Você vai conhecer um pouco sobre a bandeira da Irlanda nesse artigo. Pois é uma nação amiga e que no dia do São Patrício ela fica muito em evidência. Veja o que você vai descobrir nesse artigo: Curiosidades sobre a bandeira da Irlanda; Será que ainda podemos chamar a Irlanda de Irlanda do Sul? E a bandeira da Irlanda do Norte? É a mesma coisa?

Importante: Se você precisa comprar Euros ou Dólares para uma viagem ao exterior, você tem que conhecer a Wise!
Eu viajo muito e as melhores taxas de câmbio encontro sempre na Wise. Sem falar no cartão VISA deles que pode ser solicitado gratuitamente e utilizado no exterior debitando direto da sua conta Wise internacional sem tarifas ocultas nem IOF, com praticidade e segurança.
Entre para a Wise é gratuito.

Veja: A bandeira da Irlanda tem 3 cores: VERDE + BRANCA + LARANJA

Booking.com
 Bandeira da Irlanda: Conheça cores, história e mais

A bandeira irlandesa não possui símbolos, brasões ou nem qualquer tipo de desenho. No entanto, como um bom símbolo de patriotismo, ela possui um grande valor para seu povo.

A Bandeira da Irlanda é super famosa por suas três cores, essa divisa nacional irlandesa está espalhada por todo a Irlanda, pois seus nativos dão muito valor às tradições e a sua própria história.

Nas linhas abaixo, você saberá um pouco mais a respeito a bandeira da Irlanda. Dessa forma, será possível entender mais sobre o povo irlandês e as tradições desse país. Leia este texto e conheça toda  a incrível história da bandeira irlandesa.

O Nome do país é Irlanda (apenas) ou Irlanda do Sul?

A Irlanda é apenas Irlanda. Ou seja, a Irlanda ( que é a parte católica) reivindicou sua independência com muita luta e muito sangue, e passou a se chamar só Irlanda.

Já a Irlanda da parte Norte (que a maioria é de religião protestante) preferiu ficar fazendo parte do Reino Unido.

Hoje o Reino Unido é um país, e é constituído dos seguintes países: da Inglaterra, a Irlanda do Norte, a Escócia e também o País de Gales.

A Bandeira da Irlanda do Norte é a mesma que a da Irlanda do Sul?

Não. A Irlanda que esse artigo fala é uma república totalmente independente (eles lutaram muito pra isso) e já a Irlanda do Norte é um país que faz parte do Reino Unido.

Veja, a bandeira da Irlanda do Norte é branca e vermelha e tem uma coroa, além de uma mão e uma estrela. Bem diferente da bandeira da Irlanda do Sul.

História da Bandeira da Irlanda

Mas vamos voltar ao assunto da bandeira da Irlanda (do Sul).

Publicamente, o primeiro hasteio da atual bandeira do país Irlanda foi precisamente na data de 7 de março de 1848. E esse fato aconteceu na Rebelião Jovem Irlandesa, (em inglês é Young Irelander Rebellion), na cidade de Waterford.

Saiba também que foi justamente o líder da revolução, chamado Thomas Francis Meagher, que fez o primeiríssimo hasteio da bandeira tricolor iralandesa. E isso tudo aconteceu seis décadas antes da Irlanda se tornar independente do Reino Unido.

Como Thomas Francis Meagher atuou muito na rebelião de 1848, o governo do país o condenou à morte. No entanto, a condenação dele  foi alterada para total  banimento, o que obrigou o revolucionário a se mudar para outro país incrível, a Austrália. Posteriormente, Meagher mudaria novamente de país, dessa vez para os Estados Unidos.

Oficialização da bandeira atual da Irlanda

A atual bandeira da Irlanda foi oficializada apenas em 1937. Quinze anos antes, o país passou a ser representado pela bandeira do Estado Livre Irlandês (que em inglês chamamos de Irish Free State).

Segundo as leis da Irlanda, a atual bandeira irlandesa possui três belas cores:

  1. verde,
  2. branca e
  3. laranja.

Importante destacar que tudo isso está escrito bem no 7º artigo da Constituição do país.

Primeira bandeira da Irlanda

Antes de existir o Estado Livre Irlandês e, posteriormente, da total independência da Irlanda, a linda bandeira do país era verdinha com o desenho de uma harpa.

O primeiro a hastear essa bandeira foi o líder rebelde chamado Owen Roe O’Neill, logo em 1642. Com o passar do tempo, a primeira bandeira do país teve algumas variações, com sua harpa sendo retratada de modo realista ou em forma de desenho.

Nos dias de hoje, a Irlanda ainda trata a harpa como um símbolo nacional. Aliás, você sabia que ela é a única nação do planeta que possui esse instrumento como símbolo?

Cores da bandeira da Irlanda

Como foi dito anteriormente, a bandeira da Irlanda possui três cores: verde, branco e laranja. Esses três tons dividem a bandeira em três faixas e seguem a ordem citada acima, da esquerda para direita. Importante destacar que o estilo da bandeira irlandesa sem nenhum detalhe e só as listras, é bastante inspirado em bandeiras de outras nações da Europa, como por exemplo Itália e França.

