Nascer do sol voando num balão sobre Bagan

Realizei um sonho maravilhoso e fiquei emocionada do primeiro momento até o último. Fazer um passeio de balão em Bagan é realmente incrível!

Importante: Se você precisa comprar Euros ou Dólares para uma viagem ao exterior, você tem que conhecer a Wise!
Eu viajo muito e as melhores taxas de câmbio encontro sempre na Wise. Sem falar no cartão VISA deles que pode ser solicitado gratuitamente e utilizado no exterior debitando direto da sua conta Wise internacional sem tarifas ocultas nem IOF, com praticidade e segurança.
Entre para a Wise é gratuito.

Se você também sonha em um dia fazer um passeio de balão aqui, tem algumas dicas que vamos te passar para você se programar.

Booking.com

Veja aqui o que fazer em Bagan

Passeio de balão em Bagan: Quando voar

Na temporada de monções que vai de abril a setembro os vôos costumam não acontecer. Ou seja, se você quiser voar é bom se organizar pra vir pra cá de outubro a março. Cheque as datas exatas.

Ah, e existe também a possibilidade de seu vôo de balão em Bagan ser cancelado na última hora, por causa de chuva ou outra intempérie. O piloto analisa se vai ocorrer o passeio no dia mesmo. Por exemplo, naquele dia que a gente chegou em Bagan os balões não voaram por causa do mau tempo. Aí contratamos para o dia seguinte torcendo para ter. Com segurança não se brinca, e não tem nem o que ponderar. Mas fique tranquilo porque nesses casos, eles devolvem todo o dinheiro.

Balões coloridos no céu da Birmânia

Bagan é uma das melhores e mais seguras regiões do planeta para se passear de balão!

Dicas práticas para o passeio de Balão:

Eu sugiro reservar com antecedência se você puder, porque imagina se não tiver vaga!? Eu tentei reservar com antecedência do Brasil, mas não consegui. Mas fique tranquilo, existem 3 agências, então você pode também contratar na hora, como no nosso caso.

É importante dizer que a gente quase não conseguiu vaga na empresa que a gente queria, pois, como no dia anterior não teve passeio, as pessoas que não voaram iriam voar no dia seguinte, no dia que a gente queria. Por isso é melhor reservar com antecedência se for uma coisa que você realmente queira fazer.

Como eu já disse, são três empresas que fazem esse passeio. A nossa, com os balões vermelhos, chamada Balloons Over Bagan (BOB). Achei o trabalho deles muito profissional e competente.

Balões da nossa agência escolhida Balloons Over Bagan

Tem também a Oriental Ballooning com os balões verdes

E por fim a Golden Eagle, com os balões amarelos

Eu acredito que todas seguem os padrões de segurança internacionais. O nosso piloto disse que foi treinado na Europa.

Escolhemos o passeio que dizia ter até 16 pessoas por balão com direito a fotos, um cafezinho da manhã antes de voar, uns comes e bebes depois de voar, espumante e um certificado de vôo. Ah, e ganhamos também 1 boné lindo da empresa.

Passeio de balão em Bagan: Nossa experiência

Um ônibus super lindo vintage passou para nos buscar às 5h00 da matina. Ainda estava tudo escuro. Então chegamos num campo enorme, cheio de gente organizando os vôos dos balões.

Ônibus vintage lindo

Chegamos no local marcado e o piloto com a sua equipe nos esperava com uma mesa com café, chá e alguns biscoitos. Enquanto a gente tomava o café dois pilotos fizeram uma chamada para organizar os grupos. O nosso piloto era um espanhol, muito gente boa, que disse ter muita experiência, já tendo pilotado balão no Masai Mara, na África. #jáquero

Aí, eles nos deram para ler sobre as instruções de segurança para a decolagem e aterrizagem. As instruções estavam em todas as línguas (até Português), e aí os balões começaram a ser inflados.

Quando estavam finalmente cheios entramos em nosso lindo balão, que estava completo, com as 16 pessoas. Além de ser alta temporada, no dia anterior não teve vôo, então acredito que seja por isso que estava na capacidade limite.

Nosso ônibus com os balões

Então começamos a subir, subir. Confesso que no início, na hora das instruções de segurança, fiquei um pouquinho insegura. Além disso, a subida foi bem suave, sem nenhum tranco nem movimento brusco. Sem contar que estava morrendo de medo de sentir um calor desconfortável em função do fogo do Balão. Eles dão esses bonés justamente porque tem gente que se incomoda. Com boné ou sem boné o calor não me incomodou nada. E olha que eu me considero sensível. Rsrs.

Além disso a empresa escolhida era muito bem conceituada. O piloto do Balão disse que essa empresa nunca teve um acidente, e isso me deixou bem mais tranquila ainda.

Na decolagem e aterrizagem é preciso sentar no chão do Balão por segurança. Tremenda emoção!

Experiência no passeio de Balão

É uma sensação indescritível experimentar um novo meio de transporte pra mim, e o mais antigo veículo aéreo da história da humanidade.

E nessa hora fomos vendo tudo se afastando, ficando pequenininho, numa subida rápida, estável e suave, sentindo o ventinho frio do dia que acabava de chegar.

