Se você acha que essa região tem só Cancún, prepare-se para se surpreender. Há aventuras sem fim em Yucatan. Aqui nesse texto está algumas das melhores coisas para fazer na Península de Yucatán, no México.

Importante: Se você precisa comprar Euros ou Dólares para uma viagem ao exterior, você tem que conhecer a Wise!
Eu viajo muito e as melhores taxas de câmbio encontro sempre na Wise. Sem falar no cartão VISA deles que pode ser solicitado gratuitamente e utilizado no exterior debitando direto da sua conta Wise internacional sem tarifas ocultas nem IOF, com praticidade e segurança.
Entre para a Wise é gratuito.

Poucos destinos oferecem tanta variedade quanto a Península de Yucatán, no México. Uma vasta extensão de selva, cercada por praias brancas imaculadas, cresce a partir de um ecossistema único e complexo.

Booking.com

Toda a península é de calcário poroso com cavernas de água doce. Inúmeros sumidouros (chamados cenotes) quebram a superfície, oferecendo aos viajantes oportunidades para nadar, mergulhar com snorkel e mergulhar.

Eu costumo brincar que nesse post está todas as atrações alternativas e diferentonas de Yucatan, já nesse texto a seguir está os passeios mais clichès, que todo mundo faz:

Leia também: O que fazer em Cancún e Riviera Maya: Mundo Maya, Caribe e Night

Cenote é uma das maravilhas na natureza e existe em Yucatán.

E isso é apenas a natureza. A Península de Yucatan contém uma mistura de três culturas importantes: maia, colonial espanhola e mexicana moderna.

Você pode mergulhar em todos os três lugares como Valladolid, perto de Chichen Itza, com uma visita às famosas ruínas pela manhã, uma parada em um convento do século XVI à tarde e um jantar de especialidades típicas de Yucatán em um elegante gastropub à noite.

Há tantas coisas para fazer na Península de Yucatán que muitos viajantes voltam várias vezes. Eu sou uma delas. Pra mim, essa região é uma das mais lindas do mundo, e vale a pena visitar mil vezes.

Com tantos lugares para visitar em Yucatan, você certamente terá uma ótima experiência, não importa o que esteja procurando!

Onde fica a península de Yucatán?

Quem quer planejar uma viagem para o México, deve saber onde fica a península de Yucatán. Isso é importante para que você consiga fazer o seu roteiro e decidir o que fazer e as rotas de viagem, além de como chegar e também como sair da região.

Dessa forma, saiba que a incrível península de Yucatã fica bem ao lado do Golfo do México, na região sul do país, e também a oeste de Cuba e bem a nordeste da Guatemala. Veja o mapa:

Onde fica a península de Yucatán?
Veja Yucatán no Mapa da América.

 Se você reparar bem, existe um estado no México que chama Yucatán, e também um lugar geográfico que chama Península de Yucatán.

Ou seja, Cancún, Tulum, Playa del Carmen, etc, estão localizados na Península de Yucatán, porém estão no estado Mexicano de Quintana Roo.

Já Valladolid, Mérida, Chichen Itza, Celestun, Uxmal estão localizados na península de Yucatán e também estão no estado que leva o mesmo nome: Yucatán.

As cidades de Campeche e Guerrero, por exemplo, estão localizadas na Península de Yucatán, mas estão no estado de Campeche. Ficou claro? Esse artigo é sobre atrações na Península de Yucatán, e não apenas no estado mexicano de Yucatán 🙂

Que povos habitavam a Península de Yucatán?

Muitas pessoas tem dúvidas sobre quem era os antigos povos que habitavam a península de Yucatán e seus moradores ancestrais são os Maias. Ou seja, essa península mexicana foi morada da antiga civilização maia que construiu cidades e locais enormes, numa região chamada de Mesoamericana, hoje são territórios pertencentes aos países México, Guatemala e Belize.

O povo Maia viveu seu ápice entre os anos de 240 d.C. a 950 d.C, em uma etapa cronológica chamada Era Clássica. A civilização Maia é considerada uma das civilizações pré-colombianas mais evoluídas que já existiu.

O povo Maia era organizado por várias hierarquias e também tinha conhecimento avançado em vários campos, como saúde, matemática, engenharia e astronomia.

Depois dos anos 800 d.C, a civilização Maia acabou entrando em um período de decadência e, dessa forma, como consequência, ocorreu uma migração populacional, e as pessoas descendentes dos Maias foram para outros destinos da então Região chamada Mesoamérica.

Quais cidades e estados fazem parte da Península de Yucatán?

