A cultura e as tradições espanholas  são extremamente diversificadas. Do antigo ao moderno, os espanhóis tiveram um impacto profundo na sociedade global, em especial no Brasil. Neste artigo, exploraremos alguns dos aspectos mais interessantes da cultura espanhola e desse povo, desde sua história até sua música e arte populares. Você já pensou em visitar a Espanha?

Importante: Se você precisa comprar Euros ou Dólares para uma viagem ao exterior, você tem que conhecer a Wise!
Eu viajo muito e as melhores taxas de câmbio encontro sempre na Wise. Sem falar no cartão VISA deles que pode ser solicitado gratuitamente e utilizado no exterior debitando direto da sua conta Wise internacional sem tarifas ocultas nem IOF, com praticidade e segurança.
Entre para a Wise é gratuito.

Tradições e Cultura espanhola: curiosidades que você precisa conhecer
Família de Brasileiros visitando a Espanha.

A cultura da Espanha combina conceitos aparentemente incompatíveis – o ardor dos ciganos e a solidez dos celtas, além do temperamento e ao mesmo tempo a boa vontade do povo local. Os espanhóis são incrivelmente sociáveis ​​e adoram brincar. Tenho certeza que quando você visitar a Espanha, vai se apaixonar. O Brasil foi muito influenciado pelo povo espanhol, você não acha?

Tendo aprendido mais sobre as tradições e costumes da Espanha, você pode não apenas expandir seus horizontes, mas também se apaixonar por este país de todo o coração e depois, não deixe de planejar uma viagem a Espanha!

Hoje vamos falar sobre os costumes e tradições mais interessantes e coloridos deste país alegre e vibrante. Acompanhe o texto.

O que é a cultura espanhola. Veja um rápido resumo sobre a história e costume da Espanha

A cultura espanhola existe há séculos e tem um impacto significativo no mundo. Na verdade, a cultura da Espanha é tão influente que muitos países hispanohablantes, como por exemplo, México, Colômbia, Chile e Argentina, recebem nomes de cidades ou aldeias espanholas. O povo latino americano foi colonizado e vive sob a influência da cultura espanhola até hoje.

A história da cultura espanhola remonta aos tempos dos povos antigos. Os primeiros espanhóis chegaram à América no início de 1500 e rapidamente adotaram também algumas das culturas dos povos indígenas.

No século XVI, a Espanha iniciou um processo de colonização que levou ao acréscimo de milhões de pessoas à sua população.

Este aumento da pressão sobre os recursos e a estabilidade social levou a distúrbios civis em muitas partes da Espanha. Em 1555, o rei Filipe II da Espanha foi forçado a abdicar do trono em favor de seu filho Filipe III.

O novo rei da Espanha teve dificuldade em encontrar aliados e manter o controle sobre seu país. Isso levou a um período de instabilidade e declínio na cultura espanhola.

Qual é a diferença entre a cultura espanhola e outras culturas. Veja algumas curiosidades

Não existe uma resposta única para essa pergunta; a experiência de cada pessoa com a cultura espanhola e do povo da Espanha será diferente.

No entanto, existem algumas diferenças e curiosidades importantes entre as práticas culturais espanholas e as de outras culturas de outros países, em especial do povo do Brasil:

  1. Os espanhóis são mais propensos do que outros europeus a falar inglês e espanhol fluentemente.
  2. Os espanhóis tendem a preferir o contato direto com seus familiares. Ou seja, eles adoram estar em família. (Acho que o Brasil aprendeu muito sobre esse calor humano com os espanhóis).
  3. O povo da Espanha valoriza mais a hierarquia do que em outras culturas; por exemplo, em vez de dizer “você” , os espanhóis dizem “usted” ou “ustedes”, um pronome bem formal.
  4. A população da Espanha é muito cristã, e por isso está mais propensa a comemorar o Natal e a Páscoa do que em outros países da Europa. O Brasil também tem isso em comum.

