Você costuma fazer compras quando viaja? Eu sempre acabo trazendo algumas coisinhas pra casa. O Marrocos, em especial, é o paraíso das compras, e nesse post vou te mostrar o porquê. Descubra nesse post 10 coisas para se comprar nos souks do Marrocos.

Esse post faz parte do incrível Guia para viajar de modo independente para o Marrocos, leia mais: Turismo no Marrocos: Informações para a sua viagem

Os marroquinos são povos historicamente mercadores, ou seja, negociar é praticamente parte do roteiro de quem visita o país. Pela Medina em Fez. O que comprar no Marrocos
Os marroquinos são povos historicamente mercadores, ou seja, negociar é praticamente parte do roteiro de quem visita o país. Pela Medina em Fez.

Eu até adoro comprar em viagens, mas confesso que tento me controlar ao máximo. Porém, nesse país especificamente eu fiz a festa!

Leia também: Quais são os países que não precisam de visto para entrar?

Foi preciso comprar uma bolsa extra para trazer as compras para o brasil.

Andando pelos becos das Medinas, chegamos aos deliciosos Souks, grandes mercados onde se comercializa de tudo! É um show de cores e existe a probabilidade de você se sentir um pouco perdido.

Tapetes:

Primeiramente começo dizendo o que não comprei: Por aqui existe muitas opções de fábricas de tapetes lindíssimos, artigos em couro (peles) e em metal. Achei que a logística seria muito difícil (apesar que muitas lojas me disseram que embalam o seu produto e despacham para o Brasil, pra sua casa).

Leia também: Essaouira: visitando a praia mais famosa do Marrocos; bate e volta de Marrakesh

Nosso guia nos levou numa fábrica de Tapetes em Fez

Couro:

O Marrocos tem na cidade de Fez um dos curtumes mais antigos do mundo, onde colorem o couro dos animais da forma tradicional e vendem aos comerciantes que a transformam em roupas e sapatos. Você pode encontrar essas peças em qualquer loja local nos souks, nas medinas, e no próprio curtume, onde dizem, o cheiro de couro em tratamento o tentará expulsar do local. Quando visitamos os curtumes estavam vazios passando por limpeza (para nossa sorte ou azar, então não sentimos cheiro de nada). Aqui, encontramos bolsas, cintos, sapatos, jaquetas e chapéus feitos de couro da mesma forma que se fazia há muitos e muitos anos.

Leia também: 15 mercados públicos para conhecer antes de morrer

Curtume em Fez. Locais para tratar o Couro (pele), é um passeio super turísticos.

Bijuterias:

Comprei bijuterias, como brincos, pulseiras e cordões. Existem muitas opções de bijuteria, seja do estilo Árabe à Berbere, existem vários preços e modelos. Eu sugiro as as bijuterias de prata Berbere. No souk de Marrakech (localizada na medina) é um excelente local para comprar bijuterias no Marrocos. Importante você pechinchar e negociar, para pagar um preço bom e justo para todos.

Óleo de Argan:

O óleo de Argan é uma das coisas fundamentais para você comprar no Marrocos. Chamado de ouro marroquino, o óleo de argan se tornou popular em todo o planeta, principalmente por ser usado por celebridades de Hollywood. Indicado para passar nos cabelos e pele, o óleo de argan é feito no Marrocos. O país é a principal região de produção de óleo de argan, onde você encontrará os famosos pés de cabra (árvore de argan). São vários km de árvores de argan que as cabras frequentemente escalam em busca das sementes necessárias para produzir o óleo cosmético e culinário. As mulheres locais então moerão as sementes em máquinas caseiras para extrair o óleo. Observar todo o processo de extração do óleo é fascinante.

Leia tudo sobre a Árvore de argan e o Pé de Cabra

Especiarias:

Deslumbrar-se pelas especiarias marroquinas é uma coisa que vai acontecer com você. Você vai voltar pro Brasil cheio de temperinhos. As lojas tradicionais chamam-se herboristeries (em francês), que possuem muitas opções, e alguns, inclusive são feitos de substancias medicinais naturais. Por aqui tem pozinhos, águas e cristais que dizem melhorar a saúde de quem usa. Muita mistura de ervas para chás exclusivos, passados de pai pra filho, além de incensos perfumados, tintas naturais, perfumes poderosos e muito mais.

Leia também: Perrengues de viagem! Veja 10

Lanternas

Para sentir que realmente experimentou a magia árabe, você não pode ir para casa sem uma dessas lindas lanternas. Consegue-se encontrar as lanternas em todo o Marrocos, e elas variam em cor, tamanho e material. Algumas são feitas de couro, enquanto outras são feitas de cobre, alumínio, ferro, etc.. 

Leia também: Lugares mais lindos do mundo: Conheça 15 destinos naturais

Roupas tradicionais e lenços:

No estilo marroquino, você encontra muitos itens que vão combinar com o seu estilo. Pode ser sandálias, bolsas de lantejoulas, kaftans, lenços, etc. As peças costumam ser baratas, pois são feitas no país por mulheres marroquinas locais, e variam em estilo, cor e tamanho. As peças mais “trendy” são os lenços de seda e as clutches.

Leia também: Conheça 15 cidades pitorescas pelo mundo e se apaixone

Cerâmicas e tagines

Onde quer que você vá no Marrocos, você encontrará lindas cerâmicas para comprar. A maioria é feita artesanalmente, e você encontrará nas medinas, principalmente em Fez, onde se destacam na olaria. E assim como o Argan, observar o processo de fabricação é ainda melhor do que apenas comprar. 

Os tagines não são apenas um tipo de prato marroquino, mas também a panela em que você cozinha o prato. Se procura aquele sabor distinto nos seus pratos marroquinos quando os cozinha em casa, leve um tagine consigo para experimentar cozinhar nele. Eles vêm em todas as cores e padrões diferentes, mas embora tenham uma aparência bonita, nada se compara ao tagine original feito com argila de barro.

Bandejas de latão

Essas bandejas são tão lindas e decorativas. Vale a pena comprar caso você queira adicionar um pouco de sofisticação à sua casa. No Marrocos, costuma-se apresentar o tradicional chá de menta, mas se você levar um para casa, poderá usá-lo para o que quiser, simplesmente colocando-o decorativamente na mesa e usando-o para colocar qualquer bugiganga.

Você também pode gostar: Compras no exterior: veja o que comprar em Punta Cana, Curaçao, Andorra e mais 5 países. Dicas para aproveitar ao máximo sua viagem!

A bandeja de latão eu não comprei no Marrocos, mas esses copinhos lindos e coloridos, eu trouxe.

Perfumes

Ao viajar pelo Marrocos, você encontrará muitos lugares que vendem perfumes, que são óleos aromáticos em pequenos frascos que possuem um longo período de fixação na pele devido à falta de álcool. Ou seja, você só precisa de uma pequena quantidade, caso contrário, o cheiro será muito forte. Você pode também comprá-lo para perfumar ambientes.

Chaveiros, ímãs de geladeira e porta-moedas:

Claro, você pode encontrar isso em todos os lugares do mundo, mas não os especiais marroquinos. Você verá uma variedade de objetos, mas os mais legais têm um chinelo ou um pequeno camelo. Já os porta-moedas são bordados e coloridos. Você os encontrará a preços baratos e em quase qualquer lugar ao redor das medinas da cidade. Pode não ser um grande presente, mas certamente é um souvenir super fofinho do Marrocos.

Você comprou alguma coisa em Marrocos que não está nessa lista? Escreva nos comentários.

Ah, e não esqueça de pechinchar os preços.