Sempre me sinto um pouco desconfortável em escrever sobre destinos muitos badalados como Paris, Londres, Nova York, etc. E escrever sobre turismo na Barcelona de Gaudí é um desses! Mas ao mesmo tempo também me sinto desafiada, e por isso, sigo em frente.
Eu sempre quis conhecer a cidade, principalmente depois das cenas que vi no filme Albergue Espanhol (2002, Cédric Klapish – França) e em Vicky, Cristina, Barcelona (2008, Wood Allen – EUA ). Ah, como o cinema me inspira!
O que você vai encontrar nesse artigo
- Turismo em Barcelona: Um pouco da história
- Turismo em Barcelona: Quando ir:
- Turismo na Barcelona de Gaudí:
- Montanha Montjuic
- o Palácio da Música Catalã, lindo, sendo um belo exemplo do estilo modernista catalão.
- Turismo em Barcelona e Gaudí
- A Barcelona de Gaudí tem praias fabulosas:
- NÃO SE ESQUEÇA DE CONTRATAR O SEGURO VIAGEM!
Turismo em Barcelona: Um pouco da história
A cidade que fica na Espanha, é também a capital da Catalunha (uma comunidade autônoma) o idioma é o catalão, e são considerados extremamente separatistas. Disseram, inclusive, que é a cidade que menos se sente espanhola.
É também uma das cidades antigas mais famosas do mundo. Segundo uma das lendas, a cidade foi fundada por Hércules, o lendário herói da mitologia grega, 400 anos antes de Roma!
Devido à sua excelente localização na costa do Mediterrâneo, Barcelona sempre foi uma cidade próspera, e por isso foi sitiada e conquistada repetidamente por muitos povos, incluindo romanos, visigodos, mouros, francos, britânicos, etc, mas apesar disso, a cidade conseguiu preservar sua herança cultural.
A Barcelona de Gaudí é uma das cidades mais interessantes do mundo em relação a arquitetura:
Turismo em Barcelona: Quase tudo aqui dá para ser feito ao ar livre, e vários pontos turísticos, das antigas fortalezas aos arranha-céus ultramodernos, abrangem praticamente todos os períodos de sua história. “Só isso” já a torna um lugar muito especial, principalmente para os entusiastas de arquitetura e urbanismo.
Turismo em Barcelona: Quando ir:
Esse balneário se transforma no maior “fervo” do meio de junho a setembro, com temperaturas que podem ultrapassar os 30oC, multidões de turistas circulando pelas praias, ruas e museus. Fomos bem no início de junho para o festival de música e achamos a cidade bem tranquila.
Turismo na Barcelona de Gaudí:
Um centro importante é o Bairro Gótico, que ainda preserva inúmeras construções da Idade Média e até alguns edifícios da época dos primeiros assentamentos romanos.
E ao lado do Bairro Gótico fica a animada La Rambla, uma rua imperdível para todos que planejam vir pra cá. Além de boas lojas e restaurantes, quase todo edifício aqui é um monumento arquitetônico espetacular.
Outro local particularmente interessante é o antigo mercado Boqueria, construído em vidro e decorado com bonitos mosaicos, além do monumento de Colombo, com 60 metros de altura. O monumento fica exatamente onde o famoso explorador desembarcou de sua primeira viagem à América.
A cidade em si possui inúmeras colinas com diferentes tamanhos. O ponto mais alto (500 metros acima do nível do mar) é o Monte Tibidabo, que oferece vistas pitorescas de Barcelona. O nome da montanha vem do latim “Tibi Dabo” (“eu te dou”), significa as palavras do diabo sussurradas a Deus para tentá-lo, mostrando a beleza do mundo lá do alto.
Veja esse post super interessante: 15 Mercados públicos em cidades turísticas: lugar de gastronomia, artesanato e cultura
Além dessa igreja, há também um Parque de diversões e uma torre de telecomunicações.
Montanha Montjuic
O segundo ponto mais alto (173 metros) é a montanha Montjuic, onde Barcelona sediou os Jogos Olímpicos de Verão em 1992. Os locais de interesse incluem a Fonte Mágica em forma de elipse com iluminação, música e, às vezes, fogos de artifício.
Um pouco mais longe do topo da montanha, podemos encontrar o Parque Montjuïc e a área olímpica, bem como o Castelo Montjuic, um dos edifícios históricos mais famosos de Barcelona. Foi construído entre os séculos XVII e XVIII para defender a cidade. Durante o curso da história, o castelo já foi tomado pelos britânicos e pelas tropas de Napoleão, e atualmente abriga um museu militar.
No sopé da montanha fica a Plaza de España, uma das maiores praças da cidade, e por ali assistimos a um pôr do sol inesquecível, do alto no alto de um rooftop de um hotel. Por ali há duas torres venezianas de 47 metros de altura em frente à praça e há uma fonte linda decorada com esculturas em estilo barroco. A Plaza de España, em Barcelona, serve como símbolo da antiga grandeza da cidade e, ao mesmo tempo, como símbolo da moderna cidade-estado. É realmente um símbolo majestoso!