Veja mais curiosidades sobre a cultura e as tradições espanholas :

Costumes dos povos espanhóis: siesta, paseo, osio

Os povos espanhóis são muito cuidadosos com suas tradições e honram sagradamente os costumes folclóricos. Uma delas é a sesta (uma soneca à tarde comum em todo o país). Durante a sesta, a vida na Espanha praticamente para, organizações comerciais, financeiras e industriais param de trabalhar durante esse período. Além da sesta, duas tradições mais interessantes são comuns na Espanha – é o paseo (a chamada caminhada noturna para visitar parentes ou estar com eles), bem como osio (conversa após uma caminhada). Como regra, o osio não é realizado em casa, mas ao ar livre ou em um bar.

Os povos espanhóis são conhecidos por seu amor pela diversão e festas barulhentas, feriados e carnavais acontecem aqui durante todo o ano.

Costumes, curiosidades da cultura e tradições espanholas: A família é a base dos valores espanhóis

As tradições familiares na Espanha são sagradamente reverenciadas. E de acordo com eles, na Espanha é dada grande atenção às crianças como base de uma sociedade saudável. Na Espanha, é costume comemorar não apenas um aniversário, mas também o dia do Santo, que vou explicar no próximo tópico:

Cultura e as tradições espanholas 

Santos e Aniversários:

Os povos espanhóis, assim como os brasileiros, também são muito festeiros e gostam de comemorar as festas com toda família e amigos. Além de comemorar aniversários, os espanhóis costumavam celebrar a onomástica, ou seja, o dia de seu santo.

Até meados do século XX, era costume batizar as crianças com o nome do santo do dia, se não primeiro, pelo menos como nome do meio. Na Espanha no passado, os padres geralmente se recusavam a batizar crianças com um nome que não fosse claramente bíblico ou, mais importante, um dos santos da Igreja Católica. Era uma forma de expressão cristã ter pelo menos um intercessor no céu.

Nomes repetidos:

Curiosamente, quando uma mulher se casa, ela perde seu sobrenome. Porém, as crianças quando nascem recebem um sobrenome duplo. Há também uma tradição associada ao nome da criança. Aqui o primogênito é chamado do nome do pai ou da mãe, respectivamente.

Casamento na Espanha

Um casamento na Espanha praticamente não é diferente de um casamento europeu médio. Caso contrário, é uma questão de divórcio. Chegar aqui não é tão fácil, o processo de divórcio pode se arrastar por 5 anos.

Funeral na Espanha

Os costumes funerários aqui são muito incomuns. O corpo após a morte é colocado em uma câmara especial.

Cultura e as tradições espanholas 

Flamenco é um reflexo vívido das tradições e costumes da Espanha

O que é flamenco, você pergunta? Esta não é apenas uma dança, é uma combinação incrível de música maravilhosa, ritmo e movimentos incríveis dos dançarinos, e toda a profundidade da alma espanhola está investida em tudo isso. O flamenco surpreendentemente contém os ecos das culturas orientais e europeias que deixaram sua marca em solo espanhol.

O início do flamenco é muito brilhante – as primeiras mulheres aparecem em saias e blusas lindas e brilhantes, e deve haver um pente levantado decorado com flores nos cabelos. Os homens saem com calças justas e coletes. Eles estão vestidos com sapatos de couro. Ao som delicioso do violão, os casais cantam canções de seus escolhidos. Em seguida, uma bela dançarina aparece na pista de dança e o ritmo crescente do sapateado cria uma atmosfera tensa. De repente, inesperadamente, a guitarra para de tocar. Mas este não é o fim. Aqui aparece um casal dançando, nas mãos de um homem castanholas. E é aqui que começa a expressão mais vívida dos sentimentos, a dança mostra todo o poder do amor louco. Esta é a famosa dança espanhola!

Cultura e as tradições espanholas 

Tourada é um show favorito na Espanha

É possível imaginar a Espanha sem a famosa tourada? Claro que não! O resultado de uma luta entre um bravo espanhol e um touro nem sempre é predeterminado. O destino do touro é conhecido antes mesmo do início do duelo, mas o bem-estar de uma pessoa depende inteiramente de sua habilidade e da velocidade de sua reação.