Eu expliquei um pouquinho ali em cima, então se você ainda tem dúvida sobre quais cidades e estados formam a Península de Yucatán continue lendo. A região inclui cidades e lugares, como a pitoresca Mérida, ao noroeste, e o Estado de Quintana Roo, que tem Cancún, além do Estado de Campeche na parte sudoeste da península.

Leia também: Pacote Hurb para Cancún: é confiável? Roteiro de 5 dias – viajando pela agência mais comentada do Brasil

Onde fica a península de Yucatán?
Veja mais detalhes da Península de Yucatán no mapa

Passagens aéreas internacionais com menor preço para Yucatán!

Você é aquele tipo de turista e viajante que não quer abrir mão de toda a economia durante a viagem e também sempre procura as melhores promoções? 

Então, não deixe de pesquisar as passagens para Cancún e para a Península de Yucatan no site Passagens Promo. Eu comprei minha passagem recentemente por lá e foi ótimo.

Passagens aéreas com desconto.

Seguro viagem para visitar o México e Yucatán:

Não deixe de contratar um seguro viagem para você ficar tranquilo (a). Recomendo pois eu já precisei acionar o seguro viagem e foi o que salvou a viagem. Vai por mim, turistas que visitam Yucatán tendem a ter uma dorzinha de barriga que pode comprometer a viagem, coisas que o excesso de pimenta e de tequila fazem com você (experiência própria hahahaha).

Ative o cupom e contrate o Seguro viagem para o México

Aqui estão as 15 melhores coisas para fazer em Yucatán, além de dicas práticas sobre como aproveitar ao máximo sua viagem.

1. Visite Playa del Carmen, em Yucatan

Embora Cancun seja o primeiro destino que me venha à mente, recomendo Playa del Carmen como primeira parada na Riviera Maia.

Cancun é bom se você quiser limitar sua viagem a um grande resort à beira-mar (ou se quiser se divertir em hotéis baratos no centro da cidade em Cancun).

Mas se você quiser andar descalço no seu hotel familiar até a praia para um mergulho matinal, Playa del Carmen é o lugar.

Embora a praia tenha sofrido erosão e invasões de algas nos últimos anos, e haja praias melhores em Tulum, Puerto Morelos e Akumal, o que dá a Playa a vantagem sobre essas outras cidades litorâneas é a Quinta Avenida (5ª Avenida).

Convenientemente começando na principal estação rodoviária e paralela à praia, a Quinta Avenida é apenas para pedestres por quase 2 quilômetros.

Está repleto de pequenos hotéis, lojas de souvenirs e uma grande variedade de restaurantes mexicanos e estrangeiros. Explorar esta rua movimentada é facilmente uma das principais coisas para fazer em Yucatán.

A comida local mais autêntica, junto com as maiores casas noturnas, estão a uma ou duas quadras de distância. Mas nada como passear pela Quinta Avenida, de dia ou de noite, absorvendo todas as vistas, sons e cheiros.

Certifique-se de verificar a Calle 38 (ao lado da 5th Ave.) e continue pela 5th avenue ao norte até Colosio.

Reserve aqui:

Snorkel em Puerto Morelos

Veja uma lista com os melhores hotéis em Playa del Carmen:

Muita gente opta por ficar hospedado em Playa del Carmen alguns dias. A cidade é super estratégica para fazer todos os passeios. Além disso, é bem mais barata que a beira mar de Cancún. Ou seja, recomendo muito se hospedar em Carmen. A seguir veja os melhores hotéis em Playa. Não deixe de ver as fotos, as avaliações e já reserve para garantir o seu. Os melhores hotéis costumam esgotar rápido.

Veja os hotéis mais chiques e glamourosos em Playa del Carmen. Indicados para viagens especiais, como românticas ou comemorando aniversário.

1- Fairmont Mayakoba

2- Fairmont Mayakoba Riviera Maya – All Inclusive

3- Banyan Tree Mayakoba

4- Palmaïa – The House of AïA Wellness Enclave All Inclusive

5-El Dorado Maroma, Gourmet All Inclusive by Karisma

6- Palafitos Overwater Bungalows at El Dorado Maroma, Gourmet All Inclusive by Karisma – Adults Only

Agora veja os melhores hotéis com bom custo benefício (mais em conta), em Playa del Carmen, Yucatan

Veja uma lista onde a diária tem média de R$400.

1- Holiday Inn Express & Suites – Playa del Carmen, an IHG Hotel

2- Newport House Playa Boutique Hotel (esse é um dos melhores)

3- Hotel Cielo

4- Riviera Maya Suites

2. Vá para a praia e admire as ruínas em Tulum

Existem centenas de sítios arqueológicos em Yucatán, que vão desde o minúsculo (mas interessante) San Miguelito, repleto de iguanas, na zona hoteleira de Cancun, até a enorme e mundialmente famosa Chichen Itza.

