Do mesmo modo que passamos momentos maravilhosos em Cinque Terre, também amamos nossa estadia por aqui. Então descubra aqui o que fazer em Florença em 1 diaq.

Inclusive esse texto sobre o roteiro de 1 dia em Florença, Toscana fez parte da nossa incrível viagem de 15 dias pela Itália e San Marino.

Na Estação de Trem em Cinque Terre, rumo à capital da Toscana, Florença.
enfim
enquanto
então
entretanto
eventualmente
igualmente
inegavelmente
inesperadamente
mas
outrossim
pois
porquanto
porque
portanto
posteriormente
precipuamente
primeiramente
primordialmente
principalmente
salvo
semelhantemente
similarmente
Na Estação de Trem em Cinque Terre, rumo à capital da Toscana, Florença.

Seguro-viagem para Florença, Toscana, Itália:

Antes de falarmos sobre nosso roteiro de dia 1 dia em Florença, Toscana, Itália, não posso deixar de te lembrar sobre o Seguro-Viagem pra vir pra cá. Juntamente com a sua escolha desse maravilhoso país europeu como seu próximo destino, você precisa incluir o seguro viagem, que é item obrigatório para entrar nessa nação. Da mesma forma que o seguro viagem é fundamental caso aconteça alguma coisa inesperada durante a viagem.

Em outras palavras, quer saber mais informações sobre esse documento tão imprescindível? Entenda como pesquisar e contratar, para dessa forma ter as férias mais tranquilas, do jeito que você merece! Vamos lá!
Garanta neste link 15% de desconto em qualquer plano de seguro viagem aqui na Seguros Promo.

Chegando de trem em Florença, Toscana, Itália.

De antemão explico que Florença tem quatro estações: Firenze Campo di Marte, usada por quem vai assistir a jogos de futebol no estádio Artemio Franchi; a Firenze Rifredi, estação localizada a cerca de 10 km do centro histórico; Firenze Statuto, localizada perto da Fortezza da Basso e a Santa Maria Novella, que é a mais central (a menos de 1 km da Piazza del Duomo, no centrinho histórico);

Chegando de avião em Florença, Toscana, Itália.

Para chegar de avião até Florença, vindo do Brasil em geral, a opção mais comum é: voar para o Aeroporto de Florença.

Escolha aqui seu voo e as melhores tarifas pelo Skyscanner.

Onde se hospedar em Florença:

Ficamos hospedados no maravilhoso The Moon Boutique Hotel & Spa. E eu gostei tanto, mas tanto dele que decidi fazer um post especial pra falar sobre ele. Um dos melhores hotéis que eu já fiquei na Itália

No estacionamento do The Moon, Florença, Toscana, Itália.
enfim
enquanto
então
entretanto
eventualmente
igualmente
inegavelmente
inesperadamente
mas
outrossim
pois
porquanto
porque
portanto
posteriormente
precipuamente
primeiramente
primordialmente
principalmente
salvo
semelhantemente
similarmente
No estacionamento do The Moon, Florença, Toscana, Itália.

O que fazer em Florença em 1 dia: Nosso Roteiro resumido

Depois que almoçamos em Pisa e passamamos a tarde lá, chegamos em Florença lá pelas 17 horas. As cidades são realmente muito próximas uma da outra.

Então chegamos ao hotel, deixamos as malas, trocamos a fraldinha da nossa criança viajante e já fomos fazer nosso roteiro de 1 dia em Florença! Vem com a gente explorar a cidade!

E por causa do verão europeu, tínhamos muitas horas de claridade ainda, o que foi fundamental para esse dia render. Deu pra aproveitar bastante.

Como eu disse anteriormente, como foi minha segunda vez na cidade eu já sabia por onde valia a pena começar o nosso rolê:

Dia 1: Centro de Florença

  1. Mercato di San Lorenzo

2. Piazza e Basílica di San Lorenzo

3. Piazza Duomo

4.Catedral de Florença

5. Piazza della Signoria

6. Palazzo Vecchio

7. Ponte Vecchio

Leia também: Ponte Vecchio: uma charmosa mistura de estilos e memórias

O que fazer em Florença em 1 dia: Nosso Roteiro detalhado:

Saímos do Hotel a pé, passamos pelo “Mercato di San Lorenzo” que são várias tendas com produtos típicos Toscanos, como artigos em couro e artesanatos variados, e chegamos na Piazza di San Lorenzo, onde tem a Basílica di San Lorenzo, e lá Fernando foi ao mercado comprar papinha pra Iara, e ela acabou fazendo uma amizade. Rs.

No mercado di San Lorenzo, Florença
enfim
enquanto
então
entretanto
eventualmente
igualmente
inegavelmente
inesperadamente
mas
outrossim
pois
porquanto
porque
portanto
posteriormente
precipuamente
primeiramente
primordialmente
principalmente
salvo
semelhantemente
similarmente
Florença
onde se hospedar em Florença
No mercado di San Lorenzo

Essa praça é bem bonita, com vários prédios do século XV e XVI, além da fachada da Basílica de San Lorenzo. Mas essa igreja não foi terminada, apesar de existir um projeto feito por Michelangelo que se encontra na Casa Buonarroti.