Aí eu já nem lembrava mais do medinho que eu estava. Fui tomada por um sentimento de gratidão que não saiu de mim até hoje.

Inesquecível essa paisagem nesse momento
O lindo ônibus vintage parece brinquedo da Iara daqui de cima. Ah, em falar em Iara….
…ficou no quarto dos avós. Meus pais sempre foram uma excelente companhia, principalmente em viagens. Agora com a Iara, então! Eles salvam a pátria! Se eles não estivessem com a gente, eu e o Fernando iríamos ter que voar em dias diferentes, pois, crianças tão novinhas assim não podem voar de balão.

Então ficamos uns 50 minutos em vôo. Contemplando a natureza, sobrevoando templos, pagodas, monastérios, plantações, demos tchauzinho para as pessoas lá embaixo, e principalmente para as crianças que estavam em suas casas, e cumprimentamos até os viajantes dos outros balões, que passavam pela gente.

E assim um dos pilotos/guia ia explicando tudo: ele tinha um aparelho com toda a rota de vôo programada e também uma espécie de “walk talk” para se comunicar tanto com os pilotos dos outros balões, sobre as informações de vôo, como velocidade, distância, altura, quanto com a equipe em terra firme, dizendo a direção que o vento estava nos levando para saber exatamente onde eles iriam nos pegar depois que chegássemos em solo.

Foto tirada pela empresa! Nossa turma pelos ares birmaneses

Quanta organização e segurança no Passeio de balão em Bagan!

Não contamos exatamente quantos balões tinham, mas parecia ser cerca de 30, pois, só nessa foto aqui aparece uns 27.

Eu contei 27 balões nessa foto. E você?

Então já na hora de descer, de acordo com os procedimentos de segurança aprendidos no início, nos sentamos com as costas no cesto do balão, e não vimos nada. Nós pousamos em um campo bem grande ao lado do majestoso rio da cidade. Nessa hora confesso que me senti um pouco insegura de novo, mas a descida foi realmente muito suave.

Pouso suave:

Nós pousamos na margem direita do rio. Mas, se liguem nesse balão aí…

Aí quando saímos do passeio de balão em Bagan vários birmaneses estavam lá, nos esperando com seus artesanatos para o comércio.

Ficamos esperando por ali o pessoal da equipe vir nos “resgatar”. Esse momento foi muito legal: enquanto a gente comemorava o vôo com comes e bebes (e champanhe) a gente observava os outros balões pousarem.

Já em terra firme!

Esse aqui deu um rasante no Rio:

Tá tão baixinho que parece ter pousado no Rio

Já esse aqui pousou meio tortinho em cima de um montinho de areia, achei uma tremenda aventura. Rs

Mas repito, nenhuma dessas situações ameaçou a segurança do passeio.

Então ficamos batendo papo com o piloto enquanto nossa equipe cruzava o rio em canoas para “desmontar” o balão, e pra gente voltar pro hotel.

Então andamos de jangada também e foi incrível, super inesperado. Nunca iria imaginar que nosso passeio de balão teria um passeio de barco incluído. Já compensou o preço. Hahaha.

Navegando pelo Rio Irauádi

Dica de Ouro: se você não for ao passeio de balão por sua própria falta, nenhuma das empresas faz o reembolso. Dessa forma, para não correr esse risco de ter algum imprevisto, permaneça em Bagan por no mínimo uns 4 dias, e marque o passeio para o segundo dia.

Meu marido já teve a oportunidade de voar de balão no Egito também, e ele recomenda os 2 passeios. Nenhum substitui o outro, sendo diferentes entre si.

Nascer do sol vendo os balões no céu de Bagan

Nossa! Os dias em Bagan foram intensos!

No dia seguinte estávamos lá acordando bem cedinho para assistir os balões no céu por entre os templos.

Apareceu um balão timidamente, e…

E assim foi. E o bacana foi que um dia eu estava lá no céu voando de balão, e no dia seguinte, eu estava em terra firme, com a minha família vendo os balões no céu. Cada experiência mais memorável que a outra. Minha filha, com pouca idade vendo uma coisa tão rara ao vivo. Aqueles balões dos livrinhos estavam ali na frente dela, e tenho certeza que ela achou demais, também! Sempre mostro as fotografias pra ela para treinar a sua memória e assim ela vai sempre lembrando desses momentos.

Depois o céu estava tomado por eles! Coisa linda! ❤️

E assim passamos nossas férias! Entre templos, balões e muito amor!

NÃO SE ESQUEÇA DE CONTRATAR O SEGURO VIAGEM!

Faça uma cotação sem compromisso neste link que já inclui o cupom ELIZABETHWERNECK que garante o desconto de 5% na compra do seu seguro viagem!

Acompanhe minhas viagens em tempo real pelo Instagram >>@elizabethwerneck

Se você gosta das dicas do blog, ajude na sua manutenção, reservando seus hotéis e pousadas pelos links daqui. Isso não aumenta em nada o valor da sua reserva e gera um pequeno percentual revertido para o blog 😉

🛏 Pesquisando por hotel? Dê uma olhadinha no Booking.com! Você não paga nada a mais pela reserva, pode alterar e cancelar quando quiser, e ainda consegue os melhores preços.