Outros dois grandes monumentos do século XX incluem
o Palácio da Música Catalã, lindo, sendo um belo exemplo do estilo modernista catalão.
E a Agbar Tower, um moderno arranha-céu de 38 andares (interessante que quatro de seus andares são subterrâneos).
A forma da torre foi inspirada na água, na forma espetacular da montanha de Montserrat e nas torres da Sagrada Família em Barcelona. Toda essa estrutura é feita de metal e painéis de vidro colorido.
Turismo em Barcelona e Gaudí
A verdade é que todos esses marcos de Barcelona acabam completamente ofuscados pelos grandes monumentos projetados pelo arquiteto Antoni Gaudí. Aqui existem fontes barrocas, torres venezianas, edifícios modernos e ruínas romanas antigas, que podem ser encontradas em outras cidades do mundo. Se for uma foto isolada então, pode ser difícil identificar até o local da obra, se é na Itália, França ou Portugal, por exemplo. No entanto, cada obra-prima arquitetônica de Gaudí não é como qualquer outra coisa no mundo. Basta você ver um de seus prédios, varandas, e “redemoinhos”, com diferentes cores, misturas e texturas, e você rapidamente identifica o artista e a obra. Apesar de existir várias casas projetadas por Gaudi em outras cidades, a maior parte de seu importante legado está aqui.
Existem milhões de informações e páginas escritas sobre esse incrível arquiteto – o fundador de seu próprio estilo – mas nenhuma palavra transmite a essência dessas obras de arte únicas.
No total, existem dezenas de estruturas criadas por Gaudí em Barcelona. Por exemplo, no Parque Guell, que ocupa uma área de mais de 17 hectares, existem inúmeras casas e fontes, caminhos e colunas que foram criadas pela poderosa imaginação de Gaudi.
O Parque Guell foi a minha maior frustração do mundo do turismo, até hoje. Não consegui entrar porque deveria ter comprado o ingresso antes, e eu não sabia. Só consegui visitar seus lindos jardins, na área externa.
Como existe uma limitação do número de visitantes por horários, se a gente quisesse comprar o ingresso para aquele dia, teríamos de esperar bastante tempo (3 ou 4 horas) para conseguir entrar. O Park Güell está bem fora de mão e não há muito o que fazer nas redondezas. Se você decidir arriscar, visite a parte não restrita do parque, enquanto aguarda pelo seu turno para entrar na zona monumental. Nossa recomendação é a compra antecipada dos ingressos pela internet.
Atualização: em junho de 2018 foi anunciado que, a partir de 2019, e durante a temporada alta, não haverá venda de ingressos nas bilheterias do parque. O que torna ainda mais importante chegar no parque com o ingresso comprado.
Compre seu ingresso aqui: https://parkguell.barcelona/
Dizem que por Gaudí ter passado a infância à beira-mar, todas as suas casas são inspiradas em um castelo de areia. Ele amava a natureza e achava que o céu e mar faziam uma ótima combinação, e tanto as árvores quanto as nuvens eram formas esculturais perfeitas. Gaudí não gostava de espaços muito fechados e de formato regular, evitava linhas retas porque as considerava artificiais, enquanto um círculo era de origem divina. É sempre difícil escrever sobre as obras-primas e sobre o gênio.
A Igreja da Sagrada Família, aqui em Barcelona é um famoso projeto de Antoni Gaudi, que está em construção desde 1882.
A Barcelona de Gaudí tem praias fabulosas:
As praias aqui oferecem bons momentos aos turistas com grande dose de charme. Com uma orla de cerca de 5km, cheia de lugares chamados “chiringuitos” (tipo quiosques de praia), onde se come, bebe e se relaxa, ao som de chillout (estilo de música eletrônica relaxante, um dos meus favoritos), e em preguiçosas espreguiçadeiras. Definitivamente as praias de Barcelona fazem muito sucesso, sendo bem badaladas.
Praia de Barceloneta, Barcelona
Foi a principal visitada, pois é a que está mais próxima ao centro. Eu achei bem bonita, e foi a primeira vez que cheguei perto do Mar Mediterrâneo, então você já imagina a emoção. Dizem que nos meses de alta estação é a que mais enche, mas brasileiro já está super acostumado a praia lotada. Ela fica no próprio bairro que leva seu nome, junto à Playa de San Sebastián e a Playa de la Victoria. É uma das maiores, e possui boa infraestrutura.
Praia Nova Icària, Barcelona
Essa praia tem fama de ter ótima infraestrutura e água limpa, sendo uma das mais recomendadas. Tem parquinho para as crianças, aparelhos de ginástica e área para esportes. Tem fácil acesso, vindo de metrô, as estações perto são Ciutadella e Bogatell, pela Linha 4. Se você vier de ônibus, pegue as linhas 6, 36, 41, 92 e 141.
Praia de Sant Miquel, Barcelona
Essa aqui é bem perto da Igreja de São Miguel, daí o nome. É uma praia bem pequena, e das mais antigas. Ela se destaca pois tem infraestrutura que facilita o acesso ao mar de pessoas com mobilidade reduzida, e também fica muito próxima à Barceloneta.
Praia Sant Sebastià, Barcelona
Essa praia é mais frequentada pelos moradores da cidade, e menos pelos turistas, e isso significa Topless e naturalismo. Ela fica perto do Hotel W, que tem formato de vela de barco, um dos mais luxuosos da cidade. A estação de metrô mais próxima é a Barceloneta. Se você vier de ônibus pode utilizar as linhas 14, 16, 17, 39, 40, 45, 51, 57, 59, 64 e 157.
Praia Bogatell, Barcelona
Essa praia também é mais frequentada pelos locais, por não ser de fácil acesso pelo metrô. A praia tem infraestrutura para a prática de alguns esportes como ping-pong, futebol e vôlei. O metrô mais próximo é a estação Poblenou/Llacuna. E de ônibus você chega pelas linhas 6, 36, 41, 92 e 141.
Turismo em Barcelona: Primavera Sound e o Parc Del Fórum
O motivo principal da viagem era vir a este festival, localizado no Parc Del Fórum.
O Primavera Sound é um festival de música, realizado desde 2001 e tem em seus palcos as últimas tendências em música, especialmente rock e pop, contando com bandas e DJs mais conhecidos e outros talentos mais alternativos. O local tem uma arquitetura bem moderna, que além das festas, é um ótimo lugar para andar de bike, skate, com seu cão, fazer um cooper, e o principal: ver a linda vista do Mar Mediterrâneo!
A Barcelona de Gaudí e o incrível Primavera Sound
Foi um festival extraordinário e inesquecível. O público foi de cerca de 190 mil pessoas nos 3 dias de festival, mais de 200 artistas, entre bandas e DJ, 12 palcos, 18 horas de música sem parar por dia, inúmeras opções de gastronomia e outras atividades.
Eu nunca tinha ido a um festival fora do Brasil, e pude perceber o quanto é organizado!
Leia também: Cádiz: a cidade milenar que influenciou o Brasil
Absolutamente TUDO funciona de modo civilizado! Não enfrentamos filas para entrar, viemos de metrô, mas também tinha ônibus e taxis disponíveis durante toda a madrugada na saída do festival (o metrô funciona até às 2h na sexta e no sábado roda 24 horas).
Uma coisa que me chamou a atenção foi que apesar da grande presença de shows “indie-blockbusters”, não percebi um público afetado, ou seja, sem ostentação, nem grande “merchandise”. Ao contrário, notei certa presença de famílias com crianças e um público mais adulto, maduro, a partir dos 25 anos.
Barcelona definitivamente é uma cidade que merece ser visitada, com ou sem festival de música.
Se cidades às margens do mar mediterrâneo na Espanha é um destino que te interessa recomendo ler o post sobre Espanha- 5 Coisas para Fazer em Alicante, do blog World By 2.;
Veja outro destino praiano na Espanha: Corunha: Motivos para conhecer a cidade que está fora do roteiro espanhol, do blog Meu Destino é Logo Ali
Ainda na Catalunha, veja um bate e volta de Barcelona para Tarragona – Cartoixa d’Escaladei.
NÃO SE ESQUEÇA DE CONTRATAR O SEGURO VIAGEM!
Para fazer turismo em Barcelona de modo tranquilo,
Faça uma cotação sem compromisso neste link que já inclui o cupom ELIZABETHWERNECK que garante o desconto de 5% na compra do seu seguro viagem!
Acompanhe minhas viagens em tempo real pelo Instagram >>@elizabethwerneck
Se você gosta das dicas do blog, ajude na sua manutenção, reservando seus hotéis e pousadas pelos links daqui. Isso não aumenta em nada o valor da sua reserva e gera um pequeno percentual revertido para o blog 😉
🛏 Pesquisando por hotel? Dê uma olhadinha no Booking.com! Você não paga nada a mais pela reserva, pode alterar e cancelar quando quiser, e ainda consegue os melhores preços.
Adoro Barcelona e as obras de Gaudí, bem como a sua ligação à cidade. Confesso que ler as suas impressões sobre a cidade me fez regressar no tempo até 2016 quando visitei a cidade.
[…] gratuitos da cidade. Lá no post você encontra dicas para economizar e aproveitar o melhor que a Barcelona de Gaudí tem para […]
[…] York é um dos lugares mais cobiçados pelos brasileiros! A cidade é como Paris, Londres, Roma e Barcelona: é cheia de história, cultura, gastronomia e outros lugares super imperdíveis para descobrir. […]