate papo de viagem

6. Primeira viagem de avião: Dicas Úteis Antes De Voar

Conclusão: Como organizar mala de viagem

As dicas de como organizar a mala são valiosas para planejar quais os itens que são essenciais e deseja carregar consigo para o destino, evitando esquecimentos e acidentes.

Organizar-se de acordo com o destino escolhido, tipo de viagem a ser feita e pré-requisitos do meio de transporte contratado são premissas básicas para uma viagem tranquila e de sucesso.

Tem mais alguma dúvida? Deixe nos comentários e lhe responderemos em breve!