Os tons de verde e o laranja são bem fortes e ficam nas pontas da bandeira. Por sua vez, a cor branca aparece no meio. A bandeira da Irlanda causa uma certa confusão, pois tem gente que confunde a cor laranja com dourado ou amarelo escuro. No entanto, é possível saber a real cor da bandeira conhecendo mais sobre o país, pois sua Constituição afirma que o terceiro tom realmente é o laranja.

A Irlanda possui um documento oficial que representa sua bandeira e mostra diversos detalhes sobre ela. Basicamente, esse livro ensina quando e como balançá-la.

O que as cores da bandeira representam?

A seguir, entenda o que significam os tons da bandeira irlandesa:


  • No centro da bandeira, o branco representa uma trégua permanente entre o laranja e o verde;
  • A cor verde está ligada ao nacionalismo da Irlanda;
  • A cor laranja representa a parte protestante do país, que é minoria.

Bandeiras regionais na Irlanda

Além da bandeira que representa o país, existe uma bandeira exclusiva para cada região da Irlanda. Inclusive, as bandeiras de algumas regiões utilizam símbolos culturais irlandeses. Um exemplo disso é a província de Lainster, que utiliza a harpa em sua bandeira.

No fim das contas, cada condado irlandês possui sua própria bandeira e seu próprio brasão. Além disso, as associações esportivas costumam usar as bandeiras de suas províncias como símbolo.

Bandeira de Dublin– Capital da Irlanda

Muita gente acha que a bandeira da cidade de Dublin é igual a bandeira do país, porém não é verdade. Dublin, se baseia na antiga bandeira da Irlanda. No entanto, acho a bandeira de Dublin bem dramática, ela tem uma harpa ao fundo, e também um retângulo azul, além de três castelos pegando fogo. Veja:

 Bandeira de dublin  Irlanda: Conheça cores, história e mais

Outro ponto interessante a destacar é que a bandeira de Dublin foi adotada em 1885, e é a única bandeira que as autoridades locais hasteiam. É possível encontrar essa bandeira na casa do prefeito, na prefeitura e em outros locais que administram a cidade.

Bandeira da Irlanda e a bandeira do país Costa do Marfim

Você já percebeu que a bandeira da Irlanda e a a bandeira do país Africano Costa do Marfim são super parecidas? Afinal de contas, uma é praticamente uma “cópia” da outra, mudando apenas a ordem das cores, veja só.

Enquanto a bandeira do país Costa do Marfim é laranja, branca e verde (essa primeira) a bandeira irlandesa é verde, branca e laranja, (em segundo aí, veja):

Leia também: Influenciadores de viagem para seguir no Instagram

Bandeira da Costa do Marfim
 Bandeira da Irlanda: Conheça cores, história e mais

Outros símbolos irlandeses

Além de sua bandeira, a Irlanda possui outros símbolos culturais muito famosos. Aliás, alguns desses símbolos fazem mais alusão ao país que a própria bandeira nacional.

Um bom exemplo disso é o shamrock, também chamado de trevo de quatro folhas. Em terras irlandesas, esse trevo é associado às obras de Saint Patrick (São Patrício), padroeiro do país.

Os religiosos afirmam que o santo usou este trevo para falar com a Trindade (Deus, Jesus e Espírito Santo) sobre os irlandeses. A partir daí, ele pôde catequisar aquele povo que, até então, cultuava deuses pagãos. Fortemente católica, a Irlanda é muito devotada a São Patrício, por isso, eles respeitam muito o shamrock.

Outros símbolos populares são a harpa, o anel de Claddagh e o Leprechaun, famoso duende da Irlanda.

Gostou desse conteúdo sobre a Irlanda do Sul? Leia também:

  1. Qual o salário mínimo na Irlanda? – Descubra os valores!
  2. A Irlanda é um deles: Melhores países para morar e trabalhar em 2022 e 2023
  3. 11 deusas e deuses do amor, da beleza e sexo de diferentes crenças e mitologias
  4. Como levar dinheiro para viagens ao exterior: Cartão de crédito ou dinheiro
  5. LISTA DE 100 COISAS PARA FAZER E LUGARES PARA CONHECER ANTES DE MORRER
  6. Conheça 16 Lugares Mais Caros do Mundo Para Viajar! E saiba como economizar neles
  7. Quais são as 10 melhores universidades do mundo?

Conclusão: Sobre o país

Também chamada, de forma não oficial, de República da Irlanda, a Irlanda é um país soberano europeu. Governada por uma democracia parlamentar, essa nação é uma república constitucional e tem um presidente como chefe de Estado.

A Irlanda é um país desenvolvido e o seu Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é o 2º maior do planeta, perdendo apenas para Noruega. Ademais, esse país é considerado amplamente democrático e costuma respeitar as liberdades políticas, econômicas e de imprensa.

Além de fazer parte da União Europeia (EU), a Irlanda também faz parte do Conselho da Europa, da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), da Organização Mundial do Comércio (OMC) e da Organização das Nações Unidas (ONU). Em 2021, a população total da Irlanda era de 5,028 milhões de habitantes.

Veja mais dicas da Irlanda e de Dublin no Canal A Mala da Cris: