Quando compramos um novo par de tênis ou sapatos, todos queremos que eles fiquem cheirosos e novos por mais tempo. Ainda mais voltando de uma viagem, onde andamos muito. Mas às vezes, depois de alguns dias de uso, notamos que nossos tênis ou sapatos começam a emitir um cheiro muito desagradável chamado chulé. Veja nesse artigo como tirar o chulé de tênis e de sapatos rapidamente e a seco. Leia esse artigo que vamos abordar o problema de vários ângulos.

Importante: Se você precisa comprar Euros ou Dólares para uma viagem ao exterior, você tem que conhecer a Wise!
Eu viajo muito e as melhores taxas de câmbio encontro sempre na Wise. Sem falar no cartão VISA deles que pode ser solicitado gratuitamente e utilizado no exterior debitando direto da sua conta Wise internacional sem tarifas ocultas nem IOF, com praticidade e segurança.
Entre para a Wise é gratuito.

Veja nesse artigo como tirar chulé de tênis e sapato de modo rápido e a seco

O que é chulé:

Antes de falar como acabar com o chulé, que tal a gente tentar entender um pouco o que é esse cheiro horrendo nos pés das nossas crianças e dos nossos adolescentes?

Booking.com

O famoso chulé, que é termo bem popular usado para descrever o mau cheiro dos pés, tem um nome científico de bromidrose plantar. Dessa forma, o chulé ou bromidose surge devido à ação de muitas bactérias sobre o suor em certas partes do corpo, bem na nossa pele, como os pés.

O que causa o Chulé e como evitar e acabar rapidamente com ele?

Como eu disse anteriormente são certas bactérias em contato com nossa pele do pé que causam o Chulé. Essas bactérias na nossa pele se alimentam de nosso suor e das células mortas. Você sabia que nossa pele molhada de suor é um ambiente perfeito para as bactérias se proliferarem? Pois é.

Dessa forma, para evitar o chulé no seu pé ( e óbvio no tênis e nos sapatos) mantenha sua higiene em dia. A regra mais importante para não ter chulé é manter os pés limpos e lave sempre suas meias. Já pensou em trocar as meias todos os dias, da mesma forma que troca suas cuecas e calcinhas?

Veja alguns produtos para tirar chulé do tênis e sapatos:

Como tirar chulé do tênis e sapatos

1. Limpe bem o sapato e o tênis internamente

Limpe o interior dos tênis ou sapatos com algodão embebido em vinagre ou peróxido de hidrogênio. Esta é uma forma rápida e eficiente. Mas não exagere se você derramar muito líquido, então você terá que secar bem os sapatos ou tênis. Dicas extras: Se você não é alérgico a óleos, pode colocar algumas gotas de óleo de lavanda ou suco de limão na palmilha. Tanto a lavanda quanto o suco de limão matam os germes causadores de odor e também têm um aroma muito agradável.

Como tirar chulé do tênis e sapatos

2. Saquinhos de Chá

Saquinhos de chá. Você sabia que esse método é bastante comum nas forças armadas quando não há outra maneira de evitar o problema do odor ou do suor? Deixe os saquinhos de chá durante a noite dentro dos sapatos ( ou do tênis) e remova-os pela manhã. O chá tem uma incrível capacidade de absorver qualquer cheiro como uma esponja (e é por isso que o chá era transportado anteriormente apenas em navios mercantes especiais, para que o chá não cheirasse a outra coisa além do chá).

Como tirar chulé do tênis e sapatos

3. Bicarbonato de sódio, talco de bebê, carvão ativado.

Essa dica não é exatamente em tirar o chulé do sapato ou tênis. É tirar o chulé de um ambiente que o fedor empesteou. Por exemplo, você deixou o tênis cheio de chulé no porta-malas do seu carro, e quando abriu o porta malas sentiu o odor horrível. Dessa forma, saiba que bicarbonato de sódio, talco de bebê, carvão ativado são boas dicas para remover o odor. Ou seja, todos esses produtos são surpreendentemente higroscópicos (capazes de absorver umidade, que é um ambiente benéfico para o crescimento de bactérias causadoras de odor).

Como fazer? Basta despejar um dos produtos no porta-malas à noite (o carvão, é claro, deve ser esmagado) e, pela manhã, sacuda-o em um balde ou aspire rapidamente o porta-malas. Se não quiser mexer no aspirador, use a seguinte dica: coloque carvão triturado em um novo saco de lona e deixe um pouco mais de tempo.

4. Congele os sapatos ou tênis:

Congele os tênis ou sapatos. Se você tiver no exterior, e o lugar que você tiver estiver nevando, deixe os sapatos ou tênis na varanda durante a noite. Se o inverno estiver quente e chuvoso (ou mesmo sendo verão), coloque os tênis ou sapatos na geladeira ou no freezer durante a noite. Em condições frias, as bactérias que causam o cheiro do suor morrem. Só não esqueça, tanto no primeiro quanto no segundo caso, antes de congelar os tênis ou sapatos, retire as palmilhas deles.

