Quando nós viajamos sempre temos que ficar ligados na previsão do tempo, não é mesmo? Além disto, em determinada época do ano, é comum que haja eventos climáticos mais fortes, especialmente elevadas quantidades de chuvas. Veja nesse artigo o que significa alerta laranja e o que fazer nesses casos, de grande declínio de temperatura.

Importante: Se você precisa comprar Euros ou Dólares para uma viagem ao exterior, você tem que conhecer a Wise!
Eu viajo muito e as melhores taxas de câmbio encontro sempre na Wise. Sem falar no cartão VISA deles que pode ser solicitado gratuitamente e utilizado no exterior debitando direto da sua conta Wise internacional sem tarifas ocultas nem IOF, com praticidade e segurança.
Entre para a Wise é gratuito.

Alerta Laranja chuvas declínio de temperatura

Existem dois fatores que podem causar grande alteração climática: a mudança de direção das massas polares e a chegada do verão, que sempre causa temporais em certas áreas do Brasil. Você já viajou pra Praia no verão e pegou chuva?

Booking.com

Para não ser surpreendido pelas mudanças do tempo, é muito importante entender o significado dos alertas meteorológicos.

Emitidos pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), os alertas servem para avisar a população sobre a chegada de temporais e outros eventos climáticos. Assim, menos pessoas serão pegas de surpresa em casos de enchentes, fortes ventanias, entre outras coisas.

O Inmet usa três cores para definir seus alertas: amarelo, laranja e vermelho. A partir delas, é possível saber a real força do evento climático e suas possíveis consequências. A seguir, entenda melhor não só o alerta laranja, mas também os outros avisos emitidos pelo Inmet.

Alerta amarelo – risco moderado

No alerta amarelo, existe a chance de acontecer chuvas com 50 mm de água por dia ou até 30 mm por hora. Apesar desse tipo de chuva não ser perigoso, ele pode evoluir e trazer ventos de até 60 km/h.

Aliás, essa é a principal razão que faz o Inmet emitir o alerta amarelo.

Nesse alerta, por mais que o risco de alagamentos e temporais seja moderado, os galhos das árvores podem cair e a chuva pode ser de granizo. Isso faz o Inmet ficar bem atento pois, talvez seja preciso mudar o nível do alerta. Afinal de contas, pode surgir uma situação climática onde a população passa a correr mais riscos.

 

Alerta laranja – risco alto – de chuvas e de declínio de temperatura

O alerta laranja representa um alto risco de chuvas fortes com grandes consequências. Quando o Inmet emite esse alerta, é provável que a chuva fique entre 30mm e 60mm por hora. Ademais, também é possível que a chuva varie entre 50mm e 100mm diários.

Numa situação de alerta laranja, existem boas chances de surgirem grandes vendavais, entre 60 km/h e 100 km/h. Em situações assim, o risco de corte de energia elétrica é muito alto, o mesmo vale para alagamentos. Dessa forma, chegar em alguns locais ficará extremamente complicado. Em suma, o alerta laranja é um aviso para que as pessoas se preparem, pois os temporais poderão causar grandes estragos.

Interessante destacar que o alerta laranja significa que vai haver/ou houve declínio de temperatura bem maior que 5ºC, e isso pode gerar risco à saúde.

Alerta vermelho – risco muito alto

O alerta vermelho indica que, provavelmente, haverá chuvas torrenciais com grande volume pluviométrico. Em casos assim, a tempestade fica acima de 60 mm por hora ou de 100 mm por dia. Geralmente, como essas chuvas se prolongam, elas geram riscos que vão além de uma possível mudança brusca de temperatura. 

Além de prejudicar lavouras, é comum que os rios transbordem e que haja desabamentos em regiõesde risco. Em situações assim, é preciso buscar abrigo em local seguro.  

O que fazer em casos de alerta vermelho

Em casos de alerta vermelho, o Inmet faz as seguintes recomendações: 

  1. • Desligar o quadro geral de energia e todos os aparelhos elétricos;
  2. • Ver se existe alguma alteração nas encostas;
  3. • Procurar um local seguro para se abrigar;
  4. • Se houver inundação, ou algo similar, embrulheseus pertences em sacos plásticos para protegê-los da água;
  5. • Em casos de emergência, procurar a Defesa Civil (telefone 199) ou o Corpo de Bombeiros (telefone 193).

Conclusão: Vale a pena viajar durante o aviso de alerta laranja ou vermelho de chuvas e de declínio de temperatura?

Raramente eu falo que não vale a pena viajar por algum motivo. Mas nesse caso, a resposta é não mesmo! Mantenha-se seguro em casa, acompanhe as notícias e fique seguro.Veja sempre o site da defesa civil

Você já viajou ou já viveu momentos de alerta laranja? Escreva nos comentários.

Leia também: Por quê precisamos de estatísticas mundiais de incêndio?