Tulum pode ter perdido a maior parte de seu charme nos últimos anos, mas eu recomendo Tulum para um passeio imperdível em Yucatán. As ruínas e a praia aqui são incríveis.

Cerca de uma hora ao sul de Playa del Carmen, é fácil visitar Tulum em uma viagem de um dia, mesmo saindo de Cancun (cerca de duas horas de distância). Possui estruturas impressionantes e uma boa mistura de áreas gramadas abertas e caminhos entre árvores.

O principal atrativo de Tulum, no entanto, é sua localização acima do mar azul-turquesa do Caribe.

É um dos melhores lugares mais instagrámaveis de Yucatan para fotografia. O melhor de tudo é que uma escada de madeira leva a uma pequena praia abaixo, onde você pode nadar na água para ter uma visão diferente das ruínas de Tulum.

Uma estrada da saída sul do parque leva à praia principal de Tulum, que é longa, larga e cheia de areia branca e fina. Esta combinação de ruínas e praia faz de uma viagem a Tulum outra das melhores coisas para fazer em Yucatán.

Veja essas experiências em Tulum:

1- Transfers em Tulum

2- Excursão a Tulum e Cobá

3- Excursão a Xel-Há

Veja uma lista com os melhores hotéis em Tulum, em Yucatan:

Muitos visitantes em lua de mel, ou aqueles turistas mais “hippie chiques” optam por se hospedar em Tulum alguns dias. A cidade/vila tem fama de charmosa e também tem boa localização para fazer os passeios por aqui.

Sabe aquela blogueira chique? Pois é, se hospedou em Tulum. Sabe aquele ator descontruído da novela das 8? Também foi pra Tulum. Ah, sabe o cantor que casou em Noronha? Pois é, o réveillon curtiu com a turma em Tulum. Então já sentiu a vibe do lugar, né? Quem vai a Tulum respira glamour.

Dizem que o azul do mar de Tulum é lindo e diferente! Será mesmo? Vale a pena confirmar, visitando e se hospedando. Recomendo fortemente se hospedar em Tulum.

Veja os melhores hotéis em Tulum divididos por:

Beira mar (veja as fotos, avaliações e preços)

1- Aloft Tulum;

2- Ahau Tulum;

3- Mi Amor a Colibri Boutique Hotel-Adults Only

Ou no centrinho:

Você vai ver que os preços do centrinho são absurdamente menores que os da Orla. Se você quer o glamour de Tulum, mas quer economizar sem perder o charme, recomendo um hotel no centrinho.

1- Casa Almendro (diária mais ou menos R$250,00)

2- Casa Abanico Tulum (diária, mais ou menos R$150,00)

3- Azura Boutique Hotel (preço baixinho, principalmente por ser um hotel Boutique).

4- Hotel Central Station Tulum (diárias de R$180,00 mais ou menos)

5- Kaab Tulum. Hotel 4 estrelas, a R$350,00

VOCÊ SABIA QUE O MÉXICO É UM DOS PAÍSES ONDE O REAL VALE MAIS QUE A MOEDA LOCAL? NÃO DEIXE DE LER ESSE TEXTO.

tulum

3. Mountain Bike na Selva em Punta Venado, em Yucatan

Falando em belas praias no México, há uma linda e isolada em Punta Venado (Deer Point) cerca de quinze minutos ao sul de Playa del Carmen.

O Punta Venado Beach Club tem boa comida e preços razoáveis, e a praia tranquila é um dos melhores lugares para se visitar na península de Yucatán para um pouco de privacidade.

Por mais bonita que seja a praia, o verdadeiro atrativo de Punta Venado é seu parque de mountain bike. Uma grande rede de trilhas foi construída através da floresta tropical, e uma trilha de areia corre ao longo da costa.

Você verá muitos animais selvagens nas trilhas, incluindo iguanas, macacos e o quati, um mamífero arborícolas parecidos com guaxinins.

As trilhas têm três níveis de dificuldade. Além disso, as trilhas intermediárias e experientes são longas, esburacadas e certamente satisfazem os ciclistas experientes acostumados a grandes montanhas. As trilhas para iniciantes são muito menos assustadoras, mas qualquer um que as pedale deve estar totalmente confortável em uma mountain bike.

Você pode alugar bicicletas de montanha de boa qualidade e bem conservadas na loja ou trazer as suas próprias. E, claro, depois do passeio, você pode passar o resto do dia nadando no mar ou tomando margaritas no bar da piscina do clube de praia.

