Se você tem dúvida sobre onde se hospedar em Cancún esse texto vai te ajudar bastante. Eu fiquei hospedada no hotel Grand Park Royal Cancún e o hotel era um sonho. Recomendo bastante. Falarei mais dele nas atrações, que eu falei aqui: Veja aqui o que fazer em Cancún e Riviera Maya

Janela do quarto de Hotel em Cancún na Riviera Maya
Da janela do meu quarto vendo os preparativos do casamento da minha amiga! Hotel Grand Park Royal Cancun

A minha estadia em Cancún foi completamente perfeita, e depois que eu voltei escutei muita gente dizendo que não gostou do mar de Cancún, dizendo que é muito bravo e que tem muitas pedras, que as praias são elitizadas, etc. Eu não entendia nada, mas agora, como penso em voltar pra cá pesquisei muito sobre esse assunto e entendi melhor o que acontece.

Dicas de Onde se hospedar em Cancún: Divida sua estadia entre Cancún e Riviera Maya (Playa del Carmen ou Tulum).

Para fazer os passeios para os cenotes, parques aquáticos e ruínas, as cidades de Playa del Carmen e Tulum são indiscutivelmente mais bem localizadas que Cancun.

No entanto, pelas minhas pesquisas, o mar de Cancún é polemicamente mais bonito que o de Playa del Carmen.

Mar de Cancún visto da janalea
Mar de Cancún da minha janela do hotel

O azul de Cancún é lindo, maravilhoso e emociona até as pessoas mais exigentes em relação ao mar turquesa.

Então penso que nos primeiros dias vou ficar em Playa del Carmen por causa da logística dos passeios, e vou pegar um hotel só com o café da manhã incluído porque vou ficar fora o dia todo e à noite vou querer passear pela animada quinta avenida de Playa del Carmen, e jantar por ali.

E nos últimos dias vou querer apenas sombra e água fresca (e um pouco de Mojito e tequila) num all-inclusive em Cancún.

Tem gente que não gosta de ficar trocando de hospedagem, e prefere ficar apenas num resort all-inclusive na famosa região da Riviera Maia. Aí sim, você consegue fazer a maior parte das atividades durante meio período do dia, permitindo que você não sofra ficando o dia todo longe do seu “hotel-paraíso”.

Riviera Maya
Riviera Maya. Foto retirada do site barcelo.com

Em Aruba fizemos exatamente isso. Passeios de meio período para não ficar muito tempo longe do maravilhoso hotel all inclusive.

E afinal onde se hospedar em Cancún?

Centro de Cancún:

Existe o Centro de Cancun e a Zona Hoteleira.

No centro tem os grandes supermercados, lojas, e é a vida real, ou seja, onde os mexicanos moram.

Nessa parte em geral estão localizados os hotéis com melhores preços, pois não tem mar, né?

Mapa de hotéis em Cancún
Sugestões de hotéis no centro da cidade. Imagem retirada do site dicasdecancun.com.br

Então acredito que se você se hospedar no centro da cidade você frequentará alguma praia pública de Cancun (a não ser que você contrate um “Day-use” em algum hotel com praia privativa. As praias públicas são lindas, tranquilas e por ali pode-se avistar golfinhos!

A Playa Delfines fica no KM 17.5 da Zona Hoteleira de Cancun, muito próxima ao sítio arqueológico El Rey (uma boa opção de visita se estiver nessa praia). Para chegar aqui basta pegar qualquer ônibus (R1 ou R2) que ele o deixará bem em frente à praia. Foto @turismodeprimeira
Praia de Cancún, Playa Langosta, Riviera Maya
Praia Pública de Cancún, Playa Langosta: é dela que saem as embarcações para a Isla Mujeres. Foto e informações retiradas desse site aqui

Zona Hoteleira em Cancun

A zona hoteleira é muito extensa, cerca de 30 km banhados pelo belo mar caribenho. Essa região tem um formato do número 7, e está cercada pelo mar do Caribe de um lado e, pela Lagoa Nichupté do outro ( é aqui que tem a avenida principal, a Boulevard Kukulcán).

É a região das grandes cadeias de hotéis, dos shoppings, das baladas, bares e restaurantes e, é claro das praias. Eu simplesmente não cogito ficar em outro lugar a não ser com meu olho grudado no mar do Caribe.

Atenção a essa dica de Ouro: Apesar do mar permanecer lindo e turquesa por toda essa orla, nem sempre é mansinho. Ou seja, o topo do “número sete” (norte) é onde o mar me interessa, onde ele está tranquilo, parecendo um lago e ótimo para crianças (e pra quem gosta de beber uns bons drinks dentro da água, sem que tenha a preocupação de uma onda vir e te derrubar, hahaha).

Mapa das praias de Cancún, Riviera Maya
Imagem retirada do site dicasdecancun.com.br

Outra parte mansinha do mar também é a parte de baixo do 7, chamada Punta Nizuc.

Já na parte leste, (o corpo do 7, e onde está grande parte da Zona Hoteleira), a região é voltada para o mar aberto, sem a proteção da Isla das Mujeres e por isso, as ondas são mais fortes.

Importante você se ligar nisso, pesquisando bastante para não se decepcionar nas suas férias.

Reserve aqui seu hotel em Cancún ou na Riviera Maya. Se você reserva através do blog, você não paga nada a mais por isso e ajuda o blog a se manter. Lembre-se também de ler as várias avaliações que estão no Booking.com referente à hospedagem escolhida para não se decepcionar.

Recadinho final:

Antes de me despedir, relembro apenas que a melhor forma de ajudar esse blog a manter-se vivo é usando os links que disponibilizo para fazer as suas reservas (é o que eu uso nas minhas viagens). Para você é exatamente igual e não paga mais nada, mas para gente faz total diferença. Nomeadamente:
reservar passeios pelas cidades pelo site Civitatis; reservar hotéis no booking através deste link; fazer Seguro Viagem pela Seguros Promo (os leitores do Blog elizabethwerneck.com têm 5% de desconto); ou procurar voos no Skyscanner aqui mesmo. Muito, muito obrigada. 

Grande beijo,
Elizabeth Werneck e família.