Minha criança viajante fazendo amizades italianas
Minha criança viajante fazendo amizades italianas

Continuamos a andar e chegamos finalmente na Piazza Duomo! Aqui a gente realmente sente os ares fiorentinos! Além da beleza dessa catedral e do batistério, é legal  praticar aqui o “People watching” . Um dos lugares mais  lotados da Europa (segundo a Wikipedia), com pessoas de diferentes países por metro quadrado! É uma das coisas que eu mais gosto em viagens: as experiências antropológicas! E vocês?

A construção da igreja iniciou-se em 1296 e as primeiras portas em 1329. Michelangelo se referiu a essas portas como As Portas do Paraíso, nome que permanece até hoje. Eu queria muito ter subido as escadas até o alto da cúpula de Brunelleschi, ou ter entrado no Duomo, então já fica a dica!

O Duomo é realmente o coração de Florença. Se você gostou e quer visitá-lo sugiro você ver todas as dicas para visitar o Duomo de Florença no Blog Let’s Fly Away.

Então continuamos o passeio e apreciamos as portas de bronze do Batistério…

Duomo de Florença
Duomo de Florença
Detalhes das Portas do Paraíso
Detalhes das Portas do Paraíso

Piazza della Signoria:

Após a visita da área da Catedral, chegamos à Piazza della Signoria. Que espetáculo! Acho que a Itália toda é um museu a céu aberto, mas aqui é especial! Essa praça era o centro do poder político e local de inúmeros acontecimentos históricos importantes. Lá está o Palazzo Vecchio, que é a torre mais alta da cidade, atual prefeitura, com um museu excelente e gratuito.

por dentro do Palazzo Vecchio
por dentro do Palazzo Vecchio

Ainda nessa praça, bem em frente ao palácio, há várias estátuas, e como cada uma tem um significado seria bem bacana contratar um guia turístico para se situar melhor. A mais famosa é uma réplica do David de Michelângelo (o verdadeiro fica na Galeria da Academia que vale a pena a visita apesar da gente não ter ido). Há também uma fonte linda por ali.

Golden hour no Palazzo Vecchio
Réplica do David de Michelangelo
Réplica do David de Michelangelo
Fonte de Netuno na Piazza della Signoria
Fonte de Netuno na Piazza della Signoria

Loggia dei Lanzi:

Do lado oposto, na praça ainda, há mais museu a céu aberto chamado “Loggia dei Lanzi” com várias estátuas legais, e aqui destaco o: Perseo segurando a cabeça da Medusa (1554), que significa um modo de avisar aos inimigos que tentassem cruzar os caminhos da família dos Medici. Entre outras.

Estátuas na Loggia dei Lanzi
Estátuas na Loggia dei Lanzi
Perseu com a cabeça da medusa
Perseu com a cabeça da medusa

Aí a mágica aconteceu: Presenciamos uma apresentação maravilinda com projeção das obras mais importantes de Leonardo Da Vinci, marcando os 500 anos de sua morte. Amei ter presenciado.

Projeção no Palazzo Vecchio de "O Homem Vitruviano" de Leonardo Da Vinci
Projeção no Palazzo Vecchio de “O Homem Vitruviano” de Leonardo Da Vinci

Piazzale degli Uffizi e Ponte Vecchio

Dali tomamos um café e fizemos um lanchinho em um restaurante na praça mesmo e seguimos para a Ponte mais famosa da cidade, a Vecchio, passando pela Piazzale degli Uffizi. A ponte é linda e acredito que seja famosa assim porque além de ter várias joalherias, acredita-se que tenha sido construída ainda na Roma Antiga. Foi destruída em 1333 e reconstruída em 1345.

Às margens do rio Arno com a ponte Vecchio ao fundo
Contemplando a lua da ponte Vecchio
Contemplando a lua da ponte Vecchio

Em seguida voltamos para o hotel fazendo uma gostosa caminhada. A noite estava uma delícia para o passeio. E como aqui na Europa tudo é especial, presenciamos um concerto maravilhoso em plena noite florentina!

Minha criança viajante curtindo as Quatro Estações de Vivaldi pelas ruas de Florença
Iara curtindo as Quatro Estações de Vivaldi pelas ruas de Florença

Passeios em Florença. Itália, Toscana com a Civitatis:

O site Civitatis disponibiliza várias passeios por Florença, pela maravilhosa região da Toscana e também por toda a Itália. Inclusive, existem tours grátis. Clique aqui e reserve.

Prefere tour privado e em Português? Eles também tem!

E aí, gostaram do nosso roteiro de 1 dia em Florença, itália?

Se vocês estiverem pensando em visitar Pisa, é uma ótima ideia ler o texto do Blog Descobrir Viajando.

Recadinho final:

Antes de me despedir, relembro apenas que a melhor forma de ajudar esse blog a manter-se vivo é usando os links que disponibilizo para fazer as suas reservas (é o que eu uso nas minhas viagens). Para você é exatamente igual e não paga mais nada, mas para gente faz total diferença. Nomeadamente:
reservar passeios pelas cidades pelo site Civitatis; reservar hotéis no booking através deste link; fazer Seguro Viagem pela Seguros Promo (os leitores do Blog elizabethwerneck.com têm 5% de desconto); ou procurar voos no Skyscanner aqui mesmo. Muito, muito obrigada. 🙂

Grande beijo,
Elizabeth Werneck e família.