4. Explore a Isla Mujeres de bicicleta

Se você quiser experimentar o Yucatan em duas rodas, mas não está a fim de mountain bike quente e árduo na selva, ainda tem muitas opções.

Você pode alugar bicicletas em quase todos os destinos turísticos de Yucatán, como Tulum, Mérida e a Quinta Avenida de Playa del Carmen… e Isla Mujeres.

Uma das melhores atividades de Yucatán é passear de bicicleta pela Isla Mujeres. A longa e estreita ilha está localizada ao norte de Cancun, e você pode alcançá-la de balsa da zona hoteleira de Cancun ou Puerto Juarez.

As balsas deixam você no extremo norte da ilha, onde fica a pequena vila e as maiores praias. A maioria dos visitantes nunca sai desta área e, de fato, pode até não saber o quanto a ilha existe.

E, na verdade, a parte mais alta da Península de Yucatán é Punta Sur, um mirante rochoso na ponta sul da Isla Mujeres. É um lugar lindo, e caminhar até lá é uma das melhores coisas para se fazer em Yucatán e os melhores lugares para se visitar em Isla Mujeres.

Alugar uma bicicleta na vila é uma ótima opção para chegar a Punta Sur, e você pode fazer paradas em outras atrações de Yucatán na Isla Mujeres durante o passeio, como o Parque Natural de Recifes de Garrafón.

Dê uma olhada nesta divertida experiência de ciclismo ao redor da ilha, que abrange muitos dos pontos turísticos e é muito acessível.

Reserve aqui com cancelamento grátis:

1- Excursão à Isla Mujeres de catamarã

2- Excursão à Isla Contoy e Isla Mujeres

3- Nadar com tubarões-baleia + Isla Mujeres

4-  Nadar com golfinhos na Isla Mujeres

5- Ingresso do Parque Natural Garrafón

Leia também: Onde se hospedar em Cancun. Veja todas as dicas para você resrvar a melhor localização da praia

8. Fuja das Multidões e encontre paz e tranquilidade em Holbox
Isla Mujeres é uma das atrações de Yucatã. Foto Unsplash

5. Nade ou mergulhe em um Cenote

Como você deve saber ou desconfiar, a Península de Yucatan tem muitos locais de mergulho, especialmente na Riviera Maya, no trecho da costa caribenha de Cancun a Tulum. Além dos recifes, há também um museu subaquático, que é uma série de estátuas submersas no mar entre Isla Mujeres e Cancun continental.

Isso pode parecer estranho para os mergulhadores, mas para mim, o melhor mergulho é alcançado de van, não de barco, e não em mar aberto profundo, mas em cavernas estreitas em apenas alguns metros de água doce.

Estou falando de cenotes de água doce que levam a extensas redes de cavernas. Mergulhar em cenotes é uma das minhas aventuras favoritas em Yucatán, e cada vez que vou, visito alguns novos.

Dois cenotes populares são Dos Ojos e El Pit. Eles estão próximos um do outro, compartilhando uma entrada e um centro de visitantes, e estão convenientemente localizados fora da rodovia entre Playa del Carmen e Tulum.

Eles são uma excelente introdução ao mergulho em cenote, tanto por causa de sua localização quanto por serem muito diferentes.

Dos Ojos é um mergulho em caverna com duas rotas que o levam por passagens estreitas cheias de estalagmites, estalactites e raízes de árvores penduradas na água.

El Pit, como o nome sugere, é uma câmara maciça e profunda, onde raios vívidos de luz se inclinam através da água tingida de azul.

Se você quiser mergulhar no cenote, visite uma loja de mergulho em Playa del Carmen ou Tulum. Eles discutirão as opções com você, alugarão equipamentos e fornecerão transporte.

Se você não é um mergulhador, Dos Ojos ainda é uma boa opção para nadar em um cenote.

Se você se encontra em uma parte diferente do Yucatan, como Mérida, não se preocupe, porque os cenotes estão por toda parte, e cada um oferece algo único e interessante. Nadar em sua água fresca e fresca é uma das coisas essenciais para fazer na Península de Yucatán.

1- Excursão a Chichén Itzá e cenote sagrado

2- Visita a Xenotes, você vai explorar as joias naturais da península do Yucatán: os cenotes. Você vai fazer tirolesa, praticar caiaque e claro, nadar nesses lugares únicos.

3- Tour de bicicleta pelos cenotes;

4- Ingresso do cenote Hubiku e Museu da Tequila Don Tadeo

5- Ingresso do cenote Xcanché;

6- Tour pelos cenotes da Riviera Maya

7- Excursão a Ek Balam: Visite o interior da Península de Yucatán e conheça um pouco das tradições da comunidade indígena de Ek Balam. Além disso, você vai desfrutar de um refrescante mergulho no cenote Hubiku.

8- Tour pelo Native Park Yucatan

9- Ingresso do Chichikan

8. Fuja das Multidões e encontre paz e tranquilidade em Holbox
Foto Unsplash

6. Balance em uma rede sobre a água de safira de Kaan Luum

Cerca de 15 minutos ao sul da cidade de Tulum, de carro ou transporte público, há um outro tipo de cenote. Kaan Luum é uma grande lagoa aproximadamente circular de água doce cercada por uma selva densa.

É bastante raso, na altura do peito, até o centro da lagoa, que contém um cenote profundo. Aqui os tons azul-celeste da água límpida de repente escurecem. Está isolado, então você não pode nadar nele, mas pode nadar ao lado e ponderar sobre suas profundezas sombrias.

Kaan Luum é um dos melhores lugares para se visitar no Yucatan para relaxar. Traga bebidas geladas e lanches e passe o dia todo em um dos longos píeres.

Você também pode subir em uma das redes penduradas sobre a água e balançar o dia todo. Encontre Kaan Luum no mapa, aqui.

Veja essa incrível experiência em Kaan Luum:

Visita à lagoa de Kaan Luum + Cenotes Mariposa e Chen-Ha

7. Faça um passeio de barco em Bacalar

Para um lago multicolorido em uma escala muito maior do que Kaan Luum, siga para o sul até Bacalar, o lago de sete cores, um dos lugares mais bonitos para se visitar no Yucatán.

Para a experiência completa de Bacalar, faça um passeio de barco ao redor do lago. Assim que você se aproximar do cais principal, as pessoas se aproximarão imediatamente oferecendo passeios de barco. Você pode trazer o que quiser no barco, como um cooler cheio de cerveja, e vir preparado para nadar.

O passeio de barco o levará ao redor do lago, fazendo paradas em cenotes submersos e uma área de areia rasa perto de um canal outrora usado por piratas, onde você pode pular e se refrescar.

O guia também apontará estromatólitos, rochas calcárias semelhantes a corais que são formadas por uma alga antiga que é uma das formas de vida mais antigas da Terra.

Por um pouco mais de dinheiro, mas uma viagem muito mais tranquila, vá em um veleiro!

Veja essa incrível experiência em Bacalar:

1- Passeio de lancha pela lagoa Bacalar

2- Excursão privada saindo de Chetumal

3- Tour de caiaque pela lagoa Bacalar

4- Excursão a Bacalar

5- Passeio de barco privado pela lagoa Bacalar

Bacalar

8. Fuja das Multidões e encontre paz e tranquilidade em Holbox

As duas grandes ilhas da costa caribenha de Yucatan, Isla Mujeres e Cozumel, são de fácil acesso por viagens de balsa relativamente curtas de Cancun e Playa del Carmen.

Eles são excelentes lugares para se visitar em Yucatan, com muito o que fazer, especialmente andar de bicicleta na Isla Mujeres, mergulhar em Cozumel e ir à praia em ambos.

Um pouco ofuscada por esses dois luminares está a terceira maior ilha da Península de Yucatán, Holbox, localizada entre o Caribe e o Golfo do México.

É significativamente mais longe, exigindo uma longa (mas direta) viagem de carro ou ônibus de Cancun ou Mérida antes de pegar a balsa para a ilha.

Vale a pena a viagem e um dos melhores lugares para se visitar no Yucatán para fugir de tudo. Holbox tem uma vila descolada com hotéis amigáveis ​​e acessíveis e uma variedade de restaurantes.

As praias são surpreendentes, e uma seção geralmente se ilumina com bioluminescência à noite. E se você estiver lá entre junho e setembro, poderá participar de uma das melhores aventuras de Yucatán – nadar com tubarões-baleia.

Reserve aqui com cancelamento grátis atrações e atividades em Holbox:

1- Excursão à ilha Holbox

2- Tour do plâncton luminescente por Punta Cocos

3- Tour de caiaque por Holbox

4- Cerimônia maia da Lua Cheia

5- Tour do plâncton luminescente de caiaque

6- Paddle surf em Holbox

8. Fuja das Multidões e encontre paz e tranquilidade em Holbox, Yucatan
Sombra e água fresca em HolBox. Foto: Raquel Hoffmann

9. Passeie pelas ruas tranquilas de Valladolid

A maior reivindicação de fama de Valladolid pode ser sua proximidade com Chichen Itza, uma das Novas Sete Maravilhas do Mundo. Mas a linda cidadezinha merece uma visita por si só, e eu sugiro ficar por vários dias, se possível.

