Todos que estiveram na Espanha, e mais ainda chegaram ao País Basco, provavelmente fizeram essa pergunta. Afinal, qual é a diferença entre pinchos e tapas? E como aconteceu que todo um culto surgiu em torno de petiscos ou sanduíches aparentemente comuns? De forma breve e direta, vamos explicar a diferença entre essas 2 comidas.

Importante: Se você precisa comprar Euros ou Dólares para uma viagem ao exterior, você tem que conhecer a Wise!
Eu viajo muito e as melhores taxas de câmbio encontro sempre na Wise. Sem falar no cartão VISA deles que pode ser solicitado gratuitamente e utilizado no exterior debitando direto da sua conta Wise internacional sem tarifas ocultas nem IOF, com praticidade e segurança.
Entre para a Wise é gratuito.

Ambos são aperitivos tradicionais espanhóis.

Booking.com

Então vamos começar simples. Primeiro na foto é tapas.

Conheça as diferenças entre tapas e pinchos
Tapas em Mercado de San Miguel, Plaza de San Miguel, Madrid, Spain. Foto Unsplash

Há realmente uma diferença entre tapas e pinchos (pintxos). Primeiro, histórico. As tapas eram originalmente um lanche gratuito com um copo de vinho, então ninguém realmente se incomodou com sua preparação. Mas os pinchos (pintxos) sempre foram um deleite pelo qual você tem que pagar separadamente.

Tapas

Tapas é o nome do petisco que você bebe com cerveja ou vinho nos bares das cidades da Espanha. É um nome mais ou menos comum em toda a Espanha, exceto na região do País Basco.

Abaixo está os pinchos (que também são chamados de pintxos).

No País Basco, pequenos petiscos de dar água na boca para vinho ou cerveja são chamados de pinchos e garantem que esta é uma história completamente diferente.

Tapas é um aperitivo mais simples, pinchos (também escrevemos pintxos) é bem mais sofisticado. Na verdade, as tapas podem ser qualquer coisa: até um prato com ovos rotos, chouriço picado, paella, até uma tigela com azeitonas ou nozes. Pinchos são na maioria das vezes pequenos sanduíches com uma interessante combinação de produtos em uma baguete levemente frita em azeite. Aliás, tapas e pintxos podem ser servidos tanto frios quanto quentes.

A composição dos pinchos geralmente inclui “frutos do mar” – bacalhau, anchovas, polvo, camarão, na pior das hipóteses – salmão.

Outra diferença é que os pintxos costumam ser furados com um espeto. Até o nome “pincho” vem da palavra “espetinho”.

Se você quer beber cerveja e comer Pinchos em Barcelona vá até o Pincho J bar. O lugar é ótimo, pinchos muito gostosos e com grande variedade com preços ótimos, 1 e 1, 50 €. Endereço: 08004, Carrer de Blai, 26, 08004 Barcelona, Espanha

História dos Tapas e dos Pinchos

Como aconteceu que sanduíches comuns ocuparam um lugar tão significativo na cultura dos espanhóis, e não apenas gastronômicos? Respondemos: tradicionalmente, o jantar na Espanha costuma ser servido, pelos nossos padrões, um pouco tarde: das 21h às 23h. Mas o que fazer no abençoado tempo depois do trabalho e antes do jantar? Os espanhóis encontraram uma saída: ir a bares de tapas (ou bares de pintxos no caso dos bascos), beber vinho ou cerveja e comer o que Deus mandar.

Os editores do blog elizabethwerneck.com comeram pela primeira vez pinchos em Barcelona. E quando foram a Madrid experimentaram vários bares de Tapas.

A maioria dos espanhóis e catalães acredita que o melhor lugar para conhecer a cultura das tapas é Barcelona. Mas pintxos devem ser experimentados em sua terra natal – em San Sebastian, costa dos países Bascos.

Há outro lugar onde você pode experimentar algo muito parecido com pintxos. Esta é Veneza, onde se orgulham muito da especialidade gastronómica local – “chichetti”. Na verdade, é a mesma coisa: pequenos sanduíches (geralmente com frutos do mar) que você pega no prato como aperitivo para o seu merecido aperitivo.

Bem, um pouco de gramática. “Tapas” é pronunciado com acento no primeiro “a”, esta palavra não é inclinada, e no plural também haverá “tapas”. “Pinchos” também não é inclinado, é mais correto dizer “pinchos” no singular, mas quem toma pinchos no singular?

Pinchos ou Pintxos

O país Basco desenvolveu um idioma próprio e dessa forma muitas vezes algumas palavras serão grafados em Basco e em espanhol. Ou seja, esse petisco vai estar escrito de duas formas diferentes, porém corretas: a palavra “pinchos” em língua espanhola e “pintxos” em língua basca.

Conclusão: Tapas e Pintxos ou pinchos:

Lembrando: Se estiver no País Basco, serão servidos os “pintxos”. No país Basco não se escreve “pinchos” e também quase nunca existem “tapas” por lá. E para ser pincho os petiscos tem que estar espetados por um espeto, combinado?

Quando te servirem uma tortilla em um pedacinho de pão, esses petiscos serão chamados de pincho, porém se essa tortilha estiver num pratinho que terá de comer de garfo, vamos chamar prontamente este delicioso petisco de tapa.

E você? Já comeu tapas e pincho? Qual é o seu favorito? Eu fico com os dois! E vou sempre acompanhar esses petiscos com cerveja ou vinho da casa.

Vai pra Espanha? Não deixe de ler:

1- Contrate aqui seu Seguro viagem para a Espanha. Clique aqui e depois ative o cupom no canto superior direito para ganhar desconto: Seguro viagem para a Espanha;

2- Encontre a melhor passagem aérea com desconto para você viajar para a Espanha: Passagem aérea com desconto

3- Veja aqui no Blog o post completo sobre o que fazer em Barcelona;

4- Cidade de Estepona (Espanha) – O QUE FAZER e ONDE FICAR;

5- Onde fica Ibiza no mapa da Europa;

6- Palavrões em Espanhol e seus significados;

7- Quais são os países que não precisam de visto para entrar?

8- Roteiro de Viagem Personalizado: contrate uma Travel Designer

9- Bairros charmosos: Onde se hospedar nas cidades mais famosas do mundo

10- 15 mercados públicos para conhecer antes de morrer

11- Roteiro pela Europa em 20 dias: dicas de turismo na Itália, Vaticano, Áustria, Liechtenstein, Bélgica, Luxemburgo, Suíça, França, Espanha e Portugal