Seque com um secador de cabelo ou em outro lugar que dê pra secar.

5. Folhas de Hortelã ou outras ervas

Folhas de hortelã, folhas de sálvia, casca de carvalho esmagada também o ajudarão a lidar rapidamente com um odor desagradável. Basta colocá-los dentro dos tênis ou sapatos à noite. Se não houver folhas frescas, as secas são bastante adequadas. Basta colocá-los em um saco de lona ou linho.

6. Lavar os sapatos ou tênis:

Se seus tênis ou sapatos foram deixados em um ambiente úmida por muito tempo, um cheiro desagradável de mofo aparecerá. Livrar-se dele é um pouco mais difícil, mas também possível. A primeira coisa a fazer é lavar bem os sapatos por dentro e por fora com água e sabão. Em seguida, você precisa limpar os tênis ou sapatos com uma solução de cloro (isso ajudará a desinfetá-los). Para o próximo passo, tome amônia e vodka em proporções iguais (sem vodka: pode ser facilmente substituída por essência de vinagre diluída). Com esta solução, limpe cuidadosamente os tênis ou sapatos por dentro e por fora e depois coloque-os em local bem ventilado para secar.

7. Máquinas de Lavar

Máquina de lavar. Isso, claro, não é bem um “método popular”, mas sim um “moderno”, mas também bastante comum. Se seus tênis ou sapatos podem ser lavados, não faça isso à mão, mas em uma máquina de lavar, usando o modo de lavagem desejado para isso.

8. Desodorantes em Spray:

Desodorantes em spray. Há um grande número deles. Um remédio bastante eficaz que atua na causa do cheiro no nível molecular. O custo dos desodorantes depende do seu volume.

Como tirar chulé do tênis e sapatos

9. Produtos químicos:

Clorexidina

(é melhor tomar uma solução a 0,05%). Os tênis ou sapatos precisam ser limpos em todos os lados, incluindo as palmilhas. Após o processamento, coloque seus tênis ou sapatos ou botas em um saco plástico por quatro horas. Em seguida, os tênis ou sapatos precisam ser secos por dois dias.

Formidron”.

Esta é uma solução à base de formaldeído e pode ser comprada em uma farmácia. Possui antisséptico e desinfetante. Despeje em um borrifador e borrife por dentro. Mas cuidado: a solução é bastante tóxica.

Como tirar chulé do tênis e sapatos

10. Produtos antibacterianos:

Os ambientadores e adesivos com propriedades antibacterianas são mais adequados para calçados esportivos. Eles rapidamente livrarão seus tênis do cheiro de suor.

Conclusão e dicas extras sobre Como tirar chulé do tênis e sapatos:

Palmilhas. A principal questão que surgirá diante de você é quais palmilhas escolher. Existem descartáveis, existem com carvão ativado, antifúngicos, palmilhas feitas de material não tecido de linho natural. A conveniência das palmilhas é que você pode esquecer de borrifar desodorante, mas sem palmilhas você definitivamente não vai a lugar nenhum.

Bem, para concluir, gostaria de dizer o seguinte: é sempre melhor prevenir do que corrigir. O problema não está nos tênis ou sapatos, mas nos pés. Mantenha-os limpos.

Se os meios materiais permitirem, é melhor comprar um segundo par de sapatos para que você possa secar melhor suas botas, sapatos e tênis. Então os sapatos ficarão limpos e frescos por mais tempo.

Você tem outra sugestão de como tirar o chulé dos tênis e sapatos? escreva nos Cometnários:

Veja outros artigos daqui do blog que você pode se interessar:

  1. Batizado Católico: tire todas as dúvidas sobre o batizado de bebês
  2. Os melhores jogos de viagem divertidos para jogar em família: Vejam 14
  3. 80 temas incríveis para festa de aniversário infantil de meninas e meninos
  4. Family Search : descubra como funciona e se vale a pena usar
  5. HOTÉIS PERTO DA DISNEY PARIS – dentro e ao redor da Disneyland Paris
  6. Brincadeiras de crianças em casa: Veja 23 dicas para curtir em família
  7. Garrafa Filtradora Para Viagem: já pensou em comprar uma?
  8. Carrinhos de bebê para viagem que cabem como bagagem de mão em avião
  9. Presentes para quem gosta de viajar: 71 ideias úteis, criativas e incríveis!
  10. 17 dicas para ter um café da manhã saudável com receitas!
  11. Tá na hora do recreio: veja 35 ideias de lanches saudáveis para levar à escola
  12. Desenhos animados para bebê assistir nas férias: conheça 21