Edifícios coloniais coloridos e bem restaurados se alinham nas ruas de paralelepípedos em uma grade bem planejada, proporcionando passeios e fotografias agradáveis.

Espalhados entre eles estão atrações de Yucatan como parques arborizados, museus em mansões coloniais, um convento de 500 anos, um cenote e um autêntico mercado com especialidades locais à venda.

Há inúmeras coisas para ver e fazer em Valladolid para mantê-lo ocupado. Além disso, existem alguns excelentes restaurantes aqui também.

Ficar em Valladolid faz sentido antes ou depois de uma viagem a Chichen Itza, pois você poderá visitar as ruínas assim que elas abrirem, antes da chegada dos ônibus turísticos.

Reserve aqui com cancelamento grátis atrações e atividades em Valladolid:

1- Tour por Chichimilá, povoado maia e cenotes

2- Excursão a Chichén Itzá, Izamal e cenote Yokdzonot

3- Tour de bicicleta pelos cenotes;

Yucatán: onde fica e o que fazer nessa península no México
9. Passeie pelas ruas tranquilas de Valladolid

10. Volte no tempo nas ruínas maias

Com inúmeros sítios arqueológicos na Península de Yucatán, você pode passar a vida inteira perseguindo uma experiência aventureira de Indiana Jones, especialmente em áreas remotas cobertas de vegetação como Calakmul, Coba e Uxmal.

Com sua pirâmide icônica, Chichen Itza atrai multidões, e por boas razões. O grande local tem uma fascinante variedade de estruturas, esculturas detalhadas e seções distintas.

É grande o suficiente para passar o dia inteiro e ser continuamente surpreendido por algo novo – plataformas cheias de colunas, caminhos pela selva e dois cenotes.

Pode não parecer tão remoto ou misterioso quanto algumas outras ruínas maias, mas visitar Chichen Itza ainda é uma das melhores coisas para fazer em Yucatán, apesar de todo o hype e turistas. Então, na sua próxima viagem, você pode (e deve) visitar outras antigas cidades maias.

Veja essas experiências em templos Maias no México:

1- Excursão a Tulum e Cobá saindo de Playa del Carmen;

2- Excursão a Tulum e Cobá saindo de Cancún

3- Excursão a Cobá e Xel-Há saindo de Playa

11. Experimente iguarias locais no mercado público de Mérida

Mérida é a maior cidade do Estado de Yucatan e a capital do estado de Yucatan. A península compreende três estados, com Yucatan no norte e no centro, Quintana Roo no lado leste e Campeche no lado oeste.

Não parece uma cidade, no entanto, mas mais como um museu vivo da arquitetura colonial espanhola. É um dos melhores lugares para visitar em Yucatan para passear e absorver um pouco da cultura.

E não há melhor lugar para mergulhar na cultura do que o amplo mercado de Mérida. Uma visita aqui é uma das principais coisas para fazer em Mérida.

Localizado a poucos quarteirões do zocalo (praça central) no meio da cidade, o mercado tem várias seções onde você pode encontrar produtos, flores, remédios, lembranças e todos os tipos de utensílios domésticos.

A seção de comida é minha parte favorita. Você pode experimentar os muitos pratos da culinária distinta da Península de Yucatán em uma grande variedade de pequenos restaurantes e barracas de comida, e você vai se surpreender com os preços baixos.

Alguns dos favoritos comprovados são a cochinita pibil, carne de porco desfiada marinada em molho ashiote picante, que é frequentemente servida em tacos ou petiscos típicos de Yucatán, como panuchos e salbutes.

Relleno negro, uma sopa de peru preto, não tem gosto de nada. Além disso, dirija-se a uma barraca de suco para experimentar o autêntico chaya, uma folha nativa moída e servida como uma bebida refrescante. Veja algumas iguarias de Yucatán:

Yucatán: onde fica e o que fazer nessa península no México
Gastronomia mexicana
Foto: Raquel Hoffmann
Yucatán: onde fica e o que fazer nessa península no México
Gastronomia mexicana
O que fazer em Yucatán? Provar a culinária mexicana que é patrimônio imaterial mundial. Foto: Raquel Hoffmann

12. Pegue o Trem Puxado a Cavalo para os Cenotes de Cuzuma

Passar um dia chegando aos cenotes de Cuzuma é uma das aventuras em Yucatán que você nunca esquecerá.

Três cenotes estão localizados em uma antiga plantação de cana-de-açúcar, e uma pequena ferrovia passa pelo local. Antigamente era usado para transportar colheitas e agora é usado para transportar visitantes para os cenotes.

Cavalos puxam os vagões de trem surpreendentemente rápido de cenote para cenote. Os próprios cenotes são fantásticos, com grandes câmaras e muito espaço para nadar.

