Um Roteiro pela Itália com San Marino, passando pelas regiões da Toscana, Emilia-Romagna, Liguria, Veneto e Lombardia.

Apesar de fazer pouquinho tempo da nossa viagem pela maravilhosa Itália comecei agora os posts detalhados aqui no blog. Mas como muita gente tem interesse e me pergunta sobre o nosso Roteiro pela Itália com San Marino, de pouco mais de 15 dias, vou publicá-lo primeiro, e aí vou incluindo os dias detalhados depois.
De antemão já aviso que é muita Itália pra poucas férias! E confesso que em alguns dias eu achei um pouco corrido, mas eu gosto de viajar assim. Além disso, eu não tinha mais dias disponíveis, e se eu tivesse, sinceramente, não sei se ficaria mais dias em algum lugar desse roteiro ou se eu incluiria mais cidades, porque eu me conheço. Compramos as passagens pela Alitalia e, portanto, fizemos conexão em Roma (que já fomos em outra viagem, e logo vai ter post sobre), só que dessa vez não descemos do aeroporto. Então pra quem não conhece Roma, super vale parar na capital antes de seguir viagem pra outra parte.
Na hora de planejar sua viagem à Itália e San Marino contrate um seguro viagem para umas férias mais tranquilas. Ter um seguro viagem para Europa é obrigatório, para que turistas brasileiros tenham permissão para viajar para lá.
Acesse aqui a melhor cotação. O blog só recomenda o que usamos.
Roteiro pela Itália com San Marino- Dia 1 – Bolonha
Chegamos em Bolonha, capital da Emília-Romanha, onde dormimos 2 noites. Breve incluirei informações sobre nosso hotel em Bolonha, com os pontos turísticos e as dicas gastronômicas da cidade.


Dia 2 – Ida a San Marino e Rimini
Com certeza um dos dias mais programados da viagem! Pena que choveu tanto, tampando absolutamente toda a vista.



Mas valeu a pena. Deu para passear bastante, e adoramos conhecer um país a mais, que é a República mais antiga do mundo.
Alugamos um carro e foi possível fazer bate-volta de Bolonha até San Marino, com uma escapada até Rimini, uma das praias mais famosas da Itália.



Mais detalhes sobre Rimini, veja no Blog Primeiro as damas.
E se você tem interesse em conhecer outra cidade às margens do Mar Adriático, recomendo a leitura do Blog Descobrir Viajando, onde ela conta sua visita a cidade portuária de Bari, na região da Apúlia.
Roteiro pela Itália com San Marino- Dia 3 – Ida para Veneza
Viemos pra região do Vêneto e lá dormimos 5 noites em Veneza. Nesse outro post dou mais informações da cidade e conto sobre os deslocamentos na Itália de trem, e já adianto que o transporte é incrível! Pontual, limpo, bom custo-benefício, então super recomendo!

Dia 04 – Veneza – Centro Histórico
Fizemos todos os passeios turísticos. Vimos a praça São Marcos, a Catedral, subimos no campanário para ver a cidade do alto, etc. Escrevi um post contando sobre todos os pontos turísticos visitados.

Dia 05 – Burano
A chuva não tinha dado trégua, mas mesmo assim animamos a ir a Burano. Foi muito interessante e recomendo a visita. Logo depois terá um post falando sobre essa ilha.


Dia 06 – Bienal de Arte de Veneza
Hoje mergulhamos no mundo da arte moderna. Que incrível! Veja aqui o post sobre a Bienal que tive a oportunidade de vivenciar. Depois da Bienal fomos dar uma voltinha no centro histórico para jantar.


Dia 7- Veneza: Praia do Lido e mais centro Histórico
E hoje finalmente o sol apareceu (e nunca mais foi embora!) Então curtimos a manhã num balneário italiano. Uma praia que é a sensação no verão europeu: a praia do Lido- que é o bairro onde ficamos. Aqui um outro post detalhando sobre o bairro escolhido, hotel, restaurantes e mais outro com passeios. Ficamos super bem instalados no charmoso Lido di Veneza. Eu nunca tinha ouvido falar antes de vir pra cá, e é um bairro super gostoso. Curtimos a cidade como verdadeiros Venezianos. Depois da praia voltamos ao centrinho histórico para ver a cidade no anoitecer.




Dia 8 – ida para Verona
Logo após o check-out, partimos de trem para Verona, onde ficamos 1 noite. Mais informações sobre nosso dia em Verona nesse outro post com dicas de hotel e lugares pra visitar.
Amei tanto a cidade que se fosse pra estudar italiano na Itália, eu cogitaria vir pra cá (mas é claro que eu me decidiria por uma cidade praiana, rs). A cidade tem muitas atrações, e apesar dela ser muito famosa por causa de Romeu e Julieta, gostei mais da área do Coliseu e o pôr do sol que vimos do castelo foi um dos mais bonitos da viagem.

Dia 9 – Milão
Era um domingo, e a cidade estava bastante animada. Estávamos com uma amiga brasileira que mora por lá, que nos acompanhou. Eu queria muito ter visitado a pintura da Última Ceia, mas como o tempo estava apertado não foi possível, mas recomendo. Breve contarei detalhes sobre o hotel escolhido, experiência gastronômica, e o Castelo e parque visitados.


Dia 10 – ida Cinque Terre Liguria
Finalmente o dia de conhecer Cinque Terre! Eu estava sonhando com esse dia e foi maravilhoso cada minuto. Riomaggiore, Manarola, Corniglia, Vernazza e Monterosso al mare são as famosas Cinque Terre (cinco terras) encravadas na costa da Ligúria. A região é muito especial, e clique aqui para ver o post sobre tudo que vivenciamos nesse paraíso, com várias informações históricas e turísticas.

Dia 11 – Cinque Terre:
Dia de passear pelas 5 Terras. Andamos de Barco e descemos em algumas das Terras. Além das “5 terras” existe também mais duas, a Portovenere e La Spezia, e acabamos visitando uma delas. Eu gostei tanto dessa parte da viagem que super toparia ficar uma noite a mais aqui. Mas é como eu disse, eu não tinha dias a mais, e não podia tirar outro dia de outra cidade.

Dia 12 – Pisa
Passamos por Pisa e AMEI – o que é de se surpreender, porque achei que a cidade seria muito lotada, com passeio “pega-turista”, e não foi nada disso, pois almoçamos numa parte da cidade que parecia que não tinha turista, apenas os locais. Aqui no blog terá um post sobre essa nossa visita, e nosso transporte.

Dia 13 –Florença
Aqui dormimos 3 noites. Breve incluirei informações sobre nosso hotel em Florença e passeios pela cidade. Que cidade cosmopolita, gente! Aqui já contei um pouco do nosso primeiro dia por lá.

Dia 14– Dia livre por Florença
Nesse dia ficamos pela cidade tomando sorvete e passeando, e aproveitamos também para fazer algumas compras. Fomos a um shopping bem afastado do centro histórico (então era lugar de compras de italiano, mesmo). Depois vou postar sobre esse dia que foi ótimo também. Com dicas do que comprar e locais.

Dia 15- Caça as Trufas nas Colinas na Toscana
Nesse dia alugamos um carro e viemos viver uma autêntica experiência nos campos da Toscana! Fiquei fascinada por esse passeio desde a primeira vez que ouvi os relatos! E foi maravilhoso. Que lugar bucólico, que momentos inesquecíveis que a gente teve. Aí depois do passeio aproveitamos um pouquinho mais de Florença e vimos a cidade do alto e assistimos a uma missa em latim, e foi inesquecível também. Aqui você confere os relatos do passeio com a caça às trufas na Toscana.


Dia 16- Um pouco mais da Toscana
Já que estávamos de carro, a gente conseguiu rodar pelas estradinhas lindas da Toscana. Como eu amei essa parte da viagem! E repito que é muita Itália pra poucas férias. Cada cidadezinha medieval da Toscana é maravilhosa e super Imperdível, então você precisa fazer escolhas, e é claro, que nessa parte da viagem eu incluiria mais alguns dias. Nesse post eu digo o que eu fiz, o que eu deixei de fazer, o que tem que fazer, e as estradas que pegamos. Nesse dia dormimos em Siena.


Dia 17– Siena e San Gimniano
De manhã ficamos em Siena, demos uma voltinha pela praça principal e subimos na torre. Aqui eu conto mais desse passeio pela cidade e do nosso hotel. Aí depois do check-out fomos pra San Gimniano. Que cidade maravilhosa e simpática. Aqui também eu queria ter dormido uma noite (quem sabe na minha segunda volta ao mundo!?) então almoçamos aqui e estava tendo uma feira medieval. Passeamos pelo centrinho e lá pela 16 horas rumamos em direção ao aeroporto que já era hora de voltar para o Brasil. Fim da viagem! Gostaram? E aí, gente? O que vocês mudariam nesse roteiro?


Que maravilha de viagem, amei parabéns.
Obrigada querida! 😘
Que maravilha ! lindas fotos .Tive a sensação de estar viajando junto !
Obrigada amiga linda! 😘
Oi amiga! Muito sucesso no seu blog. Coloque todas as viagens!!! Obrigada por compartilhar conosco essa incrível jornada.
Que bom saber! Obrigada!
Que beleza. Vocês foram quando?
Fomos início de junho
Quantas cidades foi ao todo em quanto tempo?
Como é o tratamento dos italianos no interior? É verdade que lá só se fala italiano,ou seja,como fez para se comunicar por essas partes?
Pelo menos umas 10 cidades nesses 16 dias. Algumas só de passagem.
O tratamento dos italianos no interior é o melhor possível. Como na maioria das cidades de interior pelo mundo.
Não é verdade que se fala só italiano por lá. A Itália tem uma estrutura turística muito forte, então mesmo nas menores vilazinhas se fala inglês e as vezes até outra língua além do italiano.
Que passeio bonito.
Show seu blog, deu pra viajar um pouquinho do lado de cá. Obrigada!
Que bom saber, amiga! 😘
[…] Aqui tem meu roteiro na Itália quando visitamos Burano […]
[…] Essa incrível visita a Cinque Terre fizemos dentro de um roteiro magnífico de 17 dias pela Itália, veja aqui. […]
[…] Next post: Roteiro pela Itália com bate e volta para San Marino. Regiões da Toscana, Emilia-Romagn… Postado agosto 23, 2019 6 Comentários por Elizabeth Werneck […]
[…] o primeiro e o segundo ano de vida da Iara fomos pra Itália, San Marino, Dubai, Singapura, Myanmar, Malásia, Filipinas e […]
[…] Veja nosso Roteiro pela Itália com San Marino […]
[…] cidades de Itália e quem sabe fazer a sua própria viagem pelo país não deixe de ler o artigo Roteiro pela Itália com San Marino, da querida Elizabeth Werneck, onde ela fala de cidades como Bolonha, San Marino, Rimini, entre […]