Todos os anos, durante a tourada na Espanha (de março a setembro), são realizadas até 500 lutas. Este evento, via de regra, acontece em uma grande arena especialmente preparada, em torno da qual há muitos espectadores curiosos. Numa tourada, além do touro, há vários atores. O primeiro a aparecer na arena é um picador, que, a cavalo, provoca o animal. Depois dele aparece o toureiro. Ele, usando material vermelho brilhante, continua o trabalho iniciado pelo picador. O próximo personagem é o banderillero, cuja tarefa é conduzir um dardo especial com uma bandagem brilhante (banderille) no touro. Bem, o matador decide o destino do touro. É ele quem deve abater o infeliz animal. Às vezes, no entanto, o touro pode permanecer vivo, isso pode ser exigido por espectadores compassivos. E eles vão deixar você saber acenando com lenços brancos. Por sua vitória, o matador pode receber um troféu, que pode ser as orelhas, cauda e pernas do touro.

Como você sabe, os matadores na Espanha são considerados verdadeiros heróis nacionais. Os toureiros não recebem menos reverência. São suas imagens, como decoração, que muitas vezes podem ser encontradas nas ruas espanholas, bem como nas casas espanholas. Muitas vezes eles até erguem monumentos. Embora as touradas sempre tenham sido uma parte importante da cultura e da história da Espanha, hoje muitos defendem a abolição dessa tradição bastante cruel. Eu sou extremamente contra touradas, pois acho o fim da picada matar por diversão.

Feriados na cultura e nas tradições espanholas.

Veja os principais feriados na Espanha

Curiosamente, cada cidade ou mesmo vila na Espanha tem seus próprios feriados especiais. Cada cidade ou lugar tem seu próprio santo protetor, cujo nome é conhecido e reverenciado por todos os moradores locais, e festas são realizadas em sua homenagem – as festas são interessantes e vale muito a pena viajar para a Espanha durante essas festas.

Os feriados nacionais na Espanha são o Dia da Constituição, feriados religiosos e o Festival dos Três Reis para crianças. Há também feriados locais. Em Valência é o Festival de fogo, em Múrcia – o festival “Romanos e Cartagineses”, em Sevilha – o festival de Sevilha. Todas essas férias são sempre realizadas em diversão infinita.

Tradições de férias interessantes na Espanha:

  • Na última semana do verão, o festival Tomatina é realizado em Bunyol, durante o qual são organizadas lutas com tomates maduros. Curiosamente, este feriado é considerado o momento de veneração da Bem-Aventurada Virgem Maria e padroeira da cidade de São Luís Bertrand.
  • Também antes do início do período de touradas na Espanha, realiza-se o Festival da Corrida de Touros. Neste momento, touros raivosos são expulsos para as ruas, e os moradores não pensam em outra coisa senão fugir do animal raivoso. Esta tradição é bastante perigosa, pois muitas vezes leva a ferimentos e, às vezes, a mortes.
  • Na Espanha, também existe um costume que visa proteger as crianças dos maus espíritos. Durante esse costume os adultos se vestem de diabo e tentam afastar os maus espíritos.
  • Há também um costume, segundo o qual, se antes do Ano Novo, durante o bater do relógio, você conseguir comer 12 uvas, os próximos 12 anos serão frutíferos, essa é uma das melhores simpatias para o Ano Novo.

Veja mais características e aspectos tradicionais da cultura e as tradições espanholas 

Alguns aspectos tradicionais da cultura espanhola incluem:

  • Vestir roupas tradicionais;
  • falar castelhano (a língua falada pelos espanhóis),
  • usar ervas e especiarias tradicionais (como pimenta),
  • comidas típicas como Ramos de Torres (“ensopados de cordeiro”) como parte do café da manhã em vez de cereais ou aveia,
  • jogar charadas durante as celebrações do Carnaval em vez de jogos de RPG, Candy Crush ou Truth or Dare,
  • usar apitos em vez de rádios/televisão para ouvir música e usar o euro (moeda espanhola) em vez de dólares ou outras moedas.

Quais são os benefícios de estudar a cultura e as tradições espanholas ?

A cultura espanhola é famosa por sua comida deliciosa, belas paisagens e linguagem popular. Além desses benefícios, a cultura espanhola pode ajudá-lo a entender melhor o seu entorno e a se conectar com outras pessoas.

Ao estudar a cultura espanhola, você poderá se comunicar de forma mais eficaz em vários contextos e ter maiores oportunidades de interações culturais.

Quais são os benefícios de conhecer a cultura e as tradições espanholas.

