O Brasil é absurdamente grande, e cada lugar tem seu encanto. Mas algumas cidades mineiras dessa lista parecem existir somente no passado, de tão românticas que são. Falo que conhecer cada uma delas foi a realização de um sonho. Eu, como boa mineira que sou visitei esses destinos comendo muita broa, pão de queijo, e claro, muito vinho e romantismo. Me conte se você já visitou algum desses lugares românticos em Minas Gerais!? Então, se você quer saber onde ficar em Minas Gerais, é só acompanhar esse artigo.

Minas Gerais é um dos estados mais encantadores que tem. Não é à toa que todos os anos é destino de vários casais.

Significado de Pitoresco:

Inusitado ou interessante; que se sobressai pela excentricidade. Capaz de divertir; divertido ou recreativo. De essência própria e diferente; característico. Que é merecedor de uma pintura, representação ou quadro.

Lugares românticos em Minas Gerais:. Cidades mais românticas mineiras: Essa é a cidade de Serro
Capelinha de Santa Rita, Serro, Minas Gerais. O Serro é uma das cidades mais românticas de Minas Gerais

Informo que apesar das cidades não estarem em ordem alfabética, elas também não estão em ordem de mais importância, ou que eu tenha gostado mais.

Onde ficar em Minas Gerais?

O estado tem mais de 400 cidades e, para quem quer viajar para lá, pode ficar um pouco confuso sobre onde ficar. Por isso, no artigo de hoje, iremos mostrar as melhores opções de hospedagem nas cidades mais românticas de Minas Gerais. Então, para saber mais sobre o assunto, é só continuar nesse artigo.

1- Tiradentes, um dos lugares românticos de Minas Gerais, Brasil

A cidade de 8 mil habitantes, tem grande importância cultural e histórica e situa-se no pé da linda Serra de São José. Nessa paisagem bucólica ao longo do Rio das Mortes, está uma Área de Preservação Ambiental.

Além da beleza natural que circunda Tiradentes, existem ruas estreitas com calçamento de pedra cheias de casarões coloniais e igrejas barrocas. Além de possuir valiosos monumentos do barroco mineiro, tem também grande tradição musical, possui muitos ateliês elegantes e uma deliciosa gastronomia.

Leia aqui tudo sobre Tiradentes, inclusive onde ficar e os melhores hotéis: O que visitar em Tiradentes: roteiro completo para o final de semana

Lugares românticos em Minas Gerais:. Cidades mais românticas mineiras: Essa é a cidade de Tiradentes
Tiradentes é uma das cidades mineiras românticas dessa lista que merece uma visita.
Lugares românticos em Minas Gerais:. Cidades mais românticas mineiras: Essa é a cidade de Tiradentes
Viagem de casal para Tiradentes: É uma das cidades mineiras mais românticas.

Lugares românticos em Minas Gerais:. Cidades mais românticas mineiras: Essa é a cidade de Tiradentes
Tiradentes é uma das cidades mineiras que devem ser visitadas numa viagem de casal ou com crianças e bebês

Eu gosto tanto de Tiradentes que escolhemos essa romântica cidade para a comemoração do nosso enlace matrimonial. O mais legal é que no final de semana estava tendo na cidade um festival de cerveja artesanal, com várias atrações.

Lugares românticos em Minas Gerais:. Cidades mais românticas mineiras: Essa é a cidade de Tiradentes
Tinha uma Maria Fumaça no meio do caminho, no meio do caminho tinha uma Maria Fumaça. Uma das cidades mineiras que passa o trem! Tiradentes, MG

Dica de Ouro: Tire uns dias e rode por outras paradas da Estrada Real, como Ouro Preto, Mariana, Lavras Novas, Catas Altas, etc.

Lugares românticos em Minas Gerais:. Cidades mais românticas mineiras: Essa é a cidade de Tiradentes
Mapa retirado do site http://www.estradareal.com

Site: http://www.tiradentes.net

2- Bichinho

Bichinho não é uma cidade e sim um distrito de Prados, e também entra na lista de lugares românticos. Isso porque em uma viagem de casal você consegue sentir um clima fresquinho (no inverno e outono), fazer degustações em alambiques e até ensaio fotográfico com seu amor, pois o lugar é muito fotogênico.

Leia tudo, inclusive onde ficar em Bichinho: O que fazer em Bichinho – MG: Bate e volta de Tiradentes

Lugares românticos em Minas Gerais:. Cidades mais românticas mineiras: Essa é o distrito de bichinho
Visite o distrito de Bichinho, próximo à Tiradentes, Foto: Fábio Cruz

3- Lavras Novas

Lavras Novas é um Distrito da bela cidade de Ouro Preto. Quer um lugar próximo a montanhas, com vistas espetaculares, chalés, lofts e sítios? Então Lavras Novas com certeza é o local ideal para você. Afinal de contas, além de ser um lugar muito tranquilo, há várias opções de hospedagem.

Em Lavras Novas ainda é possível fazer algumas atividades ecológicas como trilhas, rapel ou passear de quadriciclo. O mais interessante é que a cidade fica bem próxima à Ouro Preto e, portanto, é possível fazer um bate e volta.

Trata-se de uma cidade com um ambiente muito romântico. Afinal de contas, fica próximo a montanhas, onde há várias opções de chalés e sítios. Por ser próximo a natureza, o casal pode aproveitar para fazer trilhas, rapel ou apenas passear de quadriciclo.

Onde ficar em Lavras Novas: Veja os preços, reserve e veja as fotos:

  • Pousada Ecológica Vale das Cores: fica bem no centro da cidade e, portanto, tem uma ótima localização. Fora isso, possui bar, jardim e um terraço;
  • Pousada Loft da Serra: ideal para casais, pois possui acomodações exclusivas. Há opções com banheira, hidromassagem e até lareira. O estilo da decoração é bem rústico;
  • Chalé Quinteto de Cores: o chalé fica em Lavras Novas, há 23km de Ouro Preto e 33km de Mariana. A estrutura do chalé é bem aconchegante, tendo opção de um pequeno almoço continental.

4- Alto Caparaó, cidades mineiras

Fica na divisa do Espírito Santo, há 371 km de BH. Trata-se de um destino ideal para casais mais aventureiros, que gostam de acampar nas montanhas, por exemplo. Alta Caparaó é a porta de entrada do Parque Nacional do Caparaó, onde fica o Pico da Bandeira, que é o terceiro maior do Brasil.

Reserve aqui sua Pousada ou Chalé romântico no Alto Caparaó

5- Monte Verde, Camanducaia

Camanducaia tem um dos distritos mais românticos de praticamente todo o estado, que é Monte Verde. E isso acontece porque Monte Verde está a mais de 1.500 metros de altitude, bem na Serra da Mantiqueira.

Ou seja, as temperaturas baixas são constantes durante todo o ano, com registros próximos de 0°C ou menos, se for no inverno. Apesar de não ter tantos pontos turísticos, trata-se de um vilarejo bem aconchegante que passa a sensação de estarmos num filme.

É um distrito ideal para casais, haja vista que há mais de 50 opções de pousadas, onde a grande parte é para casal. No local, ainda tem alguns passeios como cachoeiras e trilhas. A exemplo, podemos citar as seguintes:

  • Pedra Redonda;
  • Pedra Partida;
  • Chapéu do Bispo;
  • Pico do Selado etc.

Leia também: Onde ficar em Monte Verde: Conheça esse destino de inverno em Minas Gerais

Lugares românticos em Minas Gerais:. Cidades mais românticas mineiras: Essa é a trilha em Monte verde
Casal apaixonado em Monte Verde, Minas Gerais- Fazendo a trilha da Pedra Redonda

Onde ficar em Monte Verde, Camanducaia

Essa é a cidade que abriga um dos lugares mais românticos do estado, que é Monte Verde. Por ficar a mais de 1.500 metros de altitude, na Serra da Mantiqueira, a cidade tem um clima perfeito para casais. No inverno, os termômetros chegam a marcar 0°C ou até menos.

Onde ficar em Monte Verde, Camanducaia

  • Refúgio dos Sonhos – Casa nas Montanhas – Monte Verde: os quartos são bem elegantes e intimistas, ótimo para casais. Fora isso, a área de estar comporta uma lareira, garantindo um clima ainda mais gostoso para duas pessoas, por exemplo;
  • Hotel Fazenda Floresta Negra: trata-se de um hotel fazenda com ótimas acomodações. No entanto, a área exterior consta com um jardim, piscina, bar e um salão partilhado;
  • Cháles Terra Nativa: é bem decorado e equipado com banheira, lareira, frigobar e varanda, por exemplo. Ademais, o estacionamento é gratuito, com bar a la carte e café da manhã incluso.

6- São Thomé das Letras – cidades românticas em Minas Gerais

Essa é uma das cidades mais românticas de Minas Gerais e é destino de quem gosta de cachoeiras. No entanto, como o local fica a mais de 1440 metros de altitude, há vários locais com uma vista panorâmica de toda a cidade.

Reserve seu hotel romântico em São Tomé das Letras, Minas Gerais aqui: Hotéis em São Tomé das Letras com cancelamento grátis

7- Carrancas

É uma outra região de Minas Gerais cercada pela natureza exuberante e com poucos turistas. Então, se você quer um local mais privativos e sossegado para aproveitar a dois, em viagem de casal, esse é bem interessante. Inclusive, os locais Chapada do Abanador, Gruta da Ponte e Cachoeira do Turco já foram cenário de novelas.

Sabia que Carrancas tem cerca de 80 cachoeiras e tem fama de ser o local com mais cachoeira por metro quadrado de Minas Gerais?

Reserve seu hotel romântico em Carrancas , Minas Gerais aqui: Hotéis em Carrancas com cancelamento grátis

8- Poços de Caldas, cidades mineiras românticas

Destino muito conhecido por quem ama águas termais, motivo pelo qual muitos casais da terceira idade gostam de ir para lá. Portanto, trata-se de um local mais tranquilo e bastante sossegado, onde você vai ter o merecido descanso ao lado da pessoa que ama.

O ponto turístico mais famoso da cidade é o Thermas Antônio Carlos, pois oferece terapias, massagens e banhos. No entanto, há outras opções como o calendário floral e o teleférico.

Reserve seu hotel romântico em Poços de Caldas, Minas Gerais aqui: Hotéis em Poços de Caldas com cancelamento grátis

Onde ficar em Poços de Caldas, Minas Gerais

É a viagem ideal para casais que gostam de águas termais e uma cidade mais tranquila. Poços de Caldas é uma ótima cidade para quem quer descansar, em contato com a natureza. Ademais, há opções de spa com massagem, terapias e banhos.

Melhores hotéis em Poços de Caldas

  • Palace, Poços de Caldas: quer uma opção bem no centro? Então esse é o ideal, pois fica bem na praça principal, ao lado de uma das atrações turísticas;
  • Hotel Minas Gerais: também no centro da cidade, fica a 2 quarteirões do Museu Histórico e Geográfico. Ademais, possui um ginásio com sala de jogos e duas piscinas grandes. Em relação a decoração, é mais contemporânea; Reserve o Hotel Minas Gerais aqui, com cancelamento grátis
  • Thermas All Inclusive Resort Poços de Caldas: é lá que fica o Parque Aquático, os quais os hóspedes podem frequentar de graça. Fora isso, há piscinas externas e um grande complexo coberto com piscina e hidromassagem aquecida. Fica aos arredores de área urbana.

9- Santana dos MontesLugares românticos em Minas Gerais:

É uma das cidades mineiras que mais se parecem um vilarejo, haja vista que tem pouco mais de 4000 habitantes. Lá, há algumas opções de hotéis-fazenda em casarões históricos. Inclusive, a grande maioria tem pensão completa, fazendo com que o casal só saia para conhecer a cidade se quiser.

10- Vila de Lapinha da Serra, Santana do RiachoLugares românticos em Minas Gerais:

Essa é uma das cidades mineiras que abrigam o famoso Parque Nacional da Serra do Cipó, que é muito bem sinalizado e há opções de trilhas guiadas. O Parque Nacional da Serra do Cipó foi criado nos municípios de Jaboticatubas, Santana do Riacho, Morro do Pilar e Itambé do Mato Dentro. Esse esplendoroso Parque tem uma área total de 33.800 hectares, com o principal objetivo de preservar toda a fauna e flora regional.

Fora isso, como fica a 110km da capital, há vários ônibus que saem da capital, ótimo para quem quer conhecer ambos os locais.

Ademais, é em Santana do Riacho que fica a Vila de Lapinha da Serra, que é um dos passeios mais emblemáticos e tranquilos do estado.

Leia também: 14 lugares românticos para viajar de casal em São Paulo, SP: veja algumas hospedagens românticas

Reserve aqui uma Pousada Romântica em Lapinha da Serra

Lugares românticos em Minas Gerais:. Cidades mais românticas mineiras: Essa é a cachoeira em Lapinha da Serra
Vista aérea da Cachoeira Grande, situada no curso do Rio Cipó.

