Ruínas de Tikal
Essa incrível visita à Tikal fez parte da nossa expedição pela América Central.
Tikal está localizada no norte da Guatemala e é muito famosa.
Leia também: Guatemala Turismo e viagem: Arquitetura colonial, vulcões, Caribe e Mundo Maia
Tínhamos algumas informações sobre os povos Mayas e suas cidades-estado, e aí descobrimos que essa foi provavelmente a maior cidade, e uma das mais poderosas. Inclusive ainda tem uma boa parte embrenhada na mata selvagem, sem ter sido escavada ainda. Muitas surpresas ainda virão!
E aqui viemos de madrugada, ainda tudo escuro aguardar o nascer do sol em cima de uma pirâmide Maia!
Seguimos pela trilha em plena escuridão. A experiência é algo muito difícil de descrever. Não havia mais nenhuma pessoa ali, ou seja, Tikal era só nossa! Logo atrás do guia, seguíamos em silêncio. Silêncio esse que às vezes era interrompido por alguma explicação sobre Tikal ou pelos incríveis sons da selva!
Os barulhos da floresta despertando era um verdadeiro espetáculo. Os bichinhos acordavam e começavam a cantar por todos os lados. Macacos, pássaros, insetos e répteis soltavam suas vozes animados e agradecidos pelo novo dia que chegava, trazendo com ele os raios de sol.
Quando visitei outra ruína Maia, em Belize, gravei o poderoso som do macaco Bugio na floresta. Escutamos novamente aqui em Tikal enquanto o dia clareava!
Foi uma mistura dos filmes do Indiana Jones, Jurassic Park e algum outro filme literalmente “Na natureza selvagem” .
Eu me senti descobrindo pela primeira vez uma cidade abandonada no tempo.
O que você vai encontrar nesse artigo
Nascer do Sol em tikal, guatemala
Havia muitas nuvens no céu, e isso atrapalhou um pouco o nascer do sol. Mas só de não ter chovido esse dia já valeu totalmente (no dia anterior tinha chovido bastante). Além disso o guia falou que a temperatura sobe muito, ficando muito abafado em um bonito dia de sol. E isso poderia ser um grande problema para mim, já que eu estava grávida.
Leia também: Babymoon: um guia para viajar grávida
Então depois descemos da pirâmide e seguimos para a praça central, e o guia, que também era descendente de Maias, nos explicou tudo sobre os rituais de seu povo. Eu não fazia ideia que Tikal até hoje recebe herdeiros dos maias que usam o local para prestar culto aos seus deuses e antepassados. Foi definitivamente uma incrível aula de história sem estar entre os muros da escola.
Tikal foi declarado Patrimônio Natural e Cultural da Humanidade pela UNESCO. São pirâmides, templos e praças todas no meio da floresta para abrigar um dos maiores centros populacionais e culturais dessa civilização.
Os Maias, diferentes dos astecas e incas não possuíam uma capital e sim cidades independentes que poderiam ser aliadas ou rivais.
Então por aqui visitamos vários edifícios e o Guia Turístico nos falou sobre o que significavam, nos mostrou algumas que ainda não foram restauradas (Templo III) e detalhou sobre os principais pontos da antiga cidade de Tikal.
Flores, Guatemala. Cidade base para visitar as ruínas de Tikal
Flores é uma cidade da Guatemala capital do departamento de El Petén.
A parte antiga da cidade de Flores está localizada numa ilha do lago Petén Itzá, conectada por uma pequena estrada que liga ao continente.
A cidade é o principal destino de hospedagens para os turistas que visitam Tikal e foi por isso que viemos.
Leia também: Antígua (Guatemala): vulcões, ruínas, arquitetura colonial e o Lago Atitlán
Achamos a ilha bem alternativa que é uma mistura de pequena cidade praiana (por ser às margens de outro enorme lago) e cidade do interior!
Na época pré-colombiana, Flores foi a cidade maia de Tayasal.
Ficamos hospedados por 3 noites no simpático Hotel Isla de Flores e recomendo bastante.
Eu adoro a América latina: muita cultura, belas praias, artesanatos, povo hospitaleiro e preços baixos. E você? Já teve a oportunidade de conhecer a “Centroamérica”?
Recadinho final:
Antes de me despedir, relembro apenas que a melhor forma de ajudar esse blog a manter-se vivo é usando os links que disponibilizo para fazer as suas reservas (é o que eu uso nas minhas viagens). Para você é exatamente igual e não paga mais nada, mas para gente faz total diferença. Nomeadamente:
reservar passeios pelas cidades pelo site Civitatis; reservar hotéis no booking através deste link; fazer Seguro Viagem pela Seguros Promo (os leitores do Blog elizabethwerneck.com têm 5% de desconto); ou procurar voos no Skyscanner aqui mesmo. Muito, muito obrigada.
Grande beijo,
Elizabeth Werneck e família.
[…] A seguir: Clique aqui para ver as incríveis pirâmides de Tikal […]
Gente que delícia de experiência. Quero muito visitar a América Central, esse países tão coloridos e cheios de história. Você acendeu a vontade que eu tenho há muito tempo. Quero logo realizar esse sonho! Obrigada pela dica!
Que post maravilhoso, Elizabeth. Espero um dia conseguir visitar Tikal e as suas incríveis pirâmides maias. Para além de que a própria cidade parece tão carismática com as suas ruas cheias cores.
Eu amo de paixão a América Latina, acho que temos atrativos especiais por aqui que merecem ser conhecidos. Ainda não tive o prazer de conhecer a América Central, mas Tikal, as incríveis pirâmides maias da Guatemala estão no meu roteiro!!! Amei as fotos e as dicas. Obrigada!!
Que experiência incrível! Nunca tinha pensado em fazer uma viagem a Guatemala, mas seu post e essas incríveis pirâmides maias em Tikal me fizeram morrer de vontade de chegar lá amanha! Parabéns pelo post incrível!
Poxa vida, é de chorar pois estive tão perto das incríveis pirâmides Maia na Guatemala e não visitei mas um dia volto.
Uau, que experiência fantástica visitar as pirâmides em Tikal. Sempre tive muita curiosidade pela civilização Maya e esse seria um passeio que eu certamente faria na Guatemala.
Beth que máximo essa experiência em Tikal. Imagino o quanto incrível deve ser ver as piramides Maias. Guatemala já vai para minha lista
Beth que experiência fantástica de visitar as piramides Maia antes mesmo do amanhecer, eu acho que teria um medinho, mas iria assim mesmo.
Conhecemos Chichén Itzá na Riviera Maia e foi maravilhoso, sou uma apaixonada por história.
Amei conhecer Tikal, Eliz! As pirâmides maias da Guatemala, um lugar que ainda quero muito conhecer, devem ser realmente incrível e as suas fotos provam isso! Um abraço e continua arrasando e dividindo com a gente!
Conhecer essas pirâmides maias de Tikal deve ser uma experiência incrível! Tenho muita vontade de conhecer a Guatemala.
Conhecer a Guatemala me pareceu encantador, vai entrar para a lista de desejos, e achei realmente impressionante Tikal! Não fazia ideia da beleza que tinha! Obrigada