Viver em um ambiente bilíngue pode ser extremamente benéfico quando se trata de melhorar as habilidades de comunicação. Residentes bilíngues geralmente têm acesso a mais recursos e podem compartilhar ideias e experiências com mais facilidade do que aqueles que não falam inglês e espanhol.

Isso pode facilitar a vida de ambos os lados da conversa e ajudar a promover o diálogo intercultural. Além disso, o bilinguismo demonstrou melhorar o humor, a função cognitiva, as interações sociais e o bem-estar geral.

Quais são os benefícios de aprender espanhol.

Os idiomas nunca são um evento único; eles se desenvolvem ao longo do tempo à medida que as pessoas aprendem mais sobre eles e suas culturas.

O ideal para quem ainda não sabe espanhol é fazer um curso de espanhol bom e barato, para começar a entender o espanhol e se aprofundar no idioma.

Ao aprender espanhol como seu idioma principal, você poderá permanecer fluente por muito tempo no futuro – não importa onde você more ou trabalhe!

Aprender espanhol lhe dará a oportunidade de explorar novas culturas e conhecer novas pessoas de todo o mundo – algo que certamente deixará uma impressão em você!

Quais são os passos para aprender espanhol.

Aprender espanhol requer seguir alguns passos básicos. Primeiro, você precisa aprender o alfabeto. Em seguida, você precisará aprender a gramática das palavras em espanhol. Finalmente, você precisará praticar o espanhol para melhorar sua fluência e pronúncia.

Conclusão sobre cultura e as tradições espanholas 

A cultura espanhola é um modo de vida bonito e único que traz muitos benefícios para estudantes e residentes.

Ao aprender espanhol, você terá a capacidade de se comunicar com pessoas de todo o mundo, desfrutar de pratos e experiências tradicionais espanholas e aprender novas habilidades que podem ser benéficas em sua carreira ou vida.

A cultura espanhola é uma ótima maneira de aprender mais sobre nosso próprio país e sua história, bem como outras culturas. Há muitos passos que você pode seguir para aprender espanhol, então sinta-se à vontade para explorar esse idioma versátil hoje mesmo!

Você sente que a Espanha é do seu agrado? Então reserve uma excursão à Espanha e desfrute das impressões vívidas e inesquecíveis deste país alegre e hospitaleiro. Bem, se você não sabe onde ir na Espanha, escreva nos comentários, e eu vou te ajudar a encontrar o melhor passeio para a Espanha para você!

Seguro viagem para visitar a Espanha e viver a Cultura e as tradições espanholas

Você sabia que o seguro viagem é obrigatório para entrar na Europa?
Se você planeja morar ou visitar, a imigração pode exigir este documento no país de destino. Se não tiver, será obrigado a retornar ao Brasil. Em parceria com a Seguros Promo, garantimos aos nossos leitores o melhor preço de seguro viagem.

OFERTA DO SEGURO VIAGEM

Precisa enviar dinheiro para a Espanha ou qualquer outro país?

Nossa plataforma preferida é a Wise. Com o Wise, você economiza muito em suas transferências de forma rápida e segura. Crie sua conta totalmente gratuita e envie dinheiro agora.

VER OFERTA →

Veja artigos sobre a Espanha que você pode gostar

  1. Praias da Europa que merecem ser visitadas no verão europeu!
  2. O que fazer na Barcelona de Gaudí: praias e festival de música
  3. Melhores doces do mundo: conheça 15 para você experimentar nas suas viagens
  4. Conheça as diferenças entre Tapas e Pinchos
  5. Cidade de Estepona (Espanha) – O QUE FAZER e ONDE FICAR
  6. Onde fica Ibiza no mapa da Europa
  7. Palavrões em Espanhol e seus significados
  8. 20 dicas de músicas para se ouvir na praia e curtir o momento
  9. Roteiro de Viagem Personalizado: contrate uma Travel Designer
  10. Quais são os países que não precisam de visto para entrar?
  11. Bairros charmosos: Onde se hospedar nas cidades mais famosas do mundo
  12. 15 mercados públicos para conhecer antes de morrer
  13. Roteiro pela Europa em 20 dias: dicas de turismo na Itália, Vaticano, Áustria, Liechtenstein, Bélgica, Luxemburgo, Suíça, França, Espanha e Portugal