11- Ouro PretoLugares românticos em Minas Gerais:

Com certeza esse é um dos destinos mais conhecidos por casais, e isso acontece porque é uma das cidades mineiras que tem muito a oferecer. Durante o dia, há passeios pelas ruas histórias, conhecer o Museu da Inconfidência ou mesmo o Parque Estadual do Itacolomi.

A cidade é bem conhecida por ter um ar mais colonial e de arquitetura barroca, o ambiente perfeito para casais. E, como o próprio nome sugere, um dos passeios que você não pode deixar de conhecer é as antigas minas de ouro.

Leia também: O que levar para uma trilha na natureza? Veja 10 itens essenciais

Lugares românticos em Minas Gerais:. Cidades mais românticas mineiras: Ouro Preto
Lugar romântico em família: Ouro Preto é ótimo destino

Ouro Preto

Em Ouro Preto, enquanto dura o dia, é possível fazer alguns passeios pelas ruas históricas, conhecer o Museu da Inconfidência ou o Parque Estadual do Itacolomi. Fora isso, há opção de passeio pelas minas de ouro, que é algo obrigatório.

Onde ficar em Ouro Preto

  • Hotel Pousada do Arcanjo: o hotel é bem colonial e, por isso, tem um estilo dos casarões antigos da cidade. No entanto, a decoração é impecável e possui um ótimo atendimento;
  • Hotel Solar do Rosário: fica a poucos metros dos pontos turísticos da cidade e, portanto, é possível ir a pé. Mas, em relação a instalação, os quartos são decorados e tudo de muita qualidade;
  • Pousada Ouro Preto: é uma opção mais simples, sem muitos luxos. No entanto, é bem aconchegante e vale cada momento. Fica bem no centro da cidade, próximo aos pontos turísticos.

12- Gonçalves:

Cidades mineiras para viajar de casal em Minas Gerais

Também na Serra da Mantiqueira, Gonçalves faz divisa com Camanducaia, e possui pouco mais de 4 mil habitantes. No entanto, é uma das cidades mineiras que mais tem opções de pousadas e a gastronomia é a principal atração. E, caso queira ficar mais próximo da natureza, uma dica é se hospedar na zona rural.

Reserve aqui seu Chalé, pousada ou hotel romântico em Gonçalves.

13- Visconde de Mauá, Maringá e Maromba, Minas Gerais e Rio de Janeiro, Brasil

Como assim três lugares românticos juntos, em dois estados diferentes? Isso mesmo! Visconde de Mauá, é um distrito da cidade de Resende, e está localizada no Estado do Rio de Janeiro, que fica próximo a Maringá, na divisa entre RJ e MG!

Então Maringá tem um pedaço no Rio de Janeiro e outro em Minas Gerais. Do lado do Rio é conhecida como apenas Maringá, e do lado de Minas Gerais, como Maringá de Minas, pra não gerar confusão. Enquanto Maringá RJ pertence ao município de Itatiaia, a Maringá de Minas (MG) fica em Bocaina de Minas.

Particularmente, quando estou por aqui, prefiro as chocolaterias e lojinhas de produtos feito à mão, onde tem muito artesanato lindo do lado do rio que está Minas Gerais.

Permaneço por mais tempo comendo e passeando do lado mineiro do que o outro, mas ambos são românticos. Ah, durante o lanche da tarde, ou a hora do drink à noite, certamente aqui é nosso lugar.

Reserve aqui sua pousada ou chalé romântico em Maringá de Minas ou arredores.

Lugares românticos em Minas Gerais:. Cidades mais românticas mineiras: Cachoeiras em Maringá de Minas
Cachoeira de Santa Clara, Maringá MG.
Foto: Felipe Canêdo

Ah, e por último, ali coladinho tem Maromba, RJ.

Lugares românticos em Minas Gerais:. Cidades mais românticas mineiras:. Maromba
Cachoeira Véu de Noiva, Maromba, RJ. Foto Felipe Canêdo

A região é tão linda e agradável, com inúmeras quedas d’agua, trilhas em meio a natureza, e agora tem até lugares para degustação de azeites fabricados por lá mesmo, com qualidade de padrão internacional.

Rio Preto fazendo a divisa dos estados de Minas Gerais e Rio de Janeiro.
Foto: Felipe Canêdo

Outra dica de cidade romântica, porém no Estado de São Paulo: Estância Turística de Salto/SP – Brasil

14- Mariana, Minas Gerais: cidades mineira românticas

A primeira capital mineira parece que parou no tempo. Um coreto no meio da praça, lindas igrejas com um barroco português onde casais fazem juras de amor eterno, tudo isso dá a Mariana o título de uma das cidades mais românticas de Minas Gerais.

Reserve aqui a Pousada do Chafariz, em Mariana, com cancelamento grátis.

cidades mais românticas de Minas Gerais. Viagem de casal. Lugares romanticos Mineiros. Essa é Mariana
De todas as cidades Mineiras Mariana tem meu coração

15- Brumadinho, Minas Gerais

Infelizmente, a cidade de Brumadinho ganhou notoriedade nacional e internacional em razão ao grnade crime ambiental, que aconteceu em janeiro do ano de 2019.

A verdade é que muitos turistas já conheciam o local por causa de Inhotim, que, é considerado um dos melhores museus do mundo. Inhotim é simplesmente imperdível, dessa forma, se você tem um crush que se liga em artes e belas atrações, certamente essa viagem de casal é para você.

Reserve seu hotel perto de Inhotim

16- Juiz de Fora, MG

Quem disse que para a cidade ser romântica tem que ser pequenininha? Ao contrário, Juiz de Fora tem excelentes restaurantes, teatro, cinema, festas, tudo que casais modernos e contemporâneos gostam.

Recomendo muito viajar para Juiz de Fora para uma viagem romântica. Visite uma cervejaria artesanal, caso seu crush goste, ou coma uma pizza gourmet no Assunta ou no Mr. Tugas. Eu garanto que Juiz de Fora vai fazer seu amor suspirar de alegria.

Reserve seu hotel romântico aqui: Resort romântico em Juiz de Fora

17- Conceição do Ibitipoca, MG, Brasil: Menção Honrosa de um dos lugares mais românticos e pitorescos do Brasil e Minas Gerais

cidades mais românticas de Minas Gerais. Viagem de casal. Lugares românticos Mineiros. Essa é Ibitipoca

Conceição do Ibitipoca não é uma cidade mineira e sim um é um distrito da cidade de Lima Duarte, em Minas Gerais. Possui cerca de 1 000 habitantes, onde está localizado o lindo Parque Estadual do Ibitipoca.

O lugarzinho fica a cerca de 90 km de distância de Juiz de Fora, e como morei em JF por anos, já vim nesse paraíso romântico diversas vezes.

Ibitipoca pode ser considerada uma das viagens de casal mais próximas de Juiz de Fora. É bem perto mesmo. Vir aqui numa viagem romântica para passar o final de semana é bem tranquilo.

cidades mais românticas de Minas Gerais. Viagem de casal. Lugares românticos Mineiros. Essa é Ibitipoca

Amo esse lugar, já vim aqui diversas vezes e é uma honra pra mim recomendá-lo.

cidades mais românticas de Minas Gerais. Viagem de casal. Lugares românticos Mineiros. Essa é Ibitipoca
Cachoeira dos Macacos, Parque Estadual do Ibitipoca.
Foto: Felipe Canêdo

Durante o acampamento aqui já tive oportunidade de ver o incrível (e fofo) lobo guará, típico da fauna local.

A vila tem confortáveis hotéis e excelente gastronomia.

Reserve aqui seu chalé ou Pousada romântica em Ibiti com cancelamento grátis

cidades mais românticas de Minas Gerais. Viagem de casal. Lugares românticos Mineiros. Essa é Ibitipoca
Vista da janela da pousada Alto dos Manacás

NÃO SE ESQUEÇA DE CONTRATAR O SEGURO VIAGEM PARA CONHECER AS CIDADES MAIS ROMÃNTICAS EM MINAS GERAIS!

Faça uma cotação sem compromisso neste link que já inclui o cupom ELIZABETHWERNECK que garante o desconto de 5% na compra do seu seguro viagem!

Acompanhe minhas viagens em tempo real pelo Instagram >>@elizabethwerneck

Se você gosta das dicas do blog, ajude na sua manutenção, reservando seus hotéis e pousadas pelos links daqui. Isso não aumenta em nada o valor da sua reserva e gera um pequeno percentual revertido para o blog 😉

🛏 Pesquisando por hotel? Dê uma olhadinha no Booking.com! Você não paga nada a mais pela reserva, pode alterar e cancelar quando quiser, e ainda consegue os melhores preços.