A entrada para um é apenas um buraco na largura dos ombros no chão com uma escada de madeira que desce para a escuridão.

Da cidade de Cuzuma, é fácil obter informações sobre como encontrar o trem. Para chegar a Cuzuma em transporte público, procure os colectivos (vans de passageiros) que saem perto do mercado público de Mérida.

Veja as experiências que você pode fazer e ter saindo de Mérida, Yucatan:

1- Excursão a Celestún;

2- Transfers em Mérida

3- Tour por uma fazenda tradicional de Yucatán

13. Maravilhe-se com a Água Rosa de Las Coloradas

As lagoas rosadas de Las Coloradas, perto da pequena cidade de Rio Largartos, são o sonho de qualquer fotógrafo. A área é utilizada para a produção de sal, que transforma a água em tons de vermelho e rosa a cada seis meses.

Você não tem mais permissão para entrar na água, mas ainda pode passear pelas margens, conferindo as cores e montando ótimas fotos. Certifique-se de vir em março ou em julho e agosto para ver as cores mais brilhantes.

Rio Lagartos está localizado na costa norte da Península de Yucatán, no final de uma rodovia que vem de Valladolid. Além de Las Coloradas, a área também possui praias deslumbrantes e uma grande área protegida repleta de crocodilos e flamingos.

Veja essa experiência na Península de Yucatán, próximo a Las Coloradas:

1- Las Coloradas e Ek Balam + Passeio de lancha por Rio Lagartos

14. Veja os Flamingos na Reserva da Biosfera de Celestún

Se você não conseguiu flamingos suficientes em Rio Lagartos, siga para o oeste de Mérida até a Reserva da Biosfera de Celestún, que tem uma enorme colônia de flamingos.

Esta enorme reserva natural ocupa quase toda a costa oeste da península ao norte de Campeche, e um dos melhores pontos de acesso é a pacata vila de pescadores de Celestún. Você também pode conferir as ruínas abandonadas e cobertas de vegetação de uma antiga fazenda nas proximidades.

Recomendo ver os flamingos na praia perto de uma cidade, ou pode organizar um passeio de barco pelos manguezais, onde você verá muitos outros pássaros tropicais e crocodilos.

Você pode chegar a Celestún de carro ou transporte público de Mérida em cerca de uma hora e meia, e não há dúvida de que uma viagem de um dia a esta área intocada é uma das melhores coisas para fazer na Península de Yucatán para apreciar a natureza.

15. Aprenda um pouco de história na joia colonial de Campeche

Fundado em 1540, Campeche foi um importante posto avançado espanhol nos tempos coloniais, e hoje a cidade é imperdível no Yucatán para os amantes da história.

Os edifícios pintados em pastel do bairro histórico ainda estão cercados pela antiga muralha da cidade, proporcionando um dia divertido de passeios turísticos. E nenhuma viagem a Campeche está completa sem uma visita ao Forte San Miguel, hoje um museu arqueológico.

Além disso, devido à sua localização no oeste da península, Campeche também é uma parada lógica para pessoas em viagens maiores ao México. De carro ou ônibus, você pode chegar a Ciudad del Carmen em três horas e Palenque em cinco.

Perguntas frequentes sobre a Península de Yucatán

Aqui estão algumas respostas para perguntas frequentes sobre esta região do México.

O Yucatan é seguro?

Sim, o Yucatan é geralmente seguro.

Como em qualquer lugar que você viajar, especialmente no México, sempre tome precauções básicas. Não beba muito, não aceite bebidas de estranhos, não deixe sua bolsa ou mochila desacompanhada na praia ou em uma cadeira de restaurante e não ande por ruas desconhecidas à noite.

Nos últimos anos, ocorreram incidentes preocupantes de violência relacionada às drogas em cidades litorâneas da Riviera Maia, como Cancun, Playa del Carmen, Tulum e até mesmo a normalmente pacífica Puerto Morelos.

Eles ainda são comparativamente raros, mas estão ocorrendo com mais frequência.

Se você estiver preocupado, procure ficar em lugares mais tranquilos e que não tenham muito clima de festa, como Akumal ou Holbox, ou concentre sua viagem em áreas do interior, como Mérida, que é um dos lugares mais seguros para se visitar no Yucatán e em todo o México.

Certifique-se de ter um seguro de viagem para sua viagem à Península de Yucatán. SafetyWing é uma boa opção para viajantes e nômades digitais.

Qual é a melhor época para visitar o Yucatan?

As áreas costeiras do Yucatán são tipicamente quentes e arejadas durante todo o ano, enquanto as do interior (Mérida, Valladolid, etc.) ficam muito mais quentes nos meses de verão.

A chuva é possível a qualquer momento, embora geralmente só caia forte por cerca de meia hora. Então o sol brilha forte novamente, secando suas roupas.

A temporada de furacões é de junho a outubro, portanto, durante esses períodos, existe a possibilidade de tempestades perigosas de vários dias.

Não há muito o que fazer sobre o clima, mas você pode tornar seu tempo em Yucatan muito mais agradável, evitando viagens lotadas. Mais turistas internacionais visitam em dezembro e janeiro, especialmente entre o Natal e o Ano Novo.

Os viajantes domésticos também visitam em grande número, juntamente com o final de julho até o início de agosto (quando muitos mexicanos têm folga do trabalho) e Semana Santa (Semana Santa), a semana antes da Páscoa, quando todos têm folga do trabalho.

Evite a Semana Santa a todo custo. Hotéis e voos serão reservados, e praias e destinos turísticos serão lotados.

O que quer dizer Yucatán?

Muita gente pergunta o que quer dizer Yucatán, e saiba que essa palavra tem origem indígena, Maia. Maia é a ancestral civilização pré-colombiana que viveu na região do México por centenas de anos. 

O nome Yucatán, também atribuído à península, veio das primeiras explorações dos conquistadores da Europa. Três explicações diferentes para a origem do nome foram propostas:

O que quer dizer Yucatán? Primeira teoria do nome

A primeira é que o nome resultou da confusão entre os habitantes maias e os primeiros exploradores espanhóis por volta de 1517.

Segundo um deles, os espanhóis deram o nome de Yucatán à região, porque os maias respondiam às suas perguntas com a frase uh yu ka t’ann, que na língua maia significa ouvir como falam. Diz-se também que surgiu da resposta de um indígena maia à pergunta de um explorador espanhol, que queria saber o nome da região. O maia provavelmente respondeu Ma’anaatik ka t’ann que significa na língua maia eu não entendo seu discurso ou eu não entendo você.

Provavelmente o primeiro a propor a versão “não entendo” foi o frei Toribio de Benavente Motolinia. Em seu livro Historia de los indios de la Nueva España (História dos índios da Nova Espanha), ele diz porque falando com aqueles índios do litoral, tudo o que os espanhóis perguntavam, os índios respondiam: Tectetán, Tectetán que significa não te entendo, não te entendo; corromperam a palavra, e não entendendo o que os índios diziam, diziam: Yucatán é o nome desta terra. (Eu, dona do blog já vi isso acontecer tanto).

O que quer dizer Yucatán? Segunda teoria do nome

A segunda explicação proposta vem de Bernal Díaz del Castillo. Em seu livro Historia verdadera de la conquista de la Nueva España, ele diz que Yucatá significa “terra de yucas”, uma planta que foi cultivada pelos maias e foi uma importante fonte de alimento para eles.

O que quer dizer Yucatán? Terceira teoria do nome

Yucatán é uma palavra que significa “não sou daqui”.

Como se locomover por Yucatán

Aluguel de carros são baratos em Yucatan. Todas as empresas habituais têm escritórios nos aeroportos de Cancun e Mérida, os dois principais aeroportos da região.

Se você for ficar em apenas um local, não precisa alugar um carro. Em toda a península, vários tipos de transporte público funcionam regularmente durante todo o dia. Ir de Cancun para outro lugar na costa, como Tulum, é rápido e direto.

Se você planeja ir para Isla Mujeres ou Cozumel, basta caminhar até a balsa. Ambos estão próximos o suficiente para passeios de um dia, mas você pode ver muito mais se ficar alguns dias.

Para viagens mais longas, como de Cancun a Mérida, você pegará um ônibus. ADO é uma empresa de ônibus de primeira classe com estações em toda a península.

Confira o site deles para opções, preços e tempos de viagem.

Os ônibus de segunda classe também saem das estações ADO, mas fazem muitas paradas e fazem rotas indiretas, e geralmente você só pode obter informações sobre eles e comprar passagens na estação, não online.

Conclusão: Agora você sabe o que fazer em Yucatán

Escrever este post realmente me faz querer voltar para aproveitar todos os lugares maravilhosos para visitar em Yucatán. O México é um dos poucos países que toda vez que eu estou escrevendo sobre ele, me desperta um desejo fortíssimo de voltar para lá.

Eu me diverti muito ao longo dos anos experimentando todas essas melhores coisas para fazer em Yucatán, e compilá-las aqui me fez pensar na minha próxima viagem a esta incrível região do México. Você já foi a Cancún e região de Yucatán? Escreva nos comentários.