Anúncios

Nosso primeiro dia em Florença

5 de Junho 2019

Olá meus leimores (hahaha, parece um bicho selvagem né, mas é apenas a mistura de leitores com amores) como vão vocês?

Saímos da maravilhosa região da Ligúria e entramos na Toscana pela pitoresca cidade de Pisa e chegamos em Florença de trem. Florença tem quatro estações: A estação Santa Maria Novella, que  é a mais central (a menos de 1 km da Piazza del Duomo, no centrinho histórico); Firenze Campo di Marte, usada por quem vai assistir a jogos de futebol no estádio Artemio Franchi; a Firenze Rifredi, estação localizada a cerca de 10 km do centro histórico; e a Firenze Statuto, localizada perto da Fortezza da Basso.

E como nosso hotel era por ali, fomos da estação para o hotel a pé. E isso foi fundamental já que estávamos com neném, com mala e carrinho de bebê. A gente andou praticamente a pé a maior parte do tempo, a cidade é muito boa pra fazer caminhada. Verão europeu é bom demais! Escurecia lá pelas 22 horas, então a gente aproveitou muito. Uma dica boa é que para aproveitar ao máximo as viagens tem que ficar o mais próximo possível do centrinho. Abra o Google Maps,  localize o Duomo (catedral de Florença) como referência, e veja as opções de hospedagem por ali. Eu sempre uso o booking conjugado com o TripAdvisor! E vocês? Depois em outro post falo do nosso hotel escolhido.

Passamos a tarde e almoçamos em Pisa, chegamos em Florença lá pelas 17 horas. É bem pertinho uma cidade da outra. Pois bem, chegamos ao hotel, deixamos as malas, trocamos a fraldinha da Iara e já fomos explorar a cidade! E por causa do verão europeu, tínhamos muitas horas de claridade, o que foi fundamental para esse dia. Deu pra aproveitar bastante.

Como foi minha segunda vez na cidade eu já sabia onde valia a pena começar o rolê:

Roteiro Resumido

Dia 1: Centro de Florença

•Mercato di San Lorenzo

• Piazza e Basílica di San Lorenzo

• Piazza Duomo!

• Piazza della Signoria

• Palazzo Vecchio

• Ponte Vecchio

Nosso Roteiro Detalhado:

Saímos do Hotel a pé, passamos pelo “Mercato di San Lorenzo” que são várias tendas com produtos típicos Toscanos, como artigos em couro e artesanatos variados, e chegamos na Piazza di San Lorenzo, onde tem a Basílica di San Lorenzo, e lá Fernando foi ao mercado comprar papinha pra Iara, e ela acabou fazendo uma amizade. Rs.

Essa praça é bem bonita, com vários prédios do século XV e XVI, além da fachada da Basílica de San Lorenzo. Mas essa igreja não foi terminada, apesar de existir um projeto feito por Michelangelo que se encontra na Casa Buonarroti.

No mercado di San Lorenzo
Iara fazendo amizades italianas

Continuamos a andar e chegamos finalmente na Piazza Duomo! Aqui a gente realmente sente os ares fiorentinos! Além da beleza dessa catedral e do batistério, é legal  praticar aqui o “People watching” . Um dos lugares mais  lotados da Europa (segundo a Wikipedia), com pessoas de diferentes países por metro quadrado! É o que eu mais gosto em viagens, são as experiências antropológicas! E vocês?

A construção da igreja  iniciou-se em 1296 e as primeiras portas em 1329.  Michelangelo se referiu a essas portas como As Portas do Paraíso, nome que permanece até hoje. Eu queria muito ter subido as escadas até o alto da cúpula de Brunelleschi, ou ter entrado no Duomo, então já fica a dica!

Então continuamos o passeio e apreciamos as portas de bronze do Batistério…

Duomo de Florença
Detalhes das Portas do Paraíso

Saímos da área da Catedral e chegamos à Piazza della Signoria. Que espetáculo! Acho que a Itália toda é um museu a céu aberto, mas aqui é especial! Essa praça era o centro do poder político e local de inúmeros acontecimentos históricos importantes. Lá está o Palazzo Vecchio, que é a torre mais alta da cidade, atual prefeitura, com um museu excelente e gratuito.

Golden hour no Palazzo Vecchio
por dentro do Palazzo Vecchio

Ainda nessa praça, bem em frente ao palácio, há várias estátuas, e como cada uma tem um significado seria bem bacana contratar um guia turístico para se situar melhor. A mais famosa é uma réplica do David de Michelângelo (o verdadeiro fica na Galeria da Academia que vale a pena a visita apesar da gente não ter ido).  Há também uma fonte linda por ali.

Réplica do David de Michelangelo
Fonte de Netuno na Piazza della Signoria

Do lado oposto, na praça ainda, há mais museu a céu aberto chamado “Loggia dei Lanzi” com várias estátuas legais, e aqui destaco o: Perseo segurando a cabeça da Medusa (1554), que significa um modo de avisar aos inimigos que tentassem cruzar os caminhos da família dos Medici. Entre outras.

Estátuas na Loggia dei Lanzi
Perseu com a cabeça da medusa

Aí a mágica aconteceu: Presenciamos uma apresentação maravilinda com projeção das obras mais importantes de Leonardo Da Vinci, marcando os 500 anos de sua morte. Amei ter presenciado.

Projeção no Palazzo Vecchio de “O Homem Vitruviano” de Leonardo Da Vinci

Dali tomamos um café e fizemos um lanchinho em um restaurante na praça mesmo e seguimos para a Ponte mais famosa da cidade, a Vecchio, passando pela Piazzale degli Uffizi. A ponte é linda e acredito que seja famosa assim porque além de ter várias joalherias, acredita-se que tenha sido construída ainda na Roma Antiga. Foi destruída em 1333 e reconstruída em 1345.

Às margens do rio Arno com a ponte Vecchio ao fundo
Contemplando a lua da ponte Vecchio

E de lá voltamos para o hotel fazendo uma gostosa caminhada. A noite estava uma delícia para o passeio. E como aqui na Europa tudo é especial, presenciamos um concerto maravilhoso em plena noite florentina!

Iara curtindo as Quatro Estações de Vivaldi

E aí, gostaram do primeiro dia em Florença? Viajando com bebê foi o que deu pra fazer! Rs.

Europa Itália

Anúncios

4 comentários Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Travel Around the World

Vem descobrir o Mundo connosco...

CONTO EM DETALHES

Crônicas, histórias, poesias e percepções.

Elizabeth Werneck

Um blog para falar sobre viagens e outros assuntos

WordPress.com

WordPress.com is the best place for your personal blog or business site.

%d